***Do total de 109 artigos inscritos, foram selecionados 81 para apresentação. São eles:RELATO DE EXPERIÊNCIA:
Título: A Música e a Sua Instrumentalização Pedagógia na Educação da Criança
Autores: Manuela Cardoso Martins Eleotério, Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Ulisses Lopes Eleotério e Antonio Ricardo Penha.
Título: Adolescente em Conflito com a Lei: um Recorte Sociopedagógico
Autores: Suzi Brum de Oliveira.
Título: Mapeamento da Produção Cultural e das Práticas de Letramento em Três Favelas do Complexo do Alemão
Autores: Profa. Adriana Carvalho Lopes, Ivolanda Magali Rodrigues da Silva.
Título: Educação Ambiental através de Bacia Hidrográfica: Programa Agenda água na Escola uma Parceria do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende- Crear e a Ong Nosso Vale, Nossa Vida.
Autores: Fátima Helena da Fonseca Miranda, José Arlindo Miranda.
Título: Ensino e Aprendizagem a Partir de Projetos de Educação Ambiental: o Caso do Projeto Problematizar e Aprender com Educação Ambiental
Autores: Argemiro Midonês Bastos, Ramofly Bicalho Dos Santos e Sâmia Adriany Uchôa de Moura.
Título: Mergulho e Ideias, Inovação e Ideais
Autores: Valéria Marques, Guilherme H Pereira Filho, Iuri Régis, Vinhaes. Priscila Cerqueira Veras.
Título: Um Relato de Experiência no Desenvolvimento de Materiais Didáticos com Equipes Multidisciplinares
Autores: Antônio Artur de Souza, Fabrícia Burgarelli Guimarães,daniele Oliveira Xavier,césar Urbano de Souza.
Título: O Orientador Pedagógico e a Importância do Registro
Autores: Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio.
Título: Práticas Pedagógicas Inclusivas na Capacitação Docente
Autores: Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Layane Cristine de Souza, Kátia Barbosa da Silva Perez, Antonio Ricardo Penha, Delfim Morais Dos Santos.
Título: “não Tenho Metodologia, Não Sou Alfabetizadora”: Reflexões sobre a Não Leitura e Não Escrita em Alunos do 6º Ano de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro.
Autores: Prof.dr. Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Prof. Ana Lúcia Bittencourt Barbosa, Prof. Shelle Cristine Goldemberg de Araújo, Priscilla Frazão.
Título: Empreendedorismo em Ensino e Educação
Autores: Edmir Kuazaqui.
Título: A Criança como Protagonista o Uso do Portfólio na Escola de Educação Infantil da Ufrj
Autores: Isabela Pereira Lopes e Flávia do Carmo Bullé.
Título: Cotidiano Escolar e Projeto Político Pedagógicos: Reflexões Críticas no Caminho de uma Educação Cidadã
Autores: Geni de Oliveira Lima.
Título: Do Jogo à Aprendizagem: o Movimento Lúdico nas Aulas de Língua Estrangeira
Autores: William Teixeira Alves.
Título: Estratégias Instrutivas na Docência do Ensino Superior: o Letramento e a Habilidade da Leitura e da Escrita em Cursos de Comunicação Social
Autores: Luis Carlos Bittencourt, Ediana Abreu Avelar.
Título: Jogo Didático Referente Aos Grupos de Invertebrados
Autores: Felipe de Magalhães Castro Dos Santos.
Título: O Drama no Ensino de Língua Inglesa – Leitura Interpretada e Dramatizada da Obra Salomé , de Oscar Wilde
Autores: Profa. Dra. Maria da Conceição Vinciprova Fonseca.
Título: O Ensino das Ciências na Perspectiva Histórico-cultural para os Primeiros Anos do Ciclo
Autores: Marianina Impagliazzo.
Título: Projeto na Medida: Jovens Debatem sobre os Consumo de álcool e Seus Impactos - uma Proposta Medotológica
Autores: Bruno Marcato; Fernanda Ribeiro; Itiana Rochele Pedroso; Vitor Lopes.
