quarta-feira, 30 de setembro de 2015

II Encontro em comemoração ao dia do surdo - CIEP Oswald de Andrade.

O Evento foi organizado pelo CIEP Oswald de Andrade , 6.ª Coordenadoria de Educação, SME, Cidade do Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 2015.
O evento abordou aspectos importantes como a cultura e identidade surda. O instrutor de Libras Fabiano, apresentou-se junto com o coral de alunos surdos da U.E. com a interpretação musical realizada em sua língua materna (LIBRAS).
Abertura: Professora Cláudia carvalho. A professora Christiane Penha (GED - 6.ª CRE) ministrou uma palestra informativa sobre os aspectos de prevenção da surdez (primários e secundários). Houve contação de histórias em Libras: os três porquinhos (instrutor de Libras e alunos surdos) e chapeuzinho vermelho (Profa. Maysa). Estiveram presentes: os responsáveis dos alunos, a diretora Maria de Fátima Monteiro, alunos surdos e ouvintes, professores, instrutores e intérpretes de libras e as professoras que compõem a equipe de acompanhamento do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA): Valéria e Deise. Parabenizamos a todos, e destacamos a funcionalidade dos materiais adaptados, desenvolvidos pela professora Claudia Carvalho da Sala de Recursos do CIEP. Palestrante: Professora Christiane Penha.

domingo, 20 de setembro de 2015

UNICAMP: SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRALE 2.

O presente seminário é uma nova etapa e nova oportunidade para aprofundar as ações de parceria, intercâmbio e cooperação entre o Brasil e a Alemanha. Trata-se de um seminário de encerramento do Programa UNIBRAL: Parcerias Universitárias para a educação superior, que nos anos de 2014 e 2015 propiciou com o apoio da CAPES e do DAAD alemão missões científicas, conclusão de créditos em disciplinas para alunos nos dois países (10 bolsistas alemães no Brasil e 9 bolsistas brasileiros na Alemanha), além de discussões qualificadas visando a aproximação curricular, publicação e geração de relatórios qualificados das pesquisas. O programa UNIBRAL, que tem seu lastro no acordo de cooperação com a Universidade de Siegen propiciou uma intensa troca cultural, experiências práticas em estágios aos estudantes brasileiros e uma abertura ainda maior da Unicamp para iniciativas enriquecedoras que colocam a América latina e suas universidades com grande reputação no centro das discussões sobe internacionalização da educação superior. O foco específico do seminário será a questão do desenvolvimento humano a partir dos processos de internacionalização e de inclusão social previstos na formação superior. Nessa troca teórica e prática, celebra-se um bem sucedido diálogo entre instituições e culturas, essencialmente pautado na superação de desafios, tanto os de ordem curricular quanto os que se referem à relação com o diferente. O evento contará também com o lançamento do livro Biosfera de Estudos Educacionais, produção conjunta do envolvidos nesse Programa institucional financiado pela CAPES. Local: Casa do Professor Visitante - CPV/FUNCAMP. Sala Nova Iorque. Av. Érico Veríssimo, 1251. Cidade Universitária “Zeferino Vaz”. Campinas–SP / 13083-970. Fone: (19) 3521-2809 / (19) 3521-2810. Outras informações: https://www.fe.unicamp.br/brale2015/

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

2ª Semana Pedagógica da Gerência de Educação da 6° CRE - SME - Rio de Janeiro.

A Escola Municipal Alexandre Farah, em Ricardo de Albuquerque, realizou diversas atividades com professores e funcionários durante a 2ª Semana Pedagógica da Gerência de Educação da 6° CRE. O vídeo da MultiRio Web TV destaca alguns momentos do evento que trata da importância da escola pública de qualidade, da organização do trabalho pedagógico e das temáticas do cotidiano escolar. Fonte: 2ª Semana Pedagógica da Gerência de Educação da 6° CRE. Acesso em https://www.youtube.com/watch?v=1pfobNLAqys

domingo, 6 de setembro de 2015

Estudo explica por que autistas são geralmente mais criativos.

