sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
domingo, 8 de dezembro de 2013
Notícias do blog da Audiodescrição.
O Observatório da Imprensa da última terça-feira debateu a prevista falta de acessibilidade durante a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 e a falta de espaço dado pela mídia ao assunto. O país está construindo grandes estádios e instalações para esses eventos esportivos, mas não investe em acessos para os portadores de necessidades especiais.
Já foram aprovadas leis para facilitar a mobilidade dos deficientes, mas poucas são cumpridas. Além disso, os estrangeiros, que convivem com outra realidade em seus países, poderão enfrentar aqui dificuldades de acessos, transportes e comunicação.
Para os surdos, a novidade na comunicação foi a TV INES, pertencente ao Instituto Nacional de Educação para Surdos, com programação linear de 8h às 20h na webtv. Com seis meses no ar, eles já atingiram mais de 100 mil acessos. Já existe tecnologia de audiodescrição para TV digital e legislação específica, mas ainda com poucas horas na programação das TVs abertas.
Para debater o assunto, Alberto Dines contou com a participação da diretora geral do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Solange Maria da Rocha; da apresentadora do Programa Especial da TV Brasil, Juliana Oliveira (cadeirante); e do repórter do Estadão Dados, Lucas de Abreu Maia (deficiente visual).
Origem: TV Brasil.
Fonte: Blog da Audiodescrição. Acesso em
http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/12/observatorio-da-iImprensa-falta-acessibilidade-copa-olimpiadas.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
“Seminário sobre o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora ou Como transformá-la em Polícia de Proximidade."
Coordenação: Alba Maria Zaluar e Rodrigo Monteiro.
Mesa 1: O Passado nos condena - 9h – 10h30.
Moderador: Christovam Barcellos (FIOCRUZ).
César Caldeira (UNIRIO), Luiz Fernando A. Pereira (PUC/RJ), Ailton Bitencourt (Morador da Cidade de Deus), Alba Zaluar (IESP/UERJ).
Mesa 2: O que é Polícia de Proximidade? - 10h30 – 12h.
Moderador: Frédéric Vandenberghe (IESP/UERJ).
Elizabete Albernaz (Antropóloga - SESEG/RJ), Eduardo Batitucci (Fundação João Pinheiro/MG), Flávio Mazzaro (Presidente da Associação de Moradores do Fallet), Jacqueline Muniz (IUPERJ).
Mesa 3: Funções do comandante e da UPP na Favela - 13h30 – 15h .
Moderador: Gláucio Soares (IESP/UERJ).
Frederico Caldas (Comandante da CPP), Fátima Cecchetto/ Juliana Correa (FIOCRUZ), Charles Siqueira (Coordenador do Instituto Pólen – Ativista Morro dos Prazeres), Rodrigo Monteiro (IESP/UERJ).
INTERVALO:
Mesa 4: Outras instituições necessárias - 15h15 – 17h15.
Moderador: Adalberto Cardoso (IESP/UERJ).
Eduarda La Rocque (IPP), André Rodrigues (ISER), Lúcia Cabral (Coordenadora do EDUCAP – Complexo do Alemão), Alba Zaluar (IESP/UERJ).
Data: 4 de dezembro de 2013.
Horário: das 9h as 17h15.
Local : IESP – UERJ.
Rua da Matriz, 82 – Botafogo; Rio de Janeiro - RJ.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Troca de livros e encontro com autores.
A Estação das Letras convida para o tradicional evento cultural, com troca de livros e encontro com autores.
14h30h –Troca de livros
15h às 16h30 – A viagem das palavras: do berço ao túmulo (porque as palavras nascem, crescem e morrem), palestra de Deonísio da Silva.
Estação das Letras - Rua Marquês de Abrantes, 177 - Lojas 107/108 :: Flamengo - Rio de Janeiro - RJ :: CEP: 22230-060 :: Telefone: (21) 3237-3947
PRÊMIO GESTOR EDUCACIONAL DO ANO: vencedora 2013.
Eliana Cássia de Souza Pinheiro
(Grupo Literatus Educacional).
A Profa. Eliana Pinheiro possui graduação em Enfermagem pala Universidade do Amazonas (1986). Habilitação em Enfermagem Médica Cirúrgica pela Universidade Federal do Amazonas (1987). Tem especialização em Administração e Planejamento Hospitalar pela Fundação Oswaldo Cruz (1988). Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Especialização em Desenvolvimento de Gestores pela pela Faculdade Dom Bosco em Curitiba (2006). MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão Educacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Amazonas (2008). Programa de Gestão Financeira pela Fundação Dom Cabral (2001). Programa de Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral (2011). Formação de Auditores Internos de Qualidade pelo MB Consultoria (2011). Gestão para Instituição de Ensino com Ênfase em Planejamento pela Hoper Educacional (2009). Mestranda em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Amazonas. Mantenedora e Conselheira do Grupo Literatus Educacional.
Ver mais em http://www.humus.com.br/pnge/vencedores_gestor.htm
domingo, 24 de novembro de 2013
Professor Marcus Vinicius da Silva Nunes.
