terça-feira, 18 de junho de 2013

VIII Semana de Letras da UNIABEU: “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino”.

Primeira chamada para a semana acadêmica de Letras, desta vez com uma novidade: Serão publicados os textos das atividades apresentadas no evento no formato de um e-book (com os devidos registros oficiais de publicação!). A VIII Semana de Letras - “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino” será realizada nos dias 4 e 5 de novembro. Os interessados em publicar suas exposições deverão entregar resumo até dia 11 de agosto e o texto completo até 06 de setembro. Solicite a ficha de inscrição e proposta de atividade pelo e-mail uniabeu2let@abeu.edu.br NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO NO E-BOOK>>>> 1- Sequência: Título em Arial maiúscula e fonte 14, centralizado. Nome do autor à direita, seguido da sigla da instituição. Resumo em português e 3 palavras-chave. Resumo em inglês ou espanhol e palavras-chave no mesmo idioma. Texto dividido em: Introdução (sem numeração), Desenvolvimento (pode ter subitens), Considerações Finais (Sem numeração) e Referência Bibliográficas. 2- Formatação: Fonte: Arial 12. Margens: 3 cm. Espaçamento: 1,5 para texto. Entrada de parágrafo: 1,25 cm. Citações fora do texto: recuo de 4 cm, fonte 11, espaço simples. Citações dentro do texto (até 3 linhas): fonte 12, entre aspas, espaço 1,5. Chamada autor-data: (SOBRENOME, ano, página). Notas explicativas: no rodapé, numeradas, restritas ao mínimo possível. Referências bibliográficas: Seguir a ABNT, atentando para o fato de que os títulos devem ser em negrito, o itálico apenas para palavras em outros idiomas e aspas para ênfase. Número de páginas: 10 a 15. Sobre o Curso de Letras da UNIABEU: Formar profissionais autônomos, que sejam comprometidos com a vivência plena da cidadania e que considerem indissociável a relação ensino/pesquisa. O curso de Licenciatura em Letras da UNIABEU oferece duas possibilidades de escolha para atuação profissional, uma, para a formação em Português/Literatura e outra, para Português/Inglês. * Português/Literatura - O curso de licenciatura em Letras na graduação em Português/Literatura tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional desta área está habilitado também a exercer a atividade de revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com utilização de novas tecnologias e mídias eletrônica, como também participação em crítica literária. * Português/Inglês - O curso em licenciatura em Letras na graduação em Português/Inglês tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e as literaturas de língua inglesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional formado em Letras Português/Inglês está habilitado também a exercer outras atividades além do magistério, tais como: tradução e versão, revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com a utilização das novas tecnologias e mídias eletrônicas. Aspectos legais: Autorização: Resolução ConsUni nº 35/2007 - Publicada em 03/11/2003. Reconhecimento: Portaria nº 325 de 28/12/2012 – Publicada em 31/13/12. Coordenação: Prof. Ms. Edson de Siqueira Estarneck Outras informações sobre o Curso de Letras em http://www.uniabeu.edu.br/graduacao.php?curso=14

NO ESTADÃO: Protestos reúnem 230 mil em 12 capitais.

Newsletter O Estado de S. Paulo.
(Evelson de Freitas/Estadão). Protestos reúnem 230 mil em 12 capitais e governantes viram alvo. Ao menos 50 mil marcharam só em São Paulo e grupo tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes; no Rio, 100 mil foram às ruas e, em Brasília, Congresso teve cúpula ocupada. SÃO PAULO - Uma nova onda de protestos, maior do que as anteriores e com um leque de reivindicações mais amplo, voltou a tomar conta das ruas de importantes cidades, em diferentes regiões, nessa segunda-feira, 17. A maior, em São Paulo, reuniu ao menos 50 mil pessoas, segundo estimativa da PM. Foi a quinta na capital paulista e a primeira sem confrontos abertos com a polícia. No final da noite, um grupo minoritário tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes e foi repelido com bombas de gás. Em todo o País, cerca de 230 mil pessoas foram às ruas. As marchas foram caracterizadas sobretudo por expressões de rejeição da política institucional.
(Tiago Queiroz/AE).População aderiu em massa e mudou rosto do movimento em SPEm Brasília, manifestantes furaram o bloqueio policial e invadiram a área externa do Congresso, aos gritos de "o Congresso é nosso".
(Andre Dusek/Estadão). Cartazes com os dizeres "Fora Renan" e "Fora Feliciano" apareceram no ato, referindo-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN), e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP). No Rio, 100 mil pessoas se reuniram nas imediações da Assembleia Legislativa, que virou palco de um violento confronto. Pelo menos cinco PMs e sete manifestantes foram feridos - 1 deles a tiros -, e 77 PMs ficaram sitiados no Palácio Tiradentes. Transparência e combate à corrupção foram exigências levadas às ruas em Porto Alegre. Em Belém, a cobrança de redução dos índices de criminalidade na cidade, uma das mais violentas do mundo, apareceu com destaque. Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Maceió também registraram manifestações de rua. Os protestos se estenderam ainda para cidades do interior, como Londrina, no Paraná. Foram registrados confrontos com a polícia em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio e São Paulo. De maneira geral, os atos violentos envolveram pequenos grupos e ocorreram no fim dos protestos. Insatisfeitos. O ponto de ligação entre os manifestantes nas diferentes cidades continuou sendo o protesto contra as tarifas dos transportes urbanos. Os repórteres do Estado verificaram, porém, que aumentou a variedade de grupos de insatisfeitos que aderiram aos protestos, com novas demandas. A crítica à violência policial foi uma questão frequente. Os gastos do governo federal com a Copa do Mundo também estiveram entre os alvos. A caminhada em Salvador cobrou melhorias nos sistemas de educação e saúde pública. Os participantes receberam demonstrações de simpatia dos moradores das ruas por onde passavam em diferentes cidades. Em São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, pessoas saíram às janelas dos edifícios comerciais para aplaudir e jogar papel picado sobre a passeata. Em Belo Horizonte, motoristas improvisaram um buzinaço de solidariedade. Defensores do meio ambiente, feministas, organizações de direitos humanos, professores, e pais de manifestantes presos em atos anteriores foram alguns dos grupos que aderiram aos protestos. A quinta manifestação contra o aumento da tarifa em São Paulo, embora tenha terminado com o confronto na sede do governo, não registrou a mesma violência das anteriores. Um pouco antes da passeata, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia confirmado que a PM dessa vez não usaria balas de borracha. Bombas de gás lacrimogêneo, comuns nas manifestações anteriores, também foram recolhidas. Hora de entender. Políticos de diferentes tendências se manifestaram sobre os protestos, defendendo o direito dos manifestantes. A presidente Dilma Rousseff disse que as manifestações são "legítimas e próprias da democracia". O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou os dirigentes públicos que qualificam os manifestantes como baderneiros. "Os governantes e as lideranças do País precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos", disse. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que manifestações sociais não devem ser encaradas como "coisa de polícia". ARTUR RODRIGUES, BRUNO PAES MANSO, BRUNO RIBEIRO, BRUNO DEIRO, DIEGO ZANCHETTA, GIOVANA GIRARDI, LUCIANO BOTTINI FILHO, OCIMARA BALMANT e TIAGO DANTAS. FONTE "O Estado de São Paulo". Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,protestos-reunem-230-mil-em-12-capitais-e-governantes-viram-alvo,1043614,0.htm

domingo, 16 de junho de 2013

No Mundo Jovem: "O Estatuto da Juventude vem aí"

Jovens de 15 a 29 anos, que representam 48,6% da população nacional, terão seus direitos e deveres discriminados pelo Estatuto da Juventude, que está prestes a ser aprovado. O Senado já aprovou o projeto final do documento, mas voltará para a Câmara dos Deputados para a votação final após alguns ajustes propostos. O contraditório é que enquanto há severas críticas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e projetos propondo a redução da idade penal, surge um documento em defesa dos direitos dos jovens. O Estatuto da Juventude levanta a discussão para diferentes direitos como acesso à cultura, garantia da participação em políticas públicas, igualdade de oportunidades, direito à educação com obrigatoriedade do Ensino Médio e incentivo ao ensino superior, saúde pública e gratuita, entre outros. De acordo com a coordenadora Executiva do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal (Cedeca-DF), Perla Ribeiro, "não havia uma legislação específica para essa população que enfrenta os principais desafios da vida nessa faixa etária". Leia Mundo Jovem (Junho 2013).
Entre os grandes eixos apontados pelo Estatuto estão a saúde, a educação e o trabalho do jovem. No artigo 12, parágrafo 4º, lê-se: "É dever do Estado assegurar ao jovem a obrigatoriedade e a gratuidade do Ensino Médio, na modalidade de ensino regular, com a opção de cursos diurno e noturno, adequados às condições do educando". Com relação ao direito à saúde dos jovens, entre as diretrizes estão a criação de unidades de referência juvenil, inclusão de temáticas como drogas, doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade nos conteúdos curriculares dos diversos níveis da escola, restrição ao uso de esteroides anabolizantes, entre outras. Origem http://www.ihu.unisinos.br/noticias/519707-jovens-estao-mais-perto-de-garantir-seus-direitos Fonte "Mundo Jovem". Acesso em http://www.mundojovem.com.br/noticias/o-estatuto-da-juventude-vem-ai

NO ESTADÃO: Criança fará prova de alfabetização.

