domingo, 4 de setembro de 2011

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO



ISSN-1980-0576
APRESENTAÇÃO

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco – FFCLDB - e o Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPGE, mantidos pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, promoveu nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2011, o VI Simpósio Pedagógico – SIMPED -com o tema Desafios Contemporâneos na Educação: Da Formação ao Trabalho Docente – Fundamentos e Práticas Educativas Inovadoras, cujo objetivo foi propiciar aos profissionais e pesquisadores da área de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, numa perspectiva interdisciplinar, a oportunidade de cooperação e o intercâmbio no que diz respeito a estudos, pesquisas e experiências, congregando instituições educacionais e outras afins, em nível nacional.

ORGANIZAÇÃO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO – AEDB
Sra. Maria Sylvia Simon Esteves – Presidente

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO – AEDB
Prof. Antonio Carlos Simon Esteves

COORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPGE
Profa. Silvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenadora

Comissão Organizadora

Prof.ª Ms. Sueli Sardinha Guedes - Coordenação Geral
Prof.ª Ms. Alice Kulina Simon Esteves
Prof.ª Ângela Maria Campos da Silva
Prof.ª Ms. Arlete Inês Ribeiro Rubini
Prof.ª Ms. Érica Fernandes Costa Duarte
Prof. Ms. Luiz Sérgio Sarahyba
Prof. Ms. Pedro Aldo Rabanal Ramirez
Adm. Julia Beatriz Matos Simon Esteves

Comissão Científica

Prof.ª Dr.ª Nilza Magalhães Macário (AEDB) – Presidente
Prof.ª Dr.ª Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ)
Prof.ª Dr.ª Darisa Leonora de Matos Gravina (AEDB)
Prof.ª Dr.ª Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP)
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Tavares de M. Danelon (AEDB)
Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Vinciprova Fonseca (AEDB)
Prof.ª Dr.ª Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun (UERJ)
Prof.ª Dr.ª Patrícia Maneschy Duarte da Costa (UERJ / AEDB)
Prof.ª Dr.ª Tânia Maria de Castro Carvalho Neto (UERJ)

Secretária Geral
Camila Alves de Souza

Relações Públicas
Ocimar da Silva (Relações Públicas)

Assessoria de Imprensa
Virgínia Calaes

Fotos oficiais do evento gentilmente cedidas pelo Relações Públicas
Ocimar da Silva

A recepção dos participantes pela Secretária Geral do evento Camila Alves de Souza (em pé à direita), e Cláudia (sentada).



Palestra de Abertura: Profa Prof.ª Dr.ª Patrícia Maneschy Duarte da Costa




Mesa com Membros das Comissões Organizadora e Científica





APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS

COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

Cidadania e Cultura

Título: COMUNIDADE QUILOMBOLA, LEI 10.639/03 E ESCOLA: CASO DE SANTA RITA DO BRACUÍ.
Autores: Carolline Ferreira Sotero de Oliveira

Título: COMUNIDADE, ESCOLA E VIOLÊNCIA URBANA: DIAGNÓSTICO PARA INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES DO ALUNO VÍTIMA DE PERDAS
Autores: Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Layane Cristine de Souza e Antonio Ricardo Penha ( abaixo as fotos das professoras Christiane e Layane na sala de apresentação )









Título: Critérios de Avaliação para Além dos Conteúdos
Autores: Oscar Medeiros Filho


Título: Investigações em um Sorriso Remoto
Autores: Prof. Drª Maria da Conceição Vinciprova Fonseca

Título: MULTICULTURALISMO E PLANEJAMENTO: CONJECTURAS EM DISCUSSÃO
Autores: Adriana do Carmo Côrrea Fontes e William de Goes Ribeiro

Título: NATIVOS DIGITAIS: uma nova era da educação contemporânea
Autores: Rita de Cássia Guedes de Brito e Vera Rudge Werneck

Título: PARQUE DAS MISSÕES E SUAS CRIANÇAS: O BRINCAR EM DESTAQUE
Autores: Fabiana da Silva

Educação Ambiental


Título: DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE NO CAMPUS NILO PEÇANHA-PINHEIRAL/IFRJ
Autores: Victor Novicki e Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos

Título: MERGULHO, CONEXÃO ENTRE SEROPÉDICA E UFRRJ: o uso da narrativa na educação ambiental
Autores: Valéria Marques de Oliveira, Iuri Régis Di Maio Vinhaes

Educação a Distância


Título: A informática em questão no curso à distância: Educação e Saúde na Escola (ESE)
Autores: Antônio Artur de Souza, Douglas Rafael Moreira, Daniele Oliveira Xavier, Alexandre Gomes Soares.

Título: A interação e a interatividade nas modalidades de ensino não-presenciais
Autores: Juliana Macedo e Alessandra Pinheiro

Título: Fundamentos do EAD para o ensino Eficaz
Autores: Julio Candido de Meirelles Junior

Título: IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS NO TREINAMENTO DE TUTORES EAD
Autores: Liga Maria Fonseca Affonso (FGV, Mestranda UNIFOA) e Henrique Martins Rocha (AEDB)

Título: Planejamento de Disciplinas On-line: Aspectos Educacionais e Tecnológicos Relevantes
Autores: Miguel Carlos Damasco dos Santos

Educação Inclusiva


Título: EDUCAÇÃO E TRABALHO: A RELAÇÃO DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE DEFICIENTES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
Autores: Layane Cristine de Souza, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e Antonio Ricardo Penha

Título: OS PROFESSORES DA EJA E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO
Autores: Patrícia Ferreira de Andrade, Eric Henrique Ferreira Jordão, Liliane Barreira Sanchez

Título: Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade no contexto escolar
Autores: Arnete de Almeida Faria

Formação Continuada


Título: CENTRO DE ESTUDOS: um espaço de formação continuada para os(as) professores(as) do CAP-ISERJ
Autores: Juliana Macedo, Carmen Moreira, Cláudia Vitória e Joelma Brandão

Título: MAL-ESTAR DOCENTE: O ENFRENTAMENTO DE UMA NOVA REALIDADE
Autores: Jane Rodrigues, Jaqueline Pinto, Márcia Adriana Peres, Rosielen Vianna e Carla Corrêa

Fundamentos, Práticas e Metodologias de Ensino


Título: "TIA, CADE A OUTRA PROFESSORA?”: CARINHAS COMO TECNICA DE TRABALHO COM CRIANCAS DE 3-4 ANOS
Autores: Maria Vitoria Campos Mamede Maia e Shelle Cristine Goldemberg de Araújo