Mestre em Ciências da Educação. Professor da UniAbeu Centro Universitário.Especialista em Psicomotricidade e Docência do Ensino Superior. Professor de Educação Física da rede privada de ensino. Professor do Ensino Superior nas matérias Recreação Escolar e séries iniciais do ensino fundamental. Palestrante nas áreas: Educação Física Escolar, Psicomotricidade, Recreação, Jogos Cantados, Danças Circulares. Autor de livros na área de Psicomotricidade, Recreação e Jogos Cantados. Contatos: marcusvsnunes@yahoo.com.br Blog: www.caldeiraoderecreacao@blogspot.com
Vídeo 1 - Atividade psicomotora 1: Ponte nos pneus:
Atividade desenvolvida na aula de educação física - educação infantil, fase II.
Circuito psicomotor, que no final, osalunos deveriam passar por cima da "ponte".
Objetivos principais: equilíbrio e limites.
Atividade psicomotora 2 Lançamento ao pneu: Atividade desenvolvida na aula de educação física - educação infantil, fase II.
Circuito psicomotor, que no final, osalunos deveriam lançar uma bola de meia por cima da ponte, tentando acertá-la dentro dos pneus.
Objetivos principais: coordenação motora, coordenação visomotora, limites, percepção tátil.
Atividade psicomotora 3 Zig zag com arcos: Atividade desenvolvida na aula de educação física - educação infantil, fase II.
Circuito psicomotor: passagem em zig-zag pelos arcos, passagem pelo pequeno túnel com uma entrada e duas saídas (neste ponto, as cores das saídas influenciaram na escolha da saída) e passagem pela ponte.
Atividade psicomotora 4 Arcos e rastejar: Atividade desenvolvida com a educação infantil, no colégio Santa Maria, RJ, na aula de educação física.
Ao sinal do apito, um aluno de cada vez deveria passar por baixo do arco (existiam 3 arcos e de cores diferentes) e ao final, rastejar por baixo da ponte.
Objetivos principais: direcionalidade, esquema corporal, conhecimento sobre o corpo, corporeidade, coordenação motora.
Atividade recreativa 5 Monge com bolão: Atividade realizada na aula de educação física, do professor Marcus Vinícius, colégio Santa Maria - RJ, para a turma do segundo ano do ensino fundamental I.
Monge com bolão: dois alunos ao centro da roda representando monges adormecidos, e ao sinal do apito, deverão procurar os fugitivos e encostar o bolão.
Atividade realizada no colégio Santa Maria, RJ, com o curso de formação de professores (curso Normal), durante a aula de educação física.
Atividade recreativa 6 Jogos cooperativos com paraquedas: Atividade chamada Girassol: ao levantar o paraquedas, todos deveriam deitar no chão e formar um grande girassol.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Como escrever uma pequena história inesquecível;
Oficina de produção textual com o escritor cubano Alberto Guerra Naranjo;
Palavra falante: O jogo da poesia;
Workshop de performance poética com Ricardo Aleixo;
Laboratório de Vivência Literária;
Oficina de prosa de ficção com Luiz Ruffato.
Endereço:
Estação das Letras -
Rua Marquês de Abrantes, 177 - Lojas 107/108 :: Flamengo
Rio De Janeiro, RJ 22230-060.
Brazil.
(21) 3237-3947
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro: Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e Literatura: diálogos possíveis.
OBJETIVOS:
Facultar a possibilidade de um diálogo entre filósofos e literatos, a partir de temas caros a esses novos interlocutores e extraídos de suas próprias obras. Tal propósito quer alcançar o colóquio entre esses universos aparentemente distanciados.
PÚBLICO-ALVO:
Esse curso está elaborado para atender uma clientela interessada em aperfeiçoar-se ou em melhorar a sua qualificação profissional ao aguçar sua capacidade reflexiva e crítica.
- Profissionais graduados nas áreas do saber em geral;
- Profissionais graduados nas áreas de conhecimento e de saber afins;
- Alunos recém-graduados.
PRÉ-REQUISITO:
Os cursos de pós-graduação lato sensu estão abertos a todos os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO:
O aluno deverá cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 60% em cada disciplina. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar uma monografia de acordo com a área do curso pretendido.
VAGAS:
O curso será ministrado somente com um número mínimo de 30 alunos.
HORÁRIO DAS AULAS:
Terças e quintas, das 9h às 12h30.
DOCUMENTAÇÃO:
• cópia do diploma do curso superior
• cópia do histórico do curso superior
• curriculum vitae
• cópia do documento de identidade
• cópia do CPF
• duas fotos 3 X 4
• cópia da certidão de nascimento ou casamento
• cópia do título de eleitor
• cópia do comprovante de residência
• ficha de inscrição - preenchida na secretaria da Faculdade
MONOGRAFIA:
Para obter o Certificado de Especialização, o aluno do curso de pós-graduação lato sensu, após concluir as aulas presenciais, terá um prazo de seis meses para a conclusão do trabalho monográfico. Na aula de Metodologia da Pesquisa receberá um manual com orientações formais acerca do projeto e da monografia. A monografia que obtiver grau de excelência ficará disponível para consulta na biblioteca da Faculdade.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Profª Drª Lucia Cavalcante Reis Arruda – Doutora em Filosofia
E-mail da coordenação: lucia.arruda@faculdadesaobento.org.br
CORPO DOCENTE
André Campos da Rocha – Doutor em Filosofia.
André Ricardo do Passo Magnelli – Mestre em Sociologia.
Fabio Malaguti – Doutor em Filosofia.
