sexta-feira, 23 de agosto de 2013
VI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras.
APRESENTAÇÃO:
Entendemos que a formação do povo brasileiro, os múltiplos espaços de convivência e as diferentes culturas devem se constituir em espaços de convivência
harmônica e de profundo respeito. No entanto, a sociedade brasileira enfrenta disparidades humanas e sociais que esbarram no desrespeito às diferenças étnicas.
O VI SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
BRASILEIRAS: contextos dos 10 anos da Lei 10.639/03, visa discutir e aprofundar
mecanismos educativos de intervenção para uma cultura de paz e respeito, de maneira que professores, alunos e comunidade em geral possam construir um diálogo
permanente entre as instâncias de produção de saberes que corroboram no contexto de desafi os, perspectivas e possibilidades do cenário nacional e regional, bem
como contribuir para a elaboração de políticas educacionais.
Fortalecemos nossa responsabilidade de efetivar uma educação comprometida
com o respeito às diferenças relacionando o processo de formação dessa sociedade,
a cosmovisão africana às especifi cidades da sociedade brasileira como processo de
dominação opressivo sobre os africanos e afrodescendentes nos diversos espaços
geográfi cos que se constituem no núcleo de orientação conceitual desta formação.
Nesse sentido, nos comprometemos em contextualizar, especialmente, nas
ações do seminário, os diferentes enfoques de como a Lei 10.639/03 se constituiu
no decorrer dessa primeira década.
Além disso, também, problematizar os diferentes contextos e possibilidades de
implementação em que a lei se constituiu. Para tanto, estamos propondo que o
seminário congregue três grandes eixos:
1 – Políticas Públicas;
2 – Práticas Educativas;
3 – Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 nos diferentes campos do conhecimento.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB – da Universidade Federal do Espí-
rito Santo, juntamente com os demais parceiros, entendendo a sua responsabilidade
social com a educação e com o processo de inclusão social, realizará o VI SEMINÁ-
RIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS BRASILEIRAS: contextos dos 10 anos da Lei 10.639/03, no período de 23 a 25 de outubro de 2013.
A Lei de Diretrizes de Bases (LDB) da educação brasileira instrui sobre o ensino
de história e cultura africana e afro-brasileira, como também sobre as práticas de
combate ao racismo contra a população negra. No entanto, os conteúdos indicados
pela LDB não fazem parte das formações dos cursos de licenciatura e pedagogia das
universidades brasileiras, daí a necessidade de formações complementares realizadas pelos sistemas de educação.
Nesse sentido, há alguns anos, o Ministério de Educação vem procurando estimular a formação e implantação deste ensino de história e cultura africana e
afrodescendente. Diversos enfoques fi losófi cos, teóricos e metodológicos sobre os
conteúdos da história e da cultura africana e afro-brasileira estão presentes nos
trabalhos acadêmicos e nas práticas educativas realizadas nas diversas instituições
brasileiras, dentre estes destacamos os das Africanidades e Afrodescendência desenvolvidos nos trabalhos de ensino e pesquisa.
EIXOS TEMÁTICOS:
1. Conteúdos da lei sobre o ensino da história e cultura africana e
afrodescendente:
A história da Lei 10.639/03, sobre o ensino da história e cultura africana como
conquista do movimento social negro no Brasil. A evolução da discussão da educação dos afrodescendentes de 1853 até 1995. As transformações esperadas com
a implantação da lei sobre o ensino da história e da cultura africana e afrodescendente. O enfoque teórico-metodológico das africanidades e da afrodescendência.
O método de pesquisa e de trabalho da sociopoética. Os temas possíveis e os conteúdos da aplicação desta lei. Os achados encontrados nos trabalhos acadêmicos
sobre práticas inovadoras. As práticas de racismo antinegro e as possibilidades de
combate pela educação. A discussão da presença da população e da cultura negra
no Brasil.
2. Afroetnomatemática na educação brasileira:
Introdução à história da matemática no continente africano. Símbolos e signos
das sociedades africanas e o ensino de matemática. Arte africana, sua geometrização e o ensino de matemática. Uso de jogos africanos no ensino da matemática.
A relação entre cosmovisão africana e geometria. Usos de tecidos africanos e sua
relação como a matemática. A informática no trabalho com jogos africanos. A introdução da informática na compreensão das casas africanas. Afrodescendentes
nas áreas de engenharia e tecnologia no Brasil. As práticas de observação sobre o
racismo através dos desenhos e da análise de imagens.
3. Religiões de matriz africana na cultura brasileira:
A cosmovisão africana. A relação entre filosofias de base africana e religiosidade. A relação entre religiosidades africanas e cultura. O desenvolvimento das religiões de matriz africana na cultura brasileira. A organização das religiões de matriz
africana nos espaço urbanos e intraurbanos da sociedade brasileira. O racismo
antinegro nas discriminações e preconceitos com as religiões de base africana. As
religiões de matriz africana e a música brasileira. As religiões de matriz africana e
a literatura africana e brasileira. As práticas de saúde e de preservação ambiental
contidas nas religiões de matriz africana. As religiões de matriz africana e as identidades do negro brasileiro. As culturas e religiões africanas na sala de aula.
