segunda-feira, 9 de maio de 2011

Encontro Fluminense de Licenciaturas - IFRJ Nilópolis - 2011


http://portal.ifrj.edu.br/home/eventos/encontro-fluminense-das-licenciaturas

Tema: Os Desafios da Formação Docente em Ciências e Matemática

Apresentação:

O ENCONTRO FLUMINENSE DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA é uma das ações propostas pelo projeto Implantação do Laboratório de Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática (LabMet) do Programa Prodocência/MEC/2008. O Prodocência é um programa de consolidação das licenciaturas, implementado pela CAPES, cujo objetivo baseia-se em apoiar propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes.

No ano de 2008, o IFRJ (Campus Nilópolis) obteve aprovação para a implantação deste programa através da proposta da instalação do LabMet - uma sala que se constitui em um laboratório de metodologias para o ensino de ciências e matemática. O projeto busca apoiar a prática docente em Física, Química, Matemática e Biologia dos diversos níveis de ensino.

Como ação deste projeto no IFRJ, as equipes do LabMet, do Espaço Ciência InterAtiva, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) se dedicaram à organização do evento.

A realização desse encontro pretende fomentar um debate na área de educação, dando ênfase ao ensino de ciências e matemática e à formação inicial e continuada dos docentes dessas áreas.

Confira a Lista de autores e titulos dos RESUMOS APROVADOS

Lista de autores e títulos dos RESUMOS APROVADOS para o Encontro Fluminense de Licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática

1. A. C. Das Mercês, C. S. P.
Sant’anna, J. C. Messeder,
L. C. do A. S. e Souza
EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA POR MEIO DE AUDIÇÃO ESPECIAL

2. Adelto Cândido Grigório,Marcelo da Silva Freitas,Sabrina Bessa da Costa Ferreira, Roberto Carlos de Souza Pereira
O VÍDEO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES

3. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Bianca Rocha e Silva Coloneze,
Rodrigo Ramos de Souza
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA
MODALIDADE A DISTÂNCIA

4. Alexandre Sotello de Castro, Bárbara Alejandra Alvez, Fábio Antunes Piassi,
Luiz Fernando Mariano, Thales Oliveira Arakawa, Wallace Luiz de Assis Barbosa,
Ana Paula Bemfeito, Érico Rodrigues Dourado, Marco Aurélio do Espírito Santo
DIVULGANDO TEMAS ATUAIS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA:MECÂNICA QUÂNTICA

5. Amanda Codeça das Mercês, Cristiane dos Santos, Sant’Anna,Ismarcia Gonçalves Silva
O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA

6. Amanda Marcelina Da Fonseca, Carlos Juliano Silva,
Greicy Karla Teles Pereira Moreira, Joyce Souza, Renan Mendes dos Santos,
Ana Paula Bemfeito, Renata Arruda Barros, Jaime Souza Oliveira
DIVULGANDO TEMAS ATUAIS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA:TEORIA DO CAOS

7. Amanda Tavares Mota,Martha Rodrigues Oliveira,Juliana Tamy Bitencourt,
Marcus Vinicius Fideles Nogueira, Renata Lacerda Caldas Martins
UM ESTUDO PRELIMINAR DE CONCEPÇÕES NO CONTEXTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM
CIÊNCIAS NATURAIS

8. Ana Carla dos S. Beja
NARRATIVAS REFLEXIVAS COMO ESTRATÉGIA DE/NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

9. André Luiz Ferreira
VETORES, POLARIDADE E GEOMETRIA DAS MOLÉCULAS

10.André Soares Velasco
A ÁLGEBRA LINEAR E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

11. Bárbara de Castro Dias, Renata Barbosa Dionysio,Rosane Tavares de Almeida
PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A
SUA FORMAÇÃO

12.Bárbara Gonçalves Valença de Sousa, Maylta Brandão dos Anjos,Giselle Rôças
HERANÇA HISTÓRICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

