domingo, 8 de setembro de 2013

Produção de Roteiros: Seis Passos Para Um Roteiro.

Índice: 1. Introdução: Ninguém ensina ninguém a escrever. Nem roteiros, nem textos para Internet, nem literatura, nem nada que exija criatividade e talento. O primeiro passo para quem quer escrever, seja lá o que for, é certificar-se de que leva algum jeito pra isso. Para escrever é preciso gostar das palavras, adorar a língua-pátria, amar escrever. Se o candidato a escritor não for um gênio, pode superar as dificuldades com esforço e determinação. Mas se faltar talento e criatividade, aí não tem remédio! Depois da descoberta do talento surgem as primeiras dúvidas: O Que, Como e Onde escrever. O Que escrever? Roteiros? Textos para a Internet? Ou Literatura? Como escrever um roteiro para Teatro, para Cinema ou para Televisão? Um texto para a Web? Ou uma Crônica, um Conto, uma Poesia? Onde escrever? Para mídia eletrônica, impressa ou digital? Antes de começar a aprender, é preciso conhecer formatos, veículos e eleger um foco. Para redigir matérias jornalísticas ou peças publicitárias, o melhor caminho é cursar uma faculdade de comunicação. Mas não há faculdade de Escritores. Não há escolas que ensinem a arte da ficção. A proposta deste trabalho é disponibilizar algumas ferramentas para o autor que está começando, ajudando-o a escolher O Que, Como e Onde escrever e servir como um guia para as pessoas que têm talento e vontade para escrever roteiros. 2. Definições: "Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar. O roteiro, quanto não é filmado, não vale nada e, depois de filmado, também não vale nada. É a peça literária menos lida e de vida mais curta, mesmo assim, sua importância é fundamental na produção de um filme". (Walter Webb). "Eu criei um gráfico que pretende mapear as emoções do filme. É uma tentativa de tornar consciente o que passa despercebido para o roteirista. Afinal, o que queremos provocar no espectador? Um filme é pura emoção e vai deixar uma impressão neste espectador. Não se trata de um método científico, mas essa visão por dentro da ação dá mais segurança à direção e ao casting." (Anna Muylaert). "O Roteiro é uma peça informativa que deve se limitar a fornecer dados para a equipe que vai trabalhar no filme e criar a partir desse texto. Roteiro não é produto final, é uma espécie de molde no qual você aplica uma resina, retira o produto e o molde permanece lá. Um bom roteiro é uma peça de transição, não deve ter ambições literárias, nem de direção". (Marçal Aquino). "O Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma forma literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual. No entanto, sem material escrito não se pode dizer nada, por isso um bom roteiro não é garantia de um bom filme, mas sem um roteiro não existe um bom filme". (Doc Comparato). "Roteiro é uma história contada em imagens, diálogo e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática". (Syd Field). "Escrever um Roteiro é muito mais do que escrever, é escrever de outra maneira: Com olhares e silêncios, com movimentos e imobilidades, com conjuntos complexos de imagens e de sons que podem possuir mil relações entre si..." (Jean-Claude Carrière). "Roteiro é o desenvolvimento de um enredo, dentro de uma técnica determinada. O roteiro não é apenas uma arte, mas uma arte base ou uma arte básica. Em outras palavras, o roteiro é a base do cinema, do teatro e da novela / minissérie televisiva. É a planta do edifício de toda arte cênica". (Murilo Dias César). "Roteiro é uma peça literária na qual o autor só tem um recurso: a descrição. E ela precisa ser compreendida por toda a equipe de produção. Pra todo mundo entender, não pode haver metáforas. Portanto, o bom roteirista não é necessariamente um bom escritor, mas aquele que sabe traduzir, com racionalidade e clareza, o seu pensamento visual". (Fernando Bonassi). 3. Considerações Gerais: Considerações Gerais sobre o Roteiro: 1. Mídias e Veículos: Para determinar o formato do audiovisual e do roteiro, é preciso definir para qual mídia ou veículo o projeto se destina: Teatro, Cinema, Televisão, Vídeo, CD ROM, DVD, Internet, Eventos, etc. 2. Teatro: Para escrever roteiros para qualquer mídia é preciso conhecer os fundamentos do Teatro que é o pai das artes cênicas. Há três aspectos fundamentais na arte do Teatro: Conflito- Não há ação dramática sem conflito, mesmo que seja a total ausência de conflitos; Sonoridade- A força de uma narrativa dramática está na sonoridade do texto expressa nas falas, nos diálogos, na locução, etc; Estética- As imagens precisam ser criadas e visualizadas através de um conceito estético que harmonize formas, cores e movimentos, causando impacto visual no espectador. 3. Diferenças de Linguagem: O Teatro é a arte do Diálogo. O Cinema é a arte da Imagem. A Televisão é um misto entre os dois. Novelas e seriados pendem mais para o teatro (diálogos) e as minisséries, para o cinema (imagens). Já a Internet é a arte da Interatividade. 4. Formatos do Roteiro: O modelo e a diagramação do roteiro variam conforme a mídia a que ele se destina. Existem padrões para cada tipo de roteiro. Cada mídia exige informações preliminares adequadas à sua linguagem: Teatro- Época, Local, Cenário, Personagens, Observações. Eventualmente pode-se incluir a Story Line e a Sinopse da peça; Cinema - Época, Local, Locações, Personagens (principais, secundários, periféricos, extras e figurantes), Apresentador, Locutor ou Narrador. Pode-se incluir observações sobre a Trilha Sonora, Iluminação, dados referentes à produção, a story line e a sinopse do filme; Televisão - Época, Local, Ambientação, Personagens (principais, secundários, periféricos, extras e figurantes), Escaletas; Empresariais- Cliente, Formato, Duração, Público-alvo, Cenário, Personagens, apresentador ou locutor; Trilha, Observações, etc. 5. Ferramentas do Roteiro: Teatro - O roteiro de teatro é composto por Diálogos, que são as falas das personagens, ao vivo ou em off e por Rubricas [vide tópico 13] que descrevem o que acontece em cena e os estados emocionais das personagens. Há ainda as indicações de sons, efeitos, trilha sonora, e efeitos de iluminação, que podem ocorrer em ocasiões específicas; Cinema - O roteiro de Cinema é formado pela descrição das Imagens, ou seja, tudo aquilo que se vê na tela, inclusive letreiros; e Áudio, tudo aquilo que se ouve no filme, as falas das personagens, apresentador ou locutor, efeitos de som e trilha; Televisão - O roteiro de Televisão também é composto por descrição de Imagens e de Áudio; Internet - Em um roteiro interativo, além da descrição de Imagem e Áudio, há a Programação, que descreve as possibilidades de navegação dentro do programa. 6. Divisão do Roteiro: Toda a ação dramática se divide em Cenas, no entanto um roteiro não precisa ser dividido cena a cena. O roteiro para teatro é dividido em Atos. Em cinema, o formato mais comum é o Seqüenciado (dividido em seqüências). Em televisão, o roteiro divide-se em blocos por causa dos intervalos comerciais, que se subdividem em seqüências. Em vídeo, normalmente, o roteiro é dividido em Blocos por assunto, que se subdividem em seqüências. Em roteiros para mídia digital, a divisão ocorre através de um menu com assuntos opcionais. Em cinema e televisão, a forma mais usada para dividir as seqüências é a mudança de ambientação, ou seja, muda a locação da filmagem, muda a cena. No teatro, as cenas mudam com a entrada e saída de personagens. 