Se você tivesse que pensar em usos alternativos para um clipe de papel, que resposta daria? Hum… que tal um cabide, um alfinete, fazer joias com ele ou mesmo usar para limpeza de objetos pequenos? Nada muito criativo, não? E se a resposta fosse: uma mola ou uma peça para um jogo? Essas respostas ajudaram um estudo a concluir que pessoas com características autistas dão respostas mais criativas para problemas que testam o chamado “pensamento divergente”, ou seja, a capacidade de oferecer várias respostas diferentes a uma pergunta. A pesquisa foi publicada recentemente na revista Science Advances. Psicólogos da Universidade de East Anglia e da Universidade de Stirling, no Reino Unido, fizeram a pesquisa com pessoas que não têm o diagnóstico de autismo, mas que têm muitos comportamentos e processos de pensamento associados ao autismo. Esses participantes sugeriam menos soluções, mas de qualidade e originalidade superior às propostas por pessoas com menos características autistas. “As pessoas com grau mais alto de características autistas tiveram menos ideias criativas, mas de maior qualidade. Considera-se geralmente que o pensamento deles é mais rígido, portanto, o fato de que suas ideias são mais incomuns ou raras é surpreendente. Essa diferença pode ter implicações positivas para a resolução de problemas criativos”, afirma Martin Doherty, um dos autores. Direto para o desafio: Estudos anteriores usando as mesmas questões mostraram que a maioria das pessoas usa primeiro estratégias mais simples, por exemplo, associação de palavras, para produzir respostas óbvias. Só depois passam a pensar em estratégias mais complexas e as respostas se tornam mais criativas. A pesquisa sugere que as pessoas com mais traços de autismo vão direto às estratégias mais difíceis. “As pessoas com traços autísticos abordam os problemas de criatividade de uma forma diferente”, diz Doherty. “O caminho da associação ou da memória para ser capaz de pensar em ideias diferentes é comprometido, enquanto a habilidade específica de produzir respostas incomuns é relativamente não comprometido ou superior”. Para a autora Catherine Best, da Universidade de Stirling, o estudo explica como algumas pessoas portadoras de algo que é visto como “deficiência” mostram criatividade superior em algumas áreas. “É preciso perceber que há grande variação entre as pessoas com autismo. Pode haver pessoas cuja habilidade de trabalhar independentemente é comprometida e outras que são muito menos afetadas. Da mesma forma, nem todos com o distúrbio, ou traços associados a ele, vão ser bons em resolver problemas criativos. Entender essa variação será peça chave para entender o autismo e o impacto que ele tem na vida das pessoas”, disse. Metodologia: Os pesquisadores analisaram dados de 312 pessoas que fizeram um questionário anônimo online para medir seus traços de autismo e fizeram uma série de testes criativos. Os participantes foram recrutados via mídia social e sites para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus parentes – 75 dos participantes disseram que receberam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Para testar o chamado “pensamento divergente”, pediu-se aos participantes que criassem quantos usos alternativos conseguissem para um tijolo ou clipe. A resposta foi classificada de acordo com a quantidade, elaboração e originalidade. Pessoas que propuseram quatro ou mais respostas originais tinham nível mais alto de características autistas. As respostas mais simples do início dessa reportagem foram de pessoas com menos traços, enquanto as mais originais foram de pessoas com mais características autistas. Origem: Notícias UOL(http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/08/22/estudo-explica-por-que-autistas-sao-geralmente-mais-criativos.htm). Fonte: Autismo & Realidade. Acesso em http://autismoerealidade.org/noticias/estudo-explica-por-que-autistas-sao-geralmente-mais-criativos/?utm_campaign=informativo_ar_-_setembro_para_aprovacao&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