Flavia Luiza Bruno Costa de Carvalho – Doutora em Filosofia.
Joathas Bello – Doutor em Filosofia.
Marcelo Oliveira – Mestre em Sociologia.
Márcia do Amaral – Doutora em Filosofia.
Vinicius de Carvalho Monteiro – Doutor em Ciências Políticas.
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro -
Rua D. Gerardo, 68 - Centro Rio de Janeiro.
Tel: (21) 2206-8281 e 2206-8310.
www.faculdadesaobento.org.br
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Seminário Brasileiro de @dministração da Educação.
Data: 26 de novembro de 2013 - terça-feira.
Tema central:
Criatividade & Inovação: as lições de sucesso nos empreendimentos educacionais.
Público - alvo:
O seminário destina-se a Diretores e gestores de escolas de educação básica, superior, cursos livres e universidades corporativas; Empreendedores que atuam ou pretendam atuar na área de educação; Administradores e demais profissionais interessados em atuar em escolas públicas e particulares; Secretários municipais de educação e equipes de organismos públicos e ONGs.
Objetivos:
Conhecer os mais modernos sistemas acadêmicos e de gestão de estabelecimento de ensino e empresas educacionais;
Analisar os cenários e perspectivas para as escolas públicas e particulares;
Ter conhecimento de novos mercados e estratégias de conquistá-los como forma de geração de receitas adicionais e aumento de qualidade dos serviços e produtos educacionais;
Conhecer mecanismos utilizados entidades mantenedoras e instituições mantidas em programas de desenvolvimento organizacional que resultaram em avaliações positivas pela sociedade e pelos órgãos governamentais.
Informações: Tel: (21) 3905-0964 - instituto@ipae.com.br
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
VII Encontro de História – Cotidiano e Poder.
O VII Encontro de História – Cotidiano e Poder, é promovido pelo Curso de Licenciatura em História do UNIABEU. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, das 19h30 às 21h30, no Campus 2, Nilópolis. Veja a programação:
EXPOSIÇÃO PERMANENTE: África em todos os sentidos.
11 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA.
PALESTRA DE ABERTURA.
Sexualidade e família no Brasil escravista -
Prof. Roberto Guedes.
Local: Auditório Vagas: 200.
12 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA.
PALESTRA:
1 – Relações e estratégias de poder na imprensa do Brasil República -
Profª Thaíla Guimarães;
Profª Érika Chermont Castanheira.
Local: Sala 109 Vagas: 40.
2 – Tempos de UPP: representações, arranjos políticos e o cotidiano em uma favela do Rio de Janeiro.
Prof. Vinícius Miranda Gentil.
Local: Sala 111 Vagas: 40.
MINICURSO:
1 - A cidade como construção histórica -
Prof. Carlos Eduardo Moreira de Araújo.
Local: Sala 302 Vagas: 40.
2 - O surdo como minoria linguística: prática cotidiana de superação e aprendizagem nas escolas de maioria ouvinte -
Prof. Antonio Ricardo Penha;
Profª Christiane Maria Costa Carneiro Penha;
Profª Layane Cristine de Souza.
Local: Sala 208 Vagas: 40.
OFICINA:
Papo reto – Sexualidade e ensino de História no ensino fundamental -
Prof. André Nascimento;
Profª Ivonete Campos;
Profª Rosimeri Soares;
Prof. Rubens de Almeida;
Prof. Udervan Lucas.
Local: Sala 209 Vagas: 40.
Inscrições:
De 21/10 a 04/11, das 15h às 20h, no Atendimento do Campus 2.
A atividade do dia 11/11 será única, ocorrerá no auditório e envolverá todo público.
Para o dia 12/11, no ato da inscrição, deverá ocorrer a escolha uma das atividades propostas.
As vagas são limitadas por atividade. Antecipe a inscrição.
Valor:
R$ 5,00 (cinco reais) para aluno e ex-aluno do UNIABEU-Centro Universitário.
R$ 10,00 (dez reais) para o público externo.
Contato: uniabeu2hist@abeu.edu.br
UNIABEU:
Campus 2
Rua: Prof. Alfredo G. Filgueiras, nº 537 - Nilópolis.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Recôncavo: Revista de História da UNIABEU.
Caríssimos,
Publicamos hoje o n. 4 da Recôncavo - Revista de História da UNIABEU.
Acessem http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/reconcavo e BOA LEITURA!
Andréa Santos (coordenadora do Curso de História do UNIABEU).
A Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, ISSN 2238 - 2127 é um periódico eletrônico semestral que visa à publicação de artigos inéditos sobre sobre as diversas matrizes historiográficas, tais como História Social, Cultural, Política, Demográfica, Econômica e Regional, com um amplo diálogo com o ensino de História e com as demais Ciências Humanas.
A revista está indexada em QUALIS CAPES ( B2 em Planejamento Urbano e Regional/ Demografia e B5 em História), Sumários.org , CLASE Periodica e LATINDEX.
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Cursos de Pós - Graduação a Distância no INSTITUTO PROMINAS.