Título: Proposição de Mudança no Ensino da Geografia com a Utilização de Imagens de Satélite como Recurso Didático
Autores: Marianina Impagliazzo
Título: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO O GEOGEBRA
Autores: Pedro Carlos Pereira, Thuany Christine Lessa de Azevedo e Robson Mariano da Silva.
Título: Educação, Educadores, Pressupostos e Percepções:o Uso da Educopédia em Sala de Aula
Autores: Nivea Muniz Vieira, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e Antonio Ricardo Penha.
Título: O Líder Servidor e o Afeto: Estudo de Caso na Universidade Federal de Rondônia – Unir - Campus de Cacoal-ro
Autores: Diogo Gonzaga Torres Neto, Lindsay de Oliveira Mesquita Torres e Raquel Inácio Sandano.
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA:
Título: Discussões Didáticas no Cotidiano: a Cerca dos Modos de Pensar e Fazer a Prática Pedagógica
Autores: Patricia Maneschy Duarte da Costa.
Título: Políticas Públicas nas Creches Universitárias. a Escola de Educação Infantil da Ufrj Frente à Resolução Nº 1 do Cne/mec
Autores: Isabela Pereira Lopes.
Título: A Construção de Identidades Raciais e de Gênero
Autores: Mauro Fernandes Dos Santos.
Título: A Cultura Artística como Propiciadora da Vivência da Cidadania
Autores: Vera Rudge Werneck.
Título: A Perspectiva da Educação Ambiental Crítica no Projeto Educar para a Sustentabilidade.
Autores: Denise Rugani Töpke e Mariana Pires Vidal Lopez.
Título: MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE: AÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - UFRRJ
Autores: Pedro Carlos Pereira, André Luiz Reis Batista Sant Anna Berti, Bruno Oliveira Rodrigues, Camila Matos Ferreira Lima, Carolina Gurski Olanda, Charmane Moura da Silva, Grazielle Santiago de Souza, Jéssica Nascimento das Neves, Maiara Navarini Martins, Maira Blanco Martinez Forcato, Marcio Gonçalves Lima, Paula Fernanda Tomaz Xisto, Renan Nunes Santana Neri, Thuany Christine Lessa de Azevedo.
Título: A Vídeo Aula: Reprodução ou Inovação Educacional?
Autores: Eliseu Roque do Espirito Santo.
Título: O Valor da Educação
Autores: Jaqueline Vieira de Aguiar e Mauro Fernandes Dos Santos.
Título: A Influência da Libras na Escrita do Aluno Surdo
Autores: Debora Brandão Marques de Araújo, Thaise Leite Coelho e Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim.
Título: ALGUMAS REFLEXÔES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MULTICULTURALISMO
Autores: Adriana do Carmo Corrêa Fontes.
Título: Como Seres Avaliados nos Constituímos: a Fuga como Movimento Diante do Processo de Não Aprendizagem
Autores: Maria Vitoria Campos Mamede Maia e Silvia Coimbra.
Título: Desafios na Escola Inclusiva: Contribuições do Psicopedagogo Institucional
Autores: Valéria Marques, Julliana Andrade.
Título: Educação de Idosos Analfabetos e Eja: Pontos e Contrapontos
Autores: Roberta Pereira Rodrigues Marine Cortes e Angelita Pereira Rodrigues Ferraz.
Título: Futsal e Futebol de Cinco: Contribuições para os Desenvolvimentos Motor, Psicológico e Social de Deficiêntes Visuais
Autores: Bruna Nogueira Pereira, Amanda Morais de Araújo, Jonathan de Paula Soares, Luciana Merath de Medeiros, Eduardo Rodrigues.
Título: Libras: a Inclusão de Surdos na Escola Regular
Autores: Andréa Oliveira Almeida e Maria da Conceição Vinciprova Fonseca.
Título: DOIS ENFOQUES SOBRE MODELAGEM APLICADA AO HIV: ESTRATÉGIA DE ENSINO E MÉTODO CIENTÍFICO
Autores: Pedro Carlos Pereira, Mariane Rodrigues Rita e Robson Mariano da Silva.
Título: O Uso de Fotografias da Infância na Prática dos Profissionais de Educação Infantil
Autores: Salgueiro, Maria da Penha de Souza; Celusso, Silvia do Socorro.
