quarta-feira, 15 de agosto de 2012

1º Forum de Libras da 6ª CRE - SME/RJ

Aconteceu hoje no auditório da Escola Municipal General Osório (Coelho Neto), o 1º Forum de Libras. A abertura dos trabalhos foi realizada pela Professora Kátia Barboza ( Gerente de Educação da 6ª CRE) que falou sobre a importância de eventos dessa natureza, onde os professores participantes não foram simplesmente convocados, e sim,na essência, foram voluntários a participarem dessa construção de novos saberes.
Segundo a Profª Kátia, a 6ª CRE vem trabalhando no sentido de atender as metas elaboradas pela SME/RJ que visa a permanente qualificação e capacitação dos profissionais de educação. A diretora do Instituto Helena Antipoff, Profª Kátia Nunes também presente ao evento enfatizou que oportunidades de aprendizagem disponibilizadas no espaço onde o professor esteja próximo de seus alunos é um ítem a mais, que confere a valorização de sua atividade como formadora do cidadão para o mundo.
O Instituto Helena Antipoff além das atividades de capacitação em sua sede na Tijuca, vem agora contribuíndo em outros espaços, onde seja mais fácil o deslocamento dos elementos de cada UE. Nas fotos que seguem aparecem professoras Kátia Nunes, Laura Jane e Mônica Astuto da equipe do Instituto Helena Antipoff >> Profª Christiane Penha (elemento da GED/6ª CRE) >> e o professor convidado Delfim Morais Santos, professor de Letras/Literatura e interprete de Libras.
Foi possível observar, que os professores são colaboradores dessa construção de conhecimento, que viabiliza uma constante renovação na metodologia de ensino de alunos surdos, apropriando a essa modalidade de ensino que necessita de professores (também) com formação em Língua Brasileira de Sinais, uma versão democrática para integração de surdos e ouvintes sem desconsiderar as diferenças que existem no modo de aprender de cada aluno. Assim foi gratificante ver dentro da organização do fórum, o trabalho de logística das professoras (elementos da GED) Janaína Peçanha, Lucia Ines e Fátima Virgens, contando com a valorosa recepção da diretora da Escola Municipal General Osório Profª Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.