segunda-feira, 21 de junho de 2010

A 3ª JORMAT FFP/2ª JORMAT INTEGRADA FEBF/FFP/MARACANÃ

No dia 19 de junho de 2010, os Professores Antonio Ricardo Penha, Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Marcelo André Torraca e Geneci Alves de Souza,juntamente com alunos da UniABEU apresentaram trabalhos acadêmicos, na Jornada de Matemática organizada pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Professora Christiane Penha ( segunda da direita para a esquerda) e as alunas Ivanete Soares Dias, Lucimar da Silva e Marli da Silva Andrade, da UniABEU de Nilópolis


A 3ª JORMAT FFP/2ª JORMAT INTEGRADA FEBF/FFP/MARACANÃ aconteceu na FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ em São Gonçalo.

O evento teve início às 8 horas com o credenciamento, onde os participantes receberam um kit contendo uma pasta, bloco de notas, canetas, lápis, com a programação do evento, os anais do evento em CD entre outras informações relevantes para o público. Em paralelo ao credenciamento aconteceu um delicioso café da manhã oferecido pelos organizadores do evento e, logo após a solenidade de abertura seguida por uma palestra com o tema escolhido para o evento deste ano que foi sobre Inclusão.

Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de assistir a comunicações, relatos de experiência, mostras de vídeos, apresentações de pôsteres e 2 oficinas, uma pela manhã e outra à tarde, o que foi uma novidade na 3ª JORMAT. Além destas atividades tivemos a sala de exposição, que ficou aberta durante todo o evento, onde os participantes puderam apreciar materiais concretos que são utilizados para o auxílio do ensino da Matemática nas suas diversas áreas de conhecimento.
Foi maravilhoso

Saiba mais sobre a JORMAT:

A Jornada de Educação Matemática FFP (JORMAT FFP) é um evento anual idealizado e coordenado pela professora Ms. Andreia Carvalho Maciel Barbosa, professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP), professora do Colégio Pedro II e coordenadora do Grupo de Pesquisa MatemaCriar cujos integrantes são alunos e ex-alunos da FFP/UERJ. Também fazem parte da organização do evento o co-coordenador do evento, professor Dr. Hamilton Simões Filho, professor da UERJ-FFP e UERJ - Maracanã. O evento conta ainda com o apoio da direção, do departamento de Matemática (DMAT FFP) e do centro acadêmico de Matemática da unidade (CAMAT FFP).

A JORMAT FFP ocorre simultaneamente com a Jornada de Educação Matemática Integrada da FEBF/FFP/MARACANÃ, evento que surgiu após a grande aceitação do público em relação à 1ª JORMAT e que conta com o apoio dos três campi da UERJ mencionados.

A Jornada tem como objetivos contribuir para a formação inicial e continuada de professores do Ensino Básico que lidam com Matemática, promover a integração dos educadores sob o paradigma da formação continuada, proporcionar um ambiente de discussão e reflexão que produza a troca de experiências entre os licenciandos e os diversos profissionais que atuam no ensino e aprendizagem de Matemática e áreas afins, fortalecer a integração entre a universidade e a comunidade, de modo que a UERJ se consolide como um centro de referência junto aos estudantes universitários e professores de Ensino Fundamental e Médio que atuam no estado do Rio de Janeiro e fomentar discussões sobre avaliação e o uso de novas tecnologias em Matemática.

No evento ocorre uma troca de conhecimento e experiências, já que os professores e licenciandos não apenas participam de palestras e mini-cursos, ministradas por Mestres e Doutores em Matemática e áreas afins, mas também têm a oportunidade de apresentar os trabalhos que desenvolvem dentro das suas respectivas unidades educacionais.

A 1ª JORMAT FFP (2008) e a 2ª JORMAT FFP/1ª JORMAT INTEGRADA FEBF/FFP/MARACANÃ (2009) foram eventos relevantes que obtiveram uma avaliação excelente dos participantes, fato que pode ser comprovado pelo número de inscritos nas duas edições. Da edição 2008 para a de 2009 o público dobrou, pois em 2008 o número de inscritos girou em torno de 250 e em 2009 este número chegou a aproximadamente 500 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.