segunda-feira, 19 de agosto de 2013
UNISUAMNews - EVENTOS 2013.2
Propósito, ousadia, invenção, alegria, energia e futuro são os elementos-chave da palestra Gerando Falcões, que acontecerá no dia 27 de agosto, no novo Auditório da UNISUAM.
A palestra é inspirada no livro “Jovens Falcões”, do jornalista Eduardo Lyra, que conta a história de 14 jovens empreendedores que empurram a humanidade para frente. Com isso, o objetivo da palestra não é mostrar a fórmula mágica para o sucesso, mas, sim, oferecer a inspiração necessária para que as pessoas possam protagonizar a própria virada pessoal, profissional e social.
Autor do livro e responsável pela palestra, Eduardo Lyra sabe exatamente como é ser o protagonista na transformação da própria vida. Nascido em uma favela em Guarulhos/SP, ele deixou a vida de miséria para trás e alçou voo em busca dos seus sonhos. Formou-se em Jornalismo e descobriu que poderia mudar o mundo escrevendo histórias inspiradoras.
Assim, Lyra começou a escrever sua trajetória de sucesso ainda na faculdade, sendo considerado repórter revelação pelo Instituto Itaú Cultural. Com a mensagem de que todos são capazes, esteve durante duas semanas entre os mais vistos do Youtube; faz parte do Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Econômico Social que seleciona jovens líderes que tenham potencial para mudar o mundo.
Além disso, é fundador do projeto Gerando Falcões, que atua em escolas públicas resgatando e fortalecendo a autoestima dos jovens e que, em dois anos, já alcançou cerca de 50 mil jovens.
A palestra será realizada em dois horários, às 10h, para o turno da manhã, e às 19h, para o turno da noite.
Tags: Cidadania em Foco, Responsabilidade Social.
Acesso em
(http://www.unisuamnews.com.br/palestra-gerando-falcoes).
UNISUAM - ENCONTRO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE TURISMO.
Entre os dias 4 e 5 de outubro, na Unidade Bonsucesso da UNISUAM, acontece o I Encontro de Profissionais e Estudantes de Turismo – ENPETUR, uma oportunidade para os estudantes, professores, funcionários públicos e profissionais da área de Turismo trocarem conhecimento.
Com diferentes eixos temáticos definidos, os participantes podem inscrever seus trabalhos (Artigos Científicos ou Projetos) para serem expostos durante o evento, além de assistirem às palestras previstas na programação. O envio de trabalhos pode ser feito até 20 de agosto e haverá duas modalidades para apresentação de trabalhos:
1) Artigos Científicos devidamente fundamentados na literatura pertinente e que desenvolvam uma argumentação teórica consistente e de implicações importantes para a área;
2) Projetos em Turismo que contemplem procedimentos e conteúdos técnicos em consonância com as áreas estratégicas para o desenvolvimento do turismo, privilegiando o desenvolvimento local, social, econômico e ambiental nos núcleos receptores.
Tais modalidades podem ser apresentadas em formato de apresentação ORAL ou PÔSTER, de acordo com o parecer da comissão científica.
OBS: A participação no encontro não está condicionada à apresentação de trabalhos.
Saiba mais: (http://www.unisuamnews.com.br/portal/hotsite/enpetur/).
Semana de Psicologia UNISUAM:
dias: 27, 28 e 29 de agosto.
O curso de Psicologia da UNISUAM, buscando sempre o aprimoramento acadêmico de seus alunos através da troca de experiência com profissionais da área, promove mais uma vez a Semana de Psicologia.
Com o tema “Saúde-Educação e Movimentos Sociais”, o evento contará com diversas categorias de apresentações, como palestras, coral, oficinas e exposições. Ministrando essas atividades e enriquecendo o debate, além de profissionais da UNISUAM, também estarão presentes profissionais convidados: Gisele Viegas (neuropsicóloga da Santa Casa de Misericórdia/RJ), Márcia Ribeiro (psicóloga da UNICAMP) e Cristina Rozario Viana (neuropsicóloga e psicóloga clínica do Hospital Geral da Posse).
As atividades serão divididas em três dias: 27, 28 e 29 de agosto.
Acesso em
http://www.unisuamnews.com.br/semana-de-psicologia-unisuam
DIRECIONAL EDUCADOR
Em Direcional: Sandra Bozza avalia a importância do letramento>>
Sandra Bozza é linguista, psicóloga, filósofa e socióloga. Em 1991, fez parte do grupo que produziu a Proposta de Alfabetização para o Currículo Básico de Curitiba, considerada pelo MEC como uma das cinco propostas mais avançadas do País, e que anos mais tarde serviu de base referencial para os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e para a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) na questão de avaliação de Língua Portuguesa. “Minha lida mais árdua se refere ao dever e direito de letramento de todo cidadão”, resume. Neste vídeo, Sandra analisa justamente a importância do letramento para termos alunos que dominem verdadeiramente as práticas da leitura e da escrita.
REVISTA DIRECIONAL**
CAPA>>
Os sujeitos e a inclusão – a formação do educador>
Por Lúcia Aparecida Santos Tavares e Patrícia Elizabeth Benítez Romero.
CAPA>>
Inclusão Escolar: direito humano e indisponível de todos os alunos>
Por Irene Marques da Silva.
TETRAEDRO:
Massa -
Por Nílson José Machado.
CAPA:
Inclusão educacional escolar na Educação Infantil: a importância dos processos cognitivos para a aprendizagem -
Por Rosita Edler Carvalho (org.), Camila Defanti de Agostinho, Natália Andrade Gomes e Tiago Ferreira Cervo
PÁGINA DO PSICOPEDAGOGO:
Lição de casa... para os pais!
Por Maria Irene Maluf.
CAPA:
A inclusão na visão de dois ícones: Paulo Freire e Vygotsky>>
Por Rosangela Cristina Rocha Auriglietti.