Newsletter RAFAEL MORAES MOURA / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo. Novo exame nacional do MEC vai avaliar estudantes de 8 anos de idade da rede pública no fim do 3º ano do ensino fundamental. Crianças do 3.º ano do ensino fundamental terão de fazer uma prova que vai avaliar a alfabetização em todo o País. O Ministério da Educação (MEC) formalizou ontem a criação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que deverá conferir, a partir deste ano, a qualidade e a eficiência do ciclo do 1.º ao 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas de forma censitária. "Entendemos ser extremamente importante a avaliação porque vai permitir ao Brasil avançar na meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. A avaliação será fundamental para que gestores possam colocar em prática as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)", disse, em nota, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa. A prova estava prevista no Pnaic, publicado em julho, que já falava em uma "avaliação externa universal do nível de alfabetização ao final do 3.º ano do ensino fundamental". Segundo o Estado apurou, a avaliação será feita já a partir deste ano, com estudantes de escolas públicas que estiverem concluindo o 3.º ano do ensino fundamental. Uma nova portaria, regulamentando a ANA, deverá ser publicada nas próximas semanas. Ainda não foram divulgadas previsões de gastos. A criação de uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças foi antecipada pelo próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em março. Na época, Mercadante comentou que o novo exame seria uma ampliação da Provinha Brasil, que avalia o estágio de alfabetização de estudantes do 2.º ano do fundamental. "A Provinha Brasil é amostral. Nós faremos um exame nacional para ver a qualidade da alfabetização", disse Mercadante. Críticas. A criação "desnecessária" de mais uma avaliação é uma das críticas levantadas pelo professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse. "Além da Provinha Brasil, existem também outras provas no âmbito dos Estados. E as crianças muito pequenas não têm autonomia para participar de uma avaliação externa." Já o caráter censitário - mais custoso aos cofres públicos - é visto com ressalvas pela diretora executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz. "A avaliação poderia ser amostral. Com a Prova ABC (que avaliou crianças em 2011 e 2012), comprovamos que é possível monitorar o nível de alfabetização dos alunos." O consultor Alexandre Oliveira, sócio-fundador da Meritt Informação Educacional, ainda alerta para a demora - que pode chegar a dois anos - no recebimento dos resultados de algumas avaliações externas pelas escolas. "Em menos de um ano após a prova, já daria para serem divulgados os primeiros resultados." / COLABOROU DAVI LIRA. Fonte ESTADÃO. Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,crianca-fara-prova-de-alfabetizacao-,1040942,0.htm

ICIM 2013 - Congresso Internacio​nal em Inovação e Gestão: Chamada de Trabalhos

02, 03 e 04 de dezembro de 2013. EDUCAR PARA INOVAR, INOVAR PARA SUSTENTAR. Áreas Temáticas do Congresso: 1. Cidades Inovadoras e Sustentáveis. 2. Energias renováveis. 3. Educação e sustentabilidade. 4. Inovação em saúde. 5. Gestão e liderança. 6. Economia Criativa e Economia Verde. 7. Novas Tendências e Temas Emergentes. 8. Design Thinking. Principais objetivos do ICIM 2013: a) Apresentar ideias de pesquisadores internacionais e brasileiros, reunindo profissionais especializados em áreas relacionadas aos temas educação, inovação e sustentabilidade e outros grupos de interesse; b) Promover a aproximação entre conhecimento científico e mercado para o desenvolvimento de projetos inovadores; c) Identificar tecnologias com potencial para gerar soluções para problemas sociais, econômicos e ambientais. d) Promover a atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no plano acadêmico e nos setores público e privado; servindo de interlocutor no diálogo necessário visando a Sustentabilidade. e) Aproximar os conhecimentos oriundos de pesquisas sobre inovação e gestão com o intuito de contribuir para novas estratégias em tempos de mudanças. f) Disseminar metodologias prospectivas para que diferentes públicos e organizações possam identificar caminhos inovadores que levem a um futuro sustentável. g) Produzir conhecimento a partir de uma perspectiva proativa em relação à Gestão e a Sustentabilidade. h) Articular redes diversas, que permitam acesso ao conhecimento dos interessados em gestão com bases de excelência com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. Estão abertas as inscrições para os trabalhos do próximo ICIM 2013 idealizado pelas Universidades: Wuhan Tecnologia, Yamaguchi, Tilburg e PUC SP, a ser realizado na PUCSP Brasil. Envie seu trabalho acadêmico e cientifico até 31 de agosto de 2013. Informações quanto a submissão dos trabalhos, podem ser vistos em: http://www.pucsp.br/icim. Contamos com o seu apoio na divulgação e submissão de trabalhos acadêmicos para esse importante Congresso Internacional que aborda o tema da Inovação e a Sustentabilidade . Atas: Todos os trabalhos aceitos serão incluídos nas Atas de Conferência de Artigos em 2013 (digital e impressa). Revista: Artigos selecionados serão publicados na Revista Internacional de Inovação e Sustentabilidade RISUS (http://revistas.pucsp.br/risus). Pelo menos um dos autores do estudo é necessário para registrar-se no Congresso para a conferência antes do prazo de início. Formatação do trabalho: a) O Inglês é a língua oficial do ICIM 2013, porém serão aceitos trabalhos em português e espanhol. b) Cada trabalho deve conter de 3.000 palavras a um máximo de 10.000 palavras. c) Os documentos devem estar em formato MS Word doc / docx e submetidos online. d) Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para o seguinte endereço: nef@nef.org.br. e) Para trabalhos em português, as referências devem ser traduzidas para o inglês e no final o texto em português – (In Portuguese). Os trabalhos necessitam também ter informações principais em inglês, tais como nome da Instituição, departamento, entre outros. f) Para obter informações detalhadas sobre as normas editoriais, consulte os requisitos de formatação em: http://revistas.pucsp.br/index.php/risus/about/submissions#authorGuidelines. Contamos com a sua contribuição de pesquisa acadêmica e profissional. Atenciosamente Comitê Científico ICIM 2013 PUC SP: http://www.pucsp.br, Wuhan: http://public.whut.edu.cn/outweb, Yamaguchi: http://www.yamaguchi-u.ac.jp/english/, Tilburg: http://www.tilburguniversity.edu ICIM 2013 - Strategic Management for Sustainable Development: From 2 until 4 December 2013 - Education for Innovation, Innovation for Sustainability. Thematic Areas: 1.Sustainable and Innovating Cities. 2.Renewable Energy. 3.Education and Sustainability. 4.Innovation in Health. 5.Management and Leadership. 6.Creative Economy and Green Economy. 7.New Trends & Hot Issues. 8.Design Thinking. Main Objectives of ICIM 2013: a) Present ideas of international and Brazilian researchers, bringing together experts in fields related to the theme and other groups of interest; b) Bring near knowledge’s arising from researchers about innovation and management with intention of contribute for new strategies in changing times; c) identify technologies with the potential to generate solutions to social, economic and environmental. d) Promote activities of research and development (R&D) in the academic level and public and private sectors, to be useful in dialogue for Sustainability; e) Promote proximity between scientific knowledge and the market for the development of innovative projects; f) To disseminate foresight methodologies for different audiences and organizations to identify innovative ways that lead to a sustainable future. Produce knowledge from a proactive perspective towards management and sustainability; g) Articulate various nets allowing access to knowledge to stakeholders in excellence in management to promote Sustainable Development. CHAMADA DE TRABALHOS / call for papers icim2013 Wuhan University of technology, Yamaguchi, Tilburg e PUC SP Universities. Dear Colleague, We invite you to inscribe for academic activities in next ICIM 2013 idealized by the Universities: University of Technology, Yamaguchi, Tilburg and PUC SP, to be held in PUC-SP Brazil. Submit your academic and scientific paper until 31 August 2013. More information about submission of papers in: http://www.pucsp.br/icim. We are looking forward to your support for promote and submission of academic paper for this important international conference about Innovation and Sustainability. Annals: All papers approved will be include in Annals of Conference of Articles in 2013 (digital and in print). Magazine: Papers selected will be published in RISUS – Revista Internacional de Inovação e Sustentabilidade <http://revistas.pucsp.br/risus. For each article accepted at ICIM 2013, it is required to have at least one of the authors registered at the main conference before 2 December 2013. Paper Presentation Format: f) The English is an official language in ICIM 2013, however will be accepted also papers in Portuguese and Spanish. g) Each paper should contain a 3.000 minimum words to 10.000. h) The papers should be in MS-Word Format. i) Please submit your paper via e-mail to nef@nef.org.br. j) For more detail information about submission rules, consult the requirements of paper presentation format in . We are looking forward to your contribution for professional and academic research. Yours Respectfully. ICIM 2013 Scientific Committee. PUC SP: http://www.pucsp.br, Wuhan: http://public.whut.edu.cn/outweb, Yamaguchi: http://www.yamaguchi-u.ac.jp/english/, Tilburg: http://www.tilburguniversity.edu Divulgação recebida via Prof. Alessandro Rosini(por e-mail).

