terça-feira, 16 de julho de 2013

Rede Nacional de Ação Social – RENAS

A história da Rede Nacional de Ação Social – RENAS – iniciou-se em 2000, quando três organizações (MEN Confederação, Viva Network e Visão Mundial) se encontraram no Clave IV – Congresso Latino Americano de Evangelização –, em Quito, no Equador, e conversaram sobre a ação social evangélica no Brasil. Em novembro de 2001, um grupo de organizações sociais evangélicas reuniu-se em Belo Horizonte, MG, para uma consulta convocada pela Visão Mundial, com o objetivo de formar uma rede para articular e mobilizar várias iniciativas de organizações evangélicas. No dia 09 de dezembro de 2002, aconteceu em São Paulo um encontro, ocasião em que foi lançada a proposta da Consulta Evangélica de Ação Social, visando à formação da RENAS. Estavam presentes 66 pessoas, representando cerca de 50 organizações. Nos dias 21 e 23 de março de 2003, realizou-se a Consulta, da qual participaram cerca de cem organizações sociais, provenientes de diferentes estados do Brasil. Foram definidos os motivos sociais norteadores, princípios e objetivos da rede. VIII ENCONTRO NACIONAL RENAS.
Criança, igreja e sociedade. Ver mais em (http://encontro.renas.org.br/). Caminhos do reino de Deus para a proteção de crianças e adolescentes As crianças são legítimos sujeitos de direitos no reino de Deus. Está lá na bela expressão (e prática) de Jesus (Lc 18.15-17). É ele também que adverte que nada nem ninguém deveria permitir que os pequeninos tropeçassem (Mt 18.6). Mas no “reino dos humanos” elas enfrentam grandes obstáculos para serem tratadas com respeito e dignidade, inclusive em igrejas. Crianças e adolescentes estão entre os grupos com menos reconhecimento de seus direitos. Pobreza, doenças, morte, falta de acesso à educação de qualidade e violência (inclusive sexual) são alguns dos piores obstáculos que as crianças enfrentam para sobreviver. Que contraste com as palavras de Jesus! Como obediência a ele e como seus filhos, devemos fazer tudo para promover alegria, bem-estar e plena realização das crianças e adolescentes, reconhecendo na terra seus direitos sinalizados e assegurados no reino dos Céus. Comprometida com essa missão de Jesus, a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) promove seu 8º Encontro Nacional, desta vez em Fortaleza, CE. Assim reafirmamos a necessidade de colocar as crianças no centro da roda para a plenitude de sua existência, celebrando as muitas ações já feitas em rede por nossos parceiros (como a Rede Mãos Dadas), desafiando a nós mesmos para aperfeiçoar os esforços e assumindo novos desafios. Esperamos e oramos para que o encontro seja, de fato, uma fortaleza para crianças e adolescentes na defesa firme e generosa de seus direitos. Assim como o reino de Deus é delas, o melhor de nosso mundo humano seja também para o bem de crianças e adolescentes. As bênçãos e os benefícios serão de todos nós. Rede Evangélica Nacional de Ação Social - Acesso http://renas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.