terça-feira, 18 de junho de 2013
VIII Semana de Letras da UNIABEU: “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino”.
Primeira chamada para a semana acadêmica de Letras, desta vez com uma novidade: Serão publicados os textos das atividades apresentadas no evento no formato de um e-book (com os devidos registros oficiais de publicação!).
A VIII Semana de Letras - “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino” será realizada nos dias 4 e 5 de novembro. Os interessados em publicar suas exposições deverão entregar resumo até dia 11 de agosto e o texto completo até 06 de setembro. Solicite a ficha de inscrição e proposta de atividade pelo e-mail
uniabeu2let@abeu.edu.br
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO NO E-BOOK>>>>
1- Sequência:
Título em Arial maiúscula e fonte 14, centralizado.
Nome do autor à direita, seguido da sigla da instituição.
Resumo em português e 3 palavras-chave.
Resumo em inglês ou espanhol e palavras-chave no mesmo idioma.
Texto dividido em: Introdução (sem numeração), Desenvolvimento (pode ter subitens), Considerações Finais (Sem numeração) e Referência Bibliográficas.
2- Formatação:
Fonte: Arial 12.
Margens: 3 cm.
Espaçamento: 1,5 para texto.
Entrada de parágrafo: 1,25 cm.
Citações fora do texto: recuo de 4 cm, fonte 11, espaço simples.
Citações dentro do texto (até 3 linhas): fonte 12, entre aspas, espaço 1,5.
Chamada autor-data: (SOBRENOME, ano, página).
Notas explicativas: no rodapé, numeradas, restritas ao mínimo possível.
Referências bibliográficas:
Seguir a ABNT, atentando para o fato de que os títulos devem ser em negrito, o itálico apenas para palavras em outros idiomas e aspas para ênfase.
Número de páginas: 10 a 15.
Sobre o Curso de Letras da UNIABEU:
Formar profissionais autônomos, que sejam comprometidos com a vivência plena da cidadania e que considerem indissociável a relação ensino/pesquisa.
O curso de Licenciatura em Letras da UNIABEU oferece duas possibilidades de escolha para atuação profissional, uma, para a formação em Português/Literatura e outra, para Português/Inglês.
* Português/Literatura - O curso de licenciatura em Letras na graduação em Português/Literatura tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional desta área está habilitado também a exercer a atividade de revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com utilização de novas tecnologias e mídias eletrônica, como também participação em crítica literária.
* Português/Inglês - O curso em licenciatura em Letras na graduação em Português/Inglês tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e as literaturas de língua inglesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional formado em Letras Português/Inglês está habilitado também a exercer outras atividades além do magistério, tais como: tradução e versão, revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com a utilização das novas tecnologias e mídias eletrônicas.
Aspectos legais:
Autorização:
Resolução ConsUni nº 35/2007 - Publicada em 03/11/2003.
Reconhecimento:
Portaria nº 325 de 28/12/2012 – Publicada em 31/13/12.
Coordenação:
Prof. Ms. Edson de Siqueira Estarneck
Outras informações sobre o Curso de Letras em
http://www.uniabeu.edu.br/graduacao.php?curso=14
NO ESTADÃO: Protestos reúnem 230 mil em 12 capitais.
Newsletter O Estado de S. Paulo.
(Evelson de Freitas/Estadão).
Protestos reúnem 230 mil em 12 capitais e governantes viram alvo.
Ao menos 50 mil marcharam só em São Paulo e grupo tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes; no Rio, 100 mil foram às ruas e, em Brasília, Congresso teve cúpula ocupada.
SÃO PAULO - Uma nova onda de protestos, maior do que as anteriores e com um leque de reivindicações mais amplo, voltou a tomar conta das ruas de importantes cidades, em diferentes regiões, nessa segunda-feira, 17. A maior, em São Paulo, reuniu ao menos 50 mil pessoas, segundo estimativa da PM. Foi a quinta na capital paulista e a primeira sem confrontos abertos com a polícia. No final da noite, um grupo minoritário tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes e foi repelido com bombas de gás. Em todo o País, cerca de 230 mil pessoas foram às ruas. As marchas foram caracterizadas sobretudo por expressões de rejeição da política institucional.