7. Formato do Audiovisual: O programa pode ser Ficcional ou Não-Ficcional e os formatos variam de acordo com a mídia a que se destina o projeto. Cinema - Documentário, Longa-metragem, Curta-metragem, etc; Televisão - Telenovela, Seriado, Minissérie, Documentário, etc; Vídeos Empresariais - Comerciais, Institucionais, Treinamento e Produtos; Eventos - Shows, Convenções, Inaugurações, etc. Mídia Interativa - Comerciais, Informativos, etc. 8. Gêneros do Roteiro: Além do formato (Ficcional ou Não-Ficcional ) o roteiro pode ser classificado quanto ao gênero: Aventura - Western, Ação, Mistério, Policial, Guerra, Musical; Comédia - Romântica, Musical, Infanto-Juvenil; Crime - Psicológico, Ação, Social, Policial; Suspense - Terror, Mistério; Romance - Amor, Melodrama; Drama - Romântico, Biográfico, Social, Musical, Comédia, Ação, Religioso, Psicológico, Histórico; Ficção Científica - Futurista, Imaginário; Outros - Tragédia, Farsa, Animação, Histórico, Séries, Mudo, Erótico, Documentário, Semidocumentário, Infanto-Juvenil, Educativo, Eventos, Empresarial ; etc. 9. Localização no Tempo e no Espaço: Logo no início do roteiro deve-se definir onde e quando a ação transcorre. Época - Localizar a história no Tempo - Quando; Local - Localizar a história no Espaço - Onde. 10. Perfil das Personagens: A personagem é um ser humano imaginário. Para compor personalidades consistentes, vivas e interessantes é preciso refletir sobre seu caráter e formação. O autor pode valer-se de suas próprias vivências e lembranças, e pesquisar sobre os dados atribuídos à personagem. Uma ferramenta para dar corpo a elas é elaborar uma ficha contendo alguns dados como: Sexo, Tipo físico, Idade, Nacionalidade, Quando e Onde vive ou viveu, Classe Social, Raça, Saúde, Escolaridade e nível cultural, Profissão, Família, Hobbies, Hábitos, Fatos do Passado, Relacionamentos afetivos, Sexualidade, Religião, Filosofia e ideologia política, Situação financeira e patrimônio, Aspectos psicológicos, Vícios e desvios de conduta, etc. 11. Estrutura Clássica: Embora existam diversas variáveis, a Estrutura clássica de fragmentação de um roteiro é conhecida como Ternário: Preparação - Surge o conflito; Desenvolvimento - Crise; Desenlace - Resolução. 12. Rubricas e Indicações: Esta é a parte mais importante para a audiodescrição! As Rubricas e Indicações podem aparecer na área destinada ao áudio e entre as Imagens também. Elas devem ser claras, diretas e objetivas para que todos os profissionais da equipe de produção possam entender aquilo que o autor quer dizer. E devem ser criativas também, para que o diretor e os atores captem o clima e a densidade da ação. Há dois tipos de Rubrica: Rubricas de Ação - descrevem o que acontece em cena; Rubricas de Tonalidade - descrevem os estados emocionais das personagens e o tom dos diálogos e falas. As rubricas devem ser usadas com parcimônia com o objetivo exclusivo de descrever, de forma sucinta, o que acontece em cena e em que tom as personagens expressam suas falas. Ao exagerar no uso de indicações, o roteirista estará invadindo o espaço criativo do diretor e do elenco. 13. Movimentos de Câmera: Para escrever para Cinema, Televisão e Vídeo, o roteirista deve conhecer os Planos de Filmagem e os Movimentos de Câmera, mas não cabe a ele definir os planos de cada cena. No primeiro roteiro ou roteiro literário, alguns movimentos poderão ser sugeridos ou descritos nas cenas-chave da ação ou para dar idéia do clima de uma seqüência. Mas caberá ao diretor e à equipe de produção, definir cada Movimento de Câmera no Roteiro Final ou Roteiro Técnico. Ao se exceder na descrição dos planos de cada seqüência, o roteirista estará invadindo o campo de ação do diretor e da equipe de produção. 4. Seis passos para o roteiro: Primeiro Passo: Desenvolver uma Idéia. Todo roteiro - assim como toda obra literária e toda obra de arte - começa sempre a partir de uma Idéia. Idéias valem ouro! A criatividade pode ser alimentada pela observação e interpretação da realidade, muita leitura, pesquisa, vivências do autor, brainstorms com amigos e parceiros, etc. O importante é que cada um desenvolva seu próprio processo criativo, como por exemplo, métodos de relaxamento ou rituais simples para instigar a imaginação e despertar a intuição. No entanto, a transpiração é tão importante quanto a inspiração. Segundo o dramaturgo Doc Comparato "Escrever um roteiro é como se tivéssemos uma câmera atrás do olho e ainda mais, pois a câmera tem maior acuidade visual do que o olho e isso a aproxima da imaginação". Segundo Passo: Determinar uma Story Line. Definir o Conflito (O que). Traduzir a Idéia em um Conflito essencial e condensar este Conflito em palavras. O Conflito é a matéria prima da dramaturgia e pode confrontar diversas forças. Por exemplo: O ser humano contra outros seres humanos, o ser humano contra as forças da natureza, o ser humano contra ele mesmo, etc. Todo o bom roteiro tem um conflito essencial e pode ser resumido em uma única frase. Terceiro Passo: Criar uma Sinopse (ou Argumento). Definir as Personagens (Quem). Determinar quem viverá o Conflito básico e definir o Perfil das Personagens. Uma ferramenta interessante para a criação de personagens consistentes é criar uma ficha, contendo informações diversas sobre cada uma delas, como por exemplo, seus dados, seus hábitos e costumes, religião, situação financeira, dados biográficos, perfil psicológico, crenças religiosas, filosóficas, etc. Além das personagens, a Sinopse deve definir a localização da ação, em que época ela acontece e descrever o decurso da Ação Dramática, a estrutura da ação, descrita no próximo passo. Quarto Passo: Elaborar uma Estrutura (ou Escaleta). Organizar uma Ação Dramática (Como). Definir de que maneira as personagens viverão o Conflito, ou seja, de que forma a história será contada. Para isso é importante definir o Plot da ação, ou seja, a parte central da Ação Dramática, a espinha dorsal do roteiro. A Estrutura é a divisão da Sinopse em partes e a forma, ou seja, como a trama vai evoluir até o desfecho. Uma estrutura clássica é conhecida como Ternário (divide-se em três partes). Na Estrutura é preciso definir também o Formato do audiovisual. Para tanto, o primeiro passo é determinar a mídia ou o veículo para o qual se destina o roteiro e depois, fixar o Formato de acordo com a mídia alvo. Quinto Passo: Elaborar o Pré-Roteiro (ou Roteiro Literário). Incluir os Diálogos (falas ou locução) que são o fator determinante do Tempo Dramático das cenas ou seqüências. Definir as palavras que serão usadas pelas personagens que viverão o Conflito. As Rubricas (ou indicações) devem acompanhar as falas descrevendo o estado de ânimo ou atitudes das personagens para orientar o diretor e os atores com relação ao clima de cada fala e de cada cena. Os principais aspectos para a criação dos diálogos são a coerência e o conteúdo das falas, e a maneira como se fala. No pré-roteiro, a narrativa, que até aqui é vista como um todo, será dividida em cenas, ou seqüências. Cada cena deve estar integrada ao todo e o desenrolar das cenas deve ter um Ritmo que resulte num tempo ideal. A harmonia do Ritmo determinará a harmonia do conjunto da obra. O Pré-roteiro é também a fase de fazer Leituras Dramáticas do texto, fazer revisões, ouvir feedbacks, refletir sobre o texto e reescrever as cenas e seqüências quantas vezes isso for preciso. Sexto Passo: Participar do Roteiro Final (ou Roteiro Técnico). Manejar as cenas e criar uma Unidade Dramática para o audiovisual. O roteiro final é um trabalho de equipe que requer a interação do roteirista com o diretor, a equipe de produção e até com o elenco. É hora de corrigir imperfeições e trabalhar as imagens mais a fundo, incluindo os Movimentos de Câmera e Planos de Filmagem. Aqui também serão incluídos a Iluminação, a Trilha Sonora, o Elenco e outros detalhes de produção. Ao final deste trabalho o roteiro deve estar pronto para ser gravado. Doc Comparato acredita que "Compete ao diretor e à sua equipe, converter o roteiro literário em roteiro técnico... Elaborar o roteiro final significa converter o Primeiro Roteiro - um texto - em uma ferramenta de trabalho que será entregue à equipe de produção para ser traduzida em imagens e sons". Outras informações sobre audiodescrição: • Produção de Roteiros: Introdução • Produção de Roteiros: Considerações Gerais • Produção de roteiros: Definições. ORIGEM WWB - WebWrittersBrasil. FONTE Blog da Audiodescrição. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2010/07/producao-de-roteiros-seis-passos-para.html