4. Corporeidades nas culturas de matriz africana:
O corpo nas sociedades africanas. Corporeidade e filosofia africana e afrodescendente. O corpo como fonte de conhecimento. As práticas educativas com relação ao
corpo no enfoque de base africana no Brasil. A filosofia e a história da prática de capoeira no Brasil. Educação física e cultura negra. As metodologias das danças de matriz africana na cultura brasileira. O uso da dança de matriz africana na educação brasileira.
5. Educação na perspectiva da ancestralidade africana
Desdobramento da cosmovisão africana nas práticas educativas e na pesquisa
na escola. As contribuições da sociopoética na educação afrodescendente. Os jogos
e brincadeiras tradicionais na educação. A música de percussão africana nas prá-
ticas educativas. Educação sociopoética e educação ambiental. As festas e danças
de matriz africana na cultura brasileira. A consciência corporal através das práticas
educativas africanas.
6 . Mulheres negras e educação:
Conteúdos apresentados: Mulheres africanas e a sua presença na história e na
cultura africana. A diversidade cultural africana e a diversidade de vestuário das
mulheres africanas. As mulheres africanas e afrodescendentes na história do Brasil.
Mulheres negras e suas organizações no Brasil. As mulheres negras nas religiões
de matriz africana no Brasil. As mulheres negras como sujeitos políticos e a construção do feminismo negro brasileiro.
7. Territorialidade, histórias, culturas/saberes e educação escolar dos
Quilombolas
: Territorialidade geográfica africana e história econômica. As transferências de
conhecimentos técnicos e científicos da África para o Brasil. As cidades históricas
africanas. A influência da urbanização africana nas cidades brasileiras e nos modos
de comércio urbano no Brasil Colônia e Império. Africanos e afrodescendentes na
formação social e cultural do Brasil. Sociedades quilombolas, uma herança africana. Quilombos no Espírito Santo. Islamismo e cristianismo no continente africano.
Irmandades religiosas católicas e festas de africanos e afrodescendentes no Brasil.
Os movimentos sociais de maioria afrodescendente no Brasil. Os movimentos negros na sociedade cearense. Identidades negras no Brasil.
8. Literatura e história africana e afrodescendente:
As literaturas orais e escritas nas sociedades africanas e afrobrasileiras. As escritas nas sociedades africanas e entre os afrodescendentes no Brasil. As literaturas africanas como apresentação das sociedades africanas. Os afro-brasileiros na
literatura brasileira. Os personagens negros e negras na formação do imaginário
social através da literatura. As literaturas negras na sala de aula. O uso da literatura
negra no combate ao racismo antinegro. As ausências de imagens e textos sobre
a população negra. A produção de textos sobre a história e as culturas africanas e
afrodescendentes.
9. Memória e histórias de vida:
Possibilita examinar a significação assumida pelo passado em termos individuais e coletivos tendo em conta os fatores que contribuem para a inserção social
do sujeito e suas subjetividades, considerando os diferentes momentos da vida do
depoente. Procura identificar a tensão entre o indivíduo e os múltiplos constrangimentos sociais pelo qual passou. Também aponta por suas narrativas experiências
que vivifiquem a temática da educação das relações raciais.
10. História da África e experiências africanas na Diáspora:
Experenciar conteúdos relativos a História da África e das Populações de Origem
Africana na Diáspora, com o intuito de possibilitar aos professores de diferentes áreas se apropriarem de questões fundamentais para pensar a sua prática pedagógica.
11. Educação das Relações Étnicas: currículo, formação e trabalho docente
: A intenção é promover a discussão de questões relacionadas à discriminação
étnico-racial, formação, educação e trabalho docente. Também contribuir para a
viabilização de princípios constitucionais de igualdade, mediante ações em que a
escola trabalhe com questões da diversidade cultural, indicando a necessidade de
se conhecer e considerar a cultura dos diversos grupos étnicos.
12. Populações Negras: gênero e diversidade sexual:
Discutir como a experiência escolar é fundamental para que conceitos como
diversidade, gênero e raça podem se articular ao longo de processos educacionais.
Repensar a escola enquanto espaço de construção de conhecimento e de desenvolvimento do espírito crítico, onde se formam sujeitos, corpos e identidades, enquanto referências para o reconhecimento, respeito, acolhimento, diálogo e convívio
com a diversidade.
13. Saúde das populações afro-brasileiras:
Discutir políticas de promoção da equidade, destinadas à saúde da população
negra e quilombolas, indígena, albina, populações assentadas e acampadas, populações carcerárias e para a população lésbicas, gays, bissexuais, travestis e Transexuais (LGBTTs), de acordo com os princípios do SUS.
14. Políticas públicas e questões raciais
: Dispositivos para implementação de políticas públicas para a educação étnicoracial. Aspectos das legislações e seus retornos para a sociedade. Adoção de programas e políticas de governos em suas diferentes instâncias.
15. Ciência e Tecnologia:
A população negra no cenário científico e tecnológico brasileiro. Metodologia
de ensino e trabalho no campo da ciência e tecnologia.
16. A cultura afro-brasileira nas mídias
: Novos enfoques apresentados pela produção afrocultural. Incidência de produtos afroculturais oferecidos à criança. Ações afirmativas para a cultura afro-brasileira na mídia, ocupação espacial e georreferenciamento orientado pela presença
negra e cultura afro-brasileira nas cidades.
Inscrição e Informações em
http://seminarioereb.wordpress.com/
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