sábado, 15 de junho de 2013

Estação das Letras

Formação de revisores e copidesques. Ementa: O curso objetiva formar profissionais habilitados a trabalhar na área de editoração como editores de texto, copidesques e revisores de provas. Exercícios diversos. Professor: Alvanísio Damasceno – Jornalista; desde os anos 1980 é revisor, preparador de originais, redator e divulgador em editoras como Record e Ediouro.
O escritor e o mercado editorial – Caminhos para a publicação. Ementa: Como funciona a indústria do livro e o mercado editorial. Os diferentes papeis (autor/editor/indústria) e suas convergências. O que significa ser autor hoje? Quais os caminhos possíveis de trilhar para ter seu livro publicado e lido? A viagem do livro na contemporaneidade, dos originais à mesa do editor, suas principais etapas. Curso destinado a profissionais da indústria do livro e escritores que desejam ingressar no mercado conhecendo-lhe as regras. Dia 09/07 – Da a análise, seleção de originais, escolha e lançamento de livros. Gêneros e mercado: ficções, clássicos e ensaios. Dia 16/07 – O escritor no mercado de livros digitais. Dia 18/07 – Da escritura à preparação de originais para o mercado de livros infantis e juvenis. Professor: diversos profissionais da área editorial a confirmar. Estação das Letras: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Lojas 107/108 :: Flamengo. Rio De Janeiro, RJ22230-060. Tel.: (21) 3237-3947

sexta-feira, 14 de junho de 2013

VIII Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – SIMPED: de 03 a 05 de setembro

Tema: Teoria e Prática na Educação: Com a Palavra, o Professor. DATAS IMPORTANTES: Inscrições: 20 de abril a 30 de agosto de 2013. Submissão de Trabalhos: Até Sabado 15 de junho de 2013. Divulgação dos Resultados: A partir do dia 13 de julho de 2013. SUB-TEMAS: Convidamos você a participar desse relevante evento científico, enviando um ou mais artigos relacionados a um dos seguintes sub-temas. v Alfabetização na Idade Certa v Cidadania e Cultura v Colégios de Aplicação e suas relações com as Instituições de Ensino v Educação à Distância v Educação Ambiental v Educação Inclusiva v Formação Continuada v Formação de Professores v Fundamentos, Práticas e Metodologias de Ensino v Linguagem e Mídias v Memória: Instituições e Professores. OBSERVAÇÕES: 1 – Os participantes com apresentação de trabalho deverão encaminhar o artigo para o site: www.aedb.br/ssa, na íntegra; 2 – O resumo deverá conter entre 100 a 250 palavras (O resumo deverá ser inserido no corpo do artigo, em um único arquivo e abaixo do título); 3 – No ato da inscrição, para apresentação de trabalho, o participante indicará o sub-tema e modalidade escolhida dentro das seguintes opções: pôster, relato de experiência e comunicação científica; 4 – Quando o trabalho apresentar mais de um autor, o certificado será conferido apenas àquele que efetivou o pagamento da inscrição e apresentação no dia e horário determinado pela Comissão Organizadora do SIMPED; 5 – Maiores informações sobre propostas e normas: www.aedb.br/simpedem no link TRABALHOS. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO – AEDB: Sra. Maria Sylvia Simon Esteves – Presidente. FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO – AEDB: Prof. Antonio Carlos Simon Esteves. COORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPGE: Profa. Silvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenadora. Comissão Organizadora: Prof.ª Ms. Sueli Sardinha Guedes - Coordenação Geral, Prof.ª Ms. Alice Kulina Simon Esteves, Prof.ª Ms. Angela Maria da Silva Campos, Prof.ª Ms. Érica Fernandes Costa Duarte, Prof. Ms. Luiz Sérgio Sarahyba, Prof. Ms. Pedro Aldo Rabanal Ramirez, Profa. Célia Cristina Peres de Oliveira, Adm. Julia Beatriz Matos Simon Esteves. Comissão Científica: Prof.ª Dr.ª Nilza Magalhães Macário (AEDB) – Presidente, Prof.ª Dr.ª Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ), Prof.ª Dr.ª Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP), Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Tavares de M. Danelon (AEDB), Prof.ª Dr.ª Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun (UERJ), Prof. Dr. Pedro Paulo de Souza (AEDB), Prof.ª Dr.ª Valéria Marques de Oliveira (UFRRJ), Profa.ª Drta. Vera Lúcia da Silva Almeida (AEDB / UNISO). Secretária Geral: Camila Alves de Souza. Estagiária da Coordenação de Educação: Stefany Cunha Pereira de Souza. Relações Públicas: Ocimar da Silva. Assessoria de Imprensa: Virgínia Calaes. INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Informações adicionais poderão ser obtidas no portal http://www.aedb.br/simped, no endereço eletrônico simped@aedb.br ou pelo telefone (24) 3383.9000, de 2ª feira a 6ª feira, das 9h às 12h.

Notícias do Blog da Audiodescrição: LAMPIÃO E LANCELOTE

AMIGOS PRA VALER!, VER COM PALAVRAS E SESI, convidam para a peça com audiodescrição: "LAMPIÃO E LANCELOTE", de Fernando Vilela, com direção de Debora Dubois e direção musical de Zeca Baleiro. Data: 28 de junho (sexta-feira); Horário: 20:30 horas; Local: Teatro do SESI-SP; Endereço: Avenida Paulista 1313 (junto do metrô Trianon). Garanta já seu convite, serão somente 45 lugares para pessoas com deficiência e 25 amigos voluntários, enviando email para: amigospravaler@amigospravaler.org, ou ligando para: 99594-9875. Sinopse: a peça conta a história de um encontro inusitado entre um cavaleiro medieval e um cangaceiro do Nordeste. Lancelote, o melhor da Távola Redonda do Rei Arthur, desafia Lampião, o cangaceiro mais famoso do Nordeste Brasileiro. O espetáculo nos mostra as sutis semelhanças entre dois universos que parecem a princípio muito distantes. ORIGEM: Amigos Pra Valer. Fonte Blog da Audiodescrição. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/06/lampiao-e-lancelote.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Curso de Música Capacitando: Ensino com a qualidade de quem é feliz e canta.

Desenvolva seu talento no Curso de Música Capacitando. Nessa escola você aprende tocando. Curso de Musicalização Infantil com nova proposta musical pedagógica para crianças. Introdução Musical (2 a 4 anos). Alfabetizaçõ Musical(a partir de 5 anos). Aprenda a tocar Guitarra, Violão, Bateria, Contra-baixo, Teclado, Instrumento de sopro, Canto e outros... Aulas individuais ou em Grupo - Informações nos telefones: (21) 3066-3008 e 8885-1214(oi). - Endereço: Rua Manoel Serra, 139 - Nilópolis / RJ (próximo ao Hotel Premier). Direção: Manuella Martins & Ulisses Lopes.

Notícias da escritora Raquel Mara Lopes Correia.