sábado, 7 de setembro de 2013

Notícias do VIII Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Educação - 2013.

APRESENTAÇÃO: A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco – FFCLDB - e o Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPGE, mantidos pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, promoveu de 03 a 05 de setembro de 2013, o VIII Simpósio Pedagógico – SIMPED - com o tema Teoria e Prática na Educação: Com a palavra, o professor, cujo objetivo foi propiciar aos profissionais e pesquisadores da área de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, numa perspectiva interdisciplinar, a oportunidade de cooperação e o intercâmbio no que diz respeito a estudos, pesquisas e experiências, congregando instituições educacionais e outras afins, em nível nacional. A Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, oferece um espaço acadêmico que permite aos pesquisadores que participam de seus eventos científicos, o conforto de levar seus familiares e amigos, para um período gratificante de trabalho e lazer. Expor na AEDB a construção de novos saberes é desfrutar de momentos maravilhosos de inclusão, onde é possivel a comunhão, o debate e a divulgação de conhecimentos oriundos do Brasil e do exterior. De acordo com o setor de comunicação social da AEDB,pesquisadores de universidades do Brasil e da Argentina apresentaram trabalhos no VIII Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação da AEDB. Na abertura do Simpósio na terça-feira, dia 3, às 19h, o público foi presenteado com apresentação teatral “Revisitando as Cantigas Trovadorescas”, dos alunos do 2º ano do curso de Letras, sob a orientação da Profª Judite Grassi. Em seguida, aconteceu a Conferência Magna proferida pela Profª Maria Cristina Danelon, sobre o tema “Teoria e Prática na Educação: com a palavra, o Professor”.
Professores e pesquisadores de Universidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazônia, Pará e Paraíba, além de um professor da Universidad Nacional de Cordoba, na Argentina, estiveram reunidos no campus da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, para estudos e apresentação de seus de Pesquisas em Educação.
***Do total de 109 artigos inscritos, foram selecionados 81 para apresentação. São eles:RELATO DE EXPERIÊNCIA: Título: A Música e a Sua Instrumentalização Pedagógia na Educação da Criança Autores: Manuela Cardoso Martins Eleotério, Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Ulisses Lopes Eleotério e Antonio Ricardo Penha. Título: Adolescente em Conflito com a Lei: um Recorte Sociopedagógico Autores: Suzi Brum de Oliveira. Título: Mapeamento da Produção Cultural e das Práticas de Letramento em Três Favelas do Complexo do Alemão Autores: Profa. Adriana Carvalho Lopes, Ivolanda Magali Rodrigues da Silva. Título: Educação Ambiental através de Bacia Hidrográfica: Programa Agenda água na Escola uma Parceria do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende- Crear e a Ong Nosso Vale, Nossa Vida. Autores: Fátima Helena da Fonseca Miranda, José Arlindo Miranda. Título: Ensino e Aprendizagem a Partir de Projetos de Educação Ambiental: o Caso do Projeto Problematizar e Aprender com Educação Ambiental Autores: Argemiro Midonês Bastos, Ramofly Bicalho Dos Santos e Sâmia Adriany Uchôa de Moura. Título: Mergulho e Ideias, Inovação e Ideais Autores: Valéria Marques, Guilherme H Pereira Filho, Iuri Régis, Vinhaes. Priscila Cerqueira Veras.
Título: Um Relato de Experiência no Desenvolvimento de Materiais Didáticos com Equipes Multidisciplinares Autores: Antônio Artur de Souza, Fabrícia Burgarelli Guimarães,daniele Oliveira Xavier,césar Urbano de Souza. Título: O Orientador Pedagógico e a Importância do Registro Autores: Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio. Título: Práticas Pedagógicas Inclusivas na Capacitação Docente Autores: Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Layane Cristine de Souza, Kátia Barbosa da Silva Perez, Antonio Ricardo Penha, Delfim Morais Dos Santos. Título: “não Tenho Metodologia, Não Sou Alfabetizadora”: Reflexões sobre a Não Leitura e Não Escrita em Alunos do 6º Ano de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. Autores: Prof.dr. Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Prof. Ana Lúcia Bittencourt Barbosa, Prof. Shelle Cristine Goldemberg de Araújo, Priscilla Frazão. Título: Empreendedorismo em Ensino e Educação Autores: Edmir Kuazaqui. Título: A Criança como Protagonista o Uso do Portfólio na Escola de Educação Infantil da Ufrj Autores: Isabela Pereira Lopes e Flávia do Carmo Bullé. Título: Cotidiano Escolar e Projeto Político Pedagógicos: Reflexões Críticas no Caminho de uma Educação Cidadã Autores: Geni de Oliveira Lima. Título: Do Jogo à Aprendizagem: o Movimento Lúdico nas Aulas de Língua Estrangeira Autores: William Teixeira Alves. Título: Estratégias Instrutivas na Docência do Ensino Superior: o Letramento e a Habilidade da Leitura e da Escrita em Cursos de Comunicação Social Autores: Luis Carlos Bittencourt, Ediana Abreu Avelar. Título: Jogo Didático Referente Aos Grupos de Invertebrados Autores: Felipe de Magalhães Castro Dos Santos. Título: O Drama no Ensino de Língua Inglesa – Leitura Interpretada e Dramatizada da Obra Salomé , de Oscar Wilde Autores: Profa. Dra. Maria da Conceição Vinciprova Fonseca. Título: O Ensino das Ciências na Perspectiva Histórico-cultural para os Primeiros Anos do Ciclo Autores: Marianina Impagliazzo. Título: Projeto na Medida: Jovens Debatem sobre os Consumo de álcool e Seus Impactos - uma Proposta Medotológica Autores: Bruno Marcato; Fernanda Ribeiro; Itiana Rochele Pedroso; Vitor Lopes. Título: Proposição de Mudança no Ensino da Geografia com a Utilização de Imagens de Satélite como Recurso Didático Autores: Marianina Impagliazzo Título: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO O GEOGEBRA Autores: Pedro Carlos Pereira, Thuany Christine Lessa de Azevedo e Robson Mariano da Silva. Título: Educação, Educadores, Pressupostos e Percepções:o Uso da Educopédia em Sala de Aula Autores: Nivea Muniz Vieira, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e Antonio Ricardo Penha. Título: O Líder Servidor e o Afeto: Estudo de Caso na Universidade Federal de Rondônia – Unir - Campus de Cacoal-ro Autores: Diogo Gonzaga Torres Neto, Lindsay de Oliveira Mesquita Torres e Raquel Inácio Sandano.
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: Título: Discussões Didáticas no Cotidiano: a Cerca dos Modos de Pensar e Fazer a Prática Pedagógica Autores: Patricia Maneschy Duarte da Costa. Título: Políticas Públicas nas Creches Universitárias. a Escola de Educação Infantil da Ufrj Frente à Resolução Nº 1 do Cne/mec Autores: Isabela Pereira Lopes. Título: A Construção de Identidades Raciais e de Gênero Autores: Mauro Fernandes Dos Santos. Título: A Cultura Artística como Propiciadora da Vivência da Cidadania Autores: Vera Rudge Werneck. Título: A Perspectiva da Educação Ambiental Crítica no Projeto Educar para a Sustentabilidade. Autores: Denise Rugani Töpke e Mariana Pires Vidal Lopez. Título: MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE: AÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - UFRRJ Autores: Pedro Carlos Pereira, André Luiz Reis Batista Sant Anna Berti, Bruno Oliveira Rodrigues, Camila Matos Ferreira Lima, Carolina Gurski Olanda, Charmane Moura da Silva, Grazielle Santiago de Souza, Jéssica Nascimento das Neves, Maiara Navarini Martins, Maira Blanco Martinez Forcato, Marcio Gonçalves Lima, Paula Fernanda Tomaz Xisto, Renan Nunes Santana Neri, Thuany Christine Lessa de Azevedo. Título: A Vídeo Aula: Reprodução ou Inovação Educacional? Autores: Eliseu Roque do Espirito Santo. Título: O Valor da Educação Autores: Jaqueline Vieira de Aguiar e Mauro Fernandes Dos Santos. Título: A Influência da Libras na Escrita do Aluno Surdo Autores: Debora Brandão Marques de Araújo, Thaise Leite Coelho e Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim. Título: ALGUMAS REFLEXÔES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MULTICULTURALISMO Autores: Adriana do Carmo Corrêa Fontes. Título: Como Seres Avaliados nos Constituímos: a Fuga como Movimento Diante do Processo de Não Aprendizagem Autores: Maria Vitoria Campos Mamede Maia e Silvia Coimbra. Título: Desafios na Escola Inclusiva: Contribuições do Psicopedagogo Institucional Autores: Valéria Marques, Julliana Andrade. Título: Educação de Idosos Analfabetos e Eja: Pontos e Contrapontos Autores: Roberta Pereira Rodrigues Marine Cortes e Angelita Pereira Rodrigues Ferraz. Título: Futsal e Futebol de Cinco: Contribuições para os Desenvolvimentos Motor, Psicológico e Social de Deficiêntes Visuais Autores: Bruna Nogueira Pereira, Amanda Morais de Araújo, Jonathan de Paula Soares, Luciana Merath de Medeiros, Eduardo Rodrigues. Título: Libras: a Inclusão de Surdos na Escola Regular Autores: Andréa Oliveira Almeida e Maria da Conceição Vinciprova Fonseca. Título: DOIS ENFOQUES SOBRE MODELAGEM APLICADA AO HIV: ESTRATÉGIA DE ENSINO E MÉTODO CIENTÍFICO Autores: Pedro Carlos Pereira, Mariane Rodrigues Rita e Robson Mariano da Silva. Título: O Uso de Fotografias da Infância na Prática dos Profissionais de Educação Infantil Autores: Salgueiro, Maria da Penha de Souza; Celusso, Silvia do Socorro. Título: Transição para a Vida Adulta dos Jovens Universitários de São Gonçalo e Suas Perspectivas Autores: Gabriella de Souza Miranda. Título: A Atuação do Psicopedagogo com Crianças que Qpresentam Baixo Rendimento Escolar, em Sala de Aula. Autores: Vera Lúcia do Prado Vitoriano e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida. Título: A Contribuição da Psicopedagogia para a Prática Docente – Educação de Jovens e Adultos: Ensino Médio Autores: Cristina Silva de Oliveira e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida. Título: As Dificuldades de Aprendizagem e a Contribuição do Psicopedagogo Autores: Maria da Conceição Sousa Cassiano e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida. Título: Cursos de Licenciatura em Artes Ofertados pelo Parfor: Diferencial na Formação de Professores da Educaçâo Básica? Autores: Eder Alonso Castro. Título: Educação Superior e o Lúdico: uma Combinação Possível. Autores: Profª Drª Maria Vitória Campos Mamede Maia, Beatriz Galdino Rocha e Jeniffer Caroline Rodrigues Fuly. Título: O Lúdico como Metodologia e Prática na Formação de Professores Autores: Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Maria Isabel Luna Simões Hallak e Fernanda Novaes Pinto. Título: O Lúdico como Recurso Pedagógico no âmbito Escolar Autores: Cirlene da Silva Santos e Profa. Orientadora Vera Lúcia da Silva Almeida. Título: O Processo de Gestão Escolar na Década da Educação e a Escolha dos Diretores em uma Escola Estadual em Manaus-am Autores: Lindsay de Oliveira Mesquita Torres. Título: Os Desafios Atuais da Formação de Professores Autores: Sara Rozinda Martins Moura Sá Dos Passos e Victor Novicki. Título: 10 Anos de Promulgação da Lei Nº 10639/03: Seus Reflexos em uma Comunidade Escolar da Periferia Autores: Altair Caetano. Título: A Comunicação Interna como Ferramenta Estratégica na Gestão de Instituições de Ensino Superior Autores: Erika Marques de Almeida Lima Cavalcanti, Alexandre Santos, Teresinha Covas Lisboa. Título: A ética e as Paixões na Sala de Aula: o Uso da Retórica como Instrumento Teórico- Metodológico de Ensino Autores: Glauria Janaina Dos Santos. Título: Algumas Contribuições da Psicanálise à Educação: Discussões Iniciais a Partir do Filme “freud Além da Alma” Autores: Valéria Marques, Cecilia Raquel Satriano, Juliana Andrade de Abreu. Título: Para o Professor o Declínio da Heteronomia nas Escolas Estimulou o Uso de Novas Tecnologias na Busca pela Excelência das Práticas Educativas ? Autores: Jorge Eduardo Monteiro de Andrade. Título: Portfólio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Autores: Carolina Leal, Helenice Maia. Título: Reflexões sobre Possíveis Significados para Frações Autores: Marilia Rios de Paula. Título: Apcmd: Alternativas de Produção de Conhecimento nas Mídias Digitais Autores: Jardel Augusto Dutra da Silva Lemos. Título: DOS GÊNEROS DO DISCURSO AOS GÊNEROS DIGITAIS: LETRAMENTO E TECNOLOGIA Autores: Luciane Teixeira da Silva. Título: Imaginário Tecnológico de Professores: Possíveis Influências para a Mediação Tecnológica Autores: Luciana Santos. Título: O Impacto do Papel do Professor - Mediador de Tecnologia nas Escolas Públicas Autores: Patrícia Tré, Wagner Marques. Título: Vrm: a Videodança como Recurso Metodológico Autores: Luiz Thomaz Sarmento e Jardel Augusto Lemos. Título: As Cartas das Princesas Isabel e Leopoldina Revelam como Ocorria a Educação de Mulheres Governantes no Brasil Oitocentista Autores: Jaqueline Vieira de Aguiar. Título: De Geração em Geração, a Força da Educação na Escola Normal do Auxiliadora de Campos/rj:1937-1961. Autores: Ivone Goulart Lopes. Título: Evolução/involução do Ensino Agrícola no Brasil: um Estudo de Caso sobre a Matriz Curricular no Ceia (centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff)- Antigo Colégio Agrícola de Magé. Autores: Ivolanda Magali Rodrigues Das Silva-(gemae-faeterj Paracambi e Feuduc); Rafael Vieira - (gemae-faeterj Paracambi e Dceex-itr/ufrrj). Título: Maria Laura Mouzinho Leite Lopes Autores: Pedro Carlos Pereira. Título: Utilização da Análise Multivariada de Dados na Avaliação da Imagem de uma Instituição de Ensino Superior Autores: Fernando de Sousa Santana.
POSTERES: Título: Caminhos e (dês)caminhos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Município de São Gonçalo Autores: Geni de Oliveira Lima. Título: As Universidades como Formadoras do Ambiente Favorável a Criatividade nas Corporações Autores: Fabio Gonzaga Correa, Ronaldo Sales Abranches. Título: Dos Saberes da Formação Aos Saberes da Prática: Representações Sociais dos Professores Formadores de Curso de Pedagogia Autores: Rennata Paolla J.p. Reis. Título: Refletindo e Agindo em Educação: Relato e Análise de uma Experiência Educativa na Graduação Autores: Adriana do Carmo Correa Fontes e Denise Rugani TÖpke. Título: Serviço de Orientação Educacional Autores: Rosana de Almeida Cunha. Título: Trajetória Institucional do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Setenta Anos de História Autores: Ronaldo Mendes Pamplona.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO – AEDB: Sra. Maria Sylvia Simon Esteves – Presidente. FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO – AEDB: Prof. Antonio Carlos Simon Esteves. COORDENAÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPGE: Profa. Silvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenadora. Comissão Organizadora: Prof.ª Ms. Sueli Sardinha Guedes - Coordenação Geral, Prof.ª Ms. Alice Kulina Simon Esteves, Prof.ª Ms. Angela Maria da Silva Campos, Prof.ª Ms. Érica Fernandes Costa Duarte, Prof. Ms. Luiz Sérgio Sarahyba, Prof. Ms. Pedro Aldo Rabanal Ramirez, Profa. Célia Cristina Peres de Oliveira, Adm. Julia Beatriz Matos Simon Esteves. Comissão Científica: Prof.ª Dr.ª Nilza Magalhães Macário (AEDB) – Presidente, Prof.ª Dr.ª Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ), Prof.ª Dr.ª Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP), Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Tavares de M. Danelon (AEDB), Prof.ª Dr.ª Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun (UERJ), Prof. Dr. Pedro Paulo de Souza (AEDB), Prof.ª Dr.ª Valéria Marques de Oliveira (UFRRJ), Profa.ª Drta. Vera Lúcia da Silva Almeida (AEDB / UNISO). Secretária Geral: Camila Alves de Souza. Estagiária da Coordenação de Educação: Stefany Cunha Pereira de Souza. Relações Públicas: Ocimar da Silva. Assessoria de Imprensa: Virgínia Calaes. Obs. Imagens do arquivo do blog e outras gentilmente cedidas por Ocimar Silva/AEDB. VER TAMBÉM
PROGRAMA DE EXTENSÃO AEDB: O Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CPGE), fundado em 1998, é um órgão que compõe a estrutura organizacional da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), subordina-se hierarquicamente à sua presidência e caracteriza-se por executar as suas atividades em nível intermediário. De acordo com seu Regimento (1998, cap. II art. 3º) tem, entre outras, as seguintes atribuições: 1 - Estabelecer princípios, normas e processos para o desenvolvimento de programas de Pesquisa Científica, de Pós-Graduação e de extensão da AEDB, em todos os seus desdobramentos, iniciando pela formação de uma mentalidade investigativa, passando pela produção metódica do conhecimento e a sua consequente divulgação; 2 - Planejar, coordenar e controlar a execução de todas as atividades de pesquisa científica, de pós-graduação e de extensão junto às Faculdades componentes da AEDB; 3 - Promover a articulação entre as Unidades de Ensino da AEDB e a sua Direção, assim como promover a interação entre pesquisadores, alunos e a comunidade circundante; 4 - Buscar externamente apoio para o financiamento de projetos de Pesquisa de Pós-Graduação e de extensão, por meio de Convênios, Acordos e Contratos, fazendo o gerenciamento dos mesmos de forma adequada aos objetivos da Mantenedora; 5 - Propor outras atividades de produção de saber, de forma metódica e organizada na AEDB. 6 - Promover, planejar e implementar a pesquisa, o ensino e extensão em nível de pós-graduação no âmbito da AEDB. A Extensão é a forma de atualização prática sobre temas que venham alavancar a performance do profissional em qualquer área que ele se veja envolvido: educação, tecnologia, ciências... Intimamente ligada à Universidade, com carga horária adequada à especialização de que precisa, com o reconhecimento acadêmico indispensável, constituindo rico indicativo no Currículum profissional. Hoje, nas empresas e na prestação de serviços, o diferencial está na diversidade das habilidades e na capacidade e frequência da formação continuada do profissional. CURSOS: EXCEL 2007 BÁSICO: Início do Curso: 2º semestre – 2013. Duração: 40 horas, aos sábados, das 08h30 às 12h30. Objetivos: organizar informações numéricas e fazer cálculos, utilização das principais ferramentas do aplicativo. Público Alvo: todos interessados em utilizar o Excel. Ministrantes/Responsáveis: Prof. Coord. Gabriel Pitágoras S.Breener – Jean Franco Pizarro Gonçalves – Analista de TI. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti. Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho. *** GESTÃO EM SAÚDE: Início do Curso: 2º semestre 2013. Duração: 40 horas – aos sábados, de 08h00 às 12h00. Objetivo: capacitar pessoas para atuarem em instituições de saúde. Conteúdo básico: modelos de gestão, planejamento estratégico em instituições de saúde, gestão de serviços, gestão de recursos físicos e financeiros, gestão de pessoas, excelência em gestão e qualidade. Público alvo: Administradores, gestores públicos, gestores de RH, profissionais de saúde, de qualquer ênfase profissional. Ministrante responsável: Gustavo Adolf Fichter – Economista, Espacialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, RJ. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho. GESTÃO PREVIDENCIÁRIA: Início do Curso: 2º semestre 2013 - agosto. Duração: 16 horas - aulas aos sábados. Objetivo: treinar profissionais e estudantes para o desempenho de atividades voltadas à gestão pública de pessoal e de Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS. Conteúdo Básico: 1. Gestão Administrativa; 1. Gestão Financeira; 3. Direito Previdenciário Público Alvo: Servidores Públicos, Administradores, Economistas, Gestores de RH, Gestores Públicos, Ciências Contábeis e do Direito. Ministrantes/Responsáveis: Alex de Araújo Pimenta – Esp. Direito Público, Procurador Público, Advogado e Professor: José Marcos Godinho Vieira – Esp. Gestão de Cidades, Administrador, Professor. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho.*** RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PELA COMPETÊNCIA: Início do Curso : 2º semestre 2013. Duração: 20 horas – aos sábados – de 08h00 às 12h00. Objetivo: apresentação de ferramentas atualizadas na área de recrutamento e seleção, com enfoque na competência do candidato. Análise de competências organizacionais e funcionais... Conteúdo básico: Mercado de Trabalho e exigências atuais. Seleção por competências. Gestão por competência. Processos de seleção por competências... Público Alvo: Profissionais de RH, Gestores de Pessoas, Administradores, Pedagogos... Ministrante/Responsável: Mônica Rocha Matos Ferrari de Andrade – Psicóloga, MBA Recursos Humanos. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho. BULLING NA ESCOLA: Início do Curso : 2º semestre 2013. Duração: 16 horas – aos sábados – de 08h00 às 12h00. Objetivos e conteúdos: fornecer uma visão panorâmica da evolução histórica do fenômeno bullying no âmbito escolar, definir o termo e tipos, identificar os envolvidos, identificar características de assédio nos diversos ambientes, as conseqüências do bullying, estudos de casos, aspectos legais... Público Alvo: Profissionais da Educação... Pessoal que trabalhe com adolescentes, professores, assistentes sociais em geral... Ministrante/Responsável: Mônica Rocha Matos Ferrari de Andrade – Psicóloga, MBA Recursos Humanos. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho. REPORTAGENS EM TV E RÁDIO: Início do Curso : 2º semestre 2013. Duração: 24 horas – aos sábados – de 08h00 às 14h00. Objetivo: ampliar conhecimentos para os comunicadores, e despertar interesses pela profissão no setor da comunicação. Conteúdo básico: os passos para se obter uma boa reportagem; as qualidades exigidas ao entrevistador e repórter, as técnicas para a elaboração dos textos... Público Alvo: Profissionais da comunicação em geral, jovens e estudantes de Comunicação. Ministrantes Responsáveis: Adriano Lizarelli Paes – Jornalista, repórter, editor Luís Cláudio Hermógenes Ramos – Professor, Jornalista, Comunicador. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: Início do Curso : 2º semestre 2013. Duração: 16 horas – aos sábados – de 08h00 às 12h00. Objetivo: abordar a violência doméstica na infância/adolescência, especificando a conceituação do fenômeno, diagnóstico e intervenções, possibilitando aos profissionais e estudantes que atuam na área, suporte prático-científico para exercerem com eficiência o ofício de defensores da criança. Conteúdo básico: Trajetória histórica da Infância: como eram tratadas as crianças e os adolescentes? O que é VDCA? Modalidades. Tipos de violências: física, sexual, psicológica, fatal... Estratégias de intervenção: judiciais, médicas, sociais, terapêuticas... Relatos de experiências... Público Alvo: Profissionais da Educação, da Saúde, da Justiça, Serviço Social, Psicologia, Segurança Pública... Ministrante/Responsável: Mônica Rocha Matos Ferrari de Andrade – Psicóloga, MBA Recursos Humanos. Coordenação Geral: Profª Sílvia Maria Simon Esteves Mariotti - Coordenação de Extensão: Prof. José Monteiro Filho. Profª Silvia Maria Simon Esteves Mariotti- Coordenadora do CPGE. Acesso para informações de novos cursos e datas em http://www.aedb.br/cpge/ Portal http://www.aedb.br/