Título: A Construção de Competências em Instituição de Ensino Superior: o Caso da Academia Militar das Agulhas Negras
Autores: André Frangulis Costa Duarte e Clístenes Guella Fernandes

Título: A LIDERANÇA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
Autores: Alexandre Santos, Marcileide Muniz Cavalcante, Teresinha Covas Lisboa

Título: A PLATAFORMA MOODLE E AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO
Autores: Marilene da Silva e Maurici Alexandrina Silva Rocha

Título: Análise de Homogeneidade com o Estudo de Caso: Desempenho Escolar, Vontade de Estudar e Competência Docente
Autores: Giovani Glaucio de Oliveira Costa

Título: Análise de Homogeneidade das Características de Alunos de uma Escola de Música
Autores: Giovani Glaucio de Oliveira Costa

Título: ANÁLISE DE HOMOGENEIDADE DO DESEMPENHO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO NO ENADE 2007
Autores: Giovani Glaucio de Oliveira Costa

Título: Análise de Homogeneidade do Perfil Escolar de Universitários
Autores: Giovani Glaucio de Oliveira Costa

Título: AS MÚLTIPLAS HABILIDADES PODERIAM ESTAR CONSORCIADAS AOS ATUAIS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR?
Autores: Jorge Eduardo Monteiro de Andrade

Título: CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA POR BILHETES: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DESSE INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL.
Autores: JOSIANE SILVEIRA COIMBRA

Título: DESMISTIFICANDO A "MONSTROMÁTICA"
Autores: Daiana da Silva Leite, Maria Cristina Tavares de M. Danelon

Título: DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EM BUSCA DE RESSIGNIFICAÇÕES MULTICULTURAIS
Autores: William de Goes Ribeiro

Título: INTERCULTURALIDADE: UM OUTRO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Autores: Joliene do Nascimento Leal, Andréa de Lima Ribeiro Sales

Título: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO ESTADO DO MARANHÃO.
Autores: Yaskara Fernanda Matos de Castro, Karla Mamede Tomaz Miranda e Adriana Ribeiro Santana

Título: O DISCURSO DA AUTOAJUDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO RETÓRICO A PARTIR DAS ESCOLHAS DE DOCENTES LEITORES E SEUS DIFERENTES AUDITÓRIOS
Autores: Silvia do Socorro Celusso

Título: O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EJA: UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL PARA ORIENTAÇÃO DA PRÁXIS
Autores: BÁRBARA MARIA DE JESUS E KATIUSKA DA SILVA SANTOS

Título: O SAMBA NA PRÁTICA EDUCATIVA DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10639/03
Autores: Altair Caetano

Título: PRÁTICAS DE ENSINO E A QUALIDADE DO LEITE DAS PROPRIEDADES DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA
Autores: LUÍS CARLOS ARRUDA JÚNIOR

Título: Presenças, Silêncios e Ausências: Problematizando as Questões de Gênero e Diversidade Sexual na Disciplina História e o Currículo na Educação Profissional Tecnológica
Autores: Alexandre Gomes Soares, Maria Aparecida da Silva

Título: Projeto Açaí: buscando a transdisciplinaridade
Autores: Édila Marta Miranda Lobo, Gilberta Carneiro Souto e Roberto Dias Lima

Título: REDISCUTINDO LETRAMENTO À LUZ DA ORALIDADE: UMA ANÁLISE DE COMUNICAÇÕES DO 17° COLE
Autores: LEANDRO ALVES DOS SANTOS e AMELIA ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO

Título: Um Estudo Comparativo entre Crianças com e sem Atraso de Leitura em Provas de Detecção de Rima e Memória Fonológica e Sílaba
Autores: Maria das Graças Vasconcelos Paiva

Gestão e Políticas Públicas


Título: A IMPORTÂNCIA E A ESSENCIALIDADE DAS INSTITUICÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autores: FERNANDO DE SOUSA SANTANA, GLACI ESTEFANE TOLEDO MARTINS


Título: As Influências do Processo de Reestruturação Produtiva nas Reformas Educacionais
Autores: Elisângela Ferreira Floro, Jucier Gonçalves dos Santos

Título: CLASSE HOSPITALAR: QUESTÕES ACERCA DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ESTUDANTES HOSPITALIZADOS
Autores: Armando de Castro Cerqueira Arosa

Título: CONAE: EM BUSCA DE SEUS POTENCIAIS MULTICULTURAIS
Autores: ADRIANA DO CARMO CORREA FONTES

Título: DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PRESENTES NA LEGISLAÇÃO E NA MÍDIA
Autores: Elisângela Ferreira Floro, Jucier Gonçalves dos Santos

Título: ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL NO GT5 DA ANPED: A PRODUÇÃO DAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2000-2009)
Autores: Armando de Castro Cerqueira Arosa

Título: Gestão Escolar e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): Considerações sobre as Premiações de Referência Nacional
Autores: Fátima da Silva Batista e Wania R. Coutinho Gonzalez

Linguagem e Mídias


Título: Dos universos contidos no Livro Didático
Autores: Antonio Fernando de Souza

Título: Mundo Digital Virtual em 3D (MDV3D): O holodeck da aprendizagem cognitiva.
Autores: Simone Ramos, Rosa Cristina Monteiro

Redes de Comunicação e Educação


Título: DOS GÊNEROS DO DISCURSO AOS GÊNEROS DIGITAIS: LETRAMENTO E TECNOLOGIA
Autores: Luciane Teixeira da Silva

Título: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Multiplicidades e perspectivas, a escola e seus reflexos sociais
Autores: Felipe Mariano Soares, Silvia Rocha Baptista, Caio José dos Santos Rosa

POSTER



Fundamentos, Práticas e Metodologias de Ensino

Título: ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO PROCEDIMENTAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
Autores: Iuri Rojahn da Silva; Walderez Moreira Joaquim, Priscila Rodrigues Nascimento Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Título: MULTICULTURALISMO E NOVA RETÓRICA EM EDUCAÇÃO: TECENDO CAMINHOS
Autores: Helen Silveira Jardim e William de Goes Ribeiro

Título: O SUBPROJETO DO PIBID-FÍSICA/UNIVAP: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA
Autores: Francisco Carlos Rocha Fernandes, Luiz Eduardo Carvalho Cardoso, Fabrícia Ferreira Gonzaga, Francele Ribeiro de Oliveira Silva, Idebil Alves Corrêa de Freitas, Mônica de Oliveira Campos, Enoque Batista da Silva, Eduardo da Costa Branco, José Edson de Moraes, Leandro Eduardo da Silva, Leonardo Machado Rosa, George Agostinho dos Santos e Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Título: PLANEJAMENTO COMO UMA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA
Autores: William de Goes Ribeiro