FESTIVAL DA MANTIQUEIRA>>> Prezados amigos das Letras e das Artes, Está chegando um importante evento que vocês não devem perder. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) vai montar o Espaço Cassiano Ricardo dedicado a escritores e artistas joseenses no VI Festival da Mantiqueira. Instalado na Praça Cônego Antonio Manzi, o estande irá valorizar e abrir espaço para a divulgação, comercialização e lançamentos de produções literárias de escritores locais. Neste ano, foram selecionados 70 livros de 35 escritores de São José dos Campos, também haverá lançamentos e intervenções musicais e literárias com o Grupo Lírica e Prosas, Mato Adentro Gente Afora. Para encerrar, haverá uma apresentação literária musical com Marcus Groza e Charles Lima. O Espaço Cultural Cassiano Ricardo vai funcionar no sábado (15) das 9h às 20h30 e no domingo (16) das 9h às 18h. Esta é a sexta edição do Festival Mantiqueira informações no site do evento estão no site: www.festivaldamantiqueira.com.br realizado em parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo. PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO CASSIANO RICARDO: Sábado - 15 de junho: 9h Oficina de Criação Literária: Trovas Coordenação: Dyrce Araújo, Christina Hernandes e Myrthes Masiero (Espaço Cassiano Ricardo). 10h Cordel e Poesia no Cotidiano Paulo Barja (Salão de Palestras) Intervenção Poética Eugênia Sereno - Serranos Menestréis Grupo Líricas e Prosas Mato Adentro, Gente Afora (Coreto). 11h00 Premiação da I Antologia de Contos e Poesias do 1º Prêmio SFX de Literatura 2013 (Espaço Cassiano Ricardo). 11h30 Intervenção Poética: Eugênia Sereno - Serranos Menestréis Grupo Líricas e Prosas Mato Adentro, Gente Afora (Coreto). 12h Desafios poéticos - Poemas Acredoces José Moraes e Zenilda Lua (Salão de Palestras). 13h30 Show musical: Orquestrinha São Xico (Coreto). 14h30 Lançamentos com conversa com Autores (Espaço Cassiano Ricardo). Sandra Lúcia de Vasconcelos Borges – "Histórias de Assombração". Raquel Mara Lopes Correia – "Quem ama, nunca desiste". Stefânia Andrade – "Que profissão eu quero ter?" 16h15 Intervenção Poética - Serranos e Menestréis (Espaço Cassiano Ricardo). 16h30 Lançamentos - Conversa com Autores (Espaço Cassiano Ricardo). Sandro Luiz Cuesta – "Chegando perto". Paulo Barja – "Cordel de Modernismo". Reginaldo Poeta Gomes – "Pra não chover nos ombros do meu amor". Dennis Marques de Freitas – "Antologia Poética". Domingo - 16 de junho: 10h Palestra: Retecendo o Amanhã>> Moacyr Pinto e Convidados (Salão de Palestras). 10h30 Lançamento - Conversa com os Autores (Espaço Cassiano Ricardo). Sandra Regina Guimarães Araújo – "A aventura de Kiko". Carlos José dos Santos - "O dia em que tentaram virar os pés do Curupira". 12 Palestra: Eugênia Sereno Rita Elisa Seda (Salão de Palestras). 13h30 Show musical: Brincando com a Viola - Quinteto da Viola (Coreto). 14h30 Lançamentos e conversa com Autores (Espaço Cassiano Ricardo). Glauce Leite – "Princesinhas do século XXI". Rita Elisa Seda – "Nha Chica". 15h00 Sarau: Eugênia Sereno Grupo Líricas e Prosas Mato Adentro Gente Afora (Coreto). 16h30 Poemas e Música: Marcus Groza e Charles Lima (Espaço Cassiano Ricardo). Fonte Raquel Correia
Acesso em http://raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

UNIABEU: Revista e-scritaChamadas para o v. 4 n.3 de 2013.

A revista e-scrita receberá até o dia 15 de junho as contribuições para o v.4 n.3 mai/ago de 2013. O número consistirá em resenhas e artigos para as seções: Estudos Literários, Ensino-aprendizagem e Estudos Linguísticos. Serão também aceitos artigos para o dossiê “O século XIX revisitado”. Data limite: 15/06. Obs: Chamada para o v.4 n.4, set/dez de 2013 O número consistirá em resenhas e artigos para as seções: Estudos Literários, Ensino-aprendizagem e Estudos Linguísticos. Serão também aceitos artigos para o dossiê “Brasil, Portugal e África: interfaces”. Data limite: 15/09. Acesso em http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/re

terça-feira, 11 de junho de 2013

Palestra "Os limites da constituição: o caso da Alemanha" no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) convida para a palestra: - Os limites da constituição: o caso da Alemanha Palestrante: Rainer Schmidt, Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, Departamento de Ciência Política/USP. 14 de junho, 14h-16h. *Não é necessario fazer inscrição previamente. Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Rua da Matriz, 82 - Botafogo. Curta a página do IESP no facebook: https://www.facebook.com/uerj.iesp Fonte Amanda Julião. (via e-mail).

CCE PUC - Rio

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Unicamp amplia bônus para inclusão Social no vestibular

Newsletter RICARDO BRANDT - Agência Estado. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai dobrar a bonificação dada aos alunos oriundos de escola pública e autodeclarados negros, índios ou pardos, pelo seu Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), no vestibular de 2014. O programa criado em 2004 dá bônus na segunda fase do vestibular e é uma alternativa à política de cotas do governo federal, que reserva vagas nos cursos. Na quinta-feira, 6, o Conselho Universitário (Consu) aprovou a elevação desses bônus de 30 pontos para 60 pontos para alunos que cursaram todo ensino médio em escola pública e de 10 para 20 para os autodeclarados negros, índios e pardos. "Podemos chegar a 40% de alunos provenientes de escola pública já no próximo vestibular com esse aumento", afirmou o reitor da Unicamp, José Jorge Tadeu. "Inclusão é uma questão importante para a universidade." Em 2012, o equivalente a 32% (1.099 dos 3.435 vestibulandos) entraram na Unicamp por meio do programa vindos de escolas públicas, segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). A decisão de levar ao Consu a proposta de ampliar a bonificação veio após análise de desempenho de quatro turmas formadas com o Paais (2005 a 2008). "Os alunos ser saíram muito bem e concluíram o curso nas mesmas condições dos não bonificados. Os resultados mostraram o sucesso do País em fazer inclusão com manutenção da qualidade dos profissionais formados e deram segurança para avançar ainda mais", explicou o reitor. Duas propostas que chegaram a ser debatidas internamente pela equipe do novo reitor - a de ampliar para 30 a bonificação para autodeclarados racialmente e trazer o Paais também para a primeira fase do vestibular - não foram levadas ao Consu. "Achamos melhor sermos prudentes e fazer uma ampliação para 20, avaliar de novo, para ver se continuaremos a crescer", explicou Tadeu. ProFis: Tadeu defende que a Unicamp vai atingir o nível de inclusão de 50% de alunos oriundos de escolas públicas que tem sido defendido, tanto pelo governo federal como pelo governo estadual. "Acredito que podemos chegar nesse número. Temos vários caminhos, como o Paais, temos o ProFis, que estamos estudando ampliar. E têm outras iniciativas propostas que a universidade ainda não discutiu, mas que podemos considerar, se vierem a complementar essa necessidade de fazer inclusão", afirmou o reitor. O ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), uma alternativa ao vestibular, forma os melhores alunos da rede pública por um período de dois anos para entrarem na universidade, sem a necessidade do processo seletivo convencional. Criado em 2010, o sistema oferece 120 vagas na Unicamp e a partir do segundo semestre sua ampliação deve começar a ser discutida. Fonte O Estado de São Paulo. Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/geral,unicamp-amplia-bonus-para-inclusao-social-no-vestibular,1040879,0.htm