CAPA - disponível para leitura>
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): um universo silencioso -
Por Rafael Dias Silva.
REINVENTANDO PAULO FREIRE:
Educação inclusiva: contribuições de Freire e o texto referência da CONAE 2014 -
Por Alessandra Rodrigues dos Santos e Juliana Fonseca O. Neri.
CURSO:
Educar a Infância – Desafios constantes>
Módulo VII – Sobre educar na Educação Infantil -
Por Laura Monte Serrat Barbosa e Heloísa Monte Serrat Barbosa.
CAPA:
Educação inclusiva e gestão escolar – desafios e perspectivas na contemporaneidade>>
Por Wilson Ferreira Rocha.
EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA:
O acolher é o princípio do ato de inclusão -
Por Emilia Cipriano e Claudio Castro Sanches.
REFLEXÃO:
Ritos de passagem -
Por Edimara de Lima.
OPINIÃO DO PEDAGOGO:
A mulher e a defesa da vida -
Por Hamilton Werneck.
CIÊNCIAS:
Um novo horizonte na Educação -
Por Manoel Belem.
GESTÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA:
Necessidades básicas dos alunos, a serem atendidas na sala de aula pelo professor (10)-
Por Heloísa Lück.
NOSSOS ALUNOS E AS DROGAS:
Crack -
Por Gustavo Teixeira.
EDUCAÇÃO INTEGRAL:
Desafios e Perspectivas da Educação Integral: as Políticas Públicas e os humanos que queremos formar -
Por Maria Helena Negreiros.
E AGORA, PROFESSOR?
O momento de chegada e o de partida: o que fica?
Por Cassiano Zeferino de Carvalho Neto.
LIVROS>>
AGENDA.
Acesso em (http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-103-ago/13/edicao-103-ago/13).
DIRECIONAL EDUCADOR - ACESSO
http://www.direcionaleducador.com.br/
XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (PUC-PR).
Com o tema “Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar”, o XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPD- Cátedra UNESCO e o II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, será realizado, de 23 a 26 de setembro de 2013, na cidade de Curitiba (Paraná, Brasil). A crescente complexidade das sociedades globalizadas tem levado pesquisadores e educadores à consideração da temática da sustentabilidade como um processo imprescindível ao desenvolvimento social.
Em 2013, o XI EDUCERE ampliará seus espaços de discussão. Além da realização da segunda edição do Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), o evento receberá o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), que busca aprofundar questões relacionadas ao trabalho docente, objeto de estudo da Cátedra UNESCO sediada no CIERS-ed.
OBJETIVOS:
- Disseminar o conhecimento resultante das pesquisas e estudos realizados nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação;
- Promover o aprofundamento de pesquisas no âmbito da educação básica e da educação superior;
- Discutir questões investigadas nos grupos de pesquisa da área de Educação;
- Ampliar a integração dos diferentes cursos de pós-graduação que se ocupam da formação de profissionais da educação;
- Analisar as políticas públicas que orientam as teorias e as práticas de formação de profissionais da Educação;
- Mobilizar pesquisadores, gestores públicos, educadores, pais, alunos e a sociedade em geral a envidar esforços na promoção da inclusão e justiça social e na construção de uma cultura de paz.
HISTÓRICO:
Em 2000, após a realização da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia na PUCPR, em Curitiba (Brasil), constatou-se que a formação de professores e trabalho docente, em perspectivas políticas, históricas, teóricas e metodológicas, vinha se constituindo no eixo temático dessas semanas e despertando o interesse de estudantes da instituição. A partir daí, em 2001, um grupo de professores da Pós-Graduação e da Graduação em Educação da PUCPR tomou a iniciativa de criar o CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE) com o objetivo de socializar os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da Graduação, da Pós-Graduação e diferentes profissionais da Área da Educação.
Historicamente, o evento tem promovido também a aproximação entre docentes e estudantes da Educação Superior e os professores da Educação Básica oportunizando um fórum permanente de discussões de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.
Comprometido com esse objetivo, em 2011, o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) e a PUCPR somaram esforços para realizar o I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) no âmbito do EDUCERE.
INSCRIÇÕES: http://educere.pucpr.br/
domingo, 18 de agosto de 2013
VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: Mudanças para a escola e sociedade.
Programação:
26/08 -
CREDENCIAMENTO:
Hora: A partir das 13h -
Local: Sala 116, em frente ao Anf. Da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
ATIVIDADE PRÉ-EVENTO – 14h:
Inclusão sob diferentes perspectivas.
Mediadores: Profª Melina Thaís da Silva – FCL/UNESP e
Profª Suzana Sirlene da Silva – FCL/UNESP.
- Profª Cássia M. Canato (Gerente de Ed. Esp. da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara)
- Profª Teresa Appolari (Diretora APAE de Ribeirão Bonito)
- Profª Aline C. Mauricio (PCOP de Ed. Esp. da Secretaria Estadual de Educação)
Local: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Campus Araraquara.
CERIMÔNIA DE ABERTURA – 19h:
Apresentação Cultural: Coral da Faculdade de Ciências e Letras -
Regente: José Ricardo Ocampos.
Conferência de Abertura:
Políticas públicas e escolarização -
Mediador: Profª Drª. Relma Urel Carbone Carneiro – FCL/UNESP.
- Prof. Dr. José Geraldo da S. Bueno – PUC-SP
- Profª Drª. Enicéia G. Mendes – UFSCar
Local: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Campus Araraquara.
27/08
Apresentação Cultural – 19h.
Conferência:
Educação Infantil e Famílias: escolarização inclusiva -
Mediador: Ms. Aline Piccoli Otalara – FCL/UNESP.
- Profª Drª. Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo – FCL/UNESP
- Profª Drª. Fabiana Cia – UFSCar.
Local: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Campus Araraquara.
28/08
Apresentação Cultural – 19h.