ÁREA EDUCACIONAL:
ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR,
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR,
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL,
AEE / ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,
BIOLOGIA VEGETAL,
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO,
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA,
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR,
DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR,
DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR,
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS,
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,
EDUCAÇÃO DO CAMPO,
EDUCAÇÃO ESPECIAL,
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR,
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO,
EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA,
EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIAL E TRANSTORNOS GLOBAIS,
EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM,
EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM,
EDUCAÇÃO MUSICAL,
EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES,
ENSINO DE ARTES: TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS,
ENSINO DE BIOLOGIA,
ENSINO DE FILOSOFIA,
ENSINO DE FÍSICA,
ENSINO DE GEOGRAFIA,
ENSINO DE HISTÓRIA,
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA,
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA,
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA,
ENSINO DE MATEMÁTICA,
ENSINO DE QUÍMICA,
ENSINO DE SOCIOLOGIA,
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE,
GEOGRAFIA FÍSICA E DAS POPULAÇÕES,
GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL,
GESTÃO EDUCACIONAL E INSPEÇÃO ESCOLAR,
GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS,
HISTÓRIA DO BRASIL,
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA,
INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO,
INSPEÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR,
INSPEÇÃO ESCOLAR,
INSPEÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL,
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA,
LINGUÍSTICA APLICADA NA EDUCAÇÃO,
LUDOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL,
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA,
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA,
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA,
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA,
METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA,
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA,
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA,
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA,
METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA,
NEUROPSICOPEDAGOGIA,
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL,
PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL,
PSICOMOTRICIDADE E SUPERVISÃO ESCOLAR,
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL,
PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL,
PSICOPEDAGOGIA E SUPERVISÃO ESCOLAR,
SUPERVISÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR,
SUPERVISÃO ESCOLAR,
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL,
TGD - TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO,
TREINAMENTO DESPORTIVO E EDUCAÇ ÃO ESPECIAL,
TREINAMENTO DESPORTIVO E SUPERVISÃO ESCOLAR,
TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS,
TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
ÁREA JURÍDICA
DIREITO ADMINISTRATIVO,
DIREITO AMBIENTAL,
DIREITO DA FAMILIA,
DIREITO DO CONSUMIDOR,
DIREITO DO TRABALHO,
DIREITO EMPRESARIAL,
DIREITO MILITAR,
DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL,
DIREITO PREVIDENCIÁRIO,
DIREITO PROCESSUAL CIVIL,
DIREITO TRIBUTÁRIO.
ÁREA DE SAÚDE:
AUDITORIA EM ENFERMAGEM,
ENFERMAGEM DO TRABALHO,
GESTÃO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA,
GESTÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA,
GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE,
GESTÃO E ENFERMAGEM DO TRABALHO,
GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR,
GESTÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA,
GESTÃO EM SAÚDE MENTAL.
ÁREA EMPRESARIAL:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,
AUDITORIA AMBIENTAL,
CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESP. FISCAL,
FORMAÇÃO DE CONSULTORES EM ORGANIZAÇÕES,
GERENCIAMENTO DE PROJETOS,
GESTÃO AMBIENTAL,
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL,
GESTÃO DE CIDADES E PLANEJAMENTO URBANO,
GESTÃO DE EQUIPES E VIABILIDADE DE PROJETOS,
GESTÃO DE NEGÓCIOS,
GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS,
GESTÃO DE PESSOAS,
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE,
GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO,
GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS,GESTÃO EMPRESARIAL,
GESTÃO PÚBLICA E LEGISLAÇÃO URBANA,
MARKETING E GESTÃO ESTRATÉGICA,
MEIO AMBIENTE, DESENV. E SUSTENTABILIDADE,
PEDAGOGIA EMPRESARIAL E DINÂMICA DE GRUPO,
PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS,
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL,
SEGURANÇA DO TRABALHO.
ÁREA DE ENGENHARIA:
ENGENHARIA AMBIENTAL,
ENGENHARIA DA QUALIDADE,
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO,
ENGENHARIA DE SUPRIMENTOS,
ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO.
ÁREA SOCIAL:
GESTÃO DO SUAS - SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS,
POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS.
MBA EXECUTIVO:
MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL,
MBA EXECUTIVO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO AMBIENTAL,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE CIDADES E AGRONEGÓCIOS,
MBA EXECUTIVO EM EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING,
MBA EXECUTIVO EM EM GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS E TURISMO,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PRODUÇÃO E QUALIDADE,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS,
MBA EXECUTIVO EM EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO PÚBLICA,
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA,
MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES,
MBA EXECUTIVO EM SAÚDE,
MBA EXECUTIVO EM SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE,
MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.
DURAÇÃO MÍNIMA:
06 MESES.
CARGA HORÁRIA A PARTIR DE
495 HORAS. Informações:
0800 039 4040 www.prominasonline.com.br
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
DADOS – Revista de Ciências Sociais.
É uma publicação trimestral editada no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): http://www.iesp.uerj.br
Redação e apresentação de artigos: dados@iesp.uerj.br
Instruções aos autores: http://www.scielo.br/dados
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROEDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROEDUCAÇÃO
O Instituto de Ensino CAPACITAR, RS - http://www.capacitarnh.com.br/site/ funciona de acordo com as normativas do MEC e é conveniado com a FAMEPLAN – Faculdade Metropolitana do Planalto Norte- SC - http://www.fameplan.com.br/instituicao.html, Credenciamento conforme Portaria nº 527 de 30/04/2008 (DOU. 02/05/2008) Mantenedora: SEPLAN – Sociedade Educacional do Planalto Norte, a qual certifica os cursos.