Encontro de Dirigentes e Coordenadores de Ensino Médio e Profissional.

Rio de Janeiro - 18 de setembro de 2013 - quarta-feira. Público - alvo: Diretores, Coordenadores, Secretários e Professores de instituições públicas e privadas que atuam no ensino médio e na educação profissional de nível médio. Equipes de Secretarias de Educação dos Estados, DF e Municípios. Objetivos: Orientar dirigentes, técnicos e educadores de instituições de ensino públicas e privadas, dirigentes de Secretarias de Educação, profissionais ligados à área educacional e estudiosos quanto às normas de funcionamento dos cursos de educação média e profissional. Informações: Tel: (21) 3905-0964 - instituto@ipae.com.br

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

VIII Simpósio Nacional de Direito Civil - CEU-IICS Escola de Direito.

VIII Simpósio Nacional de Direito Civil: O Código Civil no 10º Ano de Vigência - Impacto nas Relações Contratuais, Empresariais e de Consumo. Temas abordados: º Ética, Sociabilidade e Operabilidade – Da Teoria à Prática º Função Social do Contrato – Da Teoria à Prática nos Tribunais º Interpretação do Código Civil: Efeitos Práticos de 10 anos de Enunciados do Centro de Estudos Judiciários em face dos Contratos e do Direito Obrigacional º O Direito Comercial, o Direito do Consumidor e o Direito Civil: Autonomia ou Interdependência? º O Impacto das Decisões da Suprema Corte na Vida Privada – Liberdade de Contratar e a Responsabilidade pelos Atos Civis. Coordenação Acadêmica: *Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery **Antônio Jorge Pereira Júnior ***Rodrigo Fernandes Rebouças ****Rodrigo de Lima Vaz Sampaio. Coordenação Executiva: Ana Claudia Karam Abdallah dos Santos. Rodrigo Fernandes Rebouças. Informações Gerais: Data: 27 de setembro de 2013 (sexta-feira), das 8h30 às 18h30. Local: Rua Martiniano de Carvalho, 573 - Bela Vista - São Paulo/SP. Estacionamento no local. Acesso pela Rua Santa Madalena, 75. Informações sobre investimento no site www.iics.edu.br - CEU-IICS Escola de Direito: Rua Martiniano de Carvalho, 573 - São Paulo, SP. Estacionamento no local pela lateral, à Rua Santa Madalena, 75. Fone: + 55 (11) 3177-8300. facebook.com/direitoiics Outras informações pelo site www.iics.edu.br

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

IEC Nova Aliança, uma Igreja para todos.

IEC Nova Aliança, uma Igreja para todos. Somos uma Igreja de fortes convicções e não negociamos questões fundamentais com relação à nossa visão, missão, valores e propósitos. Sendo assim, IEC Nova Aliança é uma Igreja que ama e busca fazer a vontade de Deus.
Pessoas que são dirigidas por Deus>> Entendemos que não devemos apenas conhecer os propósitos bíblicos de adoração, comunhão, discipulado, ministério e missões, eles devem ser a matriz de nossa vida, ministério e Igreja. Estamos aqui na Terra para entendermos e praticarmos este sentido de vida, como Jesus ensinou com o grande mandamento - Mt 22.34-40 e a grande comissão - Mt 28.19-20. Pessoas que amam servir em Ministérios>> Os membros da IEC Nova Aliança entendem que ser é um propósito fundamental de Deus para nossas vidas. Vivem o ministério dentro e fora da Igreja, participando, orando e contribuindo para que o ministério possa acontecer de forma natural, porque fomos feitos para isto, como diz Ef. 2.10. Pessoas biblicamente saudáveis>> Cremos que a Bíblia é nosso preceito de vida. Mt. 22-29. Pessoas que entendem que cada membro, oficial e pastor, tem um papel diante do rebanho O pastor ama a todos, pastoreia para todos e ora por todos, mas porque ele é humano e possui uma agenda intensa, não consegue dar atenção exclusiva a todos, por isto, entendemos que todos somos importantes para Deus e cada um tem funções diferentes no cuidado e edificação do rebanho, inclusive os membros. Pessoas que entendem que o evangelismo transpõe barreiras>> Entendemos que para ganhar todos os tipos de pessoas, precisamos pescar com múltiplos anzóis, indo onde o povo está nas ruas, usando vários artifícios como esportes, musicas etc. Nossa missão é resgatar todos. Realmente a IEC Nova Aliança corre para ganhar vidas, socorrer pessoas, para abrir e desenvolver novos ministérios por amor aos que precisam de Deus. Não corremos para nós mesmos, mas para anunciar o evangelho e trazer Jesus de volta. Pr. Adimilson Robaina. Acesso em http://iectaubate.blogspot.com.br/

II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem.

