sábado, 8 de janeiro de 2011

AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DO GESTOR EAS POLITICAS EDUCACIONAIS NAS IES.

Elaina Alves Andrade
Mestranda em Psicologia Social
Professora Universitária na área de Gestão Educacional

Resumo:
A gestão Superior se divide para estudar as múltiplas determinações econômicas e sociais da administração institucional, bem como as condições e possibilidades de uma práxis administrativa escolar voltada para a transformação social.
De forma clara e objetiva, abordei o conceito de administração em sua forma mais geral e abstrata, independentemente das determinações sociais e econômicas deste ou daquele modo de produção.
Em seguida, expliquei as fundamentações e a natureza da administração especificamente capitalista e sua articulação com os interesses dominantes.
Na análise das funções dos gestores de universidades especifiquei as áreas de atuação em relação ao que a lei, que somos subordinados, nos diz.
Dentro dessas funções, o gestor se torna um contribuinte para a transformação social, pois em várias delas a comunidade e o mercado de trabalho estão envolvidos diretamente, esses mesmos gestores também se preocupam com o andamento da instituição e com o seu perfil perante a sociedade, que tem dificuldade para aceitar os novos conceitos, sem mudanças e sem transformações.
Abstract:
Top management is divided to study the multiple economic and social determinations of institutional administration, and the conditions and possibilities of a practice management school focused on social transformation.
Clearly and objectively, I discussed the concept of management in its most general and abstract, regardless of social and economic determinations of a particular mode of production.
Then I explained the reasoning and the nature of capitalist management and specifically its relationship with the dominant interests.
In the analysis of the functions of university administrators outlined those areas of performance in relation to what the law tells us we are subject.
Within these functions, the manager becomes a contributor to social change, as in many of the community and the labor market are directly involved, those same managers are also concerned about the progress of the institution and its profile towards the company, which has difficult to accept the new concept without changes, with very few changes and overcome the social classes.
Always in a didactic, facilitated the presentation of the concepts even by people unfamiliar with the subject, understanding can be facilitated to understand how the conservative character of the existing school administration and the basic assumption of a school administration committed to social change.

Palavras-chave: administração, coordenação, mudança, gestão, professores, leis

Introdução
Este trabalho vem tratar do processo de organização do ensino superior, visando refletirmos sobre as divisões pedagógicas e administrativas nas instituições privadas e públicas no que diz respeito à gestão. As influências políticas mostrarão que o sistema educacional só funciona mediante a eficácia da administração.
A possibilidade de ação administrativa completa está na construção coletiva exigindo a participação de toda universidade, nas decisões do processo educativo contribuindo no aperfeiçoamento administrativo – pedagógico. A organização do trabalho e do dinheiro nas bases das instituições deve ser balançada no planejamento.
A solução está na democratização da distribuição das riquezas e dos benefícios usando o instrumento da administração participativa. Os planejamentos onde diferentes segmentos de uma instituição com seus olhares, seus valores e desejos, participam e dão voz a esta prática, deixando sadia e produtiva funcionando como uma máquina.
O desenvolvimento de trabalho na área educacional vem exigindo do educador o exercício de ofícios, artes e artimanhas que, ao lado da fundamentação científica necessária, permitam-lhe a adoção de práticas pedagógicas voltadas para transformar e transforma-se como pessoa e profissional.
A organização escolar estruturada pela sociedade capitalista procura, em última instância, a manutenção das relações sociais de produção, refletindo as divisões sociais existentes, com tendência a perpetuá-la e acentuá-las, enfatizando, assim, a manutenção do poder da classe dominante.
As instituições de ensino não são apenas a agências que reproduzem as relações sociais, mas um espaço em que a sociedade produz os elementos da sua própria contradição.
A questão da democratização dentro das instituições de ensino tem sido analisada sob três aspectos gestores: democratização como ampliação do acesso à instituição educacional; democratização dos processos pedagógicos e democratização dos processos administrativos.
Os educadores e gestores em geral encaram a democratização como o desenvolvimento de processos pedagógicos que permitam a permanência do educando no sistema, através da ampliação de oportunidades educacionais.
Em muitas regiões, as universidades são a única ou uma das poucas entidades organizadas, em todos os níveis de gestão que estão habilitadas para desenvolverem administrativamente determinados posicionamentos ante a educação e sua responsabilidade social, temos buscado um relacionamento maior com seu contexto imediato.
Hoje em dia, existe uma serie de fatores que contribuem para esse mal ajustado processo, de administração, neste período de transição, que se contextualizam as IES.
Tendo em vista, as dificuldades em identificar-se com um consenso acerca do conceito emergente de Gestão do Conhecimento no meio acadêmico, cabe ao gestor da IES desenvolver estratégias de socialização e compartilhamento do conhecimento.