OBJETIVO:Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos, intervindo na melhora das dificuldades de aprendizagem como: distúrbios de memória, falta de atenção, bloqueios de aprendizagem nas diversas matérias dos conteúdos escolares, dificuldades em raciocínio lógico, matemática,leitura, escrita, baixa estima ,falta de motivação, entre outras. Com a intervenção do neuroeducador, o sujeito será beneficiado com excelente desempenho , alta capacidade de absorver conhecimentos, criatividade, autodidatismo, pró-atividade e desejo constante em aprender.
Fonte Psicopedagoga Valéria.
Saiba mais em http://www.capacitarnh.com.br/site/ e na página http://www.fameplan.com.br/instituicao.html
sábado, 26 de outubro de 2013
VII Workshop Nacional sobre Bioenergia>>
Participe desse encontro e aproveite a oportunidade para conhecer as novas tecnologias de produção de biocombustíveis e as ações voltadas para o setor bioenergético.
Na sua 7ª edição, o Workshop Nacional sobre Bioenergia da FTC (VII WNB) tem o objetivo de apresentar aos professores, alunos, empreendedores e à comunidade científica em geral, os avanços e o potencial projetável das fontes renováveis de geração de energia. O evento abordará temas de extrema importância para a atualização e aprimoramento das tecnologias existentes e em desenvolvimento para o setor. O VII WNB contará com a participação de palestrantes de peso e renome nacional.
Uma realização do Mestrado Profissional em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia da FTC em parceria com a FAPESB e a CAPES.
Dias 21 e 22 de novembro de 2013.
Local: FTC Salvador - Auditório Astor Pessoa (bloco 4, nível 5).
Endereço: Av. Luiz Viana Filho, 8812, Paralela – Salvador/BA.
Informações: (71) 3281.8030 ou www.ftc.br/workshop
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
V SEMINÁRIO PERIFERIA(S) – MOVIMENTOS CONTEMPORÂNEOS.
INSCRIÇÕES ABERTAS:
O V Seminário Periferias 2013 – Movimentos Contemporâneos é um evento que pretende articular os saberes acadêmicos com os fazeres artísticos, culturais e educacionais produzidos recentemente nas e pelas periferias. A partir do diálogo entre as interfaces educação, arte e cultura, o seminário pretende promover uma reflexão sobre esses movimentos e manifestações que ganham visibilidade cada dia maior na contemporaneidade.
Organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/ UERJ, de 2012, o evento vai ocorrer entre os dias 25 e 26 de novembro de 2013, das 09 às 17 horas, no auditório da UERJ/FEBF, em Duque de Caxias.
Inspirado nas recentes manifestações políticas que levaram milhares de pessoas às ruas, por todo país, reivindicando melhorias em vários setores político-sociais, o V Seminário Periferia(s) – Movimentos Contemporâneos se propõe investigar os movimentos do coletivo social e suas ressonâncias na academia e fora dela. A inspiração derivada da temática dos protestos atuais ajuda a pensar a pluralidade e suas manifestações como atributos que asseguram aos sujeitos envolvidos a condição de opinião e de ação.
O V Seminário Periferia(s) – Movimentos Contemporâneos irá apresentar uma programação diversificada, capaz de contemplar a complexidade do tema proposto através de mesas redondas com a presença de diferentes atores das áreas de educação, cultura e comunicação.
O evento contará também com apresentações, cujas inscrições encontram-se abertas, nas modalidades de Comunicações Orais e Pôsteres de pesquisas acadêmicas e Oficinas que serão distribuídas em dois eixos temáticos:
- Redes Educativas, Comunicação e Cultura - Debates sobre as relações dos sujeitos com as múltiplas redes educativas, relacionando as transformações atuais com a vida cotidiana e trazendo a discussão de questões éticas e estéticas que se colocam nas relações sociais do dia a dia.
- Escola e seus Sujeitos Sociais - Reflexões sobre as experiências vivenciadas no cotidiano escolar e as possibilidades de atuação na formação dos sujeitos sociais.
O evento ainda vai oferecer atividades nas Oficinas Culturais, que serão destinadas ao público, em geral. Bem como apresentações que busquem enriquecer a temática abordada, valorizando os movimentos culturais da periferia.
As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 03/11/2013.
Secretaria do V Seminário Periferia(s).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF).
Rua General Manuel Rabelo, s/nº, Vila São Luís. CEP:
25065-050. Duque de Caxias - RJ, Brasil.
Solicitação de divulgação: Leonardo da Silva Barbosa
Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação
FEBF-UERJ.
Confira os detalhes no blog do evento: http://vseminarioperiferiafebf.blogspot.com.br/
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Aconteceu e vai acontecer UNIABEU.
No dia 21 de outubro a Uniabeu realizou o encontro de Pedagogia que neste ano privilegiou as palestras organizadas pelos acadêmicos do curso. A abertura do evento foi uma homenagem aos professores, tendo um coral de alunos interpretando em Língua Brasileira de Sinais a canção Ao mestre com carinho, sob a regência da professora Christiane Penha. A professora Sandra Xisto coordenadora do Curso de Pedagogia, mostrou-se orgulhosa dos acadêmicos que não mediram esforços para que o evento fosse o sucesso absoluto nas diferentes modalidades de pesquisas apresentadas. Abaixo fotos parciais do encontro.
