quinta-feira, 11 de março de 2010

Acadêmicos em Ação





A arte de aprender para ensinar


Jorge da Silva Roque
Estudante de Educação Física-UNIABEU
Representante de turma

Minha vida até os 30 anos sempre foi direcionado em ensinar aos outros, mesmo que fosse leigamente. Desde os 7 anos sempre tive um trabalho religioso como músico ou como um comunicador. Comecei a trabalhar muito cedo. Aos 15 anos fui convidado a trabalhar em uma academia como secretário, que depois de uns treis meses já estava sendo instrutor de musculação. Mesmo sem formação acadêmica o professor e empresário desta academia, Sérgio, me designou a este cargo, embora era secretário comecei a fazer amizades com todos os alunos, devido gostar de me comunicar com os outros. Fiquei neste cargo por 9 anos, graças a Deus e com muito sucesso.
A vontade de crescer profissionalmente bateu mais forte em meu peito, vim morar aqui no Rio de Janeiro em 2002, não tendo sucesso. Com acontecimento de vários fatos fiquei indo e vindo de Minas, até que em 2007, fiz a prova do ENEM, cadastrei-me em uma bolsa de estudos na UNIABEU. Obtive notas otimas no ENEm, mesmo estando a anos sem estudar e fui contemplado com uma bolsa integral na UNIABEU. Ingressei-me com toda a força e coragem mesmo sem estar trabalhando. Recebi apoio de minhas irmãs, Luzia e Terezinha de meu cunhado Haroldo, e de meus sobrinhos Washington, Monalisa, Luciana e Alisson.
Ao chegar na Faculdade, não conhecia ninguém, fui para a sala timidamente, como um animal acuado. Tive que me aprensentar, deixei a vergonha de lado, e falei quem eu era e o motivo de estar ali. Menos do que esperava, já obtive o resultado, zomecei a me entrosar. Me elegeram como representante de turma, fiquei abalado no momento mas, não me esitei, disse sim.
Ao relembrar deste fato, vejo que já se passaram dois anos de muitas experiência nesta missão com minha turma. Aprendi muitas coisas, mas ensinei também. Não recebi nenhuma queixa até hoje, somente elogios, que fazem querer ser ainda mais, um profissional que não almeja crescer somente a si mesmo, mas também ajudar aqules que querem crescer também.
Estou começando a estagiar em uma escola de educação especial. Várias pessoas opninaram este respeito. Eu apenas escutava. Não fiz julgamentos precipitadamente, apenas queria ou melhor, quero ensinar e aprender com eles. No primeiro dia de contato com os alunos em sala de aula, foi otimo. Em uma turma de deficientes auditivos eles disseram que iriam me identificar pelas transas que uso, como relatou a professora, fiquei maravilhado como o carinho. Aqueles olhos fitos em mim, querendo saber quem sou, que dia que iria começar as aulas, me comoveu, fiquei comos olhos cheios de lágrimas. Não comecei ainda devido a certa burocracia. Mas estou rezando para que eu não sai desta escola, para que possa realizar este trabalho, para obter um crescimento profisional ainda melhor. Já estou tentando encontrar um jeito de fazer um curso de libras, é um projeto que quero realizar. Para aprender a conversar com eles.
Sei que tudo que estou vivendo e irei viver na minha profissão, não será fácil. Mas deixo um recado a você que está lendo este artigo, se tu amas o que faz assim como eu, não verás obstáculos apenas um caminho a seguir. Ser professor não é uma profissão, mas sim uma vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.