(Tiago Queiroz/AE).População aderiu em massa e mudou rosto do movimento em SPEm Brasília, manifestantes furaram o bloqueio policial e invadiram a área externa do Congresso, aos gritos de "o Congresso é nosso".
(Andre Dusek/Estadão).
Cartazes com os dizeres "Fora Renan" e "Fora Feliciano" apareceram no ato, referindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN), e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP).
No Rio, 100 mil pessoas se reuniram nas imediações da Assembleia Legislativa, que virou palco de um violento confronto. Pelo menos cinco PMs e sete manifestantes foram feridos - 1 deles a tiros -, e 77 PMs ficaram sitiados no Palácio Tiradentes.
Transparência e combate à corrupção foram exigências levadas às ruas em Porto Alegre. Em Belém, a cobrança de redução dos índices de criminalidade na cidade, uma das mais violentas do mundo, apareceu com destaque.
Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Maceió também registraram manifestações de rua. Os protestos se estenderam ainda para cidades do interior, como Londrina, no Paraná.
Foram registrados confrontos com a polícia em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio e São Paulo. De maneira geral, os atos violentos envolveram pequenos grupos e ocorreram no fim dos protestos.
Insatisfeitos. O ponto de ligação entre os manifestantes nas diferentes cidades continuou sendo o protesto contra as tarifas dos transportes urbanos. Os repórteres do Estado verificaram, porém, que aumentou a variedade de grupos de insatisfeitos que aderiram aos protestos, com novas demandas.
A crítica à violência policial foi uma questão frequente. Os gastos do governo federal com a Copa do Mundo também estiveram entre os alvos. A caminhada em Salvador cobrou melhorias nos sistemas de educação e saúde pública.
Os participantes receberam demonstrações de simpatia dos moradores das ruas por onde passavam em diferentes cidades. Em São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, pessoas saíram às janelas dos edifícios comerciais para aplaudir e jogar papel picado sobre a passeata. Em Belo Horizonte, motoristas improvisaram um buzinaço de solidariedade.
Defensores do meio ambiente, feministas, organizações de direitos humanos, professores, e pais de manifestantes presos em atos anteriores foram alguns dos grupos que aderiram aos protestos.
A quinta manifestação contra o aumento da tarifa em São Paulo, embora tenha terminado com o confronto na sede do governo, não registrou a mesma violência das anteriores. Um pouco antes da passeata, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia confirmado que a PM dessa vez não usaria balas de borracha.
Bombas de gás lacrimogêneo, comuns nas manifestações anteriores, também foram recolhidas.
Hora de entender. Políticos de diferentes tendências se manifestaram sobre os protestos, defendendo o direito dos manifestantes. A presidente Dilma Rousseff disse que as manifestações são "legítimas e próprias da democracia".
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou os dirigentes públicos que qualificam os manifestantes como baderneiros. "Os governantes e as lideranças do País precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos", disse. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que manifestações sociais não devem ser encaradas como "coisa de polícia". ARTUR RODRIGUES, BRUNO PAES MANSO, BRUNO RIBEIRO, BRUNO DEIRO, DIEGO ZANCHETTA, GIOVANA GIRARDI, LUCIANO BOTTINI FILHO, OCIMARA BALMANT e TIAGO DANTAS.
FONTE "O Estado de São Paulo".
Acesso em
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,protestos-reunem-230-mil-em-12-capitais-e-governantes-viram-alvo,1043614,0.htm
domingo, 16 de junho de 2013
No Mundo Jovem: "O Estatuto da Juventude vem aí"
Jovens de 15 a 29 anos, que representam 48,6% da população nacional, terão seus direitos e deveres discriminados pelo Estatuto da Juventude, que está prestes a ser aprovado.
O Senado já aprovou o projeto final do documento, mas voltará para a Câmara dos Deputados para a votação final após alguns ajustes propostos. O contraditório é que enquanto há severas críticas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e projetos propondo a redução da idade penal, surge um documento em defesa dos direitos dos jovens.
O Estatuto da Juventude levanta a discussão para diferentes direitos como acesso à cultura, garantia da participação em políticas públicas, igualdade de oportunidades, direito à educação com obrigatoriedade do Ensino Médio e incentivo ao ensino superior, saúde pública e gratuita, entre outros.
De acordo com a coordenadora Executiva do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal (Cedeca-DF), Perla Ribeiro, "não havia uma legislação específica para essa população que enfrenta os principais desafios da vida nessa faixa etária".