O II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação se realizará de 12 a 14 de novembro de 2013, em Brasília,DF, Brasil. Está sendo organizado como ambiente de diálogo, troca de saberes e experiências, em consonância com os desafios do século XXI, visando construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e cooperativos, além de parcerias interinstitucionais em prol do ensino, da pesquisa, do e desenvolvimento social, cultural, econômico e educativo de nossos países. Objetivos: 1. Fortalecer as Redes de pesquisadores sobre Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações Educacionais, fomentando os Grupos de Pesquisa em Educação e o intercâmbio de Programas de Graduação e Pós-graduação dos países ibero-americanos integrantes do II Congresso. 2. Estabelecer um espaço de discussão e debate entre os participantes como uma maneira de refletir sobre a teoria e a prática dos Estilos de Aprendizagem nos diversos espaços da sociedade contemporânea, de preferência desde o ponto de vista da inserção das Tecnologias e do estímulo às iniciativas inovadoras no âmbito educacional. 3. Promover discussões entre investigadores docentes, discentes e profissionais sobre o tema de Estilos de Aprendizagem associado com Tecnologias da Informação e da Comunicação e Inovações Educacionais, para que apresentem suas reflexões, experiências, aplicações e/ou conclusões sobre as contribuições desta área para o desenvolvimento social, econômico e educativo da comunidade de trabalho e de aprendizagem em rede. 4. Elaborar Documento de sistematização de referenciais teórico-metodológicos, princípios e diretrizes de trabalho propostos pelos especialistas participantes sobre as temáticas abordadas no II Congresso, como contribuição à formulação de programas de ensino, pesquisa, desenvolvimento, extensão, gestão e avaliação da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília e das Instituições Parceiras e participantes. Comitê Organizador: O Comitê Organizador é integrado por professoras pesquisadoras da Faculdade de Educação da UnB: - Profa. Leda Maria Rangearo Fiorentini - MTC/Faculdade de Educação - UnB [Presidente]; - Profa. Otília Maria Dantas - MTC/Faculdade de Educação - UnB; - Profa. Maria do Carmo Nascimento Diniz - MTC/Faculdade de Educação - UnB; - Profa. Teresa Cristina Siqueira Cerqueira - TEF/Faculdade de Educação - UnB; - Profa. Amaralina Miranda de Souza - TEF/Faculdade de Educação - UnB. Comitê Científico: O Comitê Científico é constituído por professores pesquisadores das áreas temáticas do evento, provenientes da UnB, de outras instituições brasileiras e ibero-americanas de ensino superior, de parceiros nacionais e internacionais. Sua coordenação está a cargo de professoras integrantes da equipe da Faculdade de Educação da UnB, responsável pelos contatos junto a pesquisadores de instituições nacionais e internacionais visando viabilizar sua participação neste trabalho acadêmico, fundamental para o êxito do Congresso. Equipe de Coordenação: -Teresa Cristina Siqueira Cerqueira - TEF/Faculdade de Educação – UnB - Brasil -Maria do Carmo Nascimento Diniz - MTC/Faculdade de Educação – UnB - Brasil -Maria Emilia Gonzaga - MTC/Faculdade de Educação – UnB - Brasil -Amaralina Miranda de Souza - TEF/Faculdade de Educação – UnB - Brasil. Membros do Comitê Científico (Nome/ Instituição/País): ØAcácia Aparecida Angeli dos Santos - Universidade São Francisco - Brasil ØAlbertina Mitjáns Martínez - Universidade de Brasília - Brasil ØAmaralina Miranda de Souza - Universidade de Brasília - Brasil ØAna María Martín Cuadrado – Universidad Nacional de Educación a Distancia - España ØAnamelea de Campos Pinto - Universidade Federal de Alagoas - Brasil ØAndrea Cristina Filatro - Universidade de São Paulo - Brasil ØAngela Correia Dias - Universidade de Brasília - Brasil ØArmando Lozano Rodríguez – Instituto Tecnológico de Monterrey - México ØCarlos Manuel Mesquita Morais - Instituto Politécnico de Bragança - Portugal ØCarmen Rosa Coloma - Pontifícia Universidade Católica do Peru – Peru ØCatalina M. Alonso García - Universidad Nacional de Educación a Distancia - España ØCristina Alconada Fernández - Universidad Nacional de Educación a Distancia - España ØCristina Massot Madeira Coelho - Universidade de Brasília - Brasil ØDaniela Melaré Vieiras Barros Universidade Aberta - Portugal ØDaniel Ribeiro Silva Mill – Universidade Federal de São Carlos - Brasil ØDivaneide Lira Paixão - Universidade Católica de Brasília – Brasil ØDomingo José Gallego - Universidad Nacional de Educación a Distancia - España ØEdison Ferreira Pratini - Universidade de Brasília - Brasil ØEduardo Olivio Ravagni Nicolini - Universidade de Brasília - Brasil ØEsther Vásquez - Universidad Nacional de Educación Distancia - Argentina ØEvelise Maria Labatut Portilho - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil ØFatima Lucilia Vidal Rodrigues - Universidade de Brasília - Brasil ØJaime Agustín Sánchez Ortega - Universidad Inca Garcilaso de la Veja - Peru ØJorge Valdivia Guzmán - Universidad de Concepción - Chile ØJosé Armando Valente - Universidade de Campinas - Brasil ØJosé Dulac Ibergallartu - Universidad Nacional de Educación a Distancia - España ØJosé Francisco Durán – Universidad Castilla La Mancha - España ØJosé Goméz Galán - Universidad de Extremadura - España ØJosé Luis García Cué - Colegio de Postgraduados, Textoco - Mexico ØJosé Manuel Mansilla Morales -UniversidadComplutense de Madrid - España ØLaura Maria Coutinho - Universidade de Brasília – Brasil ØLeda Maria Rangearo Fiorentini - Universidade de Brasília – Brasil ØLiane Tarouco - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil ØLiliane Campos Machado - Universidade de Brasília – Brasil ØLuca Toschi - Universitá Degli Studi Di Firenze - Italia ØLuciana Zenha - Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil ØLuísa Miranda - Instituto Politécnico de Bragança - Portugal ØLydia Pujol - Universidad Pedagógica Simón Bolívar - Venezuela ØLynn Rosalina Gama Alves - Universidade Federal da Bahia; SENAI/Bahia - Brasil ØMaría del Carmen Rodríguez Carracedo - Universidad Nacional de Educación Distancia - Argentina ØMaria do Carmo Nascimento Diniz - Universidade de Brasília –Brasil ØMaria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo - Brasil ØMaria Emilia Gonzaga de Souza - Universidade de Brasília – Brasil ØMaria de Fátima Goulão - Universidade Aberta de Portugal - Portugal ØMaria Fernanda Farah Cavaton - Universidade de Brasília – Brasil ØMargarita García Astete - Universidad de La Serena - Serena - Chile ØMaria Helena da Silva Carneiro - Universidade de Brasília – Brasil ØMercedes de La Oliva Fernandez - Universidad Metropolitana de Caracas - Venezuela ØMercedes Jiménez - Colegio de Postgraduados, Textoco - Mexico ØMiriam Benhayón Bennarroch - Universidad Metropolitana de Caracas - Venezuela ØNara Maria Pimentel - Universidade de Brasília - Brasil ØNibaldo Gatica Zapata - Universidad de Concepción - Chile ØPaloma Antón Ares – Universidad Complutense de Madrid - España ØRenato Marcos Endrizzi Sabbatini - Universidade de Campinas - Brasil ØRicardo Fragelli - Universidade de Brasília – Brasil ØRoger Tavares - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Gamecultura - Brasil ØSandra Francesca Conte de Almeida - Universidade Católica de Brasília - Brasil ØSônia da Cunha Urt - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Brasil ØTeresa Cristina Siqueira Cerqueira - Universidade de Brasília – Brasil ØVânia Lúcia Quintão Carneiro - Universidade de Brasília – Brasil ØVani Kenski - Universidade de São Paulo; Site Educacional - Brasil.
Realização: Área de Tecnologias na Educação / Departamento de Métodos e Técnicas - Cátedra UNESCO de Educação a Distância - Grupos de Pesquisa Lattes/CNPq: - "Psicologia e Educação' (GRUPPE) e "Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância" (ATEAD) - Faculdade de Educação - Universidade de Brasília (UnB) - Diretoria de Ensino de Graduação a Distância e Gestão da Informação (DEGD/UnB) - Coordenação de Ensino de Graduação a Distância (COEGD/UnB) - Organización de los Estados Iberoamericanos (OEI) - FIOCRUZ Brasília - Escola de Governo em Saúde. Informações: http://www.estilosaprendizagem2013unb.com.br/

Curso Carpintaria Literária: A Arte da Crônica.

Ementa: Três cronistas contemporâneos leem seus textos e discorrem sobre seus métodos pessoais de trabalho. A crônica como gênero será esmiuçada através da marca que cada um deles imprime na concepção de seus textos. Professores: 12/09 – Cora Rónai – Colunista de Tecnologia e cronista do Segundo Caderno de O Globo. Primeira jornalista brasileira a criar um blog, o internETC., ativo desde 2001. Pioneira do Jornalismo de Tecnologia, recebeu prêmios nessa área. Publicou Fala foto, primeiro livro de fotos de celulares do mundo, finalista do Prêmio Jabuti. 19/09 – Affonso Romano de Sant’Anna – Poeta, ensaísta, cronista e professor. Autor, entre outros, de Como se faz literatura, O enigma vazio e Ler o mundo. Mais informações no site www.affonsoromano.com.br 26/09 – Marina Colasanti – Jornalista, poeta, contista, ensaísta, autora de literatura infantil e juvenil e ilustradora. De sua vasta e premiada obra destacamos: Fragatas para terras distantes, A moça tecelã e Menina arco-íris. Agenda: Período e horários> 12, 19 e 26/09 (5.as feiras) das 19h às 21h. Carga horária: 6h/aula. Valores: 2x R$ 200,00 Procedimentos>> Inscrições: As reservas podem ser feitas: - pelo telefone (21) 32373947 - no local: Rua Marquês de Abrantes, 177 – Ljs 107/108 (Flamengo) . Outras informações em http://estacaodasletras.com.br/cursos/cursos-em-setembro-de-2013/carpintaria-literaria-a-arte-da-cronica/

domingo, 1 de setembro de 2013

Mensagem do Professor Marcus Vinícius Nunes.

Parabéns a todos meus amigos de profissão; a todos meus alunos da graduação e a todos os profissionais que representam nossa Classe... a luta é grande e continuará sendo! Mas juntos, podemos fazer a diferença e buscar a valorização tão sonhada e que conquistaremos! Parabéns pelo nosso dia!

UNISUAMNews: Curso de Psicologia lança sua revista científica.

O curso de Psicologia da UNISUAM, atendendo à necessidade de um espaço próprio para divulgação dos saberes produzidos nos seus Projetos Sociais e de Pesquisa, e ainda, da necessidade de diálogo com pesquisadores de outras instituições, lança sua primeira revista científica. A Revista de Psicologia Conexões PSI, de publicação semestral, tem a proposta de ser um veículo de difusão científica de estudos e práticas da área e que tem por objetivo publicar trabalhos inéditos em Psicologia e suas interfaces com áreas afins. Sendo assim, estudos originais baseados em dados empíricos, revisão de literatura com análises críticas de temas atuais, revisão sistemática, estudo de caso, relatos de experiência e resenhas de livros serão aceitos para análise e publicação. O título da revista tem origem no projeto Conexões PSI, que promove discussões sobre a formação profissional do psicólogo, demandas sociais, violências, discriminação, entre outros assuntos. Acesso em http://www.unisuamnews.com.br/curso-de-psicologia-lanca-sua-revista-cientifica VER TAMBÉM:
Lançamento do livro “O Serviço Social na Teoria e na Prática: Os Desafios Contemporâneos” na XVI Bienal Internacional do Livro. O livro “O Serviço Social na Teoria e na Prática: Os Desafios Contemporâneos” será lançado dia 1º de setembro, às 18h, na XVI Bienal Internacional do Livro. Organizado pela Profª Newvone Costa, o livro tem o objetivo de fornecer material para a avaliação da prática desta área, a partir do embasamento teórico presente em sua literatura específica. O lançamento acontecerá no estande D03/C04, Av. Machado de Assis, Pavilhão Laranja, Riocentro. Fonte UNISUAMNews http://www.unisuamnews.com.br

RevistAleph: carta convite para pesquisado​res.