Título: Plantas Medicinais como instrumento de trabalho no ensino de Ciências
Autores: Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, Walderez Moreira Joaquim e Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

Título: VIOLENCIA NO ENSINO SUPERIOR
Autores: BIANCA FERRAZ TOMAZ MARAJO E KARLA MAMEDE TOMAZ MIRANDA

Gestão e Políticas Públicas


Título: EDUCAÇÃO E PODER: UM DEBATE SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM FAVOR DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, MAIS IGUALITÁRIA E MENOS SELETIVA
Autores: Marilne Thomazello Mendes Fernandes

Redes de Comunicação e Educação


Título: EDUCOMUNICAÇÃO E MULTICULTURALISMO: NUMA PRODUÇÃO RADIOFÔNICA COMUNITÁRIA
Autores: William de Goes Ribeiro e Karine de Oliveira Fraga

Cidadania e Cultura


Título: A DISCUSSÃO ENTRE CIÊNCIA E FÉ PARA A FORMAÇÃO PSICO-SOCIAL DO ALUNO DE NÍVEL SUPERIOR
Autores: Nádia Maria Cianelli de Aguiar e Luiz Sergio Pereira Sarahyba

Título: FAMÍLIA E ESCOLA: AS INTERRELAÇÕES EXISTENTES NO PROCESSO EDUCATIVO
Autores: Patrícia Ferreira de Andrade, Élida Soares Santana, Carolina Vasconcelos Santana e Manuela Liseu.

Educação Ambiental

Título: A aplicação de ecotécnicas e a ética do cuidado no ambiente escolar
Autores:Telma Temóteo dos Santos

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Cidadania e Cultura

Título: (Re) Conhecendo Resende e Rio Paraíba do Sul "Minha Escola tem nome de Peixe"
Autores: Escola Municipal Surubi

Título: NAPDRJ: Na Afirmação e Promoção da Diversidade no Rio de Janeiro
Autores: Adriana Rafaela Antunes

Título: SEMINÁRIOS CULTURAIS DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
Autores: Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos

Formação Continuada

Título: A PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Autores: Natália Barbosa de Lima e Nina de Paula Martins Monteiro de Souza
Fundamentos, Práticas e Metodologias de Ensino

Título: A (TRANS)DISCIPLINARIDADE EM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS SÉRIES INICIAIS
Autores: Dedilene Alves de Jesus e Larissa Castadeli de Castro

Título: A literatura espanhola na formação de docentes de língua espanhola
Autores: Arnete de Almeida Faria

Título: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: O EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO
Autores: Jesimar da Cruz Alves, Monique Sequeira Lehmann e Tânia Maria Machado Pinto

Título: IMPLEMENTAÇÃO DE DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS - Práticas e reflexões
Autores: Maria Fernanda Caravana de Castro Moares Ricci e Dedilene Alves de Jesus

Título: LÍNGUA PORTUGUESA : COMO O MANUSEIO DE OBJETOS PODE OFERECER AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL NOVAS POSSIBILIDADES.
Autores: Fernanda Inácio Eduardo Guzmán

Título: NAS TRILHAS DA FORMAÇÃO DO DOCENTE: UM OLHAR DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Autores: Marcia Fonseca Soutello Moreira Raymundo, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Tânia Maria Machado Pinto

Título: Uma EJA, duas turmas, muitos desafios: O relato de uma experiência
Autores: Carolina Vasconcelos, Kamilla Iashmine Ferreira

Título: Uma Escola de Computação Solidária
Autores: Thayse Christine Souza Dias, Joab Alves da Silva e Francisco Ivanio de Arruda Alves

Título: Redes de Comunicação e Educação - BLOG
Autores: Rosane dos Santos

Título: Gestão escolar: um desafio e uma paixão
Autores:Marcia Regina Silva do Vale

Fotos do nosso Grupo

Da esquerda para direita Professores Antonio R Penha, Christiane Penha, Layane Cristine e o Advogado Délcio





ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
Av. Prof. Darci Ribeiro (Antiga Estrada Resende Riachuelo), Nº 2535
Campo de Aviação - Resende/RJ
Tel/Fax: (24) 3383.9000
simped@aedb.br
www.aedb.br
Postado por Ch Penha às 19:40

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Evento em andamento


http://www.cra-rj.org.br/site/cra_rj/eventos/VI_ENCAD_inscricoes.asp

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MATEMÁTICA REALÍSTICA


MATEMÁTICA REALÍSTICA.COM
mensagemhttp://www.matematica-realistica.com/Homepage.aspx


Matematematica-realistica.com tem por objetivo principal contribuir com informações relevantes para todos os envolvidos com Educação e em especial Educação Matemática. Objetiva, especificamente, divulgar para a sociedade acadêmica informações que sejam relevantes para:
· Melhorar a relação ensino-aprendizagem nas aulas de matemática,
· Estimular o debate no que se refere a Políticas públicas para o ensino de matemática,
· O aperfeiçoamento da formação dos professores e conseqüentemente sua atuação em sala de aula,
· Estimular o uso da relação educação e tecnologia.
Para isso, oferecemos: artigos, relatos de pesquisas, entrevistas, idéias e estratégias para a sua sala de aula, espaço para debates e espaço para divulgação de experiências desenvolvidas em sala de aula. Participe! Divulgue! Convide os amigos para conhecer o “Matematica-realistica.com”.
Espero que o site represente um incentivo a mais para que professores, alunos, pais e diretores sintam-se estimulados a reivindicar, principalmente para as escolas públicas, um ambiente escolar saudável e de qualidade,tanto no que se refere a Políticas Educacionais quanto à infra-estrutura. Estudantes e professores façam desse site uma fonte de pesquisa. Use-o como um espaço para troca de experiências. Use o FORUM ou CONTATOS para deixar seus comentários e sugestões.

Cordialmente,
MS DA SILVA






Lançamento do Projeto Ápis


domingo, 28 de agosto de 2011

Etnomatemática: multiculturalismo em sala de aula - a atividade profissional como prática educativa.


Etnomatemática: multiculturalismo em sala de aula - a atividade profissional como prática educativa.

O livro tem como diferencial em relação a outras obras semelhantes, o fato de apresentar uma proposta e vertente pedagógica de uma matemática viva. Aponta uma abordagem como possibilidade para trabalhar com parte dos conteúdos de matemática em sala de aula. Trata da relação das práticas profissionais ou sociais com os conteúdos desenvolvidos na escola, e imprime deixar o aluno apaixonado pela matemática, tornando algo vivo.

