quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Jornal Mundo Jovem - 50 anos de história.

O jornal Mundo Jovem, com sede na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), sob orientação da Faculdade de Teologia, com 50 anos de história e presença em quase quatro mil cidades brasileiras, afirma-se como um veículo impresso de educação através da comunicação. Entretanto a singularidade do Mundo Jovem está, sobretudo, no fato de alcançar uma tiragem significativa, em nível nacional, sem o recurso da propaganda.
O Mundo Jovem usa a nomenclatura de jornal, mas as suas características formais e de conteúdo são de uma revista, ou seja, a periodicidade mensal, a segmentação do público, como grupos e comunidades eclesiais, estudantes e professores. Segundo Marília Scalzo, no livro Jornalismo de revista (2004, p. 19), as revistas surgiram com características e uma missão própria: “destinar-se a públicos específicos e aprofundar os assuntos – mais que os jornais, menos que os livros”. Essa missão, Mundo Jovem exerce ao divulgar e aprofundar temas relacionados ao meio eclesial e depois educacional, reunindo opiniões diversas sobre cada momento histórico. Nesse aspecto, Mundo Jovem tornou-se, cada vez mais, uma fonte complementar para o debate dos temas escolares, especialmente das áreas humanas, oferecendo textos interdisciplinares e transversais para o debate em sala de aula e como fonte de pesquisa, gerando novos conhecimentos. Incentivar e promover a leitura e a formação cultural do jovem, desenvolvendo a sua consciência crítica diante das mudanças que ocorrem no mundo, parece ser a identidade que o Mundo Jovem afirma. Por isso, o que esse veículo representa na comunicação e na educação é fruto da história que fez e da sua distinção como um periódico de comunicação alternativa para a educação e para grupos de jovens. Fonte " Mundo Jovem". Acesso em http://www.mundojovem.com.br/edicoes/440-setembro-2013-mundo-jovem-50-anos-semeando-ideias-e-atitudes#realidade-brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.