domingo, 21 de julho de 2013
Curso de extensão "LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais"
Professora:
Laura Jane Messias Belém -
Mestre em Educação.
Período:
De 5 de agosto a 25 de novembro de 2013.
Agosto: 5, 12, 19, 26.
Setembro: 2, 9, 16, 23, 30.
Outubro: 7, 14, 21, 28.
Novembro: 4, 11, 18, 25.
Horário:
Segundas-feiras, das 12h50 às 14h30.
Carga horária
32 horas/aula.
Ementa:
Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – fonologia, morfologia e sintaxe – possibilitando ao aluno o uso desta língua em contextos reais de comunicação
Conteúdo programático:
- Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
- Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia e sintaxe.
- Uso da língua em contextos reais de comunicação.
Bibliografia básica:
CAPOVILLA, Fernando César et alli. Dicionário enciclopédia trilíngue da língua de sinais brasileira. 3 ed. São Paulo, Edusp, 2008.
CAMPOS-GARCIA, Eduardo de. O que todo pedagogo precisa saber sobre LIBRAS. Os principais aspectos e a importância da Língua Brasileira de Sinais. São Paulo, Schoba, 2012.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e Preconceitos em torna da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo, Parábola Editorial, 2009.
Bibliografia complementar:
FERREIRA-BRITO, L. Integração social & surdez. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
FERNANDES, Eulália (Org.) – Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.
LODI, Ana Claudia et all. Letramento e minorias. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.
QUADROS, Ronice Muller de: KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.
THOMA, Adriana da S. e LOPES, Maura Corsini (Orgs). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
________. A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
Certificado:
Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas.
Investimento:
4 parcelas de R$ 95,00.
As vagas são limitadas.
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.
Rua D. Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro.
Telefones: (21) 2206-8281 e 2206-8310.
www.faculdadesaobento.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.