terça-feira, 16 de julho de 2013

1ª Conferência Brasileira de Biofeedback

A ABBIO tem o prazer de anunciar as datas da 1ª Conferência Brasileira de Biofeedback: 30 e 31 de agosto e 01 de setembro. Serão 3 dias de troca de experiências, com a presença de palestrantes internacionais, conforme a programação abaixo. O primeiro dia do evento será totalmente dedicado à realização de workshops. O evento acontecerá na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, campus Centro, localizado à Rua Santo Antônio, 50 / São Caetano do Sul – SP – Mapa: http://goo.gl/maps/PQT9I - Site: http://www.uscs.edu.br Biofeedback Retroalimentação Biológica: Biofeedback é um termo do inglês criado em 1969 para descrever o processo de leitura, armazenamento e amplificação de sinais fisiológicos emitidos por um organismo vivo e apresentação desse através de mecanismos e interfaces compreensíveis, como mídias. A retroalimentação em tempo real proporciona ao organismo a possibilidade de tomar consciência das informações obtidas e as aprimorar, através dos mecanismos de aprendizagem, treinamento e autorregulação. São retroalimentados sinais provenientes de diferentes sistemas que formam o organismo, mas não limitados a esses: Sistema Nervoso Central (SNC) NEUROFEEDBACK, Sistemas Nervosos: Periférico (SNP) e Autônomo (SNA) Sobre BIOFEEDBACK. Na Saúde, o treinamento com biofeedback é um poderoso processo terapêutico para gerenciamento dos padrões fisiológicos de desordens orgânicas ou aprendidas em resposta ao estresse, que desregulam nosso equilíbrio. Na Educação, o uso de biofeedback é um maneira de medir e ensinar a aumentar potenciais de atenção e cognição, além de habilidades de gerenciar estresse em situações desafiadoras ou de avaliação.
Treino Biofeedback – Fonte: Wikipedia. Na área de Excelências em Performance, biofeedback pode ser usado em treinamento de atletas, artistas e executivos de classe mundial para desenvolvimento de estados de alto empenho, rápida tomada de decisão e ainda controle de estresse. O termo Biofeedback é usado em referência aos processos de autorregulação através da interface homem máquina, em que respostas fisiológicas são monitoradas e o usuário é capaz de aprender a modulá-las e, desse modo, ocorre a autorregulação. De modo geral, um conjunto de sensores capazes de monitorar certas respostas fisiológicas é ligado a uma pessoa cujas respostas são enviadas a um computador, que processa esses dados. A autorregulação ocorre quando, ao visualizar suas respostas em tempo real via uma interface na tela do computador, a pessoa aprende a modificá-la, ou seja, aprende a modificar também as suas respostas corporais. Fonte ABBIO - Acesso em http://www.abbio.com.br/hp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.