Conferência:
Surdocegueira -
Mediador: Profª Drª Maria Júlia Canazza Dall’Acqua – FCL/UNESP.
- Claudia Sofia Indalecio Pereira - Conselheira da Associação Brasileira de Surdocegos
- Profª Drª Shirley Rodrigues Maia - Presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial
Local: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Campus Araraquara.
29/08
Apresentação Cultural – 19h.
Conferência de Encerramento:
Inclusão e formação de professores.
Mediador: Ms. Patricia Moralis Caramori.
- Prof. Dr. Eladio Sebastián Heredero - UAH
- Profª Drª. Vera Lúcia Messias Fialho Capellini – FC/UNESP
LOCAL: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Campus Araraquara.
MINI CURSOS – das 8h às 12h.
Dia 27/08 – mini cursos 1, 2, 3 e 4.
Dia 28/08 – mini cursos 5, 6, 7 e 8.
Dia 29/08 – mini cursos 9, 10, 11 e 12.
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL:
Dia 27/08 - Sessão 1 – das 14h às 16h.
Dia 27/08 - Sessão 2 – das 16h às 18h.
Dia 28/08 - Sessão 3 – das 14h às 16h.
Dia 28/08 - Sessão 4 – das 16h às 18h.
SESSÃO DE POSTERES:
Dia 29/08 – das 14h às 16h.
Outras informações em
http://www.fclar.unesp.br/#!/departamentos/psicologia-da-educacao/eventos/vii-encontro-de-educacao-especial/apresentacao/
sábado, 17 de agosto de 2013
CENSUPEG - CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Instituto CENSUPEG é uma rede de ensino que atua nas áreas de pós-graduação lato-sensu, extensão, capacitação e formação profissional. Os cursos oferecidos pelo Instituto CENSUPEG estão entre os mais conceituados do mercado, fundamentados nos melhores programas acadêmicos. Nosso Instituto está constantemente se atualizando para oferecer aos seus alunos as mais modernas estratégias metodológicas e didáticas para garantir o seu desenvolvimento profissional.
Como intencionalidade educacional, acreditamos que a aprendizagem significativa e cooperativa se constroem através de formação continuada num movimento dialético. Assim, ação, diálogo e reflexão contribuem para uma nova ação. A constante preocupação com a qualidade de ensino reforça o compromisso do Instituto CENSUPEG de proporcionar o aprofundamento e reconstrução do conhecimento, de ser um centro de excelência de ensino e pesquisa na área educacional e de contribuir com o desenvolvimento e formação contínua de seus profissionais.
•O Instituto CENSUPEG é uma instituição de ensino e pesquisa que atua nas áreas de especialização, extensão, capacitação, formação profissional e mestrado.
•Os cursos oferecidos pelo Instituto CENSUPEG estão entre os mais conceituados do mercado, fundamentados nos melhores programas acadêmicos.
•Com credibilidade e inovação temos mais de 5.000 alunos e 120 pólos educacionais presenciais. Em vários estados brasileiros, oferecemos cursos nas áreas de: EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE, GESTÃO EMPRESARIAL e MBA.
CURSO DE MESTRADO:
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
Diante da globalização e em busca de alternativas mais sustentáveis até mesmo para o estudo, sentimos em nossas rotinas, carreiras e tarefas que há uma necessidade de inclusão simultânea ao mundo virtual, e a partir disso a educação à distância, se for de qualidade, caminha para ficar e quebrar muitos paradigmas.
Analisando o desenho do projeto da Pós-Graduação EAD, nos deparamos com constatações que antes passavam despercebidas em virtude dos limites que dávamos para as formas de ensinar e de como aprender. A liberdade de poder estudar adequando-se a realidade em que o tempo é escasso foi o impulso para traçarmos uma nova forma de agir e pensar, dando ênfase também para a necessidade de olhar para o futuro pensando em formas práticas de oferecer ensino de qualidade.
A partir disso, o Instituto CENSUPEG em parceria com a FACEL, marca em que a excelência é uma premissa, tem por desafio fazer da Pós EAD uma modalidade em que a escolha não faça a diferença qualitativa, mas sim do ponto de vista quantitativo, em que o acadêmico opta pela melhor forma de gerir seus estudos. Parece contraditório, mas queremos assim diminuir mais ainda as distâncias, fazendo com que da mesma forma que as informações passam a circular com grande velocidade, que o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional tenham a prioridade dentro do contexto que o aluno necessita, tendo como lema, “estar perto mesmo estando distante”.
Sem dúvidas, democratizamos a educação através de uma ferramenta que levará o conhecimento a um número cada vez maior de brasileiros sendo acessível e confiável. Nosso compromisso está lançado e nossa responsabilidade não mudou, apenas aumentou, trabalhamos incansavelmente para oferecer um serviço que mantenha nossa referência de qualidade por um preço justo, estamos atentos aos avanços tecnológicos o que caminhará paralelamente as demandas da nossa Pós-Graduação EAD.
CURSOS:
Alfabetização e Letramento -
Ciências da Religião -
Educação a Distância -
Educação Ambiental -
Educação de Jovens e Adultos -
Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Gestão -
Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstica Escolar -
Educacão Especial e Inclusiva -
Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce -
Filosofia Conteporânea -
Gestão da Educação no Campo -
Gestão Escolar (Administração Supervisão e Orientação)-
Gestão Disciplinar -
Gestão em Educação Infantil e Docência -
Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia -
Metodologia do Ensino de Matemática -
Metodologia do Ensino de Música -
Metodologia do Ensino de Artes -
Metodologia do Ensino de Educação Física -
Novas Tecnologias Educacionais -
Pedagogia Empresarial -
Pedagogia Social -
Psicopedagogia.
No CENSUPEG - CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, você irá encontrar um corpo docente com vasta experiência profissional, na didática e no comportamento pessoal. Que lhe possibilitará um acesso seguro no mercado de trabalho. Nossos cursos tem reconhecimento ou autorização do MEC.