FIAP - Informativo 2015.2

A tecnologia reinventa o futuro a cada dia. O amanhã já é agora. A FIAP acredita nesse poder transformador. Um poder capaz de mudar a forma como vivemos. Por isso, antecipa o futuro diariamente, criando oportunidades para o surgimento de novos talentos criativos nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Então aproveite para fazer seu MBA no centro de referência em tecnologia mais respeitado do Brasil. São 17 cursos para você escolher, com opção de extensão internacional na Babson College (Boston), Nova Business School & Economics (Lisboa) ou na Hyper Island (NY, Estocolmo, Singapura e São Paulo). MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® - MBA em Gestão Estratégica de Negócios - MIT - Master Information Technology - MBA em Cibersegurança - MBA em Gestão da Tecnologia da Informação - MBA em Arquitetura de Soluções - MBA em Arquitetura e Gestão de Infraestrutura de TI - MBA em Big Data (Data Science) - MBA em Business Intelligence - MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços - SOA - MBA em Gestão de Processos - MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing - MBA em Arquitetura e Administração de Banco de Dados - MBA em Desenvolvimento de Aplicações JAVA - SOA e IoT - MBA em Desenvolvimento de Aplicações e Games para Dispositivos Móveis - IoT. Fonte: Informativo da FIAP. Acesso em https://www.fiap.com.br/mba/?utm_source=imasters&utm_medium=email-cursos-institucional&utm_campaign=mba2015-2#cursos

terça-feira, 1 de setembro de 2015

MAR - Museu de Arte do Rio.

Imagens: Guito Moreto/ Agência O Globo. Manifestações de grupos indígenas em frente ao prédio do BNDES durante a Rio + 20, Rio de Janeiro RJ, 17/6/2012 Col. MAR. Doação O Globo. Evandro Teixeira: A volta da baiana do samba nos trilhos da Central do Brasil, 1979 Col. do artista. Abertura de exposições: 15.9.2015. Ângulos da notícia - 90 anos de fotojornalismo em O Globo. A história do Rio de Janeiro passa pelas narrativas construídas por seus meios de comunicação. A exposição apresenta um percurso através do rico arquivo fotográfico do jornal "O Globo", sublinhando sua contribuição para o fotojornalismo brasileiro em seus 90 anos de atuação. As fotos abrangem os principais temas do veículo e, em especial, sua dedicação ao Rio de Janeiro. Curadoria "O Globo" e MAR. No dia 15, às 11h, haverá Conversa de Galeria com os curadores da exposição. 22.9.2015. Evandro Teixeira: a constituição do mundo - A trajetória de quase 60 anos do fotojornalista Evandro Teixeira confunde-se com o imaginário carioca, atravessando aspectos tão diversos da vida da cidade quanto o universo da praia, da música e das manifestações estudantis ao longo da ditadura militar. Sua obra amplia-se para além do Rio de Janeiro, com em um dos principais ensaios documentais do país exibidos na mostra, sobre a região de Canudos, hoje pertencente à Coleção MAR por meio de generosa doação do artista. Evandro também pensou além do Brasil, como nas séries dedicadas à morte de Pablo Neruda e às circunstâncias políticas do Chile. Curadoria de Paulo Herkenhoff e Marcia Mello. No dia 22, às 11h, haverá Conversa de Galeria com o fotojornalista e curadores.

CCE PUC-RIO

INSTITUTO IDEIA: MESTRADOS E DOUTORADOS NO MERCOSUL.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

AUDIODESCRITOR: CARREIRA EM ASCENSÃO, MESMO EM ÉPOCA DE CRISE.