segunda-feira, 10 de junho de 2013

iMasters InterCon Dev +WordPress

29 de junho de 2013Hotel InterContinental, São Paulo/SP. Uma variação do principal evento de tecnologia do país, mas dedicado inteiramente ao WordPress. SOBRE O EVENTO: O iMasters InterCon Dev é um ciclo de congressos técnicos para desenvolvedores, reunindo cerca de 400 pessoas por edição, sempre focados em alguma tecnologia aberta. O ciclo nasce como uma variação do iMasters InterCon, principal congresso do setor, que acontece desde 2003 em São Paulo. O InterCon Dev +WordPress terá um foco mais avançado na plataforma, se tornando o principal evento de WordPress da América Latina. O evento não tem fins lucrativos e a metade dos custos é coberto pelo iMasters. No evento também será lançado um framework WP open source para a comunidade brasileira. O evento, apresentado por Luli Radfahrer, acontece no dia 29 de junho, no Hotel InterContinental, em São Paulo. Palestrantes:>>>> • Luli Radfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, de onde também é professor há mais de dez anos, colunista da Folha de São Paulo, e curador do iMasters InterCon. Trabalha com internet desde 1994, quando fundou a Hipermídia, uma das primeiras agências de comunicação digital do país, hoje parte do grupo Ogilvy. Saiu em 96 para fundar seu estúdio, onde atendeu AlmapBBDO, MTV, FIAT, Leo Burnett, VISA, Volkswagen e Camargo Corrêa. Em 99 foi para a StarMedia de Nova York assumir a Vice-Presidência de Conteúdo. De volta, criou a dpz.com, divisão digital da agência de propaganda DPZ. Em 2002 trabalhou em Londres, com projetos de TV Interativa e comunicação wireless. Voltou como consultor, tendo como clientes a AOL Brasil (redesenho e reestruturação do conteúdo) e o McDonald’s (projeto de conteúdo para o McInternet). Desenvolve, segundo seus amigos, “projetos meio malucos” para empresas no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Oriente Médio. É autor dos livros “Design/web/design” e “Design/web/design:2”, considerados referência para a área, e “A Arte da Guerra Para Quem Mexeu No Queijo Do Pai Rico”, uma análise crítica e bem-humorada do ambiente corporativo. • Leandro Vieira (Sócio-Diretor da Apiki), Uma das grandes referências de WordPress no Brasil. Sócio-fundador e Diretor de Tecnologia da Apiki WordPress, grande entusiasta e evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de seus cursos, palestras e bate-papos. • Bernard de Luna (Product Coordinator na Estante Virtual), Especialista em Sexy web projects, liderou o time de Front-end na Petrobras, dirigiu o setor criativo na Melt DSP e atualmente é Product Coordinator na Estante Virtual. Também atua como Palestrante e consultor sobre Front-end e Design funcional. • Giovanni Keppelen (Front-end Engineer/Coordinator na Mobicare), Co-fundador da BrazilJS Foundation, idealizador e organizador do Front in BH, Rio.JS. Já foi Front-end Engineer/Tech Leader no Peixe Urbano, hoje é Coordenador Front-end na Mobicare, a frente de grandes projetos como OI, TIM, FON, sempre focado em performance. Graduando em Produção Multimídia na UNI-BH • Ricardo Zein (Coordenador de desenvolvimento da XYZ Live), Trabalha com desenvolvimento web há 10 anos. Já coordenou equipes em agências de publicidade como DM9 e B/Ferraz. HTML5, CSS3, JavaScript, PHP e -- principalmente -- WordPress é onde se sente em casa. Atualmente é coordenador de desenvolvimento da XYZ Live. • Leonardo Balter, Representante Mozilla e desenvolvedor FrontEnd na Estante Virtual além de membro do RioJS. Apaixonado pela Web e tecnologias abertas que a integram, atualmente está engajado em alguns projetos open source como o B2G, MDN e outros relacionados a OpenData no Brasil. • Vinícius Massuchetto, Analista de sistemas, formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná. Defensor do software livre, faz parte da organização do WordCamp Curitiba. • João Batista Neto (Desenvolvedor Sênior do iMasters), É engenheiro de aplicações e trabalha com ambiente web desde 2000 em diversas linguagens, como Java e PHP, dedicando esforços ao desenvolvimento de bibliotecas reutilizáveis para a comunidade. Especialista em integração de sistemas, possui várias bibliotecas reutilizáveis publicadas como open-source para a comunidade, como biblioteca Cielo, PayPal, ECT (Correios), BuscaPé, Lomadee, Twitter, Facebook entre várias outras. É administrador do fórum iMasters e iMasters Code, onde compartilha conhecimento com a comunidade de desenvolvedores. Também é autor de cursos no iMasters PRO. • Alexandre Gaigalas (Software Engineer do Yahoo!), Software Engineer do Yahoo!, desenvolvedor entusiasta de PHP, arquiteturas RESTful e Web Semântica. É membro atuante da comunidade PHPSP. • Leo Germani (Sócio-fundador do Hacklab), Leo Germani trabalha com desenvolvimento Web desde o século passado e com WordPress há uns cinco anos. Desenvolveu e publicou diversos plugins. Em 2008, um de seus plugins foi ganhador do primeiro lugar na categoria Plugins Compatíveis com WordPress MU no prêmio promovido pelo site WeblogToolsCollection. É sócio-fundador do Hacklab, onde desenvolveu projetos em WordPress como o Catraca Livre e o Toque no Brasil. • Erick Tedeschi (Security Officer na Abril), Security Officer na Abril desde 2010, exercendo o mesmo cargo no Banco Itaú nos 3 anos anteriores. É analista de Segurança da Informação, realiza testes de penetração em aplicativos WEB, desenvolve em C e PHP nas horas vagas e em projetos pessoais e OpenSource. • Reinaldo Ferraz (Especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil), Especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil. Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha há mais de 12 anos com desenvolvimento web. Apaixonado por acessibilidade, usabilidade, padrões web, HTML, CSS, Star Wars e café sem açúcar. • Clécio Bachini (Sócio-Diretor da Soyuz), Fundador, Sócio e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Soyuz Sistemas. Foi professor de tecnologias Web no Centro Paula Souza e já palestrou em eventos como Web Expo Forum, Front In Londrina e Road Show TI do SENAC. Especializou-se em simplificar a interface entre o ser humano e dispositivos digitais e, no momento, dedica-se à Open Web Platform, Internet das Coisas, BI e Visualização de Dados. É desenvolvedor Web desde 1997 e é certificado em HTML5 pelo W3C Escritório Brasil. • Fábio Ricotta, Fundador da Mestre SEO, O Fábio é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá e desde 2005 trabalha profissionalmente com Internet e SEO. No final de 2007, viabilizou juntamente com o Elias Dasilva a MestreSEO, com a idéia principal de prestar consultoria de SEO para o Brasil. Hoje, a MestreSEO é uma referência nacional no assunto. Fábio Ricotta dedica parte de sua jornada anual investindo em sua capacitação, palestrando em eventos nacionais, tais como SMX São Paulo, Social Media Brasil, EDTED, ExpOn, Search Labs, SEO Camp, Uai SEO, CoéSEO, TcheSEO, Digitalks e participa ativamente de eventos internacionais, tais como SMX East, SMX Advanced, SMX West, SEOmoz PRO Seminar, Pubcon, junto de seus colegas na empresa. Hoje, Fábio Ricotta ministra o curso de SEO da MestreSEO, com palestras também de Frank Marcel, que já superou a marca de 15 turmas, somando mais de 800 profissionais capacitados na área. • Edu Agni (UX Designer do iMasters), Trabalha há nove anos com projetos nas áreas de usabilidade, interface, interação, criação e web standards. Atualmente é UX Designer no iMasters, curador da área de design da Campus Party e professor dos cursos de Direção de Arte da SAIBADESIGN. • Ricardo Moraleida, Desenvolvedor faz-tudo, especialista em temas e plugins para WordPress. Ex-Gerente de Projetos, Ex-Relações Públicas. Voluntário no Codex, Fórum Brasileiro, WordPress StackExchange e do WP Theme Review Team. • Hugo Cisneiros (Infrastructure Specialist na Movile), Usuário de Linux desde 1997, é um aracajuano que tem vasta experiência com sistemas Linux para a Internet, trabalhando com sites e portais que recebem alta carga e muitos usuários, inclusive feitos em WordPress. Atualmente trabalha principalmente com infraestrutura e cloud computing, mas está sempre ligado com desenvolvimento. Local:**** Hotel InterContinental - Alameda Santos, 1123 - Jardim Paulista São Paulo - SP. CEP: 01419-001. Tel: (11) 3179-2600 FONTE http://intercon.imasters.com.br/dev/wordpress/#speakers

domingo, 9 de junho de 2013

Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp ainda não aproveitam potencial das redes sociais.