Contato:
Sede Adm.
Rua Iguaçu, 274.
B. Santo Antônio, Joinville SC.
Cep.: 89218-180. Tel.:
0800 600 6808 -
(47) 3028 0868.
censupeg@censupeg.com.br
Site: http://www.censupeg.com.br/
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Revista Ciência em Extensão.
A Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp publica a Revista Ciência em Extensão.
O periódico oferece artigos e relatos de experiências diversas, de conceitos e concepções sob o tema.
Revista Ciência em Extensão publica primeiro número de 2013. Assista no YOUTUBE em
http://www.youtube.com/watch?v=TDCiOSUpWTA&feature=youtu.be
Acesse os vídeos do Minuto Unesp:
http://unesp.br/agenciadenoticias/minutounesp
Revista Ciência em Extensão publica primeiro número de 2013:
http://unan.unesp.br/minutounesp/148
Texto disponível em
http://www.unesp.br/portal#!/noticia/10823/revista-ciencia-em-extensao-publica-primeiro-numero-de-2013/
Outros vídeos podem ser acessados em:
http://unesp.br/agenciadenoticias/minutounesp
O áudio pode ser baixado e disponibilizado gratuitamente desde que citada a fonte.
FONTE:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Unesp - Universidade Estadual Paulista.
Tel.:(11) 5627-0429. E-mail:
minutounesp@reitoria.unesp.br
Twitter: @unespreitoria
Facebook: www.facebook.com/UnespReitoria
Notícias do prof. Paulo Henrique Colonese: Revista de Manguinhos lança blog - cadastre-se.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Jornal Mundo Jovem - 50 anos de história.
O jornal Mundo Jovem, com sede na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), sob orientação da Faculdade de Teologia, com 50 anos de história e presença em quase quatro mil cidades brasileiras, afirma-se como um veículo impresso de educação através da comunicação. Entretanto a singularidade do Mundo Jovem está, sobretudo, no fato de alcançar uma tiragem significativa, em nível nacional, sem o recurso da propaganda.
O Mundo Jovem usa a nomenclatura de jornal, mas as suas características formais e de conteúdo são de uma revista, ou seja, a periodicidade mensal, a segmentação do público, como grupos e comunidades eclesiais, estudantes e professores.
Segundo Marília Scalzo, no livro Jornalismo de revista (2004, p. 19), as revistas surgiram com características e uma missão própria: “destinar-se a públicos específicos e aprofundar os assuntos – mais que os jornais, menos que os livros”.
Essa missão, Mundo Jovem exerce ao divulgar e aprofundar temas relacionados ao meio eclesial e depois educacional, reunindo opiniões diversas sobre cada momento histórico.
Nesse aspecto, Mundo Jovem tornou-se, cada vez mais, uma fonte complementar para o debate dos temas escolares, especialmente das áreas humanas, oferecendo textos interdisciplinares e transversais para o debate em sala de aula e como fonte de pesquisa, gerando novos conhecimentos.
Incentivar e promover a leitura e a formação cultural do jovem, desenvolvendo a sua consciência crítica diante das mudanças que ocorrem no mundo, parece ser a identidade que o Mundo Jovem afirma. Por isso, o que esse veículo representa na comunicação e na educação é fruto da história que fez e da sua distinção como um periódico de comunicação alternativa para a educação e para grupos de jovens.
Fonte " Mundo Jovem". Acesso em http://www.mundojovem.com.br/edicoes/440-setembro-2013-mundo-jovem-50-anos-semeando-ideias-e-atitudes#realidade-brasileira
terça-feira, 13 de agosto de 2013
III Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.
Local:
20/08, na UNIGRANRIO (Duque de Caxias)
e 21/08, na UERJ-FFP (São Gonçalo).
EVENTO GRATUITO / SEM INCRIÇÃO PRÉVIA / COM CERTIFICADOS / HORAS
COMPLEMENTARES
As conferências de abertura (em Duque de Caxias) e encerramento (em
São Gonçalo) serão proferidas pelo Dr. Robert Bullard, Diretor do
Barbara Jordan-Mickey Leland School of Public Affairs, Texas Southern
University. Dr. Bullard é pioneiro nos estudos sobre justiça
ambiental, sendo o fundador e diretor do Centro de Pesquisa de Justiça
ambiental, na Clark Atlanta University. Haverá tradução simultânea
patrocinada pelo Consulado dos Estados Unidos da América.
Mesas redondas com os professores Mauro Guimarães (UFRRJ), Henri
Acselrad (IPPUR/UFRJ), Renato Emerson dos Santos (UERJ-FFP), Sebastião
Fernandes Raulino (FEUDUC/FAPP-BG), José Geraldo da Rocha
(UNIGRANRIO), Vera Lúcia Kauss (UNIGRANRIO), Cátia Antônia da Silva
(UERJ-FFP) e Cleonice Puggian (UERJ-FFP/UNIGRANRIO).
Envio de resumos até 15/08.
Pesquisas em andamento, pesquisas já concluídas, projetos de extensão,
projetos pedagógicos desenvolvidos na educação básica e iniciativas de
instituições governamentais e não-governamentais que se aproximem da
temática do evento.
Trabalhos selecionados serão publicados em número especial da
Revista de Educação, Ciências e Matemática (Qualis B2)
PROGRAMAÇÃO:
20/08: UNIGRANRIO / DUQUE DE CAXIAS
9h. Abertura do evento com o Magnífico Reitor Arody Cordeiro Herdy e
autoridades presentes.
10h. Conferência do Prof. Dr. Robert Bullard, Diretor do Barbara
Jordan-Mickey Leland School of Public Affairs, Texas Southern
University. Fundador e Diretor do Centro de Pesquisa de Justiça
ambiental, Clark Atlanta University. Autor de “Dumping in Dixie” e
“Just Sustainabilities: Development in an Unequal World”).
14h Comunicações orais.