13. Bárbara Luciana Duarte do Nascimento, Edson Santos Wanderley Junior
BIOPARÓDIAS: CANTANDO E APRENDENDO BIOLOGIA

14. Carla Elias Dias, Andréa de Moraes Silva, Suéle Maria de Lima,
Angela Maria da Costa E Silva Coutinho
CLUBE DE CIÊNCIA, CULTURA E ARTE NA ERA DO BLOG

15. Carmen Simone Macedo Figueiredo, Alexandre Maia do Bomfim
ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE

16. Caroline Andrade de França, Kamila Costa do Nascimento, Sidnei Ribeiro Júnior, Carla Regina Gomes
O REFLEXO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

17. Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Antonio Ricardo Penha
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

18. Cilmar Santos de Castro,Gilvan Vilarim, Alex Moreira Fonseca,
Augusto Garcia Almeida
CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS PARA UMA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO IFRJ - PINHEIRAL

19. Cláudia Rocha de Carvalho Rangel, Luciana Cresta de Barros Dolinsky
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, EM SALA DE AULA, POR PROFESSORES
DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

20. Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus,Rodrigo Maciel Lima
A INFLUÊNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO NO PROCESSO SAÚDE DOENÇA NO BAIRRO CODIN EM
CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ

21. Cristiane dos Santos Pinto Sant’anna, D. L. de Castro, L. C. Do A. S. E Souza
A APLICAÇÃO DO SOFTWARE AVOGADRO NO ENSINO MÉDIO

22. Cristianni Antunes Leal, Maria José da Silva de Oliveira Quirino,
Sabrina Bessa da Costa Ferreira,Vânia Lucia de Oliveira
ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
DO IFRJ/NILÓPOLIS – RJ – (2007 A 2010)

23. Cristina Da Silva Marques,Cristianni Antunes Leal,
Maria José Da Silva de Oliveira Quirino, Teresa Cristina Lopes Medeiros Faruolo, Vânia Lúcia de Oliveira
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO
RIO DE JANEIRO. QUAIS AS INFLUÊNCIAS DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
E DA FORMAÇÃO INICIAL?

24. Cristina da Silva Marques,Maylta Brandão dos Anjos
TRABALHANDO O TEMA NUTRIÇÃO DOS SERES VIVOS,NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA PELO PROFESSOR ATTICO CHASSOT

25. Daniel Frota Lima
CONTRIBUIÇÃO DO WINPLOT NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
DO ENSINO MÉDIO

26. Denise Leal de Castro,Camila Vieira de Oliveira Monteiro,
Caroline Ferreira Santos, Jônatas Vicente Milato, Thais Petizero Dionízio,
Thiago Rodrigues de Sá Alves
QUÍMICA AMBIENTAL COMO TEMA GERADOR PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DO PIBID EM TRÊS
ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE

27. Edileuza Dias de Queiroz
UM DIÁLOGO COM HENRY GIROUX PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS CRÍTICOS

28. Ellen Aparecida de Souza Oliveira, Rodrigo Maciel Lima
A CARÊNCIA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BAIRRO DA CODIN EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ

29. Emanuelle São Leão,Alexandre Lopes de Oliveira, Rodrigo Siqueira-Batista
UMA ABORDAGEM SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA PROGRAMAÇÃO
NEUROLINGUÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE FÍSICA

30. Erika Barroso Dauanny,Selma Garrido Pimenta
AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA A PARTIR DO ESTÁGIO

31. Érika Robaina de Barros,Rodrigo Maciel Lima
PREVALÊNCIA DE TABAGISMO ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E
PARTICULARES DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

32. Geisa Maria Souza Nascimento, Karla Silene Oliveira Marinho,
Leandro Santos de Assis, Lucia da Cruz de Almeida
ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AÇÕES NO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFF

33.Heriédna Cardoso Guimarães, Laio Cavalcanti Cardozo, Monique Vieira Braga,
Lucia da Cruz de Almeida,Ruth Bruno
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