Newsletter Carlos Lordelo - O Estado de S. Paulo. Esta é a conclusão de pesquisa de mestrado apresentada no ano passado à ECA-USP. Giseli Adornato, de 33 anos, é a funcionária mais nova da biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Talvez isso ajude a explicar por que ela criou, em 2009, o perfil do órgão no Twitter https://twitter.com/bibliotecafea), hoje com cerca de 3,4 mil seguidores. “Precisávamos de mais canais de comunicação com nossos usuários, que estão sempre ligados nas redes sociais”, diz. Em 2011, Gisele e colegas lançaram o blog bibliotecafea.com. Eles usam os canais para divulgar produtos e serviços, como aquisições de livros e tutoriais. (foto do arquivo pessoal).A bibliotecária Giseli Adornato é chefe da seção de atendimento ao usuário da biblioteca da FEA-USPAo buscar trabalhos acadêmicos em sua área de formação, a Biblioteconomia, ela não encontrou nada que falasse de mídias sociais. Daí veio a ideia de pesquisar o tema no mestrado. A dissertação Uso das Ferramentas de Redes Sociais em Bibliotecas Universitárias: Um Estudo Exploratório na Unesp, Unicamp e USP foi apresentada no ano passado à Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Giseli descobriu que quase metade das 101 bibliotecas das universidades paulistas está nas redes sociais, em especial no Facebook e no Twitter. “Apesar das vantagens dessas ferramentas, elas ainda não são bem utilizadas para interagir com o público”, afirma. “As redes permitem uma comunicação mais informal e dinâmica e podem servir para atrair visitas de novos usuários.” Chefe da seção de atendimento ao usuário na biblioteca da FEA-USP, Giseli deve criar em breve uma página institucional no Facebook. A biblioteca está na fase final de uma reforma que ampliou a estrutura física de 1,5 mil para 5 mil m². A bibliotecária comemora. Afinal, não faltarão novidades para ela postar na rede. Fonte O ESTADO DE SÃO PAULO (ESTADÃO) Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,bibliotecas-da-usp-unicamp-e-unesp-ainda-nao-aproveitam-potencial-das-redes-sociais,1031673,0.htm

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Curso de Francês - UNIFACS

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Capacitaçã​o de Tutores - Inscrições Abertas

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Notícias do prof. Paulo Henrique Colonese: Revista de Manguinhos lança blog - cadastre-se.

Objetivo é ampliar o número de leitores e abrir espaço de discussão dos artigos publicados. Novos espaços de comunicação da revista científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC) terão também versões em inglês. A partir de 6 de junho, História, Ciências, Saúde - Manguinhos vai lançar mão das redes sociais para difundir seu conteúdo por novas fronteiras. No mesmo dia em que estreia uma página no Facebook e um perfil no Twitter, a revista lança seu blog. Estas páginas vão ampliar o alcance e as possibilidades de leitura dos textos publicados, agregando-lhes diferentes abordagens e pontos de vista, por exemplo através de entrevistas com os autores e da troca de ideias com os leitores. Com linguagem mais leve, seus novos espaços de comunicação pretendem atrair pesquisadores, estudantes, professores, jornalistas e muitos outros interessados na história das ciências e da saúde. Além de fortalecer a presença em regiões de língua portuguesa e espanhola, HCS-Manguinhos quer aumentar sua visibilidade internacional. Para isso, tanto os perfis nas redes sociais quanto o blog terão versão em inglês em breve. "Tais braços online estimularão o acesso aos artigos, aumentarão seu impacto, inclusive nos indexadores internacionais. A produção de conteúdos na revista será dinamizada por sua capacidade maior de atrair colaboradores e como feedback das informações postas em circulação nas redes sociais. A maior interação com leitores e outros 'pares' há de gerar novos conhecimentos", afirma o editor científico da revista, Jaime Benchimol, em texto publicado no blog. Um dos principais ganhos trazidos pelas novas ferramentas de comunicação em rede é o encurtamento do tempo que os artigos levam para chegar a pesquisadores de outros países e continentes, comenta a editora executiva de HCS-Manguinhos, Roberta Cardoso Cerqueira. "Nossa principal meta é induzir citação de artigos, atrair mais leitores que citem a revista e dêem maior amplitude a nosso trabalho", acrescenta ela. A nova investida da revista no mundo virtual tem o respaldo da Scielo, biblioteca digital que abriga uma coleção de periódicos científicos de primeira grandeza do Brasil, da América Latina e da Península Ibérica. A Scielo tem incentivado essas publicações a ingressarem nas redes sociais, de forma a ampliar os acessos a seus conteúdos. "A notável qualidade da pesquisa original que publica História, Ciências, Saúde - Manguinhos constitui uma fonte excepcional de conteúdos para tradução, transferência, adaptação e divulgação no blog; e a partir do blog para as diferentes instâncias de redes sociais. (...) Vemos a iniciativa como pioneira e com todas as condições e perspectivas de sucesso e, principalmente, como exemplo a ser seguido pelos outros periódicos Scielo", afirma o Coordenador do Programa Scielo/Fapesp, Abel Packer, em entrevista concedida ao blog. Serviço: Blog: www.revistahcsm.coc.fiocruz.br Facebook: www.facebook.com/revistahcsm Twitter: www.twitter.com/revistahcsm (Ascom Museu da Vida / Fiocruz) Prof. Paulo Henrique Colonese. Correio Eletrônico: coloneseph@globo.com Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1432256231448414 LabAGeo - Laboratório Aventuras Geométricas - http://br.groups.yahoo.com/group/LabAGeo/

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Curso de Extensão "A nova retórica de Chaïm Perelman" na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro .

(para melhor visualização clique na imagem). Curso de Extensão "A nova retórica de Chaïm Perelman: teoria, lógica e prática da argumentação". A NOVA RETÓRICA DE CHAÏM PERELMAN: TEORIA, LÓGICA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO. "O recurso à argumentação supõe o estabelecimento de uma comunidade de espíritos que, enquanto dura, exclui o uso da violência” (Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca). Professor: André Magnelli - Doutorando em Sociologia. Período: De 10/07/13 a 11/09/13. Julho: 10/07, 17/07, 31/07. Agosto: 07/08, 14/08, 21/08, 28/08. Setembro: 04/09, 11/09. Horário: Quartas-feiras, das 11h às 12h40. Carga horária: 18 h/a. Ementa: O curso de extensão tem o propósito de apresentar a teoria, a lógica e a prática da nova retórica (também conhecida como teoria da argumentação), elaborada por Chaïm Perelman e L. Olbrechts-Tyteca no Tratado da argumentação (1958), considerado um marco no ressurgimento da retórica no século XX, realizado por meio do resgate da tradição aristotélica da Retórica e dos Tópicos. Em primeiro lugar será apresentado o posicionamento da nova retórica em relação à filosofia, à dialética e à lógica formal. Em seguida, estudaremos os fundamentos da teoria da argumentação, sua estrutura, sua lógica e suas técnicas. Por fim, serão feitas considerações sobre a ética que fundamenta e orienta a nova retórica e sobre a sua pertinência para a compreensão crítica e a ação social nas sociedades democráticas contemporâneas. Objetivos: No final do curso, o aluno deverá: 1) estar ciente das contribuições epistemológicas e axiológicas da nova retórica para os problemas filosóficos e científicos; 2) possuir conhecimento básico dos princípios e conceitos fundamentais da nova retórica, bem como da estrutura, da lógica e das técnicas da argumentação; 3) ser capaz de refletir ética e sociologicamente sobre as contribuições da nova retórica para a compreensão e atuação nas sociedades democráticas contemporâneas. Justificativa: É um fato extremamente significativo o forte ressurgimento da retórica ao longo do século XX e o crescente interesse pelo seu estudo científico. Neste movimento, a retórica aparece como um instrumento não apenas de um aprendizado de técnicas oratórias para o seu uso social diante do tribunal ou de um auditório, mas também, e sobretudo, como um domínio do saber humano capaz de fundamentar, em novos termos, alguns dos problemas mais caros à filosofia e às ciências humanas, tanto no que diz respeito à epistemologia e à ontologia, quando se lida com o problema da verdade e o da natureza do conhecimento, quanto no que diz respeito à filosofia política e à filosofia do direito, quando se trata de lidar com o problema da justiça e da necessidade de estabelecer as condições de dizer o direito e o que é o justo. Ao complementar as viradas linguística e hermenêutica com uma virada retórica, a obra de Chaïm Perelman, juntamente com a de J. Habermas, é a mais forte contribuição para este campo de problemas e debates teóricos e práticos. Programa: 1. APRESENTAÇÃO À OBRA DE CHAÏM PERELMAN: FILOSOFIA DA ARGUMENTAÇÃO E FILOSOFIA DO DIREITO 2. LÓGICA, RETÓRICA, DIALÉTICA E FILOSOFIA: 2.1. “Nova retórica” ou “nova dialética”? A herança aristotélica 2.2. Distinção entre demonstração e argumentação: estrutura monológica, estrutura trilógica; evidência e juízo; justificação e prova; 2.3. Relação entre verdade e opinião: argumentação filosófica e argumentação científica, o problema da objetividade na filosofia da argumentação; 2.4. Retórica como lógica dos juízos de valor e como lógica da invenção: a) Fundamentos retóricos para a axiologia e a epistemologia; b) A relação entre juízos de fato e juízos de valor; c) Os lugares na argumentação e as hierarquias valorativas; d) Espírito clássico e espírito romântico; 2.5. A racionalidade argumentativa como concepção alargada da razão histórica; 2.6. O papel da linguagem na argumentação 2.7. Retórica como pragmática e dialógica: a relação entre pensamento e ação e o papel da decisão na argumentação e no conhecimento; 3. A ESTRUTURA TRILÓGICA ORADOR-LOGOS-AUDITÓRIO, ETHOS-LOGOS-PATHOS: 3.1. Contato de espírito, acordo e comunhão de valores; 3.2. Tipos de auditório e modalidades de adaptação do orador ao auditório; 3.3. Gêneros de retórica (epidíctica, judicial e deliberativa). 4. FUNDAMENTOS DA NOVA RETÓRICA:: 4.1. Regra de justiça, princípio de inércia e auditório universal; 4.2. Tradição, mundo da vida e linguagem natural na argumentação 5. O PROCESSO ARGUMENTATIVO E AS TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO: 5.1. Processos de ligação: argumentos quase-formais, argumentos-fundados-na-estrutura-do-real, argumentos-fundadores-da-estrutura-do-real 5.2. Processos de dissociação 5.3. Interações argumentativas e ordem do discurso 6. ARGUMENTAÇÃO E ÉTICA:: 6.1. Argumentação ou violência; 6.2. Educação ou propaganda; 6.3. Liberdade, responsabilidade, julgamento e decisão. 7. ELEMENTOS DE SOCIOLOGIA DA RETÓRICA: 7.1. Retórica e democracia: democracia deliberativa, esfera pública e racionalidade argumentativa; 7.2. A sofística nas sociedades contemporâneas: publicidade, propaganda e retórica; a comunicação entre imagística e argumentação. Bibliografia: PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005. ______. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Certificado: Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas. Investimento: 2 parcelas de R$ 95,00. Inscrição: As vagas são limitadas. Acesse www.faculdadesaobento.org.br e faça a pré-inscrição para garantir sua presença. Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro - Rua Dom Gerardo, 42 / 6o. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Telefones: (21) 2206-8281 e (21) 2206-8310. info@faculdadesaobento.org.br site www.faculdadesaobento.org.br

Simpósio de Arte-educação - Educar com Arte e a Arte de Educar.

No dia 5 de julho, acontecerá no colégio Pedro II da TIJUCA o Simpósio de Arte-educação - Educar com Arte e a Arte de Educar. Até o final do mês de junho, o valor será de 140 reias por 100 reais. São poucas vagas. Para grupos acima de 5 participantes consulte a Andreia (andreia@wakeditora.com.br) pois o desconto será de 50% - valor por participante 70 reias. (para melhor visualização clique na imagem). SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO: educar com Arte e a Arte de educar. 8 horas – credenciamento. 9 horas – Conferência de Abertura – Bernard Charlot – França - Tema: “Clássica”, “moderna”, “contemporânea”: encontros e desencontros entre Educação e Arte. 10h45 – Palestra – Claudia Colagrande – SP - Tema: O que vemos, o que nos olha – o olhar do arte-educador na sala de aula. 11h45 – palestra – Tati Fecchio – SP - Tema: A relação da fotografia e o campo da educação. 13h45 – Palestra – Márcia Victório – RJ - Tema: Do bê-a-bá ao dó-ré-mi: musicando a sala de aula. 15h10 – Palestra – Kacianni Ferreira – RN - Tema: A linguagem das cores. 16h30 – Palestra – Nancy Rabello – SP - Tema: Entendendo como a criança se comunica por meio de traços e cores. 17h30 – pausa para lanche Dança de Integração – Denise Nagem (danças circulares). 18h – Conferência de Encerramento Prof. Ms. Max G. Haetinger – RS - Tema: Aprendizagem Criativa – Educadores motivados para enfrentar os desafios do novo século. Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro – RJ - Tema: Criatividade e Arte – desvelando a alma. 20h30 horas – Encerramento. Realização: Wak Projetos Culturais. Dia 5 de julho de 2013. Local: Colégio Pedro II – Tijuca. Rua São Francisco Xavier, 204 (próximo ao metro são Francisco xavier) Investimento: R$ 140,00. Informações: (21) 3208-6113 / 3208-6095. wakeditora@uol.com.br Inscrição: www.wakeditora.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013

UNIABEU

I ENCONTRO PSICOPEDAGÓGICO DO GRANDE RIO. DIA 13 DE JULHO DE 2013 - HORÁRIO DAS 8 ÀS 18h. LOCAL : UNIABEU – BELFORD ROXO. >” Aprender é reconhecer-se, admitir-se, crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis. “ Alícia Fernandez. TEMA: O FAZER DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DA PÓS – MODERNIDADE – OS ENCONTROS E DESENCONTROS DA PRÁTICA NOS DIVERSOS ESPAÇOS DO APRENDER. PROGRAMAÇÃO: 8h CREDENCIAMENTO. 9h ABERTURA. 10h às 11h CONFERÊNCIA: Tema : A Medicalização nas escolas – A Interface dos Saberes no espaço do Aprender. 11h às 12h 30min MESAS – REDONDAS . A Prática Psicopedagógica na Educação Inclusiva . Família no espaço Psicopedagógico . O Fazer da Psicopedagogia na Pós – Modernidade . O corpo no espaço do Aprender. 14h às 16h 30min OFICINAS E RELATOS DE ATIVIDADES: OFICINAS: . A Utilização de recursos de Arteterapia no Atendimento Psicopedagógico . A Brinquedoteca no Espaço Psicopedagógico Hospitalar . Matematicando: pensando a Matemática através de variados recursos . O olhar Psicológico na Formação de Professores . O Origami como recurso psicopedagógico . Quem quer brincar põe o dedo aqui: recursos psicopedagógicos utilizados no processo ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais. RELATOS DE ATIVIDADES: . Letramento – uma investigação psicopedagóg . A Atuação do Psicopedagogo nas situações de Bullying . O Psicopedagogo no espaço da Mediação Escolar . Os transtornos de ansiedade na Escola . A perspectiva psicopedagógica na avaliação do Ensino Superior. 16h30min às 17h Cooffe- Break – Apresentação de Posteres: Temas: A formação do Psicopedagogo O Lúdico na Psicopedagogia A Prática psicopedagógica no Ensino Superior Inclusão escolar : a Prática psicopedagógica A prática Psicopedagógica na instituição escolar. 17h às 18h Mesa de Encerramento: Tema: Tecendo a Prática Psicopedagógica – o processo histórico, a contextualização e a regulamentação da Profissão. 18h Entrega dos certificados: Inscrições>> Valores : R$ 60,00 ( até 30 de maio de 2013 ). R$ 70,00 ( a partir de 30 de maio de 2013 ). R$ 80,00 ( no dia do encontro caso haja vagas ). Terão gratuidade aos alunos matriculados no curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia da Uniabeu. PÚBLICO ALVO: Profissionais e Estudantes de Educação e Saúde. Mais informações : Pelo email :valeria_coelho@uol.com.br Telefones: 2104-0542/ 0489 /0461. site da UNIABEU www.uniabeu.edu.br

Nota dez para o IX Encontro de Educadores UNIABEU: Educação para sustentabilidade: uma mudança de paradigma.