Título: Transição para a Vida Adulta dos Jovens Universitários de São Gonçalo e Suas Perspectivas
Autores: Gabriella de Souza Miranda.
Título: A Atuação do Psicopedagogo com Crianças que Qpresentam Baixo Rendimento Escolar, em Sala de Aula.
Autores: Vera Lúcia do Prado Vitoriano e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida.
Título: A Contribuição da Psicopedagogia para a Prática Docente – Educação de Jovens e Adultos: Ensino Médio
Autores: Cristina Silva de Oliveira e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida.
Título: As Dificuldades de Aprendizagem e a Contribuição do Psicopedagogo
Autores: Maria da Conceição Sousa Cassiano e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida.
Título: Cursos de Licenciatura em Artes Ofertados pelo Parfor: Diferencial na Formação de Professores da Educaçâo Básica?
Autores: Eder Alonso Castro.
Título: Educação Superior e o Lúdico: uma Combinação Possível.
Autores: Profª Drª Maria Vitória Campos Mamede Maia, Beatriz Galdino Rocha e Jeniffer Caroline Rodrigues Fuly.
Título: O Lúdico como Metodologia e Prática na Formação de Professores
Autores: Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Maria Isabel Luna Simões Hallak e Fernanda Novaes Pinto.
Título: O Lúdico como Recurso Pedagógico no âmbito Escolar
Autores: Cirlene da Silva Santos e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida.
Título: O Processo de Gestão Escolar na Década da Educação e a Escolha dos Diretores em uma Escola Estadual em Manaus-am
Autores: Lindsay de Oliveira Mesquita Torres.
Título: Os Desafios Atuais da Formação de Professores
Autores: Sara Rozinda Martins Moura Sá Dos Passos e Victor Novicki.
Título: 10 Anos de Promulgação da Lei Nº 10639/03: Seus Reflexos em uma Comunidade Escolar da Periferia
Autores: Altair Caetano.
Título: A Comunicação Interna como Ferramenta Estratégica na Gestão de Instituições de Ensino Superior
Autores: Erika Marques de Almeida Lima Cavalcanti, Alexandre Santos, Teresinha Covas Lisboa.
Título: A ética e as Paixões na Sala de Aula: o Uso da Retórica como Instrumento Teórico- Metodológico de Ensino
Autores: Glauria Janaina Dos Santos.
Título: Algumas Contribuições da Psicanálise à Educação: Discussões Iniciais a Partir do Filme “freud Além da Alma”
Autores: Valéria Marques, Cecilia Raquel Satriano, Juliana Andrade de Abreu.
Título: Para o Professor o Declínio da Heteronomia nas Escolas Estimulou o Uso de Novas Tecnologias na Busca pela Excelência das Práticas Educativas ?
Autores: Jorge Eduardo Monteiro de Andrade.
Título: Portfólio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autores: Carolina Leal, Helenice Maia.
Título: Reflexões sobre Possíveis Significados para Frações
Autores: Marilia Rios de Paula.
Título: Apcmd: Alternativas de Produção de Conhecimento nas Mídias Digitais
Autores: Jardel Augusto Dutra da Silva Lemos.
Título: DOS GÊNEROS DO DISCURSO AOS GÊNEROS DIGITAIS: LETRAMENTO E TECNOLOGIA
Autores: Luciane Teixeira da Silva.
Título: Imaginário Tecnológico de Professores: Possíveis Influências para a Mediação Tecnológica
Autores: Luciana Santos.
Título: O Impacto do Papel do Professor - Mediador de Tecnologia nas Escolas Públicas
Autores: Patrícia Tré, Wagner Marques.
Título: Vrm: a Videodança como Recurso Metodológico
Autores: Luiz Thomaz Sarmento e Jardel Augusto Lemos.
Título: As Cartas das Princesas Isabel e Leopoldina Revelam como Ocorria a Educação de Mulheres Governantes no Brasil Oitocentista
Autores: Jaqueline Vieira de Aguiar.
Título: De Geração em Geração, a Força da Educação na Escola Normal do Auxiliadora de Campos/rj:1937-1961.
Autores: Ivone Goulart Lopes.