16h Oficinas.
19h Mesa redonda “Igualdade Racial, Justiça Ambiental e Educação:
fundamentos para a ação interdisciplinar” com Mauro Guimarães (UFRRJ),
Renato Emerson dos Santos (UERJ-FFP), Sebastião Fernandes Raulino
(FEUDUC/FAPP-BG) e José Geraldo da Rocha (UNIGRANRIO).
21/08 UERJ/FFP – SÃO GONÇALO:
9h. Mesa de abertura do evento com o Diretor Manoel Martins de Santana
Filho e autoridades presentes.
9:30h. Mesa redonda “Justiça Ambiental e Igualdade Racial no Brasil:
desenvolvimentos e desafios”, com Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ), Vera
Lúcia Kauss (UNIGRANRIO), Cátia Antônia da Silva (UERJ-FFP) e Cleonice
Puggian (UERJ-FFP/UNIGRANRIO).
14h. Comunicações orais
16h. Oficinas
19h. Conferência do Prof. Dr. Robert Bullard.
20:45h. Encerramento.
Organização:
Profa. Dra. Cleonice Puggian (UERJ-FFP/UNIGRANRIO);
Prof. Dr. José Geraldo da Rocha (UNIGRANRIO);
Profa. Helena Amaral da Fontoura (UERJ-FFP);
Prof. Dr. Sebastião Raulino (SME-Duque de Caxias/FEUDUC/FAPP-BG).
Realização:
UNIGRANRIO
Mestrado Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas / Mestrado;
Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica / Grupo de
Pesquisa Relações Raciais e Desigualdades Sociais (CNPq);UERJ;
Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Educação / Grupo
de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas
(CNPq).
FORUM DOS ATINGIDOS PELAS INDÚSTRIAS DE PETRÓLEO E PETROQUÍMICA DAS
CERCANIAS DA BAÍA DE GUANABARA (FAPP-BG).
Financiamento:
FAPERJ;
UNIGRANRIO-PROPEP.
Apoio:
Consulado Geral dos Estados Unidos da América.
Fonte da divulgação: Prof. Ms. Marcos Cruz de Azevedo
Informações no site: http://semijaire2013.blogspot.com.br/
Novo livro de Marcus Nunes e Zé Ricardo - WAK Editora.
Professor Ms. Marcus Vinícius Nunes -
Professor da UniAbeu Centro Universitário.
Professor de educação física do colégio Santa Maria.
Coordenador Pedagógico da Pós-graduação em Atividades Recreativas da pré escola a 3a idade.
Autor dos livros:
Caldeirão de Recreação;
Recriando a Psicomotricidade;
Jogos Cantados com Cd;
Jogos Recreativos - resgatando o prazer de jogar;
100 Jogos Psicomotores - uma prática relacional na escola;
245 Jogos Lúdicos - para brincar como nossos pais brincavam;
120 Dinâmicas de Grupo - para viver, conviver e se envolver.
(21)3208-6095 / 32086113
www.wakeditora.com.br
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Pós-Graduação em Tradução e Interpretação em LIBRAS na Faculdade CCAA.
Foi atendendo ao Decreto Federal 5.626/2005 – que determina que a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS seja uma disciplina obrigatória em todo o ensino superior no Brasil, e por vez, incitando a formação de profissionais para atender ao direito do cidadão surdo em ter um profissional tradutor e intérprete de LIBRAS atuante no seu processo educacional e quanto, também, da crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais capacitados em LIBRAS – que a FACULDADE CCAA desenvolveu o seu curso de Pós-Graduação lato sensu em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS com ênfase em interpretação e tradução em LIBRAS.
OBJETIVOS: Formar e qualificar tradutores e intérpretes em LIBRAS, com base no Decreto de LIBRAS nº 5.626/2005, para atuarem como tradutores e intérpretes na TV e em produções audiovisuais, nas instituições educacionais, em clínicas e hospitais, nos eventos esportivos etc.
DIFERENCIAIS:
279 horas de aula de LIBRAS.
387 horas de prática = 81% da carga horária total do curso,
utilização de recursos multimídia em laboratório de TV,
intérprete de LIBRAS presente em 100% das aulas.
O curso segue a regulamentação do Ministério do Trabalho pela Lei nº 12.319 de 1º de setembro de 2010, que reconhece a profissão de tradutor e intérprete de língua de sinais – TILS.
.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais surdos e ouvintes com graduação em qualquer
área do conhecimento.
Carga horária: 474 horas.
Início das aulas: 14 de setembro de 2013.
Período: setembro/2013 a julho/2015.
Dias e horários: Sábados, das 9h às 16h.
Informações adicionais em http://www.faculdadeccaa.com.br/cursos/pos-graduacao/pos-graduacao-traducao-e-interpretacao-em-libras#sthash.MzrZ3gTW.dpuf
Solicitação de divulgação: Isabel Pinto.
Educação empreendedora.
Por MARCELO_NAKAGAWA.
Aos mestres, com carinho...
Este é um momento de transição do Blog do Empreendedor do Estadão PME onde estamos fazendo um balanço da primeira turma de empreendedores. Nesta semana, foram destacados alguns posts de cada empreendedor que ilustram sua rotina de lutas, derrotas e vitórias. Muitos atuais e futuros empreendedores que leram os posts visualizaram situações semelhantes às suas e refletiram sobre como os erros e acertos dos outros podem ajudá-los a empreender mais e melhor.
Aproveito este momento de balanço para fazer outro que raramente chega à mídia de massa que trata de empreendedorismo que são os empreendedores que estão empreendendo o empreendedorismo no Brasil. São professores, gestores de organizações não governamentais, investidores e outras pessoas que ficam nos bastidores, tentando facilitar (um pouco) a vida (nada fácil) desta nova geração de empreendedores que se prepara para empreender.