Leia Mundo Jovem (Junho 2013).
Entre os grandes eixos apontados pelo Estatuto estão a saúde, a educação e o trabalho do jovem. No artigo 12, parágrafo 4º, lê-se: "É dever do Estado assegurar ao jovem a obrigatoriedade e a gratuidade do Ensino Médio, na modalidade de ensino regular, com a opção de cursos diurno e noturno, adequados às condições do educando". Com relação ao direito à saúde dos jovens, entre as diretrizes estão a criação de unidades de referência juvenil, inclusão de temáticas como drogas, doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade nos conteúdos curriculares dos diversos níveis da escola, restrição ao uso de esteroides anabolizantes, entre outras.
Origem http://www.ihu.unisinos.br/noticias/519707-jovens-estao-mais-perto-de-garantir-seus-direitos
Fonte "Mundo Jovem". Acesso em http://www.mundojovem.com.br/noticias/o-estatuto-da-juventude-vem-ai
NO ESTADÃO: Criança fará prova de alfabetização.
Newsletter RAFAEL MORAES MOURA / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo.
Novo exame nacional do MEC vai avaliar estudantes de 8 anos de idade da rede pública no fim do 3º ano do ensino fundamental.
Crianças do 3.º ano do ensino fundamental terão de fazer uma prova que vai avaliar a alfabetização em todo o País. O Ministério da Educação (MEC) formalizou ontem a criação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que deverá conferir, a partir deste ano, a qualidade e a eficiência do ciclo do 1.º ao 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas de forma censitária.
"Entendemos ser extremamente importante a avaliação porque vai permitir ao Brasil avançar na meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. A avaliação será fundamental para que gestores possam colocar em prática as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)", disse, em nota, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa.
A prova estava prevista no Pnaic, publicado em julho, que já falava em uma "avaliação externa universal do nível de alfabetização ao final do 3.º ano do ensino fundamental".
Segundo o Estado apurou, a avaliação será feita já a partir deste ano, com estudantes de escolas públicas que estiverem concluindo o 3.º ano do ensino fundamental. Uma nova portaria, regulamentando a ANA, deverá ser publicada nas próximas semanas. Ainda não foram divulgadas previsões de gastos.
A criação de uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças foi antecipada pelo próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em março. Na época, Mercadante comentou que o novo exame seria uma ampliação da Provinha Brasil, que avalia o estágio de alfabetização de estudantes do 2.º ano do fundamental. "A Provinha Brasil é amostral. Nós faremos um exame nacional para ver a qualidade da alfabetização", disse Mercadante.
Críticas. A criação "desnecessária" de mais uma avaliação é uma das críticas levantadas pelo professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse. "Além da Provinha Brasil, existem também outras provas no âmbito dos Estados. E as crianças muito pequenas não têm autonomia para participar de uma avaliação externa."
Já o caráter censitário - mais custoso aos cofres públicos - é visto com ressalvas pela diretora executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz. "A avaliação poderia ser amostral. Com a Prova ABC (que avaliou crianças em 2011 e 2012), comprovamos que é possível monitorar o nível de alfabetização dos alunos."
O consultor Alexandre Oliveira, sócio-fundador da Meritt Informação Educacional, ainda alerta para a demora - que pode chegar a dois anos - no recebimento dos resultados de algumas avaliações externas pelas escolas. "Em menos de um ano após a prova, já daria para serem divulgados os primeiros resultados." / COLABOROU DAVI LIRA.
Fonte ESTADÃO. Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,crianca-fara-prova-de-alfabetizacao-,1040942,0.htm
ICIM 2013 - Congresso Internacional em Inovação e Gestão: Chamada de Trabalhos
02, 03 e 04 de dezembro de 2013.
EDUCAR PARA INOVAR, INOVAR PARA SUSTENTAR.
