sábado, 5 de março de 2011

PSICOLOGIA E PSICOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL



Um Livro da Educadora Vivina Rios Balbino, atualmente profa. da Univesidade Federal do Ceará, tendo sido também da Universidade de Brasília- DF

O livro "Psicologia e psicologia escolar no Brasil" Formação acadêmica, práxis e compromisso com as demandas sociais é uma obra que ajuda a repensar a formação do psicólogo e incentivar o desenvolvimento da psicologia no Brasil, o livro da psicóloga Vivina Rios Balbino também ressalta a importância do papel social da profissão e sua colaboração na promoção da cidadania.

O livro Psicologia e psicologia escolar no Brasil (208 pp., R$ 40,70, Summus Editorial), coletânea de artigos e pesquisas produzidos pela psicóloga Vivina Rios Balbino, apresenta ao leitor novos rumos para a formação acadêmica e o exercício profissional da psicologia no Brasil, com foco principal na psicologia escolar. A obra ressalta o papel do psicólogo como agente de transformação social e serve de guia ao estudante interessado em integrar teoria e prática na área da psicologia, desenvolvendo sua capacidade crítica e atuação engajada.

Vivina apresenta propostas práticas voltadas a atender às grandes demandas sociais do país e colaborar com a inclusão social e a promoção da justiça e da democracia. A autora também defende o maior envolvimento de alunos e professores na melhoria do sistema de ensino superior brasileiro, com um enfoque sociopolítico que permita ampliar a contribuição acadêmica à sociedade.


Nesse sentido, um grande diferencial da obra é a conformidade dos pontos de vista da autora com as diretrizes curriculares dos cursos de psicologia, definidas em 2004. “Ao finalizar o livro e examinar a Resolução n. 8, de 7 de maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais atuais para os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, é extremamente gratificante verificar vários pontos de concordância entre meus trabalhos, tanto os mais antigos e como os mais recentes, e as novas Diretrizes”, ressalta Vivina.

Contatos com a autora (DDD 61)Telefone: 99618953
E-mail: vivinarb@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.