As divisões da gestão academicamente

Interpretando-se o disposto nas novas diretrizes oriundas da Lei de Diretrizes e Bases - LDB, Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que não mais exige a existência de departamentos no âmbito das Instituições de Ensino Superior, tendo sido a maioria extinta das estruturas organizacionais, optando pela Coordenação de Curso, com funções, responsabilidades e encargos inerentes a um Gestor de Conhecimento.
Segundo Franco, estas funções delegadas aos coordenadores de curso dividem-se em quatro áreas distintas: políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais.
E prossegue explicitando que as funções consideradas de natureza política, são atinentes à liderança reconhecida na área de conhecimento do curso, a uma postura motivadora de professores e alunos, a uma representatividade legítima de seu curso, de propagação sócio-acadêmica do curso e responsabilidade pela vinculação do curso com os demais anseios e demandas do mercado.
No que se refere às funções gerenciais, identifica quesitos que revelam a competência dos coordenadores na gestão propriamente dita, dos cursos que dirigem.
Os Coordenadores devem se responsabilizar pela supervisão das instalações físicas, laboratórios e equipamentos dos Cursos, pela indicação da aquisição de livros, materiais especiais e assinatura de periódicos necessários ao desenvolvimento dos Cursos, pelo estímulo e controle docente e discente, pela indicação da contratação de docentes, pelo processo decisório de seus cursos e pela adimplência contratual dos alunos de seus Cursos.
As funções acadêmicas ressaltam que o Coordenador deve ser responsável pela execução dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, pelo desenvolvimento das atividades escolares, pela qualidade e regularidade das avaliações desenvolvidas em seus Cursos, devendo cuidar do desenvolvimento das atividades complementares.
Estimular a iniciação científica e de pesquisa entre professores e alunos, responsabilizar-se pela orientação e acompanhamento de monitores, pelo engajamento de professores e alunos em programas e projetos de extensão, pelos estágios supervisionados e não supervisionados.
Quando se refere às atividades institucionais, o citado professor acompanha o sucesso dos alunos de seus cursos no ENADE - Exame Nacional de Desempenho do estudante, empregabilidade dos alunos, busca fontes alternativas de recursos, reconhecimento de seus cursos e renovação periódica desse processo por parte do MEC e sucesso dos alunos nos Exames de Ordem.
A análise do acima citado delega aos coordenadores uma função gerencial estratégica nas Instituições de Ensino Superior, o trabalho de cada coordenação e da troca de experiências, com sua equipe de trabalho e dos coordenadores entre si, é que determinará os caminhos a serem seguidos pela Instituição.
É desafiante o papel dos coordenadores de cursos superiores, que devem ser "gerentes do conhecimento", produzindo resultados com impactos financeiros quantitativos e acadêmicos qualitativos, comentário de Giovanna Mesquita de Paula Guimarães, em relação ao trabalho do gestor universitário.


Olhares políticos

Segundo Miguel Arroyo, os gestores devem ser transformados em planejadores e políticos que trabalhem envolvidos o tempo todo com as políticas públicas e seus impactos na sociedade. Mostrando o referencial necessário aos sujeitos protagonistas das teorias, aqui apresentadas pelas lideranças, que é característica primordial do gestor. Os movimentos sociais, devem assim passar a serem participantes funcionais nas organizações promovidas pelos gestores.
A qualidade de um ensino de qualidade voltado à formação cultural e científica possibilita um crescimento maior para a sociedade, as forças políticas dentro da sociedade se mostram neste caso muito negligente, principalmente quando se fala de educação pública e esses fatores influenciam no desenvolvimento da universidade. A gestão democrática devidamente implantada dentro de uma instituição pública asseguraria um planejamento e uma organização pedagógica didática e administrativa em suma, um ensino de qualidade para as camadas mais necessitadas.
Jose Carlos Libanêo no seu livro, Adeus professor, adeus professora? O ambiente educacional deve proporcionar ensino de qualidade, onde se haja permanência e deve vigorar mecanismos democráticos, isto faz menção à gestão democrática que faz parte das características sócio-culturais em que a universidade se envolve. A participação conjunta de profissionais e comunidade são novamente chamadas pela importância que ocupa dentro deste ambiente.
“... No cotidiano de sua experiência profissional, aprendi uma triste lição: no sistema público de ensino popular tudo vale para o ganho e a barganha política: diretor compadre é preferido, professo eficiente é removido ou despedido, merenda escolar, desviada, escola, construída onde não precisa dinheiro dos programas de educação gasto em manter burocratas...”
Neste comentário do Miguel Arroyo, em seu livro A escola possível é possível? A questão em pauta que se coloca para as universidades, como para toda instituição educativa, é de como organizar o tempo, os espaços, as práticas educativas, os conteúdos, os horários, os trabalhos dos professores, de tal maneira que dê conta do desenvolvimento e formação plena dos alunos, respeitando cada tempo.
O trabalho gestor se faz presente em cada uma dessas funções e além de montar esse perfil organizacional ainda mantêm a engrenagem funcionando. Essa prática concreta, que vai desde como organizar as turmas até a organização dos documentos pertinentes a cada instituição.