Dos professores, normalmente os professores Ronald Degen da FGV e Silvio Santos da FEA-USP são citados como os pioneiros da educação empreendedora no Brasil pois foram os docentes das primeiras disciplinas de “criação de empresas” na década de 1980. Mas nesta mesma época, outro professor da FEA-USP, Cleber Aquino, desenvolvia um trabalho que hoje é uma prática comum entre os docentes de empreendedorismo: Convidar grandes empreendedores para contarem suas trajetórias.
Mas na insana década inflacionária de 1980, onde muitos estudantes sonhavam em trabalhar no Banco do Brasil, ser empreendedor era um suicídio profissional. Mas o professor Aquino deixou seu legado por meio da série História Empresarial Vivida. Graças a ele, temos acesso a relatos pessoais de empreendedores como Jorge Wilson Simeira Jacob (Arapuã), Jorge Gerdau (Gerdau), Matias Machline (Sharp), João Carlos Paes Mendonça (Paes Mendonça), Victor Civita (Abril), Antônio Ermirio de Moraes (Votorantim) e outros.
Algumas empresas quebraram, mas ainda assim podemos aprender com a história empresarial vivida por estas pessoas. Outro professor que merece destaque pelo seu pioneirismo é o professor Sylvio Rosa (USP – São Carlos), que liderou a criação da primeira incubadora de empresas no Brasil, em 1984. Atualmente, o País tem mais de 400 incubadoras em várias regiões do país. Em muitas cidades, a incubadora é um oásis para quem quer empreender.
Mas veio a década de 1990, a estabilização da economia e o empreendedorismo “de oportunidade” ganhou força a ponto do tema já estar consolidado em todas as principais faculdades do País atualmente e, o que acho mais importante, também fora do eixo São Paulo-Rio. Boa parte do mérito é dedicada ao professor Fernando Dolabela (UFMG) que iniciou um trabalho pioneiro na década de 1990 na formação de empreendedores na área de software por meio do programa Softex e, depois por meio de uma série de livros de sucesso com destaque para O Segredo de Luísa.
E neste mesmo momento, mas em Pernambuco, ganhava destaque o trabalho do Professor Silvio Meira, que liderou a criação do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) em 1996 que transformou Recife em um dos principais polos formadores de empreendedores do Brasil. No ano seguinte, foi a vez do Prof. José Aranha a liderar a criação do Instituto Genesis na PUC-Rio e alguns anos depois, a hora do Professor Jorge Audy a comandar o lançamento do impressionante TecnoPuc em Porto Alegre que atualmente tem 93 empresas instaladas gerando mais de seis mil empregos.
Dos gestores de entidades de apoio ao empreendedorismo, pelo menos duas pessoas mudaram definitivamente a compreensão do empreendedorismo de oportunidade no Brasil. A primeira é a Marília Rocca. A Endeavor tinha sido fundada em 1997 por um grupo de ex-alunos da Universidade de Harvard que tinha interesse em incentivar o empreendedorismo de alto impacto, inicialmente, na América Latina. O objetivo era identificar empreendedores com negócios de alto potencial de crescimento cuja trajetória pudesse inspirar outros a empreendedores.
A entidade chegou ao Brasil em 2000, apoiada por empreendedores brasileiros, com destaque para o Beto Sicupira e a Marília (junto com o Makoto Yokoo) foi a escolhida para disseminar a cultura do empreendedorismo do “pensar grande e pequeno dá o mesmo trabalho”. Treze anos depois já não é preciso falar do empreendedorismo de alto impacto para qualquer pessoa que se prepara para empreender e a Endeavor é a referência nisso. E para ser me alongar tanto na lista, destaco o papel do Professor Guilherme Ary Plonski (FEA e Poli-USP) não só por quem ele é, mas pelas centenas de pessoas que simbolicamente ele representa. O Prof. Ary está ligado ao movimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos no Brasil por meio da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). Ele e outros milhares de gestores de incubadoras que contribuem para o desenvolvimento de novos empreendedores atuam nos bastidores do empreendedorismo como facilitadores que estão sempre prontos a ajudar, a orientar e a conectar o empreendedor a outras pessoas que também poderão ajudar.
Não é possível citar todas as pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo de alto impacto no Brasil. Também é injusto creditar a somente uma pessoa aquilo que é o trabalho conjunto de dezenas ou centenas de outros colaboradores. Mas o empreendedorismo também é feito de pessoas que ficam nos bastidores organizando o palco em que o empreendedor brilhará e nem por isto são menos importantes de quem aparece mais para o público. Aos mestres que estão empreendendo o empreendedorismo no Brasil, este singelo reconhecimento e agradecimento.
Fonte: "O Estado de São Paulo (blogs). Acesso
http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/aos-mestres-com-carinho/
domingo, 11 de agosto de 2013
PÓS-GRADUAÇÃO EM APRENDIZAGEM ACELERADA - APC University / Faculdade Einstein.
A American Pontifical Catholic University traz dos EUA para o Brasil as mais recentes descobertas sobre o funcionamento da mente humana, formatadas em um curso de Pós-graduação lato sensu em Educação, com Especialização em Apredizagem Acelerada.
À frente do seu tempo, a Faculdade Einstein, credenciada pelo MEC (Portaria n° 6, de 07/01/2008, D.O.U. 08/01/2008), firmou convênio com a APC University e emitirá os certificados de acordo com a Resolução CNE/CES n° 1/2001, garantindo assim a validade do curso no Brasil.
Conheça seu incrível cérebro. Reaprenda a ler e leia um livro de 300 páginas por dia. Ensine seu bebê recém-nascido a ler. Potencialize seu poder de memorização e concentração. Utilize suas múltiplas inteligências. Utilize a técnica do mapa mental. Desenvolva a criatividade e o raciocínio como nunca antes. E muito mais!
Curso com aulas presenciais uma vez por mês e diariamente no AVA Ambiente Virtual Acadêmico.
Duração: 12 meses.