Os ponteiros do relógio têm ritmo próprio, dependendo de quem consulte as horas. Para aqueles que foram diretamente afetados pela crise econômica e o desemprego — que atingiu 6,9% em junho, a maior taxa dos últimos cinco anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) —, as horas andaram para trás. No entanto, para quem resolveu apostar em determinados mercados novos, em que há mais demanda do que oferta de profissionais, a marcha dos ponteiros continua à frente.
(Sofia - faz audiodescrição em eventos e percebe alta procura em Brasília. A procura por gerontólogos, audiodescritores, analistas sensoriais e algumas outras carreiras continua em alta, como atesta Yara Leal, que trabalha há mais de 20 anos como gerente de desenvolvimento de RH e consultora de consumo e negócios. "A crise muda tudo, mas alguns setores são menos afetados. São profissionais estratégicos em empresas ou que atuam em nichos específicos que continuam crescendo", analisa a sócia-diretora do grupo Questão de Coaching. "Há mais demanda por serviços de personal — como o organizer e o stylist — porque o estilo de vida mudou, e as pessoas têm menos tempo. É uma oportunidade para se especializar e até de oferecer novos subprodutos, já que isso está se popularizando, e a clientela não é mais só da elite. A área de atuação do gerontólogo cresce com o aumento do número de pessoas mais velhas. A carreira de audiodescritor está em alta não porque tenha aumentado o número de cegos: o que mudou é que eles estão mais inseridos na sociedade e cobram acessibilidade", exemplifica Yara sobre novos nichos de mercado. "Com relação a carreiras estratégicas, uma delas é a de analista sensorial. “Ele define diferenciais para um produto, como um cheirinho ou sabor característico. É um potencial pouco explorado que deve crescer". Confira o dia a dia de quatro profissões em ascensão e oportunidades de trabalho e cursos: Audiodescrição: Função: transmitir objetivamente informações visuais contidas em obras de arte, filmes, espetáculos e eventos sem se sobrepor ao conteúdo sonoro, em um processo que visa compensar elementos visuais com palavras Remuneração: em eventos presenciais, o preço médio da hora gira em torno de R$ 200. Pela diária de sete horas, os serviços custam de R$ 1.200 a R$ 1.400. No caso de audiodescrição voltada para tevê e cinema, o minuto de adaptação varia de R$ 100 a R$ 150, já que envolve outros profissionais, como roteirista e até diretor. Em 2012, a discussão em torno das políticas de acessibilidade para pessoas com deficiência se intensificou com a criação do Projeto de Lei (PL) nº 4.248, que exige o uso de audiodescrição nos filmes exibidos nos cinemas e nos canais de televisão. Em consonância com o discurso, a Portaria nº 188/2010, do Ministério das Comunicações, determina o uso da audiodescrição em, pelo menos, duas horas semanais na programação das emissoras de tevê aberta que operam em sinal digital. "O audiodescritor tem que entender a estética do produto que está traduzindo, essa é uma sensibilidade que se adquire com esforço e estudo", explica a professora Soraya Ferreira, que coordena um grupo de pesquisa e extensão em audiodescrição na UnB chamado Acesso Livre. Há cerca de um mês, Sofia Fiore, 24 anos, aluna de pedagogia na insituição, criou uma empresa que oferece serviços de audiodescrição. A ideia que deu origem à Verbo Produções Audiovisuais surgiu no grupo de pesquisa e extensão coordenado por Soraya. "Começaram a nos chamar para realizar trabalhos fora da universidade, foi aí que eu me dei conta da alta procura por audiodescritores em Brasília", conta a estudante. A matéria completa está disponível na versão impressa e online para assinantes do jornal Correio Brasiliense. Fonte: Blog da audiodescrição. Acesso em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2015/07/audiodescritor-carreira-em-ascensao.html