VER TAMBÉM:
I Jornada de Matemática da Uniabeu - 24 e 25 de outubro de 2013.
Local: Campus 2 Escola Superior de Professores - ESP.
Rua Prof. Alfredo G. Filgueiras, 537.
Nilópolis – RJ.
Data: 24 e 25 de outubro de 2013.
Objetivos:
A I Jornada de Matemática da Uniabeu objetiva disseminar avanços do conhecimento no campo da Educação Matemática e do ensino da matemática em um âmbito regional. Além de promover ativi-dades as mais diversas de divulgação científica, faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnolo-gia - SNCT 2013.
Estão convidados pesquisadores, educadores e estudantes em geral (de Matemática e áreas afins) que utilizam a matemática como trabalho, estudo ou pesquisa, possibilitando maior intercâmbio en-tre as pesquisas que estão sendo realizadas.
Público Alvo:
O público alvo da I Jornada de Matemática da Uniabeu é formado por todos aqueles que se preocupam com as questões pertinentes à Educação Matemática e o ensino de matemática. Espera-se, a participação de licenciandos, matemáticos, educadores matemáticos, acadêmicos de áreas afins, pro-fessores de todos os níveis de ensino, pedagogos, formuladores de políticas educacionais, psicólogos, etc.
I
Inscrições:
As inscrições poderão ser feitas de 01/10/2013 até 20/10/2013 pela internet, no site: www.uniabeu.edu.br, no link do evento.
Taxa de inscrição: R$ 10,00.
SOLICITE A FICHA DE INSCRIÇÃO PELO E-MAIL prof.geneci@yahoo.com.br
Comitê Organizador:
Nelson Damieri Gomes,
Geneci Alves de Sousa.
A VIII Semana de Letras - “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino” será realizada nos dias 4 e 5 de novembro. . Solicite a ficha de inscrição e proposta de atividade pelo e-mail
uniabeu2let@abeu.edu.br
Coordenação:
Prof. Ms. Edson de Siqueira Estarneck
O VII Encontro de História – Cotidiano e Poder, é promovido pelo Curso de Licenciatura em História do UNIABEU. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, das 19h30 às 21h30, no Campus 2, Nilópolis. Veja a programação:
EXPOSIÇÃO PERMANENTE: África em todos os sentidos.
11 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA.
PALESTRA DE ABERTURA.
Sexualidade e família no Brasil escravista -
Prof. Roberto Guedes.
Local: Auditório Vagas: 200.
12 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA.
PALESTRA:
1 – Relações e estratégias de poder na imprensa do Brasil República -
Profª Thaíla Guimarães;
Profª Érika Chermont Castanheira.
Local: Sala 109 Vagas: 40.
2 – Tempos de UPP: representações, arranjos políticos e o cotidiano em uma favela do Rio de Janeiro.
Prof. Vinícius Miranda Gentil.
Local: Sala 111 Vagas: 40.
MINICURSO:
1 - A cidade como construção histórica -
Prof. Carlos Eduardo Moreira de Araújo.
Local: Sala 302 Vagas: 40.
2 - O surdo como minoria linguística: prática cotidiana de superação e aprendizagem nas escolas de maioria ouvinte -
Prof. Antonio Ricardo Penha;
Profª Christiane Maria Costa Carneiro Penha;
Profª Layane Cristine de Souza.
Local: Sala 208 Vagas: 40.
OFICINA:
Papo reto – Sexualidade e ensino de História no ensino fundamental -
Prof. André Nascimento;
Profª Ivonete Campos;
Profª Rosimeri Soares;
Prof. Rubens de Almeida;
Prof. Udervan Lucas.
Local: Sala 209 Vagas: 40.
Inscrições:
De 21/10 a 04/11, das 15h às 20h, no Atendimento do Campus 2.
A atividade do dia 11/11 será única, ocorrerá no auditório e envolverá todo público.
Para o dia 12/11, no ato da inscrição, deverá ocorrer a escolha uma das atividades propostas.
As vagas são limitadas por atividade. Antecipe a inscrição.
Valor:
R$ 5,00 (cinco reais) para aluno e ex-aluno do UNIABEU-Centro Universitário.
R$ 10,00 (dez reais) para o público externo.
Contato: uniabeu2hist@abeu.edu.br
UNIABEU:
Campus 2
Rua: Prof. Alfredo G. Filgueiras, nº 537 - Nilópolis.
domingo, 20 de outubro de 2013
Campus São Gonçalo da UERJ abre inscrição para cursos de Especialização.
A Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada em São Gonçalo, abre inscrição no próximo dia 01 de novembro para dois cursos de especialização: Especialização em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão de Território e Especialização em Estudos Literários.
O curso em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território destina-se a portadores de diploma em Geografia e ciências afins. Estão sendo oferecidas 20 vagas e tem por objetivo o enfoque no espaço urbano, nos seus aspectos social, político, econômico e ambiental, e irá fornecer instrumentais teóricos e práticos na análise de processos e de fatores que comandam as transformações em áreas urbanizadas.
