sábado, 30 de junho de 2012

Notícias da UNISUAM

1- VII Simpósio de Docência Superior UNISUAM:
A UNISUAM promoverá nos dias 2 e 3 de agosto a sétima edição do Simpósio de Docência Superior UNISUAM. O evento tem como objetivo dar continuidade ao programa de formação continuada e garantir a oportunidade de parceria com os nossos docentes, discutindo as principais questões do planejamento participativo na sala de aula e favorecendo a troca de experiências bem-sucedidas no cotidiano da sala de aula no Ensino Superior na UNISUAM. O Simpósio terá início com a palestra "Planejamento Participativo na sala de aula", às 8h30, no Auditório Amarina Motta, na qual serão estudadas e debatidas as principais questões do planejamento participativo na sala de aula. Às 14h, "Discussão do PPI e sua importância no desenvolvimento do trabalho pedagógico", debaterá os conceitos, técnicas e instrumentos que deem suporte a fim de construir uma ferramenta capaz de sustentar o progresso educacional da UNISUAM. Finalizando as atividades do dia 2, haverá uma palestra interativa com o tema "A inclusão do aluno com deficiência na Universidade - O desafio pedagógico", a qual visa favorecer a discussão sobre as dificuldades e possibilidades da inclusão do aluno com deficiência no Ensino Superior. Dia 3, às 8h30, "Atividades práticas do processo-ensino-aprendizagem: enfoque psicoeducacional" tem por objetivo favorecer a vivência de atividades práticas do processo-ensino-aprendizagem. Às 18h30, com o intuito de estimular a troca de experiências bem-sucedidas entre os Docentes dos cursos de Graduação da UNISUAM, será realizada a atividade "Relatos de experiências bem- sucedidas nos diferentes cursos de Graduação da UNISUAM", a qual será dividida em Grupo de Saúde, Grupo de Exatas, Grupo de Ciências Sociais Aplicadas e Grupo de Ciências Humanas. Fechando o Simpósio, a palestra interativa "Um olhar diferenciado para produção de texto dos alunos surdos", busca disponibilizar ferramentas que contribuam para a construção de um olhar diferenciado para a produção acadêmica dos alunos surdos.
2-Curso de História realizará Mostra Cinema/Cultura/História: O curso de História da UNISUAM promoverá, de 10 a 12 de julho, das 18h às 21h, a Mostra Cinema/Cultura/História, na qual haverá roda de debate após a exibição do filme. A atividade valerá 9 horas de atividades complementares. Confira os filmes que serão exibidos na mostra: 2.1-"Índios no Brasil" - A série mostra a relação da população indígena brasileira com a natureza, com o sobrenatural e com os não-índios. 2.2-"Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás" - O documentário faz uma viagem no espaço e no tempo em busca das origens africanas da cultura brasileira, partindo das mais antigas tradições religiosas afro-brasileiras: o Candomblé, da Bahia, e o Tambor de Minas, do Maranhão. Na Rota dos Orixás transporta o espectador para a terra de origem dos orixás e voduns, o Benin, onde estão as raízes da cultura jeje-nagô. 2.3-"Negação do Brasil" - O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
3- I Seminário de Psicologia UNISUAM O curso de Psicologia UNISUAM, que se destaca por seus projetos de Pesquisa e Extensão e obtêm nota 4, na escala de avaliação do MEC que vai de 1 a 5, promove em comemoração aos 50 anos da psicologia no Brasil, a I Semana de Psicologia junto com o V Fórum de Práticas de PSI. Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Instituição será palco de diversas mesas-redondas que terão a participação de renomados pesquisadores e psicólogos, além de workshops, oficinas e palestras. Em homenagem ao quinquagésimo ano da psicologia brasileira, o Centro Cultural UNISUAM - CCULT será sede de uma Mostra do Museu do Inconsciente, no período de 27/08 a 13/09. O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre alunos e profissionais da área. Com a reunião de profissionais e acadêmicos na Semana de Psicologia e no Fórum de Práticas de PSI, será proporcionada também a atualização sobre o mercado e as formas de trabalho no século XXI. No primeiro dia do evento vão acontecer duas mesas-redondas, palestras e uma oficina. A programação, que começa às 9h30 e vai até às 21h30, terminará com festa de comemoração pelo dia do psicólogo. Ao todo, durante os três dias, serão 36 horas de palestras, apresentações, filmes e uma noite de autógrafos com a psicóloga Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP), que lança seu livro "Sistema prisional: Contando e recontando histórias - As oficinas de leitura como processos inventivos de intervenção". Envie suas dúvidas para psicologia@unisuam.edu.br ou pelo telefone 3882-9797. Fonte www.unisuam.edu.br/newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.