Áreas Temáticas do Congresso:
1. Cidades Inovadoras e Sustentáveis.
2. Energias renováveis.
3. Educação e sustentabilidade.
4. Inovação em saúde.
5. Gestão e liderança.
6. Economia Criativa e Economia Verde.
7. Novas Tendências e Temas Emergentes.
8. Design Thinking.
Principais objetivos do ICIM 2013:
a) Apresentar ideias de pesquisadores internacionais e brasileiros, reunindo profissionais especializados em áreas relacionadas aos temas educação, inovação e sustentabilidade e outros grupos de interesse;
b) Promover a aproximação entre conhecimento científico e mercado para o desenvolvimento de projetos inovadores;
c) Identificar tecnologias com potencial para gerar soluções para problemas sociais, econômicos e ambientais.
d) Promover a atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no plano acadêmico e nos setores público e privado; servindo de interlocutor no diálogo necessário visando a Sustentabilidade.
e) Aproximar os conhecimentos oriundos de pesquisas sobre inovação e gestão com o intuito de contribuir para novas estratégias em tempos de mudanças.
f) Disseminar metodologias prospectivas para que diferentes públicos e organizações possam identificar caminhos inovadores que levem a um futuro sustentável.
g) Produzir conhecimento a partir de uma perspectiva proativa em relação à Gestão e a Sustentabilidade.
h) Articular redes diversas, que permitam acesso ao conhecimento dos interessados em gestão com bases de excelência com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.
Estão abertas as inscrições para os trabalhos do próximo ICIM 2013 idealizado pelas Universidades: Wuhan Tecnologia, Yamaguchi, Tilburg e PUC SP, a ser realizado na PUCSP Brasil. Envie seu trabalho acadêmico e cientifico até 31 de agosto de 2013.
Informações quanto a submissão dos trabalhos, podem ser vistos em: http://www.pucsp.br/icim.
Contamos com o seu apoio na divulgação e submissão de trabalhos acadêmicos para esse importante Congresso Internacional que aborda o tema da Inovação e a Sustentabilidade .
Atas: Todos os trabalhos aceitos serão incluídos nas Atas de Conferência de Artigos em 2013 (digital e impressa).
Revista: Artigos selecionados serão publicados na Revista Internacional de Inovação e Sustentabilidade RISUS (http://revistas.pucsp.br/risus). Pelo menos um dos autores do estudo é necessário para registrar-se no Congresso para a conferência antes do prazo de início.
Formatação do trabalho:
a) O Inglês é a língua oficial do ICIM 2013, porém serão aceitos trabalhos em português e espanhol.
b) Cada trabalho deve conter de 3.000 palavras a um máximo de 10.000 palavras.
c) Os documentos devem estar em formato MS Word doc / docx e submetidos online.
d) Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para o seguinte endereço: nef@nef.org.br.
e) Para trabalhos em português, as referências devem ser traduzidas para o inglês e no final o texto em português – (In Portuguese). Os trabalhos necessitam também ter informações principais em inglês, tais como nome da Instituição, departamento, entre outros.
f) Para obter informações detalhadas sobre as normas editoriais, consulte os requisitos de formatação em: http://revistas.pucsp.br/index.php/risus/about/submissions#authorGuidelines.
Contamos com a sua contribuição de pesquisa acadêmica e profissional.
Atenciosamente
Comitê Científico ICIM 2013
PUC SP: http://www.pucsp.br, Wuhan: http://public.whut.edu.cn/outweb, Yamaguchi: http://www.yamaguchi-u.ac.jp/english/, Tilburg: http://www.tilburguniversity.edu
ICIM 2013 -
Strategic Management for Sustainable Development:
From 2 until 4 December 2013 -
Education for Innovation, Innovation for Sustainability.
Thematic Areas:
1.Sustainable and Innovating Cities.
2.Renewable Energy.
3.Education and Sustainability.
4.Innovation in Health.
5.Management and Leadership.
6.Creative Economy and Green Economy.
7.New Trends & Hot Issues.
8.Design Thinking.
Main Objectives of ICIM 2013:
a) Present ideas of international and Brazilian researchers, bringing together experts in fields related to the theme and other groups of interest;
b) Bring near knowledge’s arising from researchers about innovation and management with intention of contribute for new strategies in changing times;
c) identify technologies with the potential to generate solutions to social, economic and environmental.
d) Promote activities of research and development (R&D) in the academic level and public and private sectors, to be useful in dialogue for Sustainability;
e) Promote proximity between scientific knowledge and the market for the development of innovative projects;
f) To disseminate foresight methodologies for different audiences and organizations to identify innovative ways that lead to a sustainable future. Produce knowledge from a proactive perspective towards management and sustainability;
g) Articulate various nets allowing access to knowledge to stakeholders in excellence in management to promote Sustainable Development.