A sociedade que exige mudanças, administradores públicos da educação, o conjunto de profissionais e estudantes da educação, educação matemática e pedagogia, é o nosso público alvo.

Repensar numa forma de contribuir para o processo educacional, em especial para o ensino da matemática, são alguns dos benefícios do livro para o leitor. Refletir sobre outra abordagem para desenvolver os conteúdos da matemática em sala de aula.Dessa forma contribuir para doiminuir os resultados negativos da avaliação da escola básica, de acordo com os dados divulgados pelos órgãos oficiais.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Notícias da 6a.CRE/Gerência de Educação

MOMENTOS PEDAGÓGICOS:

Com o apoio da Coordenadora Rejane, a Gerência em Educação da 6a. CRE promoveu no dia 23 de agosto de 2011, no auditório, uma capacitação para Coordenadores Pedagógicos do Primeiro Segmento.



As professoras Simone Silva e Christiane Penha dinamizaram o encontro, onde os coordenadores pedagógicos, contribuíram trazendo para o momento às experiências desenvolvidas nas Unidades Escolares.



Foram abordados os seguintes temas: Organização das atividades de trabalho do Coordenador Pedagógico; as atribuições do cargo; perfil do coordenador; trabalhando com as diferenças; e, sugestão de organização da rotina do trabalho.



Bastante motivadas, as Coordenadoras Pedagógicas contribuíram significativamente no encontro, proporcionando novos saberes e sugestões de atividades para o aprimoramento escolar.



A Gerente em Educação, Prof. Kátia Barboza e sua equipe parabenizam as Coordenadoras Pedagógicas pela colaboração e pela a oportunidade de crescimento profissional do grupo.


Contato com a GED: gedcre06@rioeduca.net

sábado, 20 de agosto de 2011

PUC/RJ - Eventos 2011


http://www.simposiopucrio.teo.br/

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Escola de Bamba

A E/SUBE/CED/Extensividade faz saber que no dia 16 de agosto de 2011,no Teatro Gonzaguinha, do Centro Cultural Calouste Gulbenkian, aconteceu o lançamento do Projeto Escola de Bamba para o carnaval de 2012, cujo o tema desenvolve os conhecimentos da matemática "Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos".


A elaboração do projeto contou com a produção dos alunos do Pólo de Educação pelo Trabalho Telêmaco Gonçalves Maia, orientados pelo Professor Nilton Barbosa. Os alunos representantes do polo são: Bruno Pereira, Gabriel Augusto, Caroline Reis, Yago Gomes, Yan Gomes, Gabriel Lucas e William Silva.



O Professor Nilton Barbosa está a frente de outros projetos do PET, e motivado a continuar orientando os alunos nas diferentes formas de construção de conhecimento.

A Professora Christiane Penha, da 6a. Coordenadoria Regional de Educação (GED), esteve no centro cultural acompanhando tudo com entusiasmo, onde aproveitou para conversar com Nilton Barbosa e conhecer outras idéias desse professor polivalente.



A Coordenadora da E/SUBE/CED Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos incentiva a participação de professores e alunos nos projetos da SME, e nas visitas ao Centro Cultural Calouste Gulbenkian, na Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jornal "Tô Ligado"

Fonte: Professor Nilton Barbosa Filho

O Jornal Eletrônico "Tô Ligado" organizado pelo Professor Edson R. Mendes, é outro trabalho de inclusão às novas TIC's desenvolvido e produzido por alunos do PET Telêmaco Gonçalves Maia.

Recorte e cole o link abaixo em seu navegador para ter acesso ao jornal on-line:
http://www.toligadopettelemaco.blogspot.com/

Abaixo uma edição do mesmo jornal impresso.






segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Polo de Educação Pelo Trabalho Telêmaco Gonçalves Maia



Um pouco do trabalho realizado pelo Prof. Nilton Barbosa Filho com produção
de mídias no PET (Polo de Educação Pelo Trabalho) Telêmaco Gonçalves
Maia, na Pavuna.

Lá, são desenvolvidas as oficinas de Jornal Impresso e Rádio-Escolar, numa proposta de inclusão, onde o Professor Nilton tem a sua disposição os recursos necessários para o protagonismo do aluno, que hoje já tem uma certa autonomia para produzir bons textos e operar equipamentos de novas tecnologias.



Nilton também, desenvolve trabalhos culturais de produção de textos poéticos e músicas.




Saiba mais sobre o Polo de Educação Pelo Trabalho Telêmaco Gonçalves Maia

CONTATO:

Prof. Nilton Barbosa Filho
nickrjbr@oi.com.br

domingo, 31 de julho de 2011

Eventos da Faculdade Flama


A Faculdade Flama entregou os certificados da turma do I Curso de Libras. Em destaque as fotos dos alunos que concluíram o curso com aproveitamento:







Curso de Extensão Universitária em Libras da FLAMA. Um Projeto do Laboratório de Acessibilidade e Pesquisa da Língua Brasileira de Sinais

Objetivo

• Capacitar o acadêmico para a prática de pesquisa em Libras, com vistas a sua formação na área de projetos educacionais, criando recursos didáticos e ferramentas que apóiem os estudos no campo da surdez.

Objetivos Específicos

• Proporcionar instrumentos pedagógicos para alunos surdos e ouvintes, visando o seu acesso aos postos de trabalho.

Metodologia

Estruturado para ser aplicado em módulos, em três níveis de qualificação:
1) Nível Básico Módulo I 40 h/a
2) Nível Intermediário Módulo II 40 h/a
3) Nível Avançado Módulo III 40 h/a

Ementa:

Nível Básico (Módulo I):
Análise histórica da pessoa surda. A Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução. Aspectos da Lei 10.436/2002 e o Decreto lei 5626/2005. Perdas Auditivas: Graus e Classificações. Filosofias educacionais voltadas para alunos surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Cultura, Comunidade, Povo e Identidade Surda (costumes e hábitos). Como o aluno surdo aprende. Organização do ensino de Matemática a partir da educação bilíngüe Português e Libras. Orientações sobre a prática pedagógica para o aluno surdo.

Nível Intermediário (Módulo II):
Alfabeto Manual de Libras. Datilologia. Os cinco parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Uso do sinal de identificação pessoal.Vocabulário e Gramática de Libras. Sinais relacionados a objetos escolares. Números cardinais e numerais em Libras. Sinais relacionados à família. Tipos de Frases e verbos em Libras. Os classificadores. Cores, pronomes e advérbios de tempo em Libras.