Já a Especialização em Estudos Literários destina-se aos portadores de diploma nas áreas de Linguística, Letras, Artes e Ciências Humanas. Também estão sendo oferecidas 20 vagas. O objetivo é a qualificação do docente para o magistério, oferecendo condições para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento em Literatura e Teoria Literária, de modo a capacitar o profissional não somente ao ensino, mas também à pesquisa, atualizando-o na área de Letras.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br) para os dois cursos.
Contato:
CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ.
Rua São Francisco Xavier, 524.
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
1º andar, bloco A, sala 1006.
CEP: 20559-900.
Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
Teleatendimento: (21) 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
E-mail: cepuerj@uerj.br Site
www.cepuerj.uerj.br
sábado, 19 de outubro de 2013
I Seminário IBGE de portas abertas para a escola.
Introdução:
Conhecer o país em que se vive, as características da população e de seu território são informações essenciais para o exercício da cidadania. Como o professor pode trabalhar com essas informações desde a Educação Básica? De que modo pode-se inserir essas informações no trabalho diário, seguindo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais?
O IBGE, como órgão oficial de produção de estatísticas e estudos geográficos e cartográficos no país, considera importante sua atuação junto às escolas do Brasil. O acesso aos conteúdos produzidos pelo instituto dependem da capacidade de ler e interpretar informações estatísticas e geográficas, e essas habilidades só podem ser viabilizadas mediante uma educação de qualidade.
O I Seminário IBGE de portas abertas para a escola busca fomentar em sala de aula a abordagem das relações entre a realidade local e o contexto nacional; a compreensão dos dados obtidos pelas pesquisas como instrumento para o exercício da cidadania e o acesso às linguagens estatística e cartográfica.
Objetivos:
Possibilitar o intercâmbio de ideias entre os educadores e os profissionais do IBGE;
Estimular uma relação direta da instituição com os educadores;
Proporcionar troca de experiências de prática docente em sala de aula e o compartilhamento de experiências com informações estatísticas, cartográficas e geográficas em sala de aula, bem como o trabalho com coleta de informações;
Difusão dos projetos educacionais e instrucionais do IBGE.
Público-alvo: Profissionais da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Data do Seminário: 24 de outubro de 2013.
Horário: 14h às 18h.
Local: Centro de Documentação e Disseminação de Informações - Auditório Teixeira de Freitas. Rua Ga.l Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ.
Contato: vamoscontar@ibge.gov.br
Inscrições: http://eventos.ibge.gov.br/ibge-escolas/inscricoes
Atenção: Os certificados serão entregues no dia do seminário.
Fonte Gerência de Educação da 6a. CRE.(via e-mail).
Blog: http://creged06.blogspot.com/
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
PROGRAMA DE CÁTEDRAS FRANCESAS NA UERJ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ.
SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – SR-2.
DEPARTAMENTO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - DCI.
EDITAL
PROGRAMA DE CÁTEDRAS FRANCESAS NA UERJ -
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Embaixada da França no Brasil fazem
saber aos interessados que, no prazo de 16 de outubro a 15 de novembro de 2013, estarão abertas
as inscrições para a seleção de pesquisadores franceses candidatos ao Programa de Cátedras
Francesas na UERJ, para início no ano de 2014.
Este programa tem como objetivo promover a vinda para UERJ de pesquisadores
franceses de excelência prioritariamente nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências
do Mar, Geociências, Biologia, Química e Engenharia Química.
Esses pesquisadores permanecerão na UERJ, com o objetivo de potencializar o
desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade e da pesquisa por
períodos de curta duração (superior a 60 dias e inferior a um ano), como bolsistas do
Programa de Pesquisador Visitante Senior Internacional.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Departamento de Cooperação Internacional.
Diretora Profa. Cristina RussiGuimarães Furtado.
Rua São Francisco Xavier, 524 sala T030/F.
20550-900 - Rio de Janeiro/RJ.
Brasil.
tel./fax: 55 21 2334-0797 / 2334-2188.
e-mail: dci@sr2.uerj.br.
http://www.sr2.uerj.br/dci
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.
O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO), tem como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. A escolha deste tema foi motivada pela necessidade de se discutirem alternativas ao atual cenário do trabalho docente, nomeadamente através de novas articulações entre práticas docentes, processos e produtos de investigação, e políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino.
O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação é coordenado pelo área de investigação “Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação” do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), por grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE-UFAL e pela RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL.
A realização desse evento justifica-se pela necessidade de se promover o fortalecimento da investigação e da produção intelectual na área do trabalho docente e de se estimular o intercâmbio e a inserção internacional de investigadores sobre o tema.
Periodicidade:
Realização de dois em dois anos, alternando entre as Universidades parceiras no Brasil e em Portugal
2011 – Realização do I Encontro em Maceió | http://lusobrastd.com/apresentacao.htm
Objetivos:
- Divulgar e compartilhar pesquisas educacionais realizadas no Brasil, em Portugal, América Latina e no exterior que tenham como eixo temático o trabalho docente e formação;
- Formar e consolidar redes de mobilidade, intercâmbio e cooperação académica nacional e internacional entre Programas de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, da UFAL e das demais universidades parceiras;
- Mobilizar docentes, investigadores e orientadores e estudantes de pós-graduação dos grupos das instituições envolvidas, para a ampliação da formação de mestres e doutores no Brasil e em Portugal, bem como contribuir para a produção científico-académica no âmbito dos Programas de Pós-Graduação envolvidos;
- Contribuir para o estreitamento de parcerias que permitam o desenvolvimento e aprimoramento teórico e metodológico dos grupos de pesquisa ligados aos programas de estudos pós-graduados, fomentando o conhecimento e a divulgação sobre a problemática do trabalho docente.
