terça-feira, 18 de março de 2014
V CLAFPL – V Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Letras e Linguística (ANPOLL) têm a satisfação de anunciar a realização do V CLAFPL – V Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas, a ser realizado na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, Goiás, Brasil, no período de 21 a 23 de outubro de 2014, e que terá por tema: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Acesse http://vclafpl.letras.ufg.br/pages/49967 para maiores informações.
Apresentação do Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor
:
O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor, criado em 1991, envolve grupos de pesquisadores que estudam as práticas de leitura e escrita de alfabetizadores, professores de língua portuguesa e outros agentes de letramento com a finalidade de subsidiar os programas de formação de professores e contribuir para a compreensão da identidade profissional dos que ensinam a ler e escrever numa sociedade cada vez mais escrita.
O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor constituiu-se em 1991, em resposta a uma solicitação de um município do interior do estado de São Paulo por assessorias na área de formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Hoje o Núcleo abriga diversos grupos que visam a investigar as práticas sociais de uso da escrita de agentes de letramento escolar e não escolar, levando em conta seus contextos de atuação e a formação de uma identidade profissional. A base do Núcleo foi ampliada, incluindo hoje pesquisadores e líderes de pesquisa da PUC-MG, UFPA, UCS, da Faculdade de Educação da UNICAMP e da ONG Ação Educativa. O Núcleo tem sido responsável pela formação de doutores e mestres, pela orientação de alunos de iniciação científica e de doutores recém formados, e pela publicação de livros, coletâneas e artigos com os resultados da pesquisa sobre o letramento e a formação de professores e outros agentes de letramento.
O Núcleo desenvolve hoje o Projeto Temático “Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento”, apoiado pela FAPESP e pelo CNPq; participa do projeto de cooperação internacional “Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário” desenvolvido pela U. de Stendhal, USP e a UNICAMP, com o apoio das agências CAPES-COFECUB e do projeto “Letramentos múltiplos: formação de agentes de educação lingüística” com a UFRN, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq.
O objetivo geral do projeto Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento é descrever os mecanismos textuais e discursivos que permitirão inserir professores e alfabetizadores nas práticas de leitura e produção da escrita das diversas instituições de prestígio, levando em conta seu contexto de atuação e a formação de uma identidade profissional.
Uma premissa central do projeto é que os usos da escrita pelo professor, que lhe permitem desenvolver seu trabalho como agente de letramento em contexto escolar, dependem das funções que a escrita tem nasua vida, por um lado, e de sua capacidade de entender e de transformar práticas não escolares de letramento, por outro.
Pesquisadores da UNICAMP:
Faculdade de Educação (FE):
Ana Lúcia Guedes Pinto;
Flávia Anastácio de Paula;
Geisa Genaro Gomes;
Leila Cristina Borges da Silva;
Maria Cristina Santos de Oliveira Alves;
Maria Cristina Silva Tempesta;
Maria Eugênia Ribeiro D'Elia;
Marissol Prezotto.
Instituto de Estudos da Linguagem (IEL): Angela B. Kleiman;
Carolina Assis Dias Vianna;
Cláudia Lemos Vóvio;
Clecio Bunzen;
Cosme Batista dos Santos;
Glícia Azevedo Tinoco;
Julia Antônia Maués Corrêa;
Luanda Rejane Soares Sito;
Maria Sílvia Cintra Martins;
Marília Curado Valsechi;
Paula Baracat De Grande;
Rosana Cristina da Cunha;
Sílvia Letícia Matievicz Pereira;
Simone Bueno Borges da Silva.
PUC MG:
Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues;
Jane Quintiliano Guimarães Silva;
Juliana Alves Assis;
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes;
Maria Aparecida da Mata;
Maria de Lourdes Meirelles Matencio.
AÇÃO EDUCATIVA:
Ana Lúcia Silva Souza;
Mayra Patrícia Moura;
Vera Masagão Ribeiro.
UNITAU:
Alessandra Aparecida de Castro Claro (aluna pesquisadora);
Eveline Mattos Tápias Oliveira;
Maria de Jesus Ferreira Aires;
Maria do Carmo Souza de Almeida;
Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda.
Acesso em
http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.