34. Hildebrando Almeida, Camila Sampaio, André Luiz Souza Silva
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDAS PARA O ENSINO
DE TRIGONOMETRIA

35. Isabela Fontes Codeço,Polyana Soares Barcellos,Eurilene Tinoco,
Kíssila Gonçalves de Souza,Benny Ribeiro Guedes,Gustavo Graciano Loureiro
VISÃO INTERDISCIPLINAR DOS 5 SENTIDOS

36. Isabela Luz Marçal, Jaime Alves Severo Junior,André Luiz Souza Silva
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA

37. Ivane Almeida Duvoisin,Dra. Débora Pereira Laurino, Dra. Maria do Carmo Galiazzi
REDES DE CONVERSAÇÃO:VETORES DE POTENCIALIZAÇÃO PARA UM CURSO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

38. Jéssica de Souza Ribeiro,Geórgia Amaral Mothé,Rodrigo Garrett da Costa
DESENVOLVIMENTO DE UM HIPERDOCUMENTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TERMODINÂMICA

39. Joelma Conceição Severo Xavier, Marlúcia Cereja de Alencar,
Luciana de Abreu Rocha
O ENSINO DE CIÊNCIAS:IMPLEMENTANDO A EXPERIMENTOTECA

40. Jose Airton Chaves Cavalcante Junior, Angel Ramon Sanchez Delgado,
Jose Antonio Carlos Canedo Medeiros, Daniel Fonseca de Carvalho
MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA À OTIMIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS HÍDRICOS NA AGRICULTURA

41. Joyce Sthefane Costa de Souza, Dr. Vera Raimunda Amério Asseff
BULLYING NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:OS SABERES DOS LICENCIANDOS
DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE
CAMPUS CAMPOS-CENTRO

42. Kelly Cristina Sá da Silva,Ricardo Motta Telo,Wellington Alves da Silva Júnior, Eliane Moreira da Costa
MATEMÁTICA E ORIGAMI NA EDUCAÇÃO BÁSICA

43. Layzza Tardin da Silva,Maria Lucy Assis,Torquato Ferreira Pinheiro,
Simone Macedo da Hora, Valéria Macelino Terra
CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS MOLECULARES A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET PARA O ENSINOA-PRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA

44. Lucélia Sandra Silva Barbosa Braga, Rosiney Rocha Almeida
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PERFIL DO EDUCADOR QUE MELHOR
CONTRIBUI PARA O APRENDIZADO DE BIOLOGIA

45. Luciano Nascimento Costa, Águida Cristina Dias Lucena,
André Luiz Souza Silva
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: O CASO DA MEDIDA DA DISTÂNCIA
DA TERRA AO SOL

46. Marcelo Pinto Pereira,Herivelto Nunes Paiva,Eugênio Cunha
O NÚMERO DE OURO: O ELO ENTRE HISTÓRIA, ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

47. Marco Aurélio do Espírito Santo, Fernanda Cópio Esteves
PROJETO OLHANDO PARA O CÉU NO SUL FLUMINENSE UMA CONTRIBUIÇÃO A FORMAÇÃO
INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

48. Milleni Mendonça Pessanha Pereira, Ronaldo Novelli, Vinícius Ferreira Pinto
ESPAÇO DA CIÊNCIA – UENF:CONSCIENTIZANDO E INOVANDO A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE
CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

49. Priscila Cardoso Moraes,Giselle Rôças
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES

50. Renata Silva Barreto,Layzza Tardin da Silva,Rodrigo Garrett da Costa
A PESQUISA NO ENSINO DE TERMODINÂMICA: ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO DE ESTUDOS
EM FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

51. Robson Miranda Da Silva,Josiane da Fonte Teixeira,André Luiz Souza Silva
TRIANGULARIZAÇÃO NA AGRIMENSURA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA

52.Rosane Tavares de Almeida
O ENSINO DA FÍSICA A PARTIR DO GÊNERO LITERÁRIO FÁBULA

