quarta-feira, 5 de junho de 2013
Nota dez para o IX Encontro de Educadores UNIABEU: Educação para sustentabilidade: uma mudança de paradigma.
Sob a coordenação dos professores: Profª Ms Sandra Xisto (Pedagogia), Prof Ms Edson Estarneck (Letras),Prof Ms Nelson Damieri Matemática),Profª Drª Andrea Santos (História), chegou ao fim o IX Encontro de Educadores UNIABEU. A equipe do CH Penha Projetos Educacionais, que ministrou dois minicursos, despede-se do evento com plena satisfação agradecendo a colaboração dos participantes. Até o X Encontro de Educadores UNIABEU em 2014.
TUDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE 03 DE JUNHO, SEGUNDA-FEIRA>>>
PALESTRAS:
1- Trilhas para o professor nota 10: reflexões para práticas e posturas. (Auditório)
Resumo: A proposta deste trabalho apresentou a culminância do Projeto Interdisciplinar desenvolvido ao longo do semestre letivo 2013.1, do curso de Pedagogia, com a turma do segundo período. Este consistiu na produção de esquetes a partir de situações problematizadoras reais, da sala de aula, levantadas pelos professores coordenadores do projeto.
Profª. Isabel Andréa Barreiro Pinto,
Profª. Ivonete Cristina Campos Lima,
Prof. Sergio Eduardo Marschhausen Pereira.
2- Sustentabilidade Política no Oriente Médio (sala 112).
Resumo: Propomos discutir a realidade precária no alinhamento político da região do Oriente médio em relação ao programa nuclear iraniano. Será levada em conta a posição ocupada por Israel naquela região e sua aliança com países do Ocidente, além da situação do Irã como um ator global essencial para a sustentabilidade política médio-oriental.
Prof. Ronald Apolinário de Lira.
3 - Identificação Racial – um estudo de casos nas escolas públicas brasileiras (sala 209).
Resumo: Neste momento, onde as cotas raciais se fazem presentes, buscou-se entender o diferencial entre brancos e negros no Brasil, e identificando os pontos para reduzi-lo. Prof. Pedro Ivo Camacho Alves Salvador.
VÍDEO DEBATE:
Educação e sustentabilidade (sala 103).
Resumo: O objetivo desta atividade foi apresentar e discutir o conceito de sustentabilidade. Num segundo momento, os participantes debateram como se dá a articulação do saber escolar/acadêmico com o saberes de comunidades como ribeirinhas, quilombolas e indígenas e assim pensar em uma educação que assegure um desenvolvimento econômico sustentável. A apresentação do vídeo sobre a “Universidade dos Pés Descalços” contribuiu para o debate dos saberes “não institucionalizados” que devem ser valorizados e validados para o enfrentamento do desafio de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Profª. Daniela Azini Henrique.
COMUNICAÇÃO COORDENADA:
Sustentabilidade: os desvãos entre discursos e práxis (sala 109).
Resumo: Um trabalho interdisciplinar de Língua Portuguesa e Exercício da Ação Docente. Teve por objetivo, aprimorar as condições de leitura dos graduandos, a partir da exploração de textos imagéticos e verbais. In)sustentabilidade: perspectivas de leitura(s) – Linhas convergentes e divergentes entre textos imagéticos e verbais
Profª. Anete Mariza Torres Di Gregorio,
- Sustentabilidade: análise léxico-semântica do discurso jornalítico
Graduanda Renata Chagas Marques,
- Sustentabilidade: a (des)construção de conceito(s) pela imagem
Graduanda Vanessa Lima Paula
- Das entrelhinhas do discurso sobre transversalidade à prática efetiva em sala de aula
Profª. Sandra Verônica Vasque Carvalho de Oliveira,
- Uso de temas transversais junto ao conteúdo convencional para o alcance da cidadania e participação social consciente
Graduanda Ana Paula Marques da Silva,
- As incursões da transversalidade na realidade da prática docente
Graduanda Poliane Gomes Neves.
MINICURSOS:
1 – Sustentabilidade: reflexão sobre pesquisa, projetos e docência na educação básica e superior (sala 110).
Resumo: Este minicurso teve como proposta a união de estudos (docente e discente) para fazer uma reflexão sobre os critérios daquilo que se entende por sustentabilidade e seu alcance na educação como significado para formação de valores individuais em respeito à coletividade. Profª. Christiane Maria Costa Carneiro Penha,
Profª Nívia Muniz Vieira,
Prof. Antonio Ricardo Penha.
2 – Regras básicas da ABNT para trabalhos acadêmicos (sala 115).