Maiores informações: +55 (21) 3514-7067 ou 8328-0813
(http://www.apcuniversity.org/br).
Outras informações sobre a PUCA:
A Pontifícia Universidade Católica Americana(PUCA) oferece um ensino de primeira qualidade com custos acessíveis, atuando em várias partes do mundo com um amplo currículo: artes liberais, teologia, filosofia e programas profissionais, como arquitetura, economia e administração, educação, jornalismo, direito, física.
Na PUCA, os estudantes são inspirados por um ambiente acolhedor e trabalham lado a lado com eminentes pesquisadores e profissionais envolvidos em novas descobertas. Assim, todos alcançam maturidade para atuar no serviço à comunidade, nos pequenos empreendimentos locais e nas grandes organizações multinacionais.
Há mais de uma década, temos oferecido programas que combinam o estudo acadêmico rigoroso com a oportunidade da experiência de aprendizado no exterior. Aliando várias atividades comunitárias, a PUCA gera oportunidades de explorar a cultura e os ambientes naturais de cada país que o aluno esteja visitando. Os nossos programas oferecem uma combinação ideal de qualidade acadêmica proeminente, imersão cultural verdadeira e atividades de extensão, extracurriculares e de lazer, associadas às oportunidades sociais e pessoais de um criterioso ambiente universitário.
A nossa equipe de professores e funcionários tem vários anos de experiência no trato com pessoas de várias nacionalidades. Por isso, a projeção da PUCAem programas internacionais satisfaz plenamente os interesses pessoais e as metas acadêmicas exigidas pela pós-modernidade.
Explore a PUCA – Pontifícia Universidade Católica Americana.
American Pontifical Catholic University.
4390 N. Federal Hwy, suite 209 Fort Lauderdale Florida 33308.
Phone: USA 305.280-3686 / Brazil 11.4063-8861 / 21.3514-7067.
http://www.apcuniversity.edu.tf - http://www.apcuniversity.org
Fonte: José Moreno, DHom.
SECOVI RIO: Cursos a Distância.
RELAÇÃO DOS CURSOS OFERECIDOS:Locação de Imóveis - Curso a Distância - 20 de agosto de 2013.
Direito Civil Aplicado ao Condomínio: Condomínio Edilício e Responsabilidade Civil - 01 de outubro de 2013.
Arras ou Sinal para Compra e Venda de Imóveis: Estudo Teórico e Prático - 13 e 15 de agosto de 2013.
Retenção de Impostos e Contribuições Sociais - IR, CSLL, PIS, COFINS, ISS e INSS - 19, 21, 22 e 23 de agosto de 2013.
Garantias para Locação de Imóveis - 26 e 27 de agosto de 2013.
Qualidade nos Serviços de Portaria - 27,28, 29 e 30 de agosto de 2013.
Workshop: Como Realizar Reuniões Eficazes - 03 de setembro de 2013.
Seminário: Técnicas Avançadas de Vendas, Negociação e Fechamento de Vendas de Imóveis - 03 e 04 de setembro de 2013.
Responsabilidade Civil do Gestor Imobiliário e do Corretor de Imóveis - 10, 11 e 12 de setembro de 2013.
Incêndio - Prevenção e Combate - 11 e 12 de setembro de 2013.
Atendimento de Excelência – Fácil Falar, Difícil Implementar - 23, 24 e 25 de setembro de 2013.
Qualidade nos Serviços de Portaria - 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2013.
Segurança Predial para Condomínios Residenciais e Comerciais - 01, 02 e 03 de outubro de 2013.
Chefe de Portaria - 07 a 11 de outubro de 2013.
Departamento Pessoal: Admissão, Rescisão do Contrato de Trabalho e Cálculos Trabalhistas - 08 a 24 de outubro de 2013.
Administração do Tempo - 14 e 15 de outubro de 2013.
Contratos de Locação de Imóveis - 28, 30 e 31 de outubro de 2013.
Qualidade nos Serviços de Portaria - 28, 29, 31 de outubro e 01 de novembro de 2013.
FONTE: SECOVI RIO. Acesso em http://www.secovirio.com.br/Cursos-e-Eventos/Secovi-Rio-49
sábado, 10 de agosto de 2013
As inscrições para as oficinas do CEVEC foram prorrogadas. Confira e garanta a sua vaga:
oficina 1:
A arte de contar histórias:
Oficina dirigida aos educadores interessados em vivenciar a arte de se contar histórias, valorizando a oralidade e sua capacidade na formação do ser humano.
O objetivo é proporcionar ao participante uma prática com a narração de contos tradicionais de vários cantos do mundo, através de jogos tradicionais, jogos teatrais, brincadeiras cantadas e relatos pessoais que contribuem para configurar o “Contador de Histórias” de cada um, definindo-o de maneira simples e direta.
Professora: Cláudia Maria Leite Antunes (Kika Antunes), pedagoga, atriz e contadora de histórias. Co-criadora do grupo As Meninas do Conto, com pesquisa na arte de contar histórias e teatro infantil. Ganhou vários prêmios como, APCA, Prêmio FEMSA/Coca Cola de Teatro Infantil, entre outros. Atua na área da educação para crianças desde 1987, com vasta experiência no Teatro e a Narração de Histórias.
horário: 19h às 22h.
início*: 15/08/2013-
término: 19/09/2013.
oficina 2:
Gêneros contemporâneos em sala de aula: um caminho possível.
Semipresencial, a oficina visa discutir e propor possibilidades para o ensino de gêneros contemporâneos em sala de aula com o apoio de ferramentas tecnológicas.