53. Samara Silva de Carvalho,Jorgina Rosete Teixeira
A IMPORTÂNCIA DOS EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA

54. Sílvia Cristina de Souza Trajano, Jorge Cardoso Messeder
SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA
SÓCIO-HISTÓRICA E CONTEMPORÂNEA: RELATO DE ATIVIDADE

55. Tâmmela Cristina Gomes Nunes, Tayná de Souza Gomes Simões,
Vicente de Paulo Santos de Oliveira
AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA ÁGUA SUBTERRÂNEA UTILIZADA EM
LOCALIDADES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

56. Tatiana B. Vasconcelos,Rodrigo Maciel Lima
BIODIESEL: UM TEMA INTERDISCIPLINAR NA QUÍMICA E AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE
ENSINO MÉDIO

57. Thaís Larissa Almeida de Carvalho, Suely Fernandes Coelho Lemos,
Uani Rios Barral, Vera Raimunda Amério Asseff
ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

58. Thiago Henriques Fontenelle, Wanderson Barreto Corrêa
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL:ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS (NITERÓI/RJ)

59. Torquato Ferreira Pinheiro,Rodrigo Maciel Lima,Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
A IMPORTÂNCIA DE SE INVESTIGAR O TRABALHO DESENVOLVIDO NAS
INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NO USO/ABUSO DE DROGAS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ,
PARA AÇÕES MAIS EFETIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR

60. Victor R. Ribeiro, Mariana C. O. Telles, Isa Costa
O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM
ABORDAGENS TEÓRICOPRÁTICAS

61. Vinícius Ferreira Pinto,Milleni Mendonça Pessanha Pereira,
Antônia Elenir Amâncio Oliveira
O PAPEL DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA PÓLO DE ESTÁGIO
NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM BIOLOGIA DA UENF

Data:13 e 14 de maio de 2011.

Local:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Campus Nilópolis - Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro / Nilópolis / RJ

Conheça o IFRJ: www.ifrj.edu.br

Organização

Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim (IFRJ/Campus Nilópolis);

Profa. Me. Andréa Silva do Nascimento (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Carla Mahomed Gomes Falcão Silva (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Gabriela Ventura da Silva (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Grazielle Rodrigues Pereira (IFRJ/Campus Avançado Mesquita);

Profa. Me. Ismarcia Gonçalves Silva (IFRJ/Campus Nilópolis);

Profa. Me. Príscila Marques de Siqueira (IFRJ/Pró-Reitoria de Ensino de Graduação);

Prof. Dr. Wallace Vallory Nunes (IFRJ/Campus Nilópolis).

Comissão Científica:

Ana Paula Damato Bemfeito (IFRJ – Campus Volta Redonda);

Anderson Rocha da Silva (IFRJ – Campus São Gonçalo);

André Luís Souza Silva (IFRJ – Campus Nilopolis);

Andréa de Moraes Silva (IFRJ – Campus Nilópolis);

Douglas Falcão Silva (Museu de Astronomia e Ciências Afins);

Elizabeth Augustinho (IFRJ – PROGRAD);

Fernanda Delvalhas Piccolo (IFRJ – Campus Nilópolis);

Giselle Rôças de Souza Fonseca (IFRJ – Campus Nilópolis);

George de Souza Alves (PPFH/UERJ – Colégio Pedro II);

Heitor Achilles Dutra da Rosa (IFRJ – Campus Nilópolis);

Jorge Cardoso Messeder (IFRJ – Campus Nilópolis);

Maylta Brandão dos Anjos (IFRJ – Campus Nilópolis);

Robson Coutinho-Silva (UFRJ – Instituto De Biofisica);

Sandra da Silva Viana (IFRJ – Campus Realengo/Nilopolis);

Tiago Giannerini da Costa (IFRJ – Campus São Goncalo);

Vera Lúcia Rangel de Souza (IFRJ – Campus Nilópolis ).

Realização e Apoio





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.