CHAMADA DE TRABALHOS / call for papers icim2013 Wuhan University of technology, Yamaguchi, Tilburg e PUC SP Universities.
Dear Colleague,
We invite you to inscribe for academic activities in next ICIM 2013 idealized by the Universities: University of Technology, Yamaguchi, Tilburg and PUC SP, to be held in PUC-SP Brazil. Submit your academic and scientific paper until 31 August 2013.
More information about submission of papers in: http://www.pucsp.br/icim.
We are looking forward to your support for promote and submission of academic paper for this important international conference about Innovation and Sustainability.
Annals: All papers approved will be include in Annals of Conference of Articles in 2013 (digital and in print).
Magazine: Papers selected will be published in RISUS – Revista Internacional de Inovação e Sustentabilidade <http://revistas.pucsp.br/risus. For each article accepted at ICIM 2013, it is required to have at least one of the authors registered at the main conference before 2 December 2013.
Paper Presentation Format:
f) The English is an official language in ICIM 2013, however will be accepted also papers in Portuguese and Spanish.
g) Each paper should contain a 3.000 minimum words to 10.000.
h) The papers should be in MS-Word Format.
i) Please submit your paper via e-mail to nef@nef.org.br.
j) For more detail information about submission rules, consult the requirements of paper presentation format in .
We are looking forward to your contribution for professional and academic research.
Yours Respectfully.
ICIM 2013 Scientific Committee.
PUC SP: http://www.pucsp.br, Wuhan: http://public.whut.edu.cn/outweb, Yamaguchi: http://www.yamaguchi-u.ac.jp/english/, Tilburg: http://www.tilburguniversity.edu
Divulgação recebida via Prof. Alessandro Rosini(por e-mail).
sábado, 15 de junho de 2013
Estação das Letras
Formação de revisores e copidesques.
Ementa:
O curso objetiva formar profissionais habilitados a trabalhar na área de editoração como editores de texto, copidesques e revisores de provas. Exercícios diversos.
Professor:
Alvanísio Damasceno – Jornalista; desde os anos 1980 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em editoras como Record e Ediouro.
O escritor e o mercado editorial – Caminhos para a publicação.
Ementa:
Como funciona a indústria do livro e o mercado editorial. Os diferentes papeis (autor/editor/indústria) e suas convergências. O que significa ser autor hoje? Quais os caminhos possíveis de trilhar para ter seu livro publicado e lido? A viagem do livro na contemporaneidade, dos originais à mesa do editor, suas principais etapas. Curso destinado a profissionais da indústria do livro e escritores que desejam ingressar no mercado conhecendo-lhe as regras.
Dia 09/07 – Da a análise, seleção de originais, escolha e lançamento de livros. Gêneros e mercado: ficções, clássicos e ensaios.
Dia 16/07 – O escritor no mercado de livros digitais.
Dia 18/07 – Da escritura à preparação de originais para o mercado de livros infantis e juvenis.
Professor:
diversos profissionais da área editorial a confirmar.
Estação das Letras:
Rua Marquês de Abrantes, 177 - Lojas 107/108 :: Flamengo.
Rio De Janeiro, RJ22230-060.
Tel.:
(21) 3237-3947
sexta-feira, 14 de junho de 2013
VIII Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – SIMPED: de 03 a 05 de setembro
Tema: Teoria e Prática na Educação: Com a Palavra, o Professor.
DATAS IMPORTANTES:
Inscrições:
20 de abril a 30 de agosto de 2013.
Submissão de Trabalhos:
Até Sabado 15 de junho de 2013.
Divulgação dos Resultados:
A partir do dia 13 de julho de 2013.
SUB-TEMAS:
Convidamos você a participar desse relevante evento científico, enviando um ou mais artigos relacionados a um dos seguintes sub-temas.
v Alfabetização na Idade Certa
v Cidadania e Cultura
v Colégios de Aplicação e suas relações com as Instituições de Ensino
v Educação à Distância
v Educação Ambiental
v Educação Inclusiva
v Formação Continuada
v Formação de Professores
v Fundamentos, Práticas e Metodologias de Ensino
v Linguagem e Mídias
v Memória: Instituições e Professores.