Segundo as leis e o que determinam.

De acordo com a pesquisa apresentada por Alexandre Martins Dias, em 1981, o próprio MEC reconhecia que o Coordenador “deveria atuar como um gerente de um projeto de aprendizagem”. Autores como Cantídio (1981)1, especificaram diretrizes para uma boa Coordenação de cursos:
• Direção/supervisão do ensino;
• Estudo e formulação de currículos;
• Aprovação dos programas;
• Acompanhamento da execução dos planos de ensino; a Avaliação da produtividade do processo de ensino-aprendizagem;
• Poder de atuar em áreas físicas utilizadas em atividades didáticas;
• Articulação com o CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) através de representação docente.

Considerações Finais

A habilidade de liderança do coordenador deve ser incentivada, de modo a propiciar uma gestão cooperativa,onde todos participam, auxiliam, discutem e influenciam as decisões e são, igualmente, informados delas.
Os gestores devem ficar atentos para uma série de fatores que concomitantemente acontecem, é um trabalho de observação, relacionamento, e muita ação. Tudo muito alinhavado com o tempo, que não para, que determinam o que o mercado oferece de melhor em tendências e adaptações e com as questões financeiras que fazem a máquina girar.
O trabalho de um gestor também abrange dar um perfil a instituição e a satisfação garantida aos pais, exatamente como se fosse um produto. Neste momento percebo um início de distanciamento entre a linha administrativa da linha pedagógica fazendo criar uma forte lacuna entro os aspectos pedagógicos e os empresariais. Manter essas duas vertentes unidas e harmoniosamente integradas é mais um dos desafios para um gestor comprometido em manter a excelência do seu produto sem descartar a qualidade e aparência.
“A tarefa é para gigantes. E “talvez seja o ponto central da nova gestão escolar: valorizar e investir no capital humano, conferir autonomia e responsabilidade aos profissionais envolvidos e conferir autoridade ao líder que atua como organizador articulador e mobilizador dos diversos processos que se desenvolvem na escola (LARANJA, P.242)”.
CONCLUSÃO

A gestão organizacional, que como qualquer outra, necessita seguir um padrão que seja reconhecido por todos. A sua cultura interna é constituída de significados e de referencias partilhados pelos seus membros, a cultura externa é formada pelas variáveis culturais existentes no contexto da organização, interferindo na definição da sua própria identidade. São elementos unificadores e diferenciados de suas praticas, pois comporta dimensões de integração das várias sub-culturas dos seus membros e de adaptação ao meio social de que faz parte. Constitui-se então, como um espaço de inclusão, de emancipação social, de produção de conhecimento e de manifestação e produção cultural, envolvendo discentes, docentes e toda uma comunidade ao seu redor e derredor.
Nesse sentido, a administração bem dividida e dimensionada resolve os problemas e mostra a diferenciação para cada setor, atuando bem e resolvendo as situações problemas. A gestão de qualidade proporciona bons funcionários a se espelharem e fazerem parte, pois o olhar gestor esta presente em cada professor, em cada educador que atua hoje em dia e faz questão da organização e da clara distribuição de funções, não sobrecarregando os demais.

Referencias bibliográficas
 ANDRADE, D. – A gestão democrática de educação no contexto da reforma do Estado.
 ARROYO, M. A escola possível é possível?
 BASTOS, J. B. Gestão democrática da educação: As práticas administrativas compartilhadas. Ática 1997
 BEZERRA, Ângela. S. L. Gestão escolar: Ainda um grande desafio. 2003
 DIAS, M. Alexandre. Texto sobre coordenação de cursos Superiores, publicado no site Gestão Universitário – Jan de 2009
 FRANCO, E. Funções do coordenador de curso: como construir o coordenador ideal. Brasília, ABMES, 2002.
 GONH, Maria da G. Conselhos leitores e participação sociopolítica. Ed. Loyola - 2004.
 GUIMARÃES, M. DE PAULA GIOVANNA. MESTRE EM DIREITO PÚBLICO.
 LARANJA, M. Discutindo a gestão de ensino básico. Porto Alegre: Artmed 2004
 LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 1998.
 PARO Vitor H. Administração Escolar – Introdução crítica. Ed Cortez - 2003

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