domingo, 16 de agosto de 2015

Boletim do Conselho Regional de Psicologia SP.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO CRP SP EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA(O) PSICÓLOGA(O) JÁ ESTÁ NO AR. Dia da/o Psicóloga/o 2015. Para marcar a comemoração do Dia da(o) Psicóloga(o) de 2015, celebrado em 27 de agosto, o CRP SP preparou uma programação especial com uma série de encontros, atividades culturais, oficinas, cine debates entre outras iniciativas em diversas cidades do estado. Consulte a programação de sua Subsede diretamente no site exclusivo do Conselho para o Dia da(o) Psicóloga(o) e inscreva-se nas atividades de interesse! A relação atividades da data também pode ser acessada na seção de eventos da nossa página no Facebook, aproveite para compartilhar a programação com outra(s) psicóloga(s)! Lembramos que as inscrições serão recebidas somente pelo formulário do site.
ECA 25 ANOS: CRP SP LANÇA CAMPANHA NA PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO. Anote: Acontece no dia 5/9, das 9h às 12h, na Praça das Artes (Avenida São João, 281, Centro, São Paulo) o lançamento da campanha dos 25 anos do ECA. Ao longo de um ano, a programação da campanha promoverá o debate de dezenas de temas fundamentais relacionados à infância e adolescência. Serão realizadas em todo o estado 25 rodas de conversa formadas por jovens, psicólogas/os e jornalistas. O objetivo é privilegiar em cada local que sediará uma roda o assunto que mais impacta a juventude e a comunidade do entorno. Saiba + na reportagem especial do jornal PSI e fique de olho na programação das rodas de conversa no site www.crpsp.org.br.
SAÚDE MENTAL É QUESTÃO DE SAÚDE E NÃO DE SEGURANÇA! O CRP SP manifestou-se quanto à solicitação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da organização Conectas Direitos Humanos, para emissão de parecer acerca dos possíveis danos à saúde mental e para o equilíbrio psicológico que o isolamento prolongado em solitárias pode ocasionar às pessoas submetidas a este, especialmente no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), bem como sobre outras questões enfrentadas pela pessoa acometida por sofrimento psíquico, submetida ao encarceramento em estabelecimentos penais comuns, sem qualquer estrutura que permita o devido tratamento de sua saúde mental. Adicionalmente, ingressou como amicus curiae da Organização Conectas Direitos Humanos, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, quanto ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). O Conselho tem sido reconhecido por suas contribuições na garantia da defesa dos direitos humanos e políticas públicas. Assim, é contrário a qualquer modelo de encarceramento para responder às questões sociais e é favorável à reforma psiquiátrica, à luta antimanicomial, e entende que na impossibilidade do cumprimento da medida de segurança em um local destinado a esta, a alternativa deve ser a liberdade, atendimento em saúde pela rede e jamais a integração desta pessoa ao sistema prisional, que tem se mostrado totalmente ineficaz quanto à ressocialização e diminuição das taxas de reincidência, além de reproduzir e perpetuar sofrimento psíquico, afrontando diretamente seus direitos humanos. DIA NACIONAL DA BVS-PSI: Em 27 de Agosto, além do Dia da(o) Psicóloga(o), será comemorado o Dia Nacional da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi Brasil), uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação na área. Além de apresentar os recursos e funcionalidades da BVS-Psi, a proposta é principalmente orientar sobre como realizar buscas e consultas às informações científicas de maneira eficaz e segura. Nesta data, serão organizadas atividades informativas e educativas para o uso das bases de dados mais pertinentes ao ensino e formação dos psicólogos. Todas as bibliotecas de instituições com cursos de Psicologia podem e devem participar para ampliar a capacidade de acesso às informações por parte dos alunos, professores e pesquisadores dos mais de 500 cursos do país. http://www.crpsp.org.br/portal/boletim/

sábado, 8 de agosto de 2015

Psicopedagogia Online: novos artigos!

ARTIGOS! Família no processo de aprendizagem da criança: Rosimeire Pereira Gois da Silva orientador: dra. Magda Jaciara de Andrade Barros. Famílias, relações de gênero e representações sociais: Adriana Horta de Faria e Josiane Peres Gonçalves. Desafios e Possibilidades da Prática Psicopedagógica: Elisandra Silveira Raupp e Aline Accorssi. A identidade do masculino e do feminino: Claudenice Fernandes Barbosa Santos e Eliza Alves Landin. A Influência da Interação Professor-Aluno: Eliza Alves Landin e Rosângela Lopes Damas. Desenvolvimento de Linguagem e Fonoaudiologia: Priscila Ana Gabriela Olivati, Andréa Ferreira Latanzio, Regina Nunes Misquiatti. Promoção da Saúde na Escola Nadir Colaço, Recife - Pernambuco: Olga Maria Ramalho de Albuquerque. A Teoria Piagetiana e a Aprendizagem: Danielly Emilia Stachera e Franciéli Arlt Lopes. A avaliação do psicopedagogo sobre a depressão infantil: Alessandra Aparecida da Silva e Magda Andrade Barros. Violência sexual, fatores de riscos e registros dos conselhos tutelares: Maria de Fátima P. Alberto, Milena Ataíde Maciel, Joana Azêvedo Lima, Yanathamires Mendes Felix, Lidivânia de Lima Santos e Wanessa Belarmino de Morais. Sexualidade infantil e a prática docente: Francieli Cavalheiro Viero, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, Cristiane Bottoli e Márcia Elisa Jager. Epistemologia da humanização na saúde contribuição psicopedagógica: Marcos Tadeu Garcia Paterra. .. DIVULGUE EM NOSSO BOLETIM INFORMATIVO: Mais de 55.000 e-mails. Mais de 1.200.000 page-views ao mês. Com a segmentação da divulgação você divulga para as pessoas certas. Psicanalistas, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Pedagogos, Educadores, Estudantes, etc... Sua divulgação fica em Cursos & Eventos durante 30 dias Fonte: © 1998 Psicopedagogia Online - Fone/Fax: 11-5054-1559. divulgacao@psicopedagogia.com.br - acesso: http://www.psicopedagogia.com.br/

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Maçonaria: curso de extensão na UERJ.

O Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro abre inscrição para o curso de extensão Introdução à História da Maçonaria. O público alvo compreende estudantes, professores e entusiastas das áreas de Educação, Filosofia, História, Antropologia, Sociologia, Pedagogia, Magistério, livres-pensadores e público interessado em geral. O objetivo do curso é criar base para o desenvolvimento de uma pesquisa histórica crítica sobre a instituição conhecida como "Maçonaria", objetivando reduzir a defasagem entre os estudos históricos acadêmicos sobre o tema e os estudos desenvolvidos pela própria instituição maçônica. As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro. No site do Centro de Produção da Uerj – www.cepuerj.uerj.brr é possível fazer a inscrição online, até o dia 01 de setembro. Mais informações: Período de realização – de 5 de setembro a 12 de dezembro. Dia e hora – Sábados, das 13h às 15h. CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. 1º andar, Bloco A, Sala 1006. CEP: 20559-900. Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 5ª feira, das 9h às 18h / 6ª feira, das 9h às 16h30. Teleatendimento: (21) 2334-0639 de 2ª a 5ª feira, das 9h às 18h / 6ª feira, das 9h às 16h30. E-mail: cepuerj@uerj.br - Site www.cepuerj.uerj.br

segunda-feira, 20 de julho de 2015

LIBRAS FALANDO COM AS MÃOS - REVISTA APPAI EDUCAR:Escola Municipal Maurice Maeterlinck.

Por Tony Carvalho(Revista Appai Educar). A educação especial inclusiva no Brasil se tornou um mecanis- mo de discussão e de práticas de ações que contemplam o exercício da efetivação do respeito aos direitos humanos e repúdio ao preconceito. Os crescentes diálogos sobre a questão da acessibilidade possibilitaram que milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos pudessem ter o direito a um ensino com qualidade. O ideal de inclusão defendido pelas leis atuais prevê que todos possam frequentar a escola regular, e esta deve se fazer apta a recebê-los. Mas o que acontece quando a primeira língua dos alunos não é o português? Nesse caso, o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) se faz necessário.
No Rio de Janeiro, a gerência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação vem realizando um trabalho nesse sentido, oferecendo aos professores cursos que os capacitem a lidar com estudantes surdos. Para a professora Kátia Barboza, gerente da GED da 6ª CRE, a escola é um espaço singular para o desenvolvimento da aprendizagem de forma sistemática, frente ao movimento de acessibilidade e, para tanto, precisa priorizar o ensino da Libras a sur- dos e ouvintes como uma das condições para garantir a permanência e o sucesso escolar.
“Quando chegamos na GED, em 2011, começamos a investir na questão da inclusão e, para tanto, iniciamos um processo de capacitação dos professores com o curso de Libras, ministrado pela professora Cristiane Penha, para que nossos edu- cadores tivessem mais condições de entender nossas crianças, de poder ajudá-las, trazendo-as para perto da gente e, em consequência, suas famílias, uma parceria fundamental para que o trabalho flua com mais facilidade”, afirma Kátia. Parabéns!!
Fonte: Revista APPAI EDUCAR, edição número 94, ano 2015, p.24 - 26. Acesso em http://www.appai.org.br/revistaappaieducar/

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Maçonaria: Estudos Históricos Acadêmicos.