Nível Avançado (Módulo III) - Língua Brasileira de Sinais, o alfabeto manual, a datilologia e os sinais avançados para aquisição do vocabulário. Os procedimentos lingüísticos de Libras, a formação técnica do tradutor, do intérprete e metodologia da pesquisa para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O sinal soletrado.Diário de Aprendizagem em Libras: Ferramenta de Instrução. Letramento visual.

Publico- Alvo
Livre a todas as pessoas interessadas no tema.

Certificação

Será conferido certificado pela Faculdade FLAMA.
Início das aulas: Agosto de 2011
Local: Faculdade FLAMA
Rua: Pedro Correa,370,Dque de Caxias(frente ao Super Mercado Prezunic e do 15º. BPM)



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Extensão em Língua Brasileira de Sinais

Laboratório de Projetos de Qualificação em Libras
Curso de Extensão Universitária
Projeto de Acessibilidade e Pesquisa da Língua Brasileira de Sinais


http://www.faculdadeflama.edu.br

Objetivo

• Capacitar o acadêmico para a prática de pesquisa em Libras, com vistas a sua formação na área de projetos educacionais, criando recursos didáticos e ferramentas que apóiem os estudos no campo da surdez.

Objetivos Específicos

• Proporcionar instrumentos pedagógicos para alunos surdos e ouvintes, visando o seu acesso aos postos de trabalho.

Metodologia

Estruturado para ser aplicado em módulos, em três níveis de qualificação:
1) Nível Básico Módulo I 40 h/a
2) Nível Intermediário Módulo II 40 h/a
3) Nível Avançado Módulo III 40 h/a

Ementa:

Nível Básico (Módulo I):
Análise histórica da pessoa surda. A Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução. Aspectos da Lei 10.436/2002 e o Decreto lei 5626/2005. Perdas Auditivas: Graus e Classificações. Filosofias educacionais voltadas para alunos surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Cultura, Comunidade, Povo e Identidade Surda (costumes e hábitos). Como o aluno surdo aprende. Organização do ensino de Matemática a partir da educação bilíngüe Português e Libras. Orientações sobre a prática pedagógica para o aluno surdo.

Nível Intermediário (Módulo II):
Alfabeto Manual de Libras. Datilologia. Os cinco parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Uso do sinal de identificação pessoal.Vocabulário e Gramática de Libras. Sinais relacionados a objetos escolares. Números cardinais e numerais em Libras. Sinais relacionados à família. Tipos de Frases e verbos em Libras. Os classificadores. Cores, pronomes e advérbios de tempo em Libras.

terça-feira, 26 de julho de 2011

EVENTOS DO INES


Maiores informações pelo site www.ines.gov.br

O Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES, divulga que encontram - se abertas as inscrições para o PROGRAMA DE PRÁTICA PROFISSIONAL – PROPP.

O PROPP tem o objetivo de possibilitar aos participantes que atuam ou pretendem atuar com surdos, sob a supervisão direta de profissionais de diversas áreas do INES, a observação/co-participação em ambientes reais de atuação técnico-pedagógica.

O período de inscrição para o Programa de Prática Profissional será de 01 à 04 de agosto de 2011

EDITAL

INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS- INES
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS
DIVISÃO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – DFCRH

PROGRAMA DE PRÁTICA PROFISSIONAL - PROPP
EDITAL nº 200-A / 2011 - DIREÇÃO GERAL / DFCRH / INES

Pelo presente faço saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o
PROGRAMA DE PRÁTICA PROFISSIONAL – PROPP, no Instituto Nacional de Educação de
Surdos-INESaprovado pela Direção Geral, conforme Portaria nº 200 publicada no Boletim Interno nº06 de 30 de junho de2011.

I-Período/ local de Inscrição
Dias: 01/08 à 04/08/2011
Horário:9h às 12he 13h às 18h na DFCRH
Local: DFCRH/INES- Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras, RJ
1.1- O PROPP é gratuito, sem taxa de inscrição, matrícula e mensalidade.

II- Finalidade do Programa
Possibilitar aos participantes que atuam ou pretendem atuar com surdos, sob a
supervisão direta de profissionais de diversas áreas do INES, a observação/co-participação em ambientes reais de atuação técnico-pedagógica.

III- Público Alvo
Profissionais de saúde e educação com escolaridade mínima de Ensino Médio. Para as vagas do Departamento de Ensino Superior-DESU é necessária escolaridade mínima de Pós-graduação lato sensu.

IV- Vagas
Serão oferecidas vagas, conforme discriminadas abaixo, na DISOP - Divisão Socio-psicopedagógica; no CAP - Colégio de Aplicação; na DIAU - Divisão de Audiologia; na DIFON - Divisão de Fonoaudiologia e no DESU - Departamento de Ensino Superior (Curso Bilíngüe de Pedagogia):
Psicologia – 02 vagas;Serviço Social – 01 vaga;Fonoaudiologia – 05 vagas para audiologia e 01 vaga para atendimento fonoaudiológico;Magistério: 06 vagas para professores de 1º ao 5º ano; 04 vagas para professores de Ensino Fundamental Noturno; 05 vagas para professores de Português; 09 vagas para professores de Matemática; 05 vagas para professores de História; 04 vagas para professores de Geografia; 06
vagas para professores de Biologia; 04 vagas para professores de Artes; 07 vagas para
professores de Educação Física; 08 vagas para professores de Disciplinas Pedagógicas.

V- Documentação
5.1- Para a inscrição
a) Preenchimento de formulário de solicitação na DFCRH/INES
b) copias do RG e do CPF
c)1 foto 3x4
5.2- Para início no Programa Os candidatos convocados pela DFCRH, após a seleção pelos setores do INES, só poderão iniciar no Programa de Prática Profissional após entrega da documentação abaixo.
a) 1 foto 3x4
b) Cópia do comprovante de quitação eleitoral;
c) Cópia do comprovante de escolaridade exigida para o exercício da profissão;
d) Cópia do Certificado de Reservista;
e) Cópia da quitação / pagamento da anuidade do exercício profissional para as profissões que exijam registro em Conselhos de Fiscalização.

VI- Carga Horária:
A carga horária total do programa de prática profissional será de 80 (oitenta) horas, distribuídas em 12 (doze) horas teóricas e 68 (sessenta e oito) horas práticas de acordo com a área de formação profissional.