Professor: Adolfo Tanzi Neto, mestrando em Linguística Aplicada - Linguagem e Educação pela Unicamp, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à distância pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Letras dupla licenciatura Inglês/Português pela PUC-SP e na área da Educação pela Broward Community College, EUA. Certificado em Gestão de Projetos de E-learning Design de Realidade Aumentada Aplicada à EAD, Web Colaborativa Aplicada à Educação e Produção de Conteúdo para Educação Online pelo Centro Universitário SENAC-SP. Professor Especialista em Língua Inglesa na Escola Vera Cruz, professor orientador online da pós-graduação em Língua Portuguesa, no projeto REDEFOR/UNICAMP com professores da rede pública e como tutor de formação em Língua Portuguesa na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Rede do Estado de São Paulo.
horário: encontros presenciais 19h às 22h.
Início*: 15/08/2013 -
Término: 28/11/2013.
*a realização das oficinas está sujeita a um número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento, os participantes serão informados com três dias de antecedência.
Consulte condições especiais de pagamento para educadores.
Informações: 3838-5992, das 13h às 22h ou ise@veracruz.edu.br
Fonte Magdalena Viggiani Jalbut -
Coordenadora.
Inscrições através do site www.veracruz.edu.br/cevec
No Estadão: Justiça nega reintegração de posse da Câmara do Rio.
Newsletter Fábio Grellet - O Estado de S. Paulo.
Para magistrada, Casas Legislativas são 'as casas do povo'.
RIO - A 5ª Vara da Fazenda Pública do Rio negou, hoje à noite, um pedido de reintegração de posse apresentado pela Câmara Municipal do Rio. A decisão é da juíza Margaret de Olivaes Valle dos Santos.
Veja também:
Tropa de Choque entra na Câmara Municipal do Rio para retirar manifestantes.
Manifestantes desocupam Câmara do Rio, mas aguardam sessão de CPI.
Galeria:foto da confusão na Câmara-
Clarice Cudischevich/ AE. Manifestantes na Câmara do Rio na manhã desta sexta-feiraA magistrada afirma que “as Casas Legislativas são as casas do povo, assim entendido como local de diálogo e mediação entre o cidadão prestante e seus legítimos representantes. (...) Em princípio, não há qualquer impedimento para o ingresso e permanência do cidadão nas Casas Legislativas para assistir as reuniões plenárias de seu interesse, sendo legítimas suas manifestações, sejam elas favoráveis ou não ao poder constituído, desde que estas preservem o diálogo e respeitem as regras mínimas de urbanidade e respeito à dignidade humana das pessoas envolvidas e ao patrimônio público. (...) Qualquer desvio e abuso que implique em violação à integridade das pessoas e ao patrimônio público (...) pode e deve ser coibido pelo Poder Público no exercício de seu poder de polícia.”
“Desnecessária qualquer medida judicial para conter os alegados abusos (...), que podem e devem ser coibidos pela força pública no exercício de suas funções. (...) (Pessoas) podem, em caso de excesso, ser retiradas do recinto pela própria segurança institucional, como previsto no artigo 381 do seu regimento interno. (...) Não se pode inferir esbulho possessório que justifique a (...) propositura da presente, razão porque indeferido a medida”, conclui a juíza.
FONTE "O ESTADO DE SÃO PAULO". Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,justica-nega-reintegracao-de-posse-da-camara-do-rio,1062431,0.htm
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
VIII Semana de Letras da UNIABEU: “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino”.
VIII Semana de Letras - “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino” será realizada nos dias 4 e 5 de novembro. Os interessados em publicar suas exposições deverão entregar resumo até dia 11 de agosto e o texto completo até 06 de setembro. Solicite a ficha de inscrição e proposta de atividade pelo e-mail
uniabeu2let@abeu.edu.br
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO NO E-BOOK>>>>
1- Sequência:
Título em Arial maiúscula e fonte 14, centralizado.
Nome do autor à direita, seguido da sigla da instituição.
Resumo em português e 3 palavras-chave.
Resumo em inglês ou espanhol e palavras-chave no mesmo idioma.
Texto dividido em: Introdução (sem numeração), Desenvolvimento (pode ter subitens), Considerações Finais (Sem numeração) e Referência Bibliográficas.
2- Formatação:
Fonte: Arial 12.
Margens: 3 cm.
Espaçamento: 1,5 para texto.
Entrada de parágrafo: 1,25 cm.
Citações fora do texto: recuo de 4 cm, fonte 11, espaço simples.
Citações dentro do texto (até 3 linhas): fonte 12, entre aspas, espaço 1,5.
Chamada autor-data: (SOBRENOME, ano, página).
Notas explicativas: no rodapé, numeradas, restritas ao mínimo possível.
Referências bibliográficas:
Seguir a ABNT, atentando para o fato de que os títulos devem ser em negrito, o itálico apenas para palavras em outros idiomas e aspas para ênfase.
Número de páginas: 10 a 15.
Sobre o Curso de Letras da UNIABEU:
Formar profissionais autônomos, que sejam comprometidos com a vivência plena da cidadania e que considerem indissociável a relação ensino/pesquisa.
O curso de Licenciatura em Letras da UNIABEU oferece duas possibilidades de escolha para atuação profissional, uma, para a formação em Português/Literatura e outra, para Português/Inglês.
* Português/Literatura - O curso de licenciatura em Letras na graduação em Português/Literatura tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional desta área está habilitado também a exercer a atividade de revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com utilização de novas tecnologias e mídias eletrônica, como também participação em crítica literária.
* Português/Inglês - O curso em licenciatura em Letras na graduação em Português/Inglês tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e as literaturas de língua inglesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional formado em Letras Português/Inglês está habilitado também a exercer outras atividades além do magistério, tais como: tradução e versão, revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com a utilização das novas tecnologias e mídias eletrônicas.
Aspectos legais:
Autorização:
Resolução ConsUni nº 35/2007 - Publicada em 03/11/2003.
Reconhecimento:
Portaria nº 325 de 28/12/2012 – Publicada em 31/13/12.
Coordenação:
Prof. Ms. Edson de Siqueira Estarneck
Outras informações sobre o Curso de Letras em
http://www.uniabeu.edu.br/graduacao.php?curso=14
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