Sob a coordenação dos professores: Profª Ms Sandra Xisto (Pedagogia), Prof Ms Edson Estarneck (Letras),Prof Ms Nelson Damieri Matemática),Profª Drª Andrea Santos (História), chegou ao fim o IX Encontro de Educadores UNIABEU. A equipe do CH Penha Projetos Educacionais, que ministrou dois minicursos, despede-se do evento com plena satisfação agradecendo a colaboração dos participantes. Até o X Encontro de Educadores UNIABEU em 2014. TUDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE 03 DE JUNHO, SEGUNDA-FEIRA>>> PALESTRAS: 1- Trilhas para o professor nota 10: reflexões para práticas e posturas. (Auditório) Resumo: A proposta deste trabalho apresentou a culminância do Projeto Interdisciplinar desenvolvido ao longo do semestre letivo 2013.1, do curso de Pedagogia, com a turma do segundo período. Este consistiu na produção de esquetes a partir de situações problematizadoras reais, da sala de aula, levantadas pelos professores coordenadores do projeto. Profª. Isabel Andréa Barreiro Pinto, Profª. Ivonete Cristina Campos Lima, Prof. Sergio Eduardo Marschhausen Pereira. 2- Sustentabilidade Política no Oriente Médio (sala 112). Resumo: Propomos discutir a realidade precária no alinhamento político da região do Oriente médio em relação ao programa nuclear iraniano. Será levada em conta a posição ocupada por Israel naquela região e sua aliança com países do Ocidente, além da situação do Irã como um ator global essencial para a sustentabilidade política médio-oriental. Prof. Ronald Apolinário de Lira. 3 - Identificação Racial – um estudo de casos nas escolas públicas brasileiras (sala 209). Resumo: Neste momento, onde as cotas raciais se fazem presentes, buscou-se entender o diferencial entre brancos e negros no Brasil, e identificando os pontos para reduzi-lo. Prof. Pedro Ivo Camacho Alves Salvador. VÍDEO DEBATE: Educação e sustentabilidade (sala 103). Resumo: O objetivo desta atividade foi apresentar e discutir o conceito de sustentabilidade. Num segundo momento, os participantes debateram como se dá a articulação do saber escolar/acadêmico com o saberes de comunidades como ribeirinhas, quilombolas e indígenas e assim pensar em uma educação que assegure um desenvolvimento econômico sustentável. A apresentação do vídeo sobre a “Universidade dos Pés Descalços” contribuiu para o debate dos saberes “não institucionalizados” que devem ser valorizados e validados para o enfrentamento do desafio de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Profª. Daniela Azini Henrique. COMUNICAÇÃO COORDENADA: Sustentabilidade: os desvãos entre discursos e práxis (sala 109). Resumo: Um trabalho interdisciplinar de Língua Portuguesa e Exercício da Ação Docente. Teve por objetivo, aprimorar as condições de leitura dos graduandos, a partir da exploração de textos imagéticos e verbais. In)sustentabilidade: perspectivas de leitura(s) – Linhas convergentes e divergentes entre textos imagéticos e verbais Profª. Anete Mariza Torres Di Gregorio, - Sustentabilidade: análise léxico-semântica do discurso jornalítico Graduanda Renata Chagas Marques, - Sustentabilidade: a (des)construção de conceito(s) pela imagem Graduanda Vanessa Lima Paula - Das entrelhinhas do discurso sobre transversalidade à prática efetiva em sala de aula Profª. Sandra Verônica Vasque Carvalho de Oliveira, - Uso de temas transversais junto ao conteúdo convencional para o alcance da cidadania e participação social consciente Graduanda Ana Paula Marques da Silva, - As incursões da transversalidade na realidade da prática docente Graduanda Poliane Gomes Neves. MINICURSOS: 1 – Sustentabilidade: reflexão sobre pesquisa, projetos e docência na educação básica e superior (sala 110). Resumo: Este minicurso teve como proposta a união de estudos (docente e discente) para fazer uma reflexão sobre os critérios daquilo que se entende por sustentabilidade e seu alcance na educação como significado para formação de valores individuais em respeito à coletividade. Profª. Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Profª Nívia Muniz Vieira, Prof. Antonio Ricardo Penha. 2 – Regras básicas da ABNT para trabalhos acadêmicos (sala 115). Resumo: A presente proposta teve por finalidade explicar aos discentes a importância da utilização das normas da ABNT em trabalhos acadêmicos. Neste minicurso, foram observados os parâmetros básicos estipulados pela ABNT a partir do manual proposto pela professora Sineide Gomes da Silva, que serve de modelo para os trabalhos universitários utilizados nesta Instituição. Prof. Marcio Felipe Almeida da Silva. 3 – Princípios da alfabetização ecológica: educando crianças para um mundo sustentável (sala 116). Resumo: A Profª. Virna explicou que por meio do paradigma cartesiano, tendemos a ver os fenômenos desconectados, parecendo natural percebê-los como coisas separadas. Essa visão vem condicionando o pensamento contemporâneo a lidar com a questão ambiental desarticulada da questão social. Ensinar os princípios básicos da ecologia para nos tornarmos ecologicamente alfabetizados, conhecendo as diversas redes de interação que constituem a teia da vida, são os objetivos que se estabelecem entre todos os seres vivos e o ambiente onde vivem, e que tais relações constituem a teia que sustenta a vida do planeta. Profª. Virna Mac-Cord Catão. 04 DE JUNHO, TERÇA-FEIRA - PALESTRA. 1 - A sustentabilidade emocional na sala de aula como forma de combate ao bullying (auditório). Resumo: Em meio ao crescente número de casos de bullying nas escolas de ensino fundamental e médio, faz-se urgente buscar alternativas para combater essa prática que torna a vivência escolar de crianças e adolescentes quase insuportável. A reflexão acerca da sustentabilidade emocional na sala de aula visa ser uma das possíveis soluções para o problema. A palestra tem como objetivo apresentar a relação entre a manutenção de um ambiente emocionalmente sustentável e a inibição dos casos de bullying. Prof. Marcelo de Oliveira Nascimento. 2- Avaliando a avaliação (sala 112). Resumo: Procurou-se entender os diferentes métodos de avaliação,e como se pode aprimorá-los e aplicá-los em nossa atividade profissional; considerando as novas práticas de ensino a partir das pesquisas realizadas. Profª. Edith Mª. Marques Magalhães e Rosimeri Mª. Barbosa 3- Sustentabilidade e degradação (humana) em Vidas Secas. (sala 109). Resumo: O professor explicou que a contemporaneidade é marcada, sem dúvida, pela preocupação em tornar a vida no planeta mais sustentável. Isso se deve ao fato de o homem ter tomado consciência de sua participação direta na degradação ou conservação das fontes essenciais para sua existência. Prof. Anderson da Costa Xavier OFICINA: A escola como espaço de formação do consumidor crítico e consciente (sala 110). Resumo: A proposta da oficina discutiu o consumo numa perspectiva de sustentabilidade, considerando a sala de aula como espaço de formação do consumidor crítico e consciente. Pensar práticas educativas capazes de gerar atitudes concretas de solidariedade e preservação para com o meio ambiente. Profª. Ivonete Cristina Campos Lima, Profª. Silvana Godoy, Profª. Vanda Zidan. VÍDEO DEBATE: Bullying – por que falar sobre isso? (sala 301). Resumo: Violência, infelizmente, é um tema que não sai de moda. Quando praticada entre crianças e adolescentes, muitas vezes é vista como “brincadeira da idade”, sendo, portanto, considerada normal pela sociedade. Afinal, quem nunca recebeu um apelido ou algum tipo de ameaça durante a fase escolar? Há quem diga até que isso faz parte do amadurecimento psicológico, preparando o indivíduo para os desafios da vida adulta, certo? Talvez não! Sendo assim, o objetivo do nosso trabalho é fomentar a reflexão a respeito do que vem a ser bullying. Profª. Cristiane de Moraes Salvino MINICURSO: Educação sustentável: análise do marketing sobre consumo e consumidores (sala 111). Resumo: Nesse minicurso foram analisdas algumas mensagens que são livremente distribuídas nas propagandas e que podem resultar em ações negativas dentro da escola. Observou-se que durante muitos anos a economia de consumo global esteve subordinada ao desmatamento, tabaco, álcool e outras atividades nocivas à sustentabilidade apoiadas em marketing de excelente qualidade vinculadas em horário nobre nas diferentes mídias. Os participantes refletiram, sobre a campanha do lixo resultante do desperdício e a sua eficácia no problema de saúde do país.. Profª. Layane Cristine de Souza, Profª. Débora Beloni dos Santos, Prof. Delfim Morais Santos. Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira, 553 - Centro - Nilópolis / RJ.