OBSERVAÇÕES:
1 – Os participantes com apresentação de trabalho deverão encaminhar o artigo para o site: www.aedb.br/ssa, na íntegra;
2 – O resumo deverá conter entre 100 a 250 palavras (O resumo deverá ser inserido no corpo do artigo, em um único arquivo e abaixo do título);
3 – No ato da inscrição, para apresentação de trabalho, o participante indicará o sub-tema e modalidade escolhida dentro das seguintes opções: pôster, relato de experiência e comunicação científica;
4 – Quando o trabalho apresentar mais de um autor, o certificado será conferido apenas àquele que efetivou o pagamento da inscrição e apresentação no dia e horário determinado pela Comissão Organizadora do SIMPED;
5 – Maiores informações sobre propostas e normas: www.aedb.br/simpedem no link TRABALHOS.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO – AEDB:
Sra. Maria Sylvia Simon Esteves – Presidente.
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO – AEDB:
Prof. Antonio Carlos Simon Esteves.
COORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPGE:
Profa. Silvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenadora.
Comissão Organizadora:
Prof.ª Ms. Sueli Sardinha Guedes - Coordenação Geral,
Prof.ª Ms. Alice Kulina Simon Esteves,
Prof.ª Ms. Angela Maria da Silva Campos,
Prof.ª Ms. Érica Fernandes Costa Duarte,
Prof. Ms. Luiz Sérgio Sarahyba,
Prof. Ms. Pedro Aldo Rabanal Ramirez,
Profa. Célia Cristina Peres de Oliveira,
Adm. Julia Beatriz Matos Simon Esteves.
Comissão Científica:
Prof.ª Dr.ª Nilza Magalhães Macário (AEDB) – Presidente,
Prof.ª Dr.ª Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ),
Prof.ª Dr.ª Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP),
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Tavares de M. Danelon (AEDB),
Prof.ª Dr.ª Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun (UERJ),
Prof. Dr. Pedro Paulo de Souza (AEDB),
Prof.ª Dr.ª Valéria Marques de Oliveira (UFRRJ),
Profa.ª Drta. Vera Lúcia da Silva Almeida (AEDB / UNISO).
Secretária Geral:
Camila Alves de Souza.
Estagiária da Coordenação de Educação:
Stefany Cunha Pereira de Souza.
Relações Públicas:
Ocimar da Silva.
Assessoria de Imprensa:
Virgínia Calaes.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Informações adicionais poderão ser obtidas no portal http://www.aedb.br/simped, no endereço eletrônico simped@aedb.br ou pelo telefone (24) 3383.9000, de 2ª feira a 6ª feira, das 9h às 12h.
Notícias do Blog da Audiodescrição: LAMPIÃO E LANCELOTE
AMIGOS PRA VALER!, VER COM PALAVRAS E SESI, convidam para a peça com audiodescrição: "LAMPIÃO E LANCELOTE", de Fernando Vilela, com direção de Debora Dubois e direção musical de Zeca Baleiro.
Data: 28 de junho (sexta-feira);
Horário: 20:30 horas;
Local: Teatro do SESI-SP;
Endereço: Avenida Paulista 1313 (junto do metrô Trianon).
Garanta já seu convite, serão somente 45 lugares para pessoas com deficiência e 25 amigos voluntários, enviando email para: amigospravaler@amigospravaler.org, ou ligando para: 99594-9875.
Sinopse: a peça conta a história de um encontro inusitado entre um cavaleiro medieval e um cangaceiro do Nordeste. Lancelote, o melhor da Távola Redonda do Rei Arthur, desafia Lampião, o cangaceiro mais famoso do Nordeste Brasileiro. O espetáculo nos mostra as sutis semelhanças entre dois universos que parecem a princípio muito distantes.
ORIGEM: Amigos Pra Valer.
Fonte
Blog da Audiodescrição. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/06/lampiao-e-lancelote.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29
quinta-feira, 13 de junho de 2013
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Curso de Música Capacitando: Ensino com a qualidade de quem é feliz e canta.
Desenvolva seu talento no Curso de Música Capacitando. Nessa escola você aprende tocando.
