terça-feira, 7 de maio de 2013
Deficiência e Inclusão
Foto: capes.gov.br.
A Unesp, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação, foi contemplada na chamada pública do Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Edital nº. 49/2012) com o projeto Acessibilidade no ensino superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão.
Trata-se de um projeto de pesquisa em rede aprovado pela Capes - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior e o impacto dessas políticas na formação docente e na produção de mídias instrumentais.
Os produtos midiáticos decorrentes da pesquisa serão oferecidos para veiculação em canais de TV, Web-TV e de radio ligados à Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) e à Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB).
Esse projeto se dá num contexto em que tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das metas principais dos profissionais que pesquisam e legislam sobre o direito básico do acesso à Educação.
O projeto envolve a participação de três universidades públicas: Unesp, na condição de proponente, em colaboração a UFSC/SC e UFJF/MG, constituídas como Núcleos de desenvolvimento da pesquisa.
A iniciativa conta com a colaboração de pesquisadores vinculados a diferentes programas de Pós-Graduação, nas áreas da Educação, Psicologia, Linguística e Comunicação, das seguintes universidades: Unesp (Araraquara, Bauru e Marília), UFSC/SC, UFJF/MG, UEM-PR, UEL-PR, UnB-DF, USP/Ribeirão Preto-SP e UFSCar-SP.
O projeto é coordenado pela professora Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, e conta com a participação da professora Lúcia Pereira Leite, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.
"É notório observar que o ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Destarte, analisar como as políticas públicas, os programas de formação de professores e as mídias comunicacionais discutem e concebem a eliminação das barreiras de acessibilidade na Universidade se constituirão os principais eixos de investigação desta pesquisa, cujas ações serão desenvolvidas com apoio do Centro de Formação, Extensão e Pesquisa em Inclusão - CEFEPI, da Unesp de Marília", informa Sandra.
Origem: Assessoria de Comunicação e Imprensa.
Fonte http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=14207&canal=educacao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.