Diário de Aprendizagem em Libras para a prática dos processos de formação Acadêmica, nos cursos de licenciatura de Pedagogia, Português e Matemática da Faculdade Gama e Souza
Christiane Maria Costa carneiro Penha
Psicóloga, Docente do ensino Superior, Especialista em Psicomotricidade, Terapia de Família, Psicossomática contemporânea, Mestranda em Psicologia Social,na Universidade Salgado de Oliveira, Especializando em Libras e Educação Especial, Acadêmica do Curso de Pedagogia do IAVM/UCAM
Antonio Ricardo Penha
Teólogo, MS. Em Filosofia Cristã, Especialista em teoria psicanalítica, doutorando em Teologia, acadêmico do curso de Pedagogia do IAVM/UCAM, Professor convidado do Laboratório de Projetos de Qualificação em Libras da Faculdade Gama e Souza
Chpenha.penha@gmail.com
Eixo Temático: Profissionais da Educação
Resumo:
O presente trabalho foca o resultado da utilização do Diário de Aprendizagem em Língua Brasileira de Sinais, para a instrumentalização de recursos didáticos voltados para auxiliar os acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Faculdade Gama e Souza, no processo de aquisição de Libras, para serem aplicadas em sala de aula que tenham alunos surdos, conforme o sentido da Lei 10.436/02 e o decreto de sua regulamentação 5.626/05. No espaço Laboratório de Projetos de Qualificação em Libras, destinado a prática dos conteúdos disciplinares que prevêem a sinalização da língua, são também construídos objetos lúdicos de apoio educacional em libras constituindo-se uma ferramenta para o ensino-aprendizado de exercícios de matemática e de língua portuguesa associado. Os resultados tem sido positivos e após doze meses de sua aplicação, os exercícios do Diário capacitaram 17 alunos que apresentaram trabalhos de conclusão de curso utilizando temas relacionados a Libras e Surdez, 11 alunos apresentaram TCC, tendo LIBRAS como língua de instrução e 39 alunos participaram da II Mostra Regional de Práticas em Psicologia realizada pelo CRP05/RJ, apresentando temas sobre surdez e letramento. Enquanto profissionais de educação, concomitantemente cursando uma nova graduação, estamos usufruindo a possibilidade de testar o Diário de Aprendizagem em Libras, alocados como dissentes, tendo a oportunidade de verificar a sua consistência educativa e de inclusão social.
BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Cyrce M. R. Junqueira de. Vamos dar meia – volta, volta e meia vamos dar: o brincar na creche. In: Oliveira, Zilma de Morais Ramos de (org) Educação infantil muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1996.
QUADROS, Ronice M. de. Libras no Ensino Superior. Fórum Inês (anais do Congresso 2006). Rio de Janeiro: INES, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.