Título: Evolução/involução do Ensino Agrícola no Brasil: um Estudo de Caso sobre a Matriz Curricular no Ceia (centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff)- Antigo Colégio Agrícola de Magé.
Autores: Ivolanda Magali Rodrigues Das Silva-(gemae-faeterj Paracambi e Feuduc); Rafael Vieira - (gemae-faeterj Paracambi e Dceex-itr/ufrrj).
Título: Maria Laura Mouzinho Leite Lopes
Autores: Pedro Carlos Pereira.
Título: Utilização da Análise Multivariada de Dados na Avaliação da Imagem de uma Instituição de Ensino Superior
Autores: Fernando de Sousa Santana.
POSTERES:
Título: Caminhos e (dês)caminhos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Município de São Gonçalo
Autores: Geni de Oliveira Lima.
Título: As Universidades como Formadoras do Ambiente Favorável a Criatividade nas Corporações
Autores: Fabio Gonzaga Correa, Ronaldo Sales Abranches.
Título: Dos Saberes da Formação Aos Saberes da Prática: Representações Sociais dos Professores Formadores de Curso de Pedagogia
Autores: Rennata Paolla J.p. Reis.
Título: Refletindo e Agindo em Educação: Relato e Análise de uma Experiência Educativa na Graduação
Autores: Adriana do Carmo Correa Fontes e Denise Rugani TÖpke.
Título: Serviço de Orientação Educacional
Autores: Rosana de Almeida Cunha.
Título: Trajetória Institucional do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Setenta Anos de História
Autores: Ronaldo Mendes Pamplona.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO – AEDB:
Sra. Maria Sylvia Simon Esteves – Presidente.
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO – AEDB:
Prof. Antonio Carlos Simon Esteves.
COORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPGE:
Profa. Silvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenadora.
Comissão Organizadora:
Prof.ª Ms. Sueli Sardinha Guedes - Coordenação Geral,
Prof.ª Ms. Alice Kulina Simon Esteves,
Prof.ª Ms. Angela Maria da Silva Campos,
Prof.ª Ms. Érica Fernandes Costa Duarte,
Prof. Ms. Luiz Sérgio Sarahyba,
Prof. Ms. Pedro Aldo Rabanal Ramirez,
Profa. Célia Cristina Peres de Oliveira,
Adm. Julia Beatriz Matos Simon Esteves.
Comissão Científica:
Prof.ª Dr.ª Nilza Magalhães Macário (AEDB) – Presidente,
Prof.ª Dr.ª Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ),
Prof.ª Dr.ª Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP),
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Tavares de M. Danelon (AEDB),
Prof.ª Dr.ª Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun (UERJ),
Prof. Dr. Pedro Paulo de Souza (AEDB),
Prof.ª Dr.ª Valéria Marques de Oliveira (UFRRJ),
Profa.ª Drta. Vera Lúcia da Silva Almeida (AEDB / UNISO).
Secretária Geral:
Camila Alves de Souza.
Estagiária da Coordenação de Educação:
Stefany Cunha Pereira de Souza.
Relações Públicas:
Ocimar da Silva.
Assessoria de Imprensa:
Virgínia Calaes.
Obs. Imagens do arquivo do blog e outras gentilmente cedidas por Ocimar Silva/AEDB.
VER TAMBÉM
PROGRAMA DE EXTENSÃO AEDB:
O Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CPGE), fundado em 1998, é um órgão que compõe a estrutura organizacional da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), subordina-se hierarquicamente à sua presidência e caracteriza-se por executar as suas atividades em nível intermediário.
De acordo com seu Regimento (1998, cap. II art. 3º) tem, entre outras, as seguintes atribuições:
1 - Estabelecer princípios, normas e processos para o desenvolvimento de programas de Pesquisa Científica, de Pós-Graduação e de extensão da AEDB, em todos os seus desdobramentos, iniciando pela formação de uma mentalidade investigativa, passando pela produção metódica do conhecimento e a sua consequente divulgação;
2 - Planejar, coordenar e controlar a execução de todas as atividades de pesquisa científica, de pós-graduação e de extensão junto às Faculdades componentes da AEDB;
3 - Promover a articulação entre as Unidades de Ensino da AEDB e a sua Direção, assim como promover a interação entre pesquisadores, alunos e a comunidade circundante;
4 - Buscar externamente apoio para o financiamento de projetos de Pesquisa de Pós-Graduação e de extensão, por meio de Convênios, Acordos e Contratos, fazendo o gerenciamento dos mesmos de forma adequada aos objetivos da Mantenedora;
5 - Propor outras atividades de produção de saber, de forma metódica e organizada na AEDB.