VII- Cronograma do Programa de Pratica Profissional (veja no site)

VIII- Declaração de Conclusão
Ao candidato que concluir o Programa, com freqüência mínima de 75% (setenta e cinco),
receberá Declaração de participação, emitida pela DFCRH.Em hipótese alguma será conferida Declaração ao candidato que obtiver freqüência parcial no programa.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Instituto de Psicologia da Uerj


Com o objetivo de introduzir conceitos e pressupostos fundamentais da Psicologia Evolucionista, apresentando estudos clássicos e evidências empíricas atuais desta abordagem a profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação interessados, especialmente dos cursos de psicologia e de biologia, a Uerj, através de seu Instituto de Psicologia, irá realizar o curso Introdução à Psicologia Evolucionista.

O curso será realizado aos sábados, de 06 de agosto a 22 de outubro de 2011, das 9h às 13h. Seu valor é de duas parcelas de R$ 75,00. Inscrições até 03 de agosto.

Já o curso Psicanálise com Idosos irá fornecer a psicólogos, médicos e estudantes dos últimos períodos destes cursos, subsídios teórico-clínicos que contribuam para capacitação a uma escuta diferenciada e afinada com as questões de manejo próprias ao trabalho psicanalítico com idosos.

Será realizado às quintas-feiras, de 18 de agosto a 01 de dezembro de 2011, das 18h30às 21h. Seu valor à vista é de R$ 648,00, ou em quatro parcelas de R$ 180,00.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj), www.cepuerj.uerj.br, até o dia 12 de agosto. Mais informações, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone (21) 2334-0639.

E mais......

Até agosto, a Uerj inscreve para o I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e para o 2º Colóquio Carioca sobre Terapia Familiar Psicanalítica.

Já o IV Congresso Latino-Americano de Psicoterapia Existencial e Enfoques Afins recebe inscrições até novembro.

CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, 1° andar, bloco A, sala 1006
Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Atendimento de 9h às 18h
Informações - Tel: (21) 2334-0639
ou pelo site: http://www.cepuerj.uerj.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

VI SIMPED: Trabalhos científicos aprovados

www.aedb.br/simped



O Evento acontece de 31/08 a 02/09/2011 na belíssima cidade de Resende no Estado do Rio de Janeiro.



Tema: Desafios Contemporâneos na Educação: Da Formação ao Trabalho Docente – Fundamentos e Práticas Educativas Inovadoras, cujo objetivo é propiciar aos profissionais e pesquisadores da área de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, numa perspectiva interdisciplinar, a oportunidade de cooperação e o intercâmbio no que diz respeito a estudos, pesquisas e experiências, congregando instituições educacionais e outras afins, em nível nacional.

Lista de artigos, autores e instituições relacionados a um dos seguintes sub-temas abaixo, aprovados para apresentação no VI SIMPED.

ü Cidadania e Cultura
ü Educação a Distância
ü Educação Ambiental
ü Educação Inclusiva
ü Formação Continuada
ü Fundamentos, Práticas e Metodologias de Ensino
ü Gestão e Políticas Públicas
ü Linguagem e Mídias
ü Memória: Instituições e Professores
ü Movimentos Sociais
ü Redes de Comunicação e Educação


FORMAÇÃO CONTINUADA

1- A PRÁTICA DOCENTE NA EJA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Autores: Natália Barbosa de Lima e Nina de Paula Martins Monteiro de Souza.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

2- CENTRO DE ESTUDOS: um espaço de formação continuada para os(as) professores(as) do
CAP-ISERJ
Autores:Juliana Macedo, Carmen Moreira, Cláudia Vitória e Joelma Brandão.
ISERJ

3- MAL-ESTAR DOCENTE: O ENFRENTAMENTO DE UMA NOVA REALIDADE
Autores:Jane Rodrigues, Jaqueline Pinto, Márcia Adriana Peres, Rosielen Vianna e Carla Corrêa.
Instituto Superior de Educação Aldo Muylaert (ISEPAM)

4- Educação corporativa como formação do capital humano na construção naval militar brasileira
Autor: Fausto de Bessa Braga.
Ministério da Defesa

5- DOS GÊNEROS DO DISCURSO AOS GÊNEROS DIGITAIS: LETRAMENTO E TECNOLOGIA
Autora: Luciane Teixeira da Silva.
CEFET

6- EDUCOMUNICAÇÃO E MULTICULTURALISMO: NUMA PRODUÇÃO RADIOFÔNICA COMUNITÁRIA
Autores: William de Goes Ribeiro e Karine de Oliveira Fraga.
UERJ

7- Redes de Comunicação e Educação - BLOG
Autora: Rosane dos Santos.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE

8- Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Multiplicidades e perspectivas, a
escola e seus reflexos sociais
Autores: Felipe Mariano Soares, Silvia Rocha Baptista, Caio José dos Santos Rosa.
UERJ-FFP

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA

9- EDUCAÇÃO E TRABALHO: A RELAÇÃO DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE DEFICIENTES DENTRO DAS
ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
Autores: Layane Cristine de Souza, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e
Antonio Ricardo Penha.
UERJ/FEBF - 6a CRE/GED - UNIABEU - FLAMA - CH PENHA PROJETOS

10- Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade no contexto escolar
Autora: Arnete de Almeida Faria.
AEDB

11- OS PROFESSORES DA EJA E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO
Autores: Patrícia Ferreira de Andrade, Eric Henrique Ferreira Jordão,
Liliane Barreira Sanchez.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

12- Fundamentos do EAD para o ensino Eficaz
Autor: Julio Candido de Meirelles Junior.
Universidade Federal Fluminense

13- Planejamento de Disciplinas Online: Aspectos Educacionais e Tecnológicos Relevantes
Autor: Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Associação Educacional Dom Bosco

14- A interação e a interatividade nas modalidades de ensino não presenciais
Autoras: Juliana Macedo e Alessandra Pinheiro.
ISERJ

15- A informática em questão no curso à distância: Educação e Saúde na Escola (ESE)
Autores: Antônio Artur de Souza, Douglas Rafael Moreira, Daniele Oliveira Xavier,
Alexandre Gomes Soares.
Universidade Federal de Minas Gerais

16- IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS NO TREINAMENTO DE TUTORES EAD
Autores: Ligia Maria Fonseca Affonso e Henrique Martins Rocha.
FGV - UNIFOA - AEDB

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

17- Gestão escolar: um desafio e uma paixão
Autores: Marcia Regina Silva do Vale.
Prefeitura municipal de São Vicente

18- CLASSE HOSPITALAR: QUESTÕES ACERCA DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A
ESTUDANTES HOSPITALIZADOS
Autor: Armando de Castro Cerqueira Arosa.
ufrj

19- ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL NO GT5 DA ANPED: A PRODUÇÃO DAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2000-2009)
Autor: Armando de Castro Cerqueira Arosa.
ufrj

20- Gestão Escolar e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): Considerações sobre as Premiações de Referência Nacional
Autores: Fátima da Silva Batista e Wania R. Coutinho Gonzalez.
Universidade Estácio de Sá

21- DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PRESENTES NA LEGISLAÇÃO E NA MÍDIA
Autores: Elisângela Ferreira Floro, Jucier Gonçalves dos Santos.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

22- EDUCAÇÃO E PODER: UM DEBATE SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM FAVOR
DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, MAIS IGUALITÁRIA E MENOS SELETIVA
Autor: Marilne Thomazello Mendes Fernandes.
UNIP

23- As Influências do Processo de Reestruturação Produtiva nas Reformas Educacionais
Autor: Elisângela Ferreira Floro, Jucier Gonçalves dos Santos.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

24- CONAE: EM BUSCA DE SEUS POTENCIAIS MULTICULTURAIS
Autora: Adriana Do C C Fontes.
CREAS - ALDAIZA - SPOSATI

25- A IMPORTÂNCIA E A ESSENCIALIDADE DAS INSTITUICÕES PARTICULARES DE ENSINO
SUPERIOR NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autores: FERNANDO DE SOUSA SANTANA e GLACI ESTEFANE TOLEDO MARTINS.
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS - FACULDADE

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: LINGUAGEM E MÍDIAS

26- Mundo Digital Virtual em 3D (MDV3D): O holodeck da aprendizagem cognitiva
Autores: Simone Ramos, Rosa Cristina Monteiro.
UFRRJ

27- Dos universos contidos no Livro Didático
Autor: Antonio Fernando de Souza.
UFRJ

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

28- MERGULHO, CONEXÃO ENTRE SEROPÉDICA E UFRRJ: o uso da narrativa na educação
ambiental
Autores: Valéria Marques de Oliveira, Iuri Régis Di Maio Vinhaes.
UFRRJ

29- A aplicação de ecotécnicas e a ética do cuidado no ambiente escolar
Autora: Telma Temóteo dos Santos
UERJ

30- DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE NO CAMPUS NILO PEÇANHA-PINHEIRAL/IFRJ
Autores: Victor Novicki e Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos.
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: CIDADANIA E CULTURA
31- (Re) Conhecendo Resende e Rio Paraíba do Sul "Minha Escola tem nome de Peixe"
Autores: Equipe da Escola Municipal Surubi.
Escola Municipal Surubi

32- COMUNIDADE QUILOMBOLA, LEI 10.639/03 E ESCOLA: CASO DE SANTA RITA DO BRACUÍ.
Autora: Carolline Ferreira Sotero de Oliveira.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

33- Comunidade, Escola e Violência Urbana: Diagnóstico para Intervenções Interdisciplinares do Aluno Vítima de Perdas
Autores:Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Layane Cristine de Souza e
Antonio Ricardo Penha.
UERJ/FEBF - 6a CRE/GED - UNIABEU - FLAMA - CH PENHA PROJETOS

34- NATIVOS DIGITAIS: uma nova era da educação contemporânea
Autores: Rita de Cássia Guedes de Brito e Vera Rudge Werneck.
UCP

35- FAMÍLIA E ESCOLA: AS INTERRELAÇÕES EXISTENTES NO PROCESSO EDUCATIVO
Autores: Patrícia Ferreira de Andrade, Élida Soares Santana, Carolina Vasconcelos Santana e Manuela Liseu.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

36- PARQUE DAS MISSÕES E SUAS CRIANÇAS: O BRINCAR EM DESTAQUE
Autor: Fabiana da Silva.
Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente

37- A Discussão entre Ciência e Fé para a Formação Psico-Social do Aluno De Nível Superior
Autores: Nádia Maria Cianelli de Aguiar e Luiz Sergio Pereira Sarahyba.
Prefeitura Municipal de Barra Mansa-CEAT

38- NAPDRJ: Na Afirmação e Promoção da Diversidade no Rio de Janeiro
Autor: Adriana Rafaela Antunes.
ufrrj

39- Investigações em um Sorriso Remoto
Autora: Maria da Conceição Vinciprova Fonseca.
AEDB

40- Seminários Culturais de Literatura: Uma Experiência Interdisciplinar no Ensino
Superior
Autor: Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos.
Associação Educacional Dom Bosco

41- MULTICULTURALISMO E PLANEJAMENTO: CONJECTURAS EM DISCUSSÃO
Autores: Adriana do Carmo Côrrea Fontes e William de Goes Ribeiro.
UERJ

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

42- ALGUMAS IMPLICAÇÕES DAS TEORIAS COGNITIVISTA E INTERACIONISTA NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores: Lucia Helena Vasques; Maria Tereza Garcia Faitarone.
Faculdade São Luís

43- LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: OS PROCESSOS DE ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA DE
TEXTOS POR ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA
Autores: Natália de Paula do Nascimento e Suzana Lima Vargas.
Universidade Federal de Juiz de Fora

44- Projeto Açaí: buscando a transdisciplinaridade
Autores: Édila Marta Miranda Lobo, Gilberta Carneiro Souto e Roberto Dias Lima.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

45- VIOLENCIA NO ENSINO SUPERIOR
Autores: BIANCA FERRAZ TOMAZ e MARAJO E KARLA MAMEDE TOMAZ MIRANDA.
FACULDADE ATENAS MARANHENSE

46- O SUBPROJETO DO PIBIDFÍSICA/UNIVAP: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA
Autores: Francisco Carlos Rocha Fernandes, Luiz Eduardo Carvalho Cardoso, Fabrícia
Ferreira Gonzaga, Francele Ribeiro de Oliveira Silva, Idebil Alves Corrêa de Freitas, Mônica de Oliveira Campos, Enoque Batista da Silva, Eduardo da Costa Branco, José Edson de Moraes, Leandro Eduardo da Silva, Leonardo Machado Rosa, George Agostinho dos Santos e Cássio Leandro Dal Ri Barbosa
UNIVAP

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

47- MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
PRESENCIAL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO ESTADO DO MARANHÃO
Autores: Yaskara Fernanda Matos de Castro, Karla Mamede Tomaz Miranda e Adriana
Ribeiro Santana.
FACULDADE ATENAS MARANHENSE

48- O SAMBA NA PRÁTICA EDUCATIVA DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI
Nº 10639/03
Autor: Altair Caetano.
UNIRIO

