sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NOTÍCIAS DAS ACADEMIAS DE ENSINO


Mestrado profissional:
curso acadêmico que forma para o mercadoHá algum tempo, era comum fazer a distinção entre os graduados que, recém-formados, se dedicavam à sua profissão ocupando um espaço no mercado de trabalho e os que continuavam no meio acadêmico, aprofundando os estudos, obtendo títulos e pesquisando. Hoje em dia, entretanto, cada vez mais dá para misturar as duas coisas, e os melhores profissionais das empresas têm também ótimas qualificações acadêmicas. Seguem essa tendência os cursos de mestrado profissional, que enfatizam estudos e técnicas para que o aluno alcance um alto nível de qualificação direcionada às demandas do mercado.Em junho deste ano, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria Normativa n° 7, que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável por regular a oferta de cursos e avaliá-los. Antes dessa publicação, a modalidade de pós-graduação – que começou a ser oferecida no Brasil no fim dos anos 1990 – ainda sofria com a falta de regulamentação, o que fazia com que ela não fosse aceita ou fosse “vista com maus olhos” em muitas instituições de ensino, sobretudo nas públicas, já que boa parte dos novos cursos de mestrado profissional são implementados por universidades particulares.A Portaria define o mestrado profissional como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu (a mesma do mestrado acadêmico e do doutorado). O título de mestre obtido nos cursos de mestrado profissional reconhecidos pela Capes e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos que os obtidos com a titulação por meio de mestrado acadêmico – inclusive a qualificação necessária para cursar o doutorado.Ainda segundo o documento, a oferta de cursos com vistas à formação no mestrado profissional terá ênfase em princípios como o de aplicabilidade técnica e flexibilidade operacional. A formação deve visar à exposição dos alunos aos processos da utilização aplicada dos conhecimentos e o exercício de inovação, com a valorização da experiência profissional.Em entrevista concedida ao jornal O Globo (publicada em 21/6/2009), o presidente da Capes, Jorge Guimarães, afirmou que a principal característica do mestrado profissional, e também a que o distingue do mestrado acadêmico, é que ele tem um foco específico de resolução de problemas. De acordo com Guimarães, o perfil do aluno é de uma pessoa mais velha, com bastante experiência profissional, e que não deseja seguir carreira acadêmica.

Fontes:

Capes (www.capes.gov.br), Diário Oficial da União -23/6/2009 (www.in.gov.br), Portal Andifes (www.andifes.org.br), Guia do Estudante (www.guiadoestudante.abril.com.br), Globo Online (www.oglobo.com.br) e Terra Educação (www.noticias.terra.com.br/educacao)Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.