6 - Promover, planejar e implementar a pesquisa, o ensino e extensão em nível de pós-graduação no âmbito da AEDB.
A Extensão é a forma de atualização prática sobre temas que venham alavancar a performance do profissional em qualquer área que ele se veja envolvido: educação, tecnologia, ciências... Intimamente ligada à Universidade, com carga horária adequada à especialização de que precisa, com o reconhecimento acadêmico indispensável, constituindo rico indicativo no Currículum profissional. Hoje, nas empresas e na prestação de serviços, o diferencial está na diversidade das habilidades e na capacidade e frequência da formação continuada do profissional.
CURSOS:
EXCEL 2007 BÁSICO:
Início do Curso: 2º semestre – 2013.
Duração: 40 horas, aos sábados, das 08h30 às 12h30.
Objetivos: organizar informações numéricas e fazer cálculos, utilização das principais ferramentas do aplicativo.
Público Alvo: todos interessados em utilizar o Excel.
Ministrantes/Responsáveis: Prof. Coord. Gabriel Pitágoras S.Breener – Jean Franco Pizarro Gonçalves – Analista de TI.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti.
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho. ***
GESTÃO EM SAÚDE:
Início do Curso: 2º semestre 2013.
Duração: 40 horas – aos sábados, de 08h00 às 12h00.
Objetivo: capacitar pessoas para atuarem em instituições de saúde.
Conteúdo básico: modelos de gestão, planejamento estratégico em instituições de saúde, gestão de serviços, gestão de recursos físicos e financeiros, gestão de pessoas, excelência em gestão e qualidade.
Público alvo: Administradores, gestores públicos, gestores de RH, profissionais de saúde, de qualquer ênfase profissional.
Ministrante responsável: Gustavo Adolf Fichter – Economista, Espacialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, RJ.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho.
GESTÃO PREVIDENCIÁRIA:
Início do Curso: 2º semestre 2013 - agosto.
Duração: 16 horas - aulas aos sábados.
Objetivo: treinar profissionais e estudantes para o desempenho de atividades voltadas à gestão pública de pessoal e de Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS.
Conteúdo Básico: 1. Gestão Administrativa; 1. Gestão Financeira; 3. Direito Previdenciário
Público Alvo: Servidores Públicos, Administradores, Economistas, Gestores de RH, Gestores Públicos, Ciências Contábeis e do Direito.
Ministrantes/Responsáveis: Alex de Araújo Pimenta – Esp. Direito Público, Procurador Público, Advogado e Professor: José Marcos Godinho Vieira – Esp. Gestão de Cidades,
Administrador, Professor.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti -
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho.***
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PELA COMPETÊNCIA:
Início do Curso : 2º semestre 2013.
Duração: 20 horas – aos sábados – de 08h00 às 12h00.
Objetivo: apresentação de ferramentas atualizadas na área de recrutamento e seleção, com enfoque na competência do candidato. Análise de competências organizacionais e funcionais...
Conteúdo básico: Mercado de Trabalho e exigências atuais. Seleção por competências. Gestão por competência. Processos de seleção por competências...
Público Alvo: Profissionais de RH, Gestores de Pessoas, Administradores, Pedagogos...
Ministrante/Responsável: Mônica Rocha Matos Ferrari de Andrade – Psicóloga, MBA Recursos Humanos.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti -
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho.
BULLING NA ESCOLA:
Início do Curso : 2º semestre 2013.
Duração: 16 horas – aos sábados – de 08h00 às 12h00.
Objetivos e conteúdos: fornecer uma visão panorâmica da evolução histórica do fenômeno bullying no âmbito escolar, definir o termo e tipos, identificar os envolvidos, identificar características de assédio nos diversos ambientes, as conseqüências do bullying, estudos de casos, aspectos legais...
