quinta-feira, 1 de abril de 2010

Espaço Acadêmico

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ


Maria Portes Torres- mportes@oi.com.br
Mestre – UFF



Introdução
Investigamos nesse estudo as políticas públicas de educação e formação de professores no Município de São Gonçalo/RJ no que diz respeito à oferta de educação que contemple a diversidade e a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Neste estudo, analisamos a questão da formação de professores frente às políticas de educação inclusiva e a sua implementação na escola por intermédio de seus projetos, investigando a ação docente para o entendimento das práticas pedagógicas no cotidiano da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra/ São Gonçalo. Entrevistamos dois gestores da Secretaria de Educação do Município e gestores e professores da escola, além da observação e análise de alguns documentos internos, em 2008.
A pesquisa teve como objetivos analisar tanto as políticas públicas de educação quanto a de formação de professores do Município São Gonçalo/RJ e a sua implementação pela escola em relação à cultura pedagógica da equipe escolar, no que se refere ao ensino e a aprendizagem dos professores, e dos alunos com deficiência incluídos, em prol da transformação dessa cultura escolar instituída na perspectiva da educação emancipadora e inclusiva. O estudo fundamenta-se no pensamento crítico de autores como Adorno, Costa, Crochík, dentre outros. Os procedimentos da pesquisa referem-se às análises dos dados obtidos por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e observação in lócus em relação à educação de alunos com necessidades especiais.


REFERÊNCIAS

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo, Paz e Terra, 1995.
BRASIL. Convenção de Guatemala. Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Decreto n.º 3956, de 08 de outubro. Brasília, DF, 2001
_______. Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília, CORDE, 1994
_______. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
COSTA, V. A. da. Formação e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt: trabalho, educação, indivíduo com deficiência. Niterói, RJ, EdUFF, 2005.
CROCHÍK, J. L. Preconceito, indivíduo e cultura. São Paulo, Robe Editorial, 1997.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

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