domingo, 21 de julho de 2013

Curso de extensão "LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais"

Professora: Laura Jane Messias Belém - Mestre em Educação. Período: De 5 de agosto a 25 de novembro de 2013. Agosto: 5, 12, 19, 26. Setembro: 2, 9, 16, 23, 30. Outubro: 7, 14, 21, 28. Novembro: 4, 11, 18, 25. Horário: Segundas-feiras, das 12h50 às 14h30. Carga horária 32 horas/aula. Ementa: Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – fonologia, morfologia e sintaxe – possibilitando ao aluno o uso desta língua em contextos reais de comunicação Conteúdo programático: - Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). - Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia e sintaxe. - Uso da língua em contextos reais de comunicação. Bibliografia básica: CAPOVILLA, Fernando César et alli. Dicionário enciclopédia trilíngue da língua de sinais brasileira. 3 ed. São Paulo, Edusp, 2008. CAMPOS-GARCIA, Eduardo de. O que todo pedagogo precisa saber sobre LIBRAS. Os principais aspectos e a importância da Língua Brasileira de Sinais. São Paulo, Schoba, 2012. GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e Preconceitos em torna da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo, Parábola Editorial, 2009. Bibliografia complementar: FERREIRA-BRITO, L. Integração social & surdez. Rio de Janeiro: Babel, 1993. FERNANDES, Eulália (Org.) – Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005. LODI, Ana Claudia et all. Letramento e minorias. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003. QUADROS, Ronice Muller de: KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2008. SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998. THOMA, Adriana da S. e LOPES, Maura Corsini (Orgs). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. ________. A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. Certificado: Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas. Investimento: 4 parcelas de R$ 95,00. As vagas são limitadas. Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Rua D. Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro. Telefones: (21) 2206-8281 e 2206-8310. www.faculdadesaobento.org.br

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