Palavras das Editoras: A RevistAleph é uma iniciativa do Aleph: Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão/UFF e desde do número 17 tem sido produzida em parceria com o grupo de pesquisa Devires da Educação na Baixada Fluminense: movimentos instituintes na formação de professores/UFRRJ. Nosso trabalho resulta da ação compartilhada e solidária entre professores da UFF e da UFFRJ, em integração com docentes da UERJ, UFES, UFMT, UNIFAP, UFRJ e de muitas outras Universidades Nacionais.
Inicialmente financiada pelo CNPq, já contou com apoio do PROEXT 2009 e 2011. Neste ano conta com o financiamento da PROPPi – UFF, por meio do Edital de Auxílio à Publicação e Editoração 2013. A RevistAleph está agora em um sistema inovador que possibilita a navegação e sua leitura em diferentes equipamentos móveis e, usando o recurso Translation de tradução automatizada, pode ser lida em diferentes línguas. Estamos completando 10 anos de existência com a mesma vontade política com a qual iniciamos nossas atividades. Não abrimos mão de navegar na contramão das euforias do sucesso rápido. Temos optado por uma artesania que amplia os diálogos com os pesquisadores, pareceristas e conselho científico. Esta arte de tecer o conhecimento tem nos levado a viajar na contracorrente da apatia ou da busca de portos seguros que nos limita a visão das passagens, dos caminhos plurais e das potencias que transbordam fronteiras ditas, por alguns, como intransponíveis. Em nosso deslocamento temos procurado nos ligar aos desafios de experiências e projetos político-pedagógicos com desejos de reinvenção dos processos educativos, dentro e fora da escola, que envolvem os ambientes, os discursos, as artes, as tecnologias, as ciências, as comunicações, as políticas e, portanto, nossas próprias existências e a estética que nos faz humanos. Enfim, a vida em todos os seus quadrantes. Nosso principal foco está em divulgar artigos que dialoguem com as experiências instituintes. Célia Linhares nos ajuda a compreender o que vem a ser uma experiência instituinte (http://www.uff.br/revistaleph/N10/index.htm). Ela nos pergunta: Como definir o conceito de “experiência instituinte”? Esta reflexão nos leva ao encontro das contribuições de Walter Benjamin (1993) que apontam para o sentido das “experiências plenas”, que se traduzem por uma tessitura coletiva e pela possibilidade de abertura polifônica. A experiência instituinte se afirma como uma experiência comum, partilhada por um grupo, contrapondo-se desta forma a experiência pontual e fragmentada do sujeito isolado de seus pares. É uma experiência aberta, não se afirma como “símbolo”, com um significado unilateral, mas como “alegoria” por seus múltiplos sentidos e leituras. Podemos ainda articular este conceito ao sentido de “origem* em Benjamin, pois o instituinte. na perspectiva de nossa pesquisa, não se confunde com o “novo”, mas sim ê uma busca constante do movimento emancipador, movimento este que articula passado, presente e futuro. Contrapondo-se ao modismo e a uma reprodução estática do passado, a experiência instituinte sinaliza a densidade da experiência humana ao rememorar, recuperando, assim, o sentido de uma memória viva, pulsante onde o olhar para o passado potencializa o presente e nos ajuda na construção dos projetos de futuro, pois que é ancorada em uma memória que é capaz de prometer. A criação e manutenção da RevistAleph é um convite a todos que não se acomodam com discursos que se apresentam como portadores de soluções definitivas. Estamos buscando trilhar caminhos que possam impulsionar mil e uma formas de pesquisar, de ensinar, de politizar e de experimentar percursos que acolhem e escolhem a diversidade, que busquem incluir a diversidade humana e as racionalidades impregnadas de desejos de emancipação e de liberdade de expressão. Como um movimento que não cessa, estamos em permanente diálogo com os professores da Educação Básica e Superior, da Graduação ao Pós-doutorado, potencializando a circulação de conhecimentos como um exercício poético bem expresso por Pablo Neruda, quando afirmou: “A ação é a mãe da esperança.” Estamos em ação sem perder a ternura! As Editoras. Para melhor visualização clique na imagem.
Fonte Rejany dos Santos Dominick/ Doutora em História, Filosofia e Educação: Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense. (http://www.feuff.uff.br/), (http://www.revistaaleph.com/), (http://www.uff.br/ciclosmemoriasdocentes/), (http://www.cabe.uff.br/), http://www.cmpdi.uff.br/

sábado, 31 de agosto de 2013

MBA em Teologia no Seminário teológico Batista do Sul do brasil.

Há 105 anos o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil vem preparando líderes. Cursos de Graduação e Pós-Graduação reconhecidos pelo MEC. Cursos ministeriais em Teologia Ministerial, Liderança de Crescimento Cristão e Liderança de Ministério com Juventude.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Opção para co-orientação e revisão de TCC.

No ESTADÃO: Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA ,‘celeiro’ de empreendedores em projetos educacionais.

