sábado, 25 de fevereiro de 2012
Bacharelados Interdisciplinares e Similares.
DEFINIÇÃO:
Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e similares são programas de formação em
nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por
grandes áreas do conhecimento.
Grandes áreas são entendidas como campos de saberes, práticas, tecnologias e
conhecimentos, definidos de modo amplo e geral, em termos de “(...) afinidade de
seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais”3. Constituem exemplos
de grandes áreas: Artes; Ciências da Vida; Ciência e Tecnologia; Ciências Naturais
e Matemáticas; Ciências Sociais; Humanidades e outros.
Os BIs conferem diplomação nas grandes áreas que poderá ser vinculada a
campos de saberes e práticas definidos, na forma de ênfase, opção ou área de
concentração. Poderão, ainda, caracterizar-se como etapa inicial de formação, em
primeiro ciclo, vinculada a carreiras acadêmicas e profissionais, em segundo ciclo.
Os BIs proporcionam uma formação com foco na interdisciplinaridade e no
diálogo entre áreas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando
as trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular. O
caráter interdisciplinar dos projetos deve ser garantido pela articulação e interrelação
entre disciplinas, dentro das grandes áreas, e entre as grandes áreas.
PRINCÍPIOS:
Os Bacharelados Interdisciplinares e similares caracterizam-se por:
1. formação acadêmica geral alicerçada em teorias, metodologias e práticas
que fundamentam os processos de produção científica, tecnológica,
artística, social e cultural;
2. formação baseada na interdisciplinaridade e no diálogo entre as áreas de
conhecimento e os componentes curriculares;
3. trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular;
4. foco nas dinâmicas de inovação científica, tecnológica, artística, social e
cultural, associadas ao caráter interdisciplinar dos desafios e avanços do
conhecimento;
5. permanente revisão das práticas educativas tendo em vista o caráter
dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos;
6. prática integrada da pesquisa e extensão articuladas ao currículo;
3 Nova Tabela de Áreas do Conhecimento. Comissão Especial de Estudos. CNPQ, CAPES, FINEP,
de setembro de 2005. http://www.cnpq.br/areasconheciemento/docs/cee-areas_do_conhecimento.pdf_________
Fonte http://www.ufrb.edu.br/bis/index.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.