segunda-feira, 16 de maio de 2011

Faculdade Flama: Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais - 2011



http://www.faculdadeflama.edu.br


Laboratório de Projetos de Qualificação em Libras
Curso de Extensão Universitária
Projeto de Acessibilidade e Pesquisa da Língua Brasileira de Sinais

Objetivo

• Capacitar o acadêmico para a prática de pesquisa em Libras, com vistas a sua formação na área de projetos educacionais, criando recursos didáticos e ferramentas que apóiem os estudos no campo da surdez.

Objetivos Específicos

• Proporcionar instrumentos pedagógicos para alunos surdos e ouvintes, visando o seu acesso aos postos de trabalho.

Metodologia

Estruturado para ser aplicado em módulos, em três níveis de qualificação:
1) Nível Básico Módulo I 40 h/a
2) Nível Intermediário Módulo II 40 h/a
3) Nível Avançado Módulo III 40 h/a

Ementa:

Nível Básico (Módulo I):
Análise histórica da pessoa surda. A Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução. Aspectos da Lei 10.436/2002 e o Decreto lei 5626/2005. Perdas Auditivas: Graus e Classificações. Filosofias educacionais voltadas para alunos surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Cultura, Comunidade, Povo e Identidade Surda (costumes e hábitos). Como o aluno surdo aprende. Organização do ensino de Matemática a partir da educação bilíngüe Português e Libras. Orientações sobre a prática pedagógica para o aluno surdo.

Nível Intermediário (Módulo II):
Alfabeto Manual de Libras. Datilologia. Os cinco parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Uso do sinal de identificação pessoal.Vocabulário e Gramática de Libras. Sinais relacionados a objetos escolares. Números cardinais e numerais em Libras. Sinais relacionados à família. Tipos de Frases e verbos em Libras. Os classificadores. Cores, pronomes e advérbios de tempo em Libras.

Nível Avançado (Módulo III) - Língua Brasileira de Sinais, o alfabeto manual, a datilologia e os sinais avançados para aquisição do vocabulário. Os procedimentos lingüísticos de Libras, a formação técnica do tradutor, do intérprete e metodologia da pesquisa para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O sinal soletrado.Diário de Aprendizagem em Libras: Ferramenta de Instrução. Letramento visual.

Publico- Alvo
Livre a todas as pessoas interessadas no tema.

Certificação

Será conferido certificado pela Faculdade FLAMA.
Início das aulas: Agosto de 2011
Local: Faculdade FLAMA
Rua: Pedro Correa,370,Dque de Caxias(frente ao Super Mercado Prezunic e do 15º. BPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.