Newsletter Bárbara Ferreira Santos. Uma geração de alunos que saem da universidade compartilha conhecimento aliando responsabilidade social a negócios. Uma nova safra de empreendedores em educação vem crescendo rapidamente no Brasil. Eles desenvolvem atividades de alto impacto social, mas o que fazem não é voluntariado. Aprenderam a lucrar com a educação e criaram empresas comercialmente competitivas. Ao mesmo tempo, estão democratizando o conhecimento em todo o País e têm alcançado bons resultados. O que há em comum? Estudaram Engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior com um dos vestibulares mais concorridos do País. Com seus currículos, poderiam ter escolhido trabalhar em qualquer área - de bancos a grandes multinacionais. Mas abriram mão de parte da lucratividade para desenvolver atividades que promovam responsabilidade social. A preocupação com uma educação de qualidade, no entanto, não é uma exclusividade dessa nova geração. O próprio ITA foi fundado com o propósito de "formar técnicos competentes e cidadãos conscientes", como dizia seu criador, o tenente-coronel Casimiro Montenegro Filho. Desde então, diversas gerações de alunos compartilharam o aprendizado que adquiriram para entrar na universidade com milhares de outros jovens - por meio de aulas particulares e em cursinhos de baixa renda ou fundando suas próprias empresas. Muitos desses empreendedores começaram a dar aulas no CasdVest e no Casdinho, cursinhos gratuitos e sem fins lucrativos criados por alunos do ITA e voltados a jovens de baixa renda. O primeiro ajuda os interessados a entrar nas melhores universidades e o segundo, no colégio da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). É o caso de Thiago Feijão, que está no último ano de Engenharia Mecânica. Ele é ex-presidente do CasdVest, ajudou a fundar o Casdinho e o Instituto Semear, que ajuda a população de baixa renda a se manter na faculdade. Na graduação, também fundou uma startup de educação, o Quadrado Mágico. Incentivados pelos exemplos, alunos mais novos também pretendem seguir esses passos, como a atual presidente do Casdinho, Isabella Amorim Gonçalez, de 21 anos. "Antes, ou era ganhar dinheiro ou mudar o mundo. Hoje, brinco que podemos fazer os dois." A seguir, conheça outras três empresas que já alcançaram resultados relevantes em pouco tempo. Site abrigou os primeiros Moocs da América Latina>
Rapidez. Carlos Souza viu seu Veduca alcançar o sucesso em apenas um ano e meio. Quando criou o Portal Veduca, em março de 2012, o engenheiro Carlos Souza não imaginava que, quase um ano e meio depois, o site atingiria mais de 2,5 milhões de visitantes e hospedaria 277 cursos de mais de 17 universidades, entre elas Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford e Universidade de São Paulo (USP). "Não sabia que ia chegar tão longe em pouco tempo, mas tinha certeza de que não ia desistir enquanto não conseguisse." Pioneiro no País, o portal lançou com professores universitários os primeiros Moocs (cursos gratuitos, online e oferecidos a milhares de alunos) da América Latina, com a USP, de Física Básica e Probabilidade e Estatística, e depois com a Universidade de Brasília (UnB), de Bioenergética. A vontade de distribuir, em língua portuguesa e para o maior número possível de pessoas, as aulas das melhores universidades do mundo teve motivação pessoal. Em sua trajetória, Souza teve a vida mudada pela educação. Aos 14 anos, dava aulas particulares. Tanto estudou que conseguiu passar no vestibular de Engenharia Aeronáutica no ITA. "Todo mundo no ITA teve a sua vida mudada pela educação. Como o vestibular é muito puxado, a gente tem de se preparar bastante. Uma das grandes motivações acho que é exatamente a vontade de abrir para os outros as portas que um dia a educação de qualidade me abriu." Em 2011, quando foi estudar novos modelos de negócios nos EUA, teve a ideia de fundar uma startup que investisse em tecnologias para a educação. Acionou possíveis sócios que também apostassem na proposta e montou uma equipe com profissionais de várias áreas. Apesar de encarar o Veduca como um empreendimento, ele ressalta que a preocupação nunca foi a lucratividade, mas a resolução de um problema real: o acesso à educação de qualidade no Brasil. "Estou mais realizado do que se trabalhasse em uma multinacional. Quando você busca essa satisfação pessoal, sente que está contribuindo para melhorar a vida das pessoas." Escola teve melhor nota da redação do Enem na 1ª turma>
Família. Os irmãos Pablo, Jean e Átila criaram negócio juntos. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) já recebeu diversas gerações de uma mesma família, mas a primeira vez em que três irmãos estudaram ao mesmo tempo na instituição foi com os mineiros Átila Silva Zanone, de 31 anos, Jean Silva Zanone, de 29, e Pablo Silva Zanone, de 27. Para ingressar na universidade, eles se prepararam arduamente por anos. Depois, durante toda a faculdade, fizeram monitorias em cursinhos da região e deram aulas particulares. Pablo foi até professor no CasdVest, iniciativa dos próprios alunos do ITA para preparar estudantes para o vestibular. "Era o que a gente podia fazer em paralelo à graduação. Nós sempre fomos bons alunos, e o que a gente tinha em casa era esse comprometimento com a escola", diz Átila. Em um dos períodos de férias, ainda no meio da graduação, voltaram para a cidade natal, Ipatinga, a 217 km de Belo Horizonte. Em uma reunião de família, o projeto de abrir um negócio comum veio à tona. O pai foi quem mais incentivou. A principal motivação era impedir que cada um dos irmãos acabasse trabalhando longe dos demais. "Nossa perspectiva, depois de formados, era cada um ir parar em uma cidade totalmente diferente. As famílias do interior estão fadadas a se separar, porque as oportunidades locais são escassas", diz Átila. Nasceu então a ideia de investir em educação e montar em Ipatinga uma escola de qualidade para que os alunos da região pudessem ter acesso a um ensino de qualidade próximo da família. "Tive de sair para Belo Horizonte para fazer cursinho, aprender a cozinhar, viver sozinho. Essa é uma experiência que queremos que nossos alunos tenham na faculdade, não antes dela", diz. Ainda antes de se formar, eles procuraram os fundadores do sistema de ensino pelo qual estudaram para ingressar no ITA, o sistema Elite, e conheceram diversas unidades pelo Brasil para aprender a montar o próprio negócio. "O objetivo em qualquer empreendimento é fornecer um serviço de alta qualidade. Buscamos um exemplo concreto que sabíamos que dava certo." O cursinho Elite Vale do Aço surgiu em 2009. Dois anos mais tarde, foi criado o colégio de mesmo nome, com a proposta de ter apenas uma turma de cada série do ensino médio. Já na primeira turma de 3º ano, eles conseguiram um resultado surpreendente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, bem acima do que esperavam: a melhor nota de redação do País. Na parte objetiva da avaliação, eles só estiveram atrás do Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo. Crianças e jovens com câncer têm aulas online>
Meta. Diego Dias, do site Aprendizado Coletivo: sonho de ter empresa de educação realizado A história do site Aprendizado Coletivo se confunde com a de seus fundadores, Diego Silva Dias, de 30 anos, e Bruno Werneck, de 32. Os dois estudaram em escolas públicas e conseguiram se formar em Engenharia pelo ITA. Dias saiu de Belém, no Pará, para vir a São Paulo fazer faculdade. Werneck já deu aulas de Matemática e de Física. Juntos, os dois fundaram uma rede social em que alunos podem conversar, assistir a videoaulas e até tirar dúvidas sobre exercícios difíceis. Mais de 1.100 videoaulas estão disponíveis gratuitamente. Exercícios permitem ainda que o aluno faça simulados online. Para Dias, o motivo de deixar o corpo executivo da startup GetNinjas, da qual era sócio, para escolher a educação foi para "empreender com impacto social". "Eu acho que a educação mudou minha vida, então eu queria empreender em algo que possibilitasse mudar a vida de vários jovens também", afirma Dias. E hoje ele se considera mais realizado do que se estivesse trabalhando como funcionário de uma grande empresa. "No ITA, dos 120 alunos que se formam por ano, a maioria nem sequer trabalha como engenheiro. Eles são cobiçados pelas empresas e muitos vão para o mercado financeiro, por exemplo, por razões financeiras. Mas eu consegui realizar dois grandes sonhos e uni-los: trabalhar em educação e ter a minha própria empresa." Entre os depoimentos que ele recebeu de pessoas que tiveram suas vidas mudadas por seu trabalho está o de uma professora de uma escola hospitalar do Hospital A.C. Camargo, onde crianças e adolescentes que têm de se submeter a tratamentos extensivos não podem frequentar a escola e passam a assistir a aulas no próprio hospital. Para ensinar os pacientes, essa professora passou a usar o material do Aprendizado Coletivo. "Eu queria inicialmente chegar aos alunos pobres, que não conseguem ter uma educação de qualidade, mas nunca pensei que o meu trabalho poderia chegar tão longe", comemora Dias. Frases: "Há dez anos, quando levantávamos questões de responsabilidade social, os alunos eram reticentes. Hoje, são mais engajados" - Silvia Damião, chefe da Divisão de Alunos do ITA "Minha vida foi transformada pela educação que tive. Sei do valor que ela tem na vida de alguém e quero trabalhar com isso mais tarde" - Isabella Amorim Gonçalez, 21 anos, aluna do 3º ano do ITA. Fonte "O Estado de São Paulo". Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ita-e-celeiro-de-empreendedores-em-projetos-educacionais,1068304,0.htm

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

I Jornada de Matemática da Uniabeu - 24 e 25 de outubro de 2013.

Local: Campus 2 Escola Superior de Professores - ESP. Rua Prof. Alfredo G. Filgueiras, 537. Nilópolis – RJ. Data: 24 e 25 de outubro de 2013. Objetivos: A I Jornada de Matemática da Uniabeu objetiva disseminar avanços do conhecimento no campo da Educação Matemática e do ensino da matemática em um âmbito regional. Além de promover ativi-dades as mais diversas de divulgação científica, faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnolo-gia - SNCT 2013. Estão convidados pesquisadores, educadores e estudantes em geral (de Matemática e áreas afins) que utilizam a matemática como trabalho, estudo ou pesquisa, possibilitando maior intercâmbio en-tre as pesquisas que estão sendo realizadas. Público Alvo: O público alvo da I Jornada de Matemática da Uniabeu é formado por todos aqueles que se preocupam com as questões pertinentes à Educação Matemática e o ensino de matemática. Espera-se, a participação de licenciandos, matemáticos, educadores matemáticos, acadêmicos de áreas afins, pro-fessores de todos os níveis de ensino, pedagogos, formuladores de políticas educacionais, psicólogos, etc. Sobre a organização e Programação da I Jornada de Matemática da Uniabeu: A I Jornada de Matemática da Uniabeu organiza-se em torno das atividades a seguir descritas: I Jornada de Matemática - Inscrições: As inscrições poderão ser feitas de 01/10/2013 até 20/10/2013 pela internet, no site: www.uniabeu.edu.br, no link do evento. Taxa de inscrição: R$ 10,00. Seleção para os trabalhos a serem apresentados: Chamada de Trabalhos – até 15 de setembro. ATENÇÃO - Convidamos os colegas que desejarem participar da I Jornada de Matemática da Uniabeu, com apresentação de trabalhos (minicursos, relatos de experiências, comunicação científica e pôsteres), que nos enviem resumo de seus trabalhos para avaliação. NORMAS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: 1. Título: negrito, centralizado. 2. Identificação: nome dos autores, titulação, instituição onde atuam (centralizado, em negrito). Sublinhar o nome do autor responsável pela apresentação. 3. Modalidade: mini-curso, relato de experiência, comunicação científica, pôster (centralizado). 4. Resumo: até 250 palavras 5. Palavras Chaves: de 3 a 5 palavras 6. Configuração da página: Formato A4 Margem: Esquerda - 3cm, Direita - 2,5cm, Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm Fonte: Arial, 12. Alinhamento: justificado. Recuo: Esquerdo: 0 e Direito: 0 Especial: primeira linha 1,25 Espaçamento: Antes: 0 Depois: 0 Entrelinhas: 1 (simples). 7. Enviar a ficha de submissão de trabalho (cópia da ficha de submissão de trabalho), preenchi-da como anexo, para o seguinte endereço eletrônico: prof.geneci@yahoo.com.br OBSERVAÇÃO 1: 1. Mini-cursos: O arquivo deve ser identificado por MC seguido do sobrenome do autor prin-cipal. 2. Relato de experiência: O arquivo deve ser identificado por RE seguido do sobrenome do autor principal. 3. Comunicação Científica: O arquivo deve ser identificado por CC seguido do sobrenome do autor principal. 4. Pôster: O arquivo deve ser identificado por PO seguido do sobrenome do autor principal. OBSERVAÇÃO 2: O Comitê Organizador estabelece que cada autor poderá apresentar, mais de uma proposta de mini-curso que serão dispostas em horá-rios distintos. ATENÇÃO: O aceite será divulgado até o dia 30 de setembro de 2013. Informamos que os trabalhos serão submetidos a um comitê científico. SOLICITE A FICHA DE INSCRIÇÃO PELO E-MAIL prof.geneci@yahoo.com.br Comitê Organizador: Nelson Damieri Gomes, Geneci Alves de Sousa.