Curso de Musicalização Infantil com nova proposta musical pedagógica para crianças. Introdução Musical (2 a 4 anos). Alfabetizaçõ Musical(a partir de 5 anos). Aprenda a tocar Guitarra, Violão, Bateria, Contra-baixo, Teclado, Instrumento de sopro, Canto e outros... Aulas individuais ou em Grupo - Informações nos telefones: (21) 3066-3008 e 8885-1214(oi). - Endereço: Rua Manoel Serra, 139 - Nilópolis / RJ (próximo ao Hotel Premier).
Direção: Manuella Martins & Ulisses Lopes.
Notícias da escritora Raquel Mara Lopes Correia.

UNIABEU: Revista e-scritaChamadas para o v. 4 n.3 de 2013.
A revista e-scrita receberá até o dia 15 de junho as contribuições para o v.4 n.3 mai/ago de 2013.
O número consistirá em resenhas e artigos para as seções: Estudos Literários, Ensino-aprendizagem e Estudos Linguísticos.
Serão também aceitos artigos para o dossiê “O século XIX revisitado”.
Data limite: 15/06.
Obs: Chamada para o v.4 n.4, set/dez de 2013
O número consistirá em resenhas e artigos para as seções: Estudos Literários, Ensino-aprendizagem e Estudos Linguísticos.
Serão também aceitos artigos para o dossiê “Brasil, Portugal e África: interfaces”.
Data limite: 15/09.
Acesso em http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/re
terça-feira, 11 de junho de 2013
Palestra "Os limites da constituição: o caso da Alemanha" no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.


Unicamp amplia bônus para inclusão Social no vestibular


segunda-feira, 10 de junho de 2013
iMasters InterCon Dev +WordPress

domingo, 9 de junho de 2013
Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp ainda não aproveitam potencial das redes sociais.


sexta-feira, 7 de junho de 2013
Notícias do prof. Paulo Henrique Colonese: Revista de Manguinhos lança blog - cadastre-se.


quinta-feira, 6 de junho de 2013
Curso de Extensão "A nova retórica de Chaïm Perelman" na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro .

Simpósio de Arte-educação - Educar com Arte e a Arte de Educar.
No dia 5 de julho, acontecerá no colégio Pedro II da TIJUCA o Simpósio de Arte-educação - Educar com Arte e a Arte de Educar.
Até o final do mês de junho, o valor será de 140 reias por 100 reais.
São poucas vagas.
Para grupos acima de 5 participantes consulte a Andreia (andreia@wakeditora.com.br) pois o desconto será de 50% - valor por participante 70 reias.
(para melhor visualização clique na imagem).
SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO:
educar com Arte e a Arte de educar.
8 horas – credenciamento.
9 horas – Conferência de Abertura – Bernard Charlot – França -
Tema: “Clássica”, “moderna”, “contemporânea”: encontros e desencontros entre Educação e Arte.
10h45 – Palestra – Claudia Colagrande – SP -
Tema: O que vemos, o que nos olha – o olhar do arte-educador na sala de aula.
11h45 – palestra – Tati Fecchio – SP -
Tema: A relação da fotografia e o campo da educação.
13h45 – Palestra – Márcia Victório – RJ -
Tema: Do bê-a-bá ao dó-ré-mi: musicando a sala de aula.
15h10 – Palestra – Kacianni Ferreira – RN -
Tema: A linguagem das cores.
16h30 – Palestra – Nancy Rabello – SP -
Tema: Entendendo como a criança se comunica por meio de traços e cores.
17h30 – pausa para lanche
Dança de Integração – Denise Nagem (danças circulares).
18h – Conferência de Encerramento
Prof. Ms. Max G. Haetinger – RS -
Tema: Aprendizagem Criativa – Educadores motivados para enfrentar os desafios do novo século.
Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro – RJ -
Tema: Criatividade e Arte – desvelando a alma.
20h30 horas – Encerramento.
Realização: Wak Projetos Culturais.
Dia 5 de julho de 2013.
Local: Colégio Pedro II – Tijuca.
Rua São Francisco Xavier, 204 (próximo ao metro são Francisco xavier)
Investimento: R$ 140,00.
Informações: (21) 3208-6113 / 3208-6095.
wakeditora@uol.com.br
Inscrição: www.wakeditora.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013
UNIABEU

Nota dez para o IX Encontro de Educadores UNIABEU: Educação para sustentabilidade: uma mudança de paradigma.



Assinar:
Postagens (Atom)