49- Plantas Medicinais como instrumento de trabalho no ensino de Ciências
Autores: Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, Walderez Moreira Joaquim e Cássio
Leandro Dal Ri Barbosa.
Univap

50- A LIDERANÇA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
Autores: Alexandre Santos, Marcileide Muniz Cavalcante, Teresinha Covas Lisboa.
Faculdade INESP/UNISA

51- "TIA, CADE A OUTRA PROFESSORA?”: CARINHAS COMO TECNICA DE TRABALHO COM CRIANCAS
DE 3-4 ANOS
Autores: Maria Vitoria Campos Mamede Maia e Shelle Cristine Goldemberg de Araújo.
UFRJ
52- Um Estudo Comparativo entre Crianças com e sem Atraso de Leitura em Provas de Detecção de Rima e Memória Fonológica e Sílaba
Autores: Maria das Graças Vasconcelos Paiva.
UERJ

53- O DISCURSO DA AUTOAJUDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO RETÓRICO A PARTIR DAS ESCOLHAS DE DOCENTES LEITORES E SEUS DIFERENTES AUDITÓRIOS
Autor: Silvia do Socorro Celusso.
Universidade Estácio de Sá

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

54- IMPLEMENTAÇÃO DE DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE
LETRAS: Práticas e reflexões
Autores: Maria Fernanda Caravana de Castro Moares Ricci e Dedilene Alves de Jesus.
Universidade Severino Sombra

55- Presenças, Silêncios e Ausências: Problematizando as Questões de Gênero e Diversidade Sexual na Disciplina História e o Currículo na Educação Profissional
Tecnológica
Autores: Alexandre Gomes Soares, Maria Aparecida da Silva.
CEFET-MG

56- Uma EJA, duas turmas, muitos desafios: O relato de uma experiência
Autores: Carolina Vasconcelos, Kamilla Iashmine Ferreira.
Universidade Federal Rural do Rio de janeiro

57- REDISCUTINDO LETRAMENTO À LUZ DA ORALIDADE: UMA ANÁLISE DE COMUNICAÇÕES DO 17° COLE
Autores: LEANDRO ALVES DOS SANTOS e AMELIA ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO.
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

58- DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EM BUSCA DE RESSIGNIFICAÇÕES MULTICULTURAIS
Autor: William de Goes Ribeiro.
UERJ

59- MULTICULTURALISMO E NOVA RETÓRICA EM EDUCAÇÃO: TECENDO CAMINHOS
Autores: Helen Silveira Jardim e William de Goes Ribeiro.
UERJ

60- PLANEJAMENTO COMO UMA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: DO PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO À SALA DE AULA
Autor: William de Goes Ribeiro.
UERJ

61- O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EJA: UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL PARA ORIENTAÇÃO DA PRÁXIS
Autores: BÁRBARA MARIA DE JESUS E KATIUSKA DA SILVA SANTOS.
UFRRJ

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

62- DESMISTIFICANDO A "MONSTROMÁTICA"
Autores: Daiana da Silva Leite, Maria Cristina Tavares de M. Danelon.
UGB (Universidade Geraldo Di Biase)

63- Língua Portuguesa : Como o Manuseio de Objetos Pode Oferecer ao Aluno Deficiente
Visual Novas Possibilidades
Autor: Fernanda Inácio Eduardo Guzmán.
UERJ

64- Atividade Prática no Ensino da Matemática: Uma Visão Procedimental na Rede Estadual de Ensino Fundamental
Autores: Iuri Rojahn da Silva; Walderez Moreira Joaquim, Priscila Rodrigues Nascimento,Cássio Leandro Dal Ri Barbosa.
univap

65- PRÁTICAS DE ENSINO E A QUALIDADE DO LEITE DAS PROPRIEDADES DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA
Autor: LUÍS CARLOS ARRUDA JÚNIOR
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense-Campus Concórdia

66- A literatura espanhola na formação de docentes de língua espanhola
Autor: Arnete de Almeida Faria
AEDB

67- INTERCULTURALIDADE:UM OUTRO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Autores: Joliene do Nascimento Leal, Andréa de Lima Ribeiro Sales.
UFRRJ

68- AS MÚLTIPLAS HABILIDADES PODERIAM ESTAR CONSORCIADAS AOS ATUAIS PROCEDIMENTOS DE
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR?
Autor: Jorge Eduardo Monteiro de Andrade.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

69- NAS TRILHAS DA FORMAÇÃO DO DOCENTE: UM OLHAR DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Autores: Marcia Fonseca Soutello Moreira Raymundo, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Tânia Maria Machado Pinto.
Universidade Severino Sombra

70- A Construção de Competências em Instituição de Ensino Superior: o Caso da Academia Militar das Agulhas Negras
Autores: André Frangulis Costa Duarte e Clístenes Guella Fernandes
EB/AMAN

LISTA DOS ARTIGOS APROVADOS: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

71- A (TRANS)DISCIPLINARIDADE EM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS SÉRIES INICIAIS
Autores: Dedilene Alves de Jesus e Larissa Castadeli de Castro.
Universidade Severino Sombra

72- Uma Escola de Computação Solidária
Autores: Thayse Christine Souza Dias, Joab Alves da Silva e Francisco Ivanio de
Arruda Alves.
UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa

73- A PLATAFORMA MOODLE E AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO
Autores: Marilene da Silva e Maurici Alexandrina Silva Rocha.
LANTE/UFF

74- CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA POR BILHETES: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA
DESSE INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL.
Autor: JOSIANE SILVEIRA COIMBRA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

75- Análise de Homogeneidade com o Estudo de Caso: Desempenho Escolar, Vontade de Estudar e Competência Docente
Autor: Giovani Glaucio de Oliveira Costa.
UFRRJ

76- ANÁLISE DE HOMOGENEIDADE DO DESEMPENHO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO NO ENADE 2007
Autor: Giovani Glaucio de Oliveira Costa.
UFRRJ

77- Análise de Homogeneidade do Perfil Escolar de Universitários
Autor: Giovani Glaucio de Oliveira Costa.
UFRRJ

78- Análise de Homogeneidade das Características de Alunos de uma Escola de Música
Autor: Giovani Glaucio de Oliveira Costa.
UFRRJ

79- Critérios de Avaliação para além dos conteúdos
Autor: Oscar Medeiros Filho.
Exército - AMAN

80- ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: O EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO
Autores: Jesimar da Cruz Alves, Monique Sequeira Lehmann e Tânia Maria Machado Pinto
Universidade Severino Sombra

Fonte: Organização do VI SIMPED