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA MAÇONARIA
O Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro está com inscrição aberta para diversos cursos de extensão. São eles: Noções Básicas para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos; Sociedades Secretas: os Iluminatis; e Introdução à História da Maçonaria. Sobre os cursos: O objetivo do curso é criar base para o desenvolvimento de uma pesquisa histórica crítica sobre a instituição conhecida como "Maçonaria", objetivando reduzir a defasagem entre os estudos históricos acadêmicos sobre o tema e os estudos desenvolvidos pela própria instituição maçônica. As inscrições podem ser feitas até 24 de julho. Sociedades Secretas: os Iluminatis: lluminati (plural do latim illuminatus, "aquele que é iluminado") é a denominação de diversos grupos, alguns históricos, outros modernos, reais ou fictícios. Comumente, o termo Illuminati tem sido empregado para referir-se aos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta iluminista fundada em 1º de maio de 1776. Nos tempos modernos, também é usado para se referir a uma suposta organização que controlaria os assuntos de vários Estados secretamente, normalmente como versão moderna ou como continuação dos referidos Illuminati bávaros, como sinônimo e cérebro por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial. Este curso se propõe a analisar e relacionar os eventos que levaram à criação e desenvolvimento desta sociedade secreta pelo prisma da documentação histórica existente sobre o tema; seus manifestos e filosofia nos campos social, político e cultural, na Europa e, posteriormente, no Brasil, abordando os marcos históricos da sua atuação política, desde os governos da chamada República Velha até a atualidade. Abordaremos ainda a síntese filosófica entre o pensamento iluminista e o ideário positivista, no intuito de entender o pensamento desta sociedade no Brasil. Inscrições abertas até 24 de julho. Noções Básicas para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos: O curso tem por objetivo promover aos profissionais de saúde capacitação, senso crítico e interesse em projetos de pesquisa envolvendo seres humanos nas diferentes áreas de conhecimento. Além disso, permitir o reconhecimento de seu papel à contribuição da investigação científica. É uma excelente ferramenta para reciclagem e atualização dos profissionais. As inscrições seguem abertas até o dia 7 de setembro. No site do Centro de Produção da Uerj – www.cepuerj.uerj.br é possível encontrar todas as informações dos cursos citados e fazer inscrição online. CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. 1º andar, Bloco A, Sala 1006. CEP: 20559-900. Horário de atendimento na recepção: de 2ª a 6ª feira, das 09h às 17h. Teleatendimento: (21) 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 09h às 17h. E-mail: cepuerj@uerj.br - Site www.cepuerj.uerj.br
A Revista “Ciência & Maçonaria” é a primeira revista acadêmico-científica no Brasil dedicada a produção e divulgação de conhecimento em um campo de pesquisa cada vez mais estudado: a Maçonaria. Acesso em http://www.cienciaemaconaria.com.br/index.php/cem
A MISSÃO PERMANENTE DA MAÇONARIA: Um sacerdócio maçônico. Por Rubi Rodrigues. Resumo: O resgate da missão permanente da Maçonaria a qualifica como instituição a serviço da humanidade e a inscreve como representante atual de uma tradição milenar de Escolas de Mistério. A Maçonaria do século XXI está sendo beneficiada por conquistas culturais que lhe facultam levar a cabo o sonho acalentado pelos grandes iniciados de todos os tempos: disponibilizar um método racional capaz de libertar a mente humana da caverna platônica das ilusões. Obtém-se esse resultado, articulando as “doutrinas não escritas” de Platão, as conquistas culturais da modernidade e o saber esotérico cultivado na Maçonaria. Aqui, tentamos justificar essa tese. Políticas Editoriais: » Foco e Escopo » Políticas de Seção » Processo de Avaliação pelos Pares » Periodicidade » Política de Acesso Livre » Seções. Foco e Escopo: A Revista “Ciência & Maçonaria” é a primeira revista acadêmica no Brasil dedicada a contribuições acadêmicas em um campo de pesquisa cada vez mais estudado: a Maçonaria. Seu formato é exclusivamente eletrônico e com publicações semestrais. Sua finalidade é publicar produção multidisciplinar relacionada à Maçonaria de especialistas, professores e alunos de diversas universidades. O objetivo é disponibilizar conhecimento sobre Maçonaria e democratizar a produção acadêmica sobre esse objeto de pesquisa: a Maçonaria. A Revista “Ciência & Maçonaria” destina-se à publicação de textos inéditos na modalidade de artigos, ensaios e resenhas. Trata-se de um espaço aberto para professores, pesquisadores e estudantes que desejam publicar suas análises, reflexões e resultados de pesquisas realizadas. A revista também está aberta ao público maçônico em geral para suas contribuições. Considera-se ainda, como principal requisito para publicação na Revista “Ciência & Maçonaria”, que a produção apresente conteúdo analítico-interpretativo, de maneira coerente com rigor científico na área de estudo das ciências humanas e sociais. Os artigos podem ser das seguintes CATEGORIAS: teórico, empírico, ensaio ou resenha bibliográfica: Artigo Teórico: O artigo teórico deverá basear-se em questões maçônicas ligadas a uma das ciências humanas e sociais e apresentar uma reflexão/interpretação crítica dos fenômenos observados, sustentado por referências bibliográficas relevantes. Artigo Empírico: O artigo empírico deverá fundamentar-se em procedimentos metodológicos relevantes, na tentativa do desenvolvimento de análises e interpretações que produzam avanço ou conhecimento na área. Ensaio: O ensaio trata-se de uma forma livre de análise e interpretação de fenômenos relacionados à Maçonaria, apresentando novas perspectivas e enfoques sobre temas relevantes; contribuindo assim para o avanço da produção cientifica. Resenha: A resenha consiste em análise crítica de livros, teses, dissertações e monografias, publicadas no Brasil e no exterior sobre Maçonaria. Políticas de Seção: Artigos: Política padrão de seção. Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares. Ensaios: Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares. Resenhas: Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares. Processo de Avaliação pelos Pares: O processo de avaliação da Revista Ciência & Maçonaria consiste nas seguintes etapas: O artigo original será analisado pelo editor responsável da revista, de modo a se analisar se cumpre com os requisitos temáticos e metodológicos e definir a área de avaliação o qual será direcionado. Com a etapa de definição, o artigo será enviado a dois avaliadores externos, preservando o anonimato dos autores e entre os avaliadores (peer blind review), que por sua vez, procederão de acordo com os critérios: 1. Publicar sem alterações; 2. Publicar com pequenas alterações, efetuadas pelos avaliadores; 3. Retornar ao autor com orientações de correções a serem efetuadas, podendo ser publicado posteriormente; 4. Retornar ao autor com a reprovação do artigo, sem publicação posterior. Periodicidade: A Revista “Ciência & Maçonaria” apresenta volumes anuais com periodicidade semestral; sendo dois números por ano. A RC&M apresenta-se em formato digital, onde o leitor pode facilmente efetuar buscas por temas, títulos, autores, além de possibilitar salvar os artigos em formato ".pdf" quando necessário, sem a necessidade de autorização prévia. Os volumes serão divididos em: N.1: Jan/Fev/Mar/Abr/Mai/Jun/ - publicado em Julho N.2: Jul/Ago/Set/Out/Nov/Dez - publicado em Janeiro. Política de Acesso Livre: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Seções: A Revista Ciência & Maçonaria é dividida nas seguintes seções, nas quais os artigos a serem submetidos devem ser enquadrados: 1. Linguística, Filosofia e Simbologia. 2. História. 3. Sociologia, Antropologia, Administração, Ciência Política, Pedagogia e Direito. 4. Teologia. 5. Psicologia e Pedagogia. A C&M - Ciência & Maçonaria (ISSN 2318-0129) consta nos seguintes indexadores e diretórios: DOAJ – Directory of Open Access Journals. ROAD—Directory of Open Access Scholarly Resources. Academic Journals Database. Latindex – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Sumarios.org - Sumários de Revistas Brasileiras. Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras. Acesso em http://www.cienciaemaconaria.com.br/index.php/cem/article/view/36

ESTAÇÃO DAS LETRAS: lançamento de livro.

08 de julho [quarta-feira]. Às 18h. Entrada Franca. Lançamento do livro Gramática da Ira e bate-papo com o poeta Nelson Maca. Sobre Nelson Maca – Poeta e professor de Letras da UCSAL. Articulador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia e do Sarau Bem Black. Com Berimba de Jesus, realiza o Encontro de Literatura Divergente em São Paulo. Endereço: Estação das Letras- Rua Marquês de Abrantes, 177 - Lojas 107/108 :: Flamengo. Rio De Janeiro, RJ 22230-060. Brasil. Telefone: (21) 3237-3947. http://estacaodasletras.com.br/

quarta-feira, 1 de julho de 2015