Público Alvo: Profissionais da Educação... Pessoal que trabalhe com adolescentes, professores, assistentes sociais em geral...
Ministrante/Responsável: Mônica Rocha Matos Ferrari de Andrade – Psicóloga, MBA Recursos Humanos.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti -
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho.
REPORTAGENS EM TV E RÁDIO:
Início do Curso : 2º semestre 2013.
Duração: 24 horas – aos sábados – de 08h00 às 14h00.
Objetivo: ampliar conhecimentos para os comunicadores, e despertar interesses pela profissão no setor da comunicação.
Conteúdo básico: os passos para se obter uma boa reportagem; as qualidades exigidas ao entrevistador e repórter, as técnicas para a elaboração dos textos...
Público Alvo: Profissionais da comunicação em geral, jovens e estudantes de Comunicação.
Ministrantes Responsáveis: Adriano Lizarelli Paes – Jornalista, repórter, editor Luís Cláudio Hermógenes Ramos – Professor, Jornalista, Comunicador.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
Início do Curso : 2º semestre 2013.
Duração: 16 horas – aos sábados – de 08h00 às 12h00.
Objetivo: abordar a violência doméstica na infância/adolescência, especificando a conceituação do fenômeno, diagnóstico e intervenções, possibilitando aos profissionais e estudantes que atuam na área, suporte prático-científico para exercerem com eficiência o ofício de defensores da criança.
Conteúdo básico: Trajetória histórica da Infância: como eram tratadas as crianças e os adolescentes? O que é VDCA? Modalidades. Tipos de violências: física, sexual, psicológica, fatal... Estratégias de intervenção: judiciais, médicas, sociais, terapêuticas... Relatos de experiências...
Público Alvo: Profissionais da Educação, da Saúde, da Justiça, Serviço Social, Psicologia, Segurança Pública...
Ministrante/Responsável: Mônica Rocha Matos Ferrari de Andrade – Psicóloga, MBA Recursos Humanos.
Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti -
Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho.
Profª Silvia Maria Simon Esteves Mariotti-
Coordenadora do CPGE.
Acesso para informações de novos cursos e datas em http://www.aedb.br/cpge/
Portal http://www.aedb.br/
sábado, 7 de setembro de 2013
Notícias do VIII Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Educação - 2013.
APRESENTAÇÃO:
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco – FFCLDB - e o Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPGE, mantidos pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, promoveu de 03 a 05 de setembro de 2013, o VIII Simpósio Pedagógico – SIMPED - com o tema Teoria e Prática na Educação: Com a palavra, o professor, cujo objetivo foi propiciar aos profissionais e pesquisadores da área de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, numa perspectiva interdisciplinar, a oportunidade de cooperação e o intercâmbio no que diz respeito a estudos, pesquisas e experiências, congregando instituições educacionais e outras afins, em nível nacional.
A Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, oferece um espaço acadêmico que permite aos pesquisadores que participam de seus eventos científicos, o conforto de levar seus familiares e amigos, para um período gratificante de trabalho e lazer. Expor na AEDB a construção de novos saberes é desfrutar de momentos maravilhosos de inclusão, onde é possivel a comunhão, o debate e a divulgação de conhecimentos oriundos do Brasil e do exterior. De acordo com o setor de comunicação social da AEDB,pesquisadores de universidades do Brasil e da Argentina apresentaram trabalhos no VIII Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação da AEDB. Na abertura do Simpósio na terça-feira, dia 3, às 19h, o público foi presenteado com apresentação teatral “Revisitando as Cantigas Trovadorescas”, dos alunos do 2º ano do curso de Letras, sob a orientação da Profª Judite Grassi. Em seguida, aconteceu a Conferência Magna proferida pela Profª Maria Cristina Danelon, sobre o tema “Teoria e Prática na Educação: com a palavra, o Professor”.
Professores e pesquisadores de Universidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazônia, Pará e Paraíba, além de um professor da Universidad Nacional de Cordoba, na Argentina, estiveram reunidos no campus da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, para estudos e apresentação de seus de Pesquisas em Educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.