Público Alvo:
Investigadores de Portugal, do Brasil e outros que investiguem a problemática do Trabalho Docente em todos os níveis, etapas e modalidades, alunos de pós-graduação em Educação e áreas afins.
Informações em http://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/apresentacao.html
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Faculdade de Comunicação Social da UERJ abre inscrição para cursos de Especialização.
A Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para o curso de especialização em Jornalismo Cultural e, para o curso Pesquisa de Mercado e Opinião Pública.
Os dois cursos têm por finalidade a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades específicas e de pesquisa nas áreas.
A pós-graduação em jornalismo cultural pode ser feita por pessoas formadas não só em Comunicação Social, mas também em Antropologia, História, Sociologia, Ciência Política, Letras, Psicologia e Filosofia.
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de novembro no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br). A taxa de seleção é R$ 80,00. Estão sendo oferecidas 40 (quarenta) vagas para cada curso.
Contato:
CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ.
Rua São Francisco Xavier, 524.
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
1º andar, bloco A, sala 1006.
CEP: 20559-900.
Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
Teleatendimento: (21) 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
E-mail: cepuerj@uerj.br
Site: www.cepuerj.uerj.br
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
"Magistério e os desafios frente à violência do Estado"
Evento na FEBF discute o tema. Local: UERJ>>Faculdade de Educação da baixada fluminense; Duque de Caxias, RJ. Dia 16 de outubro 2013.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
USP cai em ranking mundial de universidades.
Publicação da Reuters mostra que a USP saiu do 158º lugar e hoje está entre as 226 e 250 melhores instituições; já a Unicamp não entrou sequer na lista das 300 melhores.
Newsletter >
Bárbara Ferreira Santos e Victor Vieira.
A Universidade de São Paulo (USP) caiu de posição no ranking da Times Higher Education (THE), a principal lista do ensino superior do mundo. Em 158.º lugar no passado, a instituição paulista agora figura entre as 226 e 250 melhores, segundo o levantamento 2013-2014, divulgado ontem. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nem sequer aparece entre as 300 instituições. Com o revés da USP, o Brasil deixa o topo das 200 melhores universidades do mundo.
O THE não revela a posição exata de cada universidade depois do 200.º lugar. Dos países que tinham ao menos uma universidade no topo, o Brasil é o único que não está mais na lista. Hoje há 26 nações bem avaliadas, com a volta de Turquia, Espanha e Noruega. Não há nenhum país da América Latina.
Os Estados Unidos, com 77 universidades, lideram o ranking, seguidos de Reino Unido, com 31, e Holanda, com 12. O Instituto Tecnológico da Califórnia aparece em primeiro lugar pelo terceiro ano seguido, à frente de Harvard, Oxford e Stanford.
O ranking adota 13 critérios para examinar as universidades, divididos em cinco categorias: ensino (30%), pesquisa (30%), citações (32,5%), parcerias com indústrias (2,5%) e diversidade internacional (5%).
"A saída de USP e Unicamp surpreendeu porque ambas haviam avançado nos anos anteriores", disse o editor da THE, Phil Baty, em entrevista ao Estado. Para ele, as universidades brasileiras enfrentam burocracia e dificuldades para contratar novos professores. Baty também disse acreditar que aulas em inglês e programas de intercâmbio, como o Ciência Sem Fronteiras, podem estimular a internacionalização.
Alerta. A pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Glaucia Maria Pastore, não vê piora de produtividade. "Os rankings geralmente são pontuais, não indicam uma tendência", diz. Para ela, no entanto, o resultado serve para sinalizar possibilidades, como aproveitar o bom momento do País para cruzar as fronteiras. "Conforme se envia e recebe cientistas, a instituição aumenta a visibilidade, o que interfere no ranking", afirma.
A substituição de docentes aposentados por novos talentos e a redução dos entraves burocráticos para a pesquisa também são desafios. "Além disso, temos de aproximar empresas da universidade", diz Glaucia.
A reportagem solicitou entrevistas com representantes da USP. A instituição manifestou-se por meio de nota, na qual afirmou que a universidade esteve bem em outras avaliações e que há políticas de parcerias com outras instituições e intercâmbio de alunos e professores.
Critérios. Segundo o cienciometrista (especialista em analisar produção científica) da USP Rogério Meneghini, variações metodológicas entre uma listagem e outra explicam discrepâncias. "Cada ranking tem um foco diferente, o que impacta o resultado final", explica.
Para ele, listas internacionais costumam privilegiar fatores em que universidades estrangeiras são superiores, como o número de citações em publicações científicas. "A tendência é de citar pouco os países menos visíveis", diz.
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, estranha o resultado. "USP e Unicamp têm aumentado a presença no cenário acadêmico internacional. É importante considerar quais quesitos foram avaliados", afirma. Para ela, o inglês é um dos principais obstáculos para pesquisadores brasileiros em trabalhos e publicações científicas estrangeiras.
Fonte " O Estadão". Acesso http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,-usp-cai-em-ranking-mundial-de-universidades,1081254,0.htm
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)