Resumo: A presente proposta teve por finalidade explicar aos discentes a importância da utilização das normas da ABNT em trabalhos acadêmicos. Neste minicurso, foram observados os parâmetros básicos estipulados pela ABNT a partir do manual proposto pela professora Sineide Gomes da Silva, que serve de modelo para os trabalhos universitários utilizados nesta Instituição.
Prof. Marcio Felipe Almeida da Silva.
3 – Princípios da alfabetização ecológica: educando crianças para um mundo sustentável (sala 116).
Resumo: A Profª. Virna explicou que por meio do paradigma cartesiano, tendemos a ver os fenômenos desconectados, parecendo natural percebê-los como coisas separadas. Essa visão vem condicionando o pensamento contemporâneo a lidar com a questão ambiental desarticulada da questão social. Ensinar os princípios básicos da ecologia para nos tornarmos ecologicamente alfabetizados, conhecendo as diversas redes de interação que constituem a teia da vida, são os objetivos que se estabelecem entre todos os seres vivos e o ambiente onde vivem, e que tais relações constituem a teia que sustenta a vida do planeta.
Profª. Virna Mac-Cord Catão.
04 DE JUNHO, TERÇA-FEIRA -
PALESTRA.
1 - A sustentabilidade emocional na sala de aula como forma de combate ao bullying (auditório).
Resumo: Em meio ao crescente número de casos de bullying nas escolas de ensino fundamental e médio, faz-se urgente buscar alternativas para combater essa prática que torna a vivência escolar de crianças e adolescentes quase insuportável. A reflexão acerca da sustentabilidade emocional na sala de aula visa ser uma das possíveis soluções para o problema. A palestra tem como objetivo apresentar a relação entre a manutenção de um ambiente emocionalmente sustentável e a inibição dos casos de bullying.
Prof. Marcelo de Oliveira Nascimento.
2- Avaliando a avaliação (sala 112).
Resumo: Procurou-se entender os diferentes métodos de avaliação,e como se pode aprimorá-los e aplicá-los em nossa atividade profissional; considerando as novas práticas de ensino a partir das pesquisas realizadas. Profª. Edith Mª. Marques Magalhães e Rosimeri Mª. Barbosa
3- Sustentabilidade e degradação (humana) em Vidas Secas. (sala 109).
Resumo: O professor explicou que a contemporaneidade é marcada, sem dúvida, pela preocupação em tornar a vida no planeta mais sustentável. Isso se deve ao fato de o homem ter tomado consciência de sua participação direta na degradação ou conservação das fontes essenciais para sua existência. Prof. Anderson da Costa Xavier
OFICINA:
A escola como espaço de formação do consumidor crítico e consciente (sala 110).
Resumo: A proposta da oficina discutiu o consumo numa perspectiva de sustentabilidade, considerando a sala de aula como espaço de formação do consumidor crítico e consciente. Pensar práticas educativas capazes de gerar atitudes concretas de solidariedade e preservação para com o meio ambiente. Profª. Ivonete Cristina Campos Lima,
Profª. Silvana Godoy,
Profª. Vanda Zidan.
VÍDEO DEBATE:
Bullying – por que falar sobre isso? (sala 301).
Resumo: Violência, infelizmente, é um tema que não sai de moda. Quando praticada entre crianças e adolescentes, muitas vezes é vista como “brincadeira da idade”, sendo, portanto, considerada normal pela sociedade. Afinal, quem nunca recebeu um apelido ou algum tipo de ameaça durante a fase escolar? Há quem diga até que isso faz parte do amadurecimento psicológico, preparando o indivíduo para os desafios da vida adulta, certo? Talvez não! Sendo assim, o objetivo do nosso trabalho é fomentar a reflexão a respeito do que vem a ser bullying.
Profª. Cristiane de Moraes Salvino
MINICURSO:
Educação sustentável: análise do marketing sobre consumo e consumidores (sala 111).
Resumo: Nesse minicurso foram analisdas algumas mensagens que são livremente distribuídas nas propagandas e que podem resultar em ações negativas dentro da escola. Observou-se que durante muitos anos a economia de consumo global esteve subordinada ao desmatamento, tabaco, álcool e outras atividades nocivas à sustentabilidade apoiadas em marketing de excelente qualidade vinculadas em horário nobre nas diferentes mídias.
Os participantes refletiram, sobre a campanha do lixo resultante do desperdício e a sua eficácia no problema de saúde do país..
Profª. Layane Cristine de Souza,
Profª. Débora Beloni dos Santos,
Prof. Delfim Morais Santos.
Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira, 553 - Centro - Nilópolis / RJ.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.