quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO E EDUCADORES: Diferentes olhares, diferentes contextos....

Marta Sorvi dos Santos,
Historiadora, Doutora em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ)


Passeando pelo universo dos miúdos, como diriam os portugueses, o professor observa e é observado; afaga e é afagado pelas histórias infantis, mãos pequeninas e muitos beijos em sua face. Desperta no outro e é despertado por intensas emoções de ver em sua frente, um ser humano no início de sua vida, em crescente descoberta de si mesmo, dos outros, do mundo ao seu redor.
Há aqueles docentes, que tornam -se especiais no trabalho de alfabetização. Encontram-se na aventura de levar as crianças a descobrirem a leitura do mundo.
De agora em diante, experiências incessantes desafiam o professor. Poderá permanecer mais voltado para este trabalho da infância ou irá acompanhar os dilemas e questionamentos da adolescência.
Para cada momento da vida, existem professores que acompanham e ensinado aprendem. Buscando encontram a magia do seu ofício. A educação é algo muito mais amplo que a escola. Mesmo nas tribos mais primitivas, onde nem existe escola, há educação. As gerações mais velhas acompanham os mais jovens em sua trajetória, mostrando-lhes valores e conhecimentos. O professor, profissional formado na escola e para a escola, é, contudo, professor da vida. Não é nenhum missionário, e sim um profissional. Mas, sua profissão sempre vai muito além da escola.
Um dos maiores dilemas do professor hoje é a reencontra a certeza do seu agir.
Em virtude das mudanças constantes na sociedade, em busca desenfreada pelo consumo, pelo dinheiro, as inversões de valores têm deixado o professor confuso de seu papel. Trabalhar só os conteúdos, deixando de cumprir também seu papel de educador? Ser educador de valores sem se importar com os conteúdos? Indaga-se em algo que sempre teve certeza.
Buscar essa certeza e agir com consciência profissional é hoje, um dos maiores desafios dessa profissão. Não deixar se abater pelos salários mal pagos, pelas imprudências de alguns setores da sociedade que o desvalorizam e continuar agindo como sempre agiu, provocando seus alunos a buscarem por si próprios o conhecimento, dialogando com eles, permitindo-se na abertura ao outro, ao encontro com o outro. Quanto mais estiver o aluno distante das suas idéias do professor, lá estará o professor se aproximando dele, num gesto de ousadia, mas também de respeito às suas opiniões e ao seu universo cultural.
Quando finalmente o aluno parece saber, de um assunto de sua aula, tanto quanto ele, tomando quase o seu lugar, encontra-se feliz. Sabe que realizou bem o seu trabalho porque oportunizou, mediou, deu infinitas possibilidades ao aluno.
Sob diferentes olhares, em diferentes contextos das salas de aula, buscará sempre algo a fazer, se for mesmo um professor...

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