quinta-feira, 3 de novembro de 2011
EBAPE e IESP promovem Fórum de Análise Política – FAP
Divulgação IESP-UERJ - E-mail: divulgacao@iesp.uerj.br -
O Rio de Janeiro se caracteriza, historicamente, por ser uma cidade onde diversos eventos e acontecimentos políticos e sociais tiveram grande repercussão nacional. Desde a chegada da Corte portuguesa em 1808, passando pela promulgação da primeira Constituição republicana, a outros grandes eventos de resistência e mudança, tais como a revolução de 1930, o suicídio de Vargas, o golpe de 1964, o comício das Diretas Já, a passeata pela destituição do Presidente Collor, tradicionalmente o Rio de Janeiro tem sido palco de suma importância para a vida política brasileira. Mesmo tendo deixado de ser a capital do Brasil, o Rio continua a refletir as principais preocupações, tensões, conquistas e conflitos nacionais.
Não à toa, o Rio de Janeiro também tem sido centro de vigorosos debates políticos, marcados pela qualidade e pluralidade de opiniões e com desdobramentos e impactos para a vida intelectual, cultural e universitária do país. No que diz respeito exclusivamente às ciências sociais, várias gerações de pesquisadores brasileiros foram formadas nos institutos e universidades de excelência da cidade.
Assim, inúmeros intelectuais, acadêmicos e formadores de opinião nacional se encontram no Rio de Janeiro. Entretanto, nos últimos tempos, a cidade não tem tido suficientes oportunidades de discussão pública de ideias, reflexões, trabalhos e pesquisas sobre os problemas da política nacional e local. Na realidade, a reunião, o acesso e a interlocução entre pessoas e ideias têm sido deixado, cada vez mais, ao acaso e/ou a iniciativas isoladas. Em suma, hoje o Rio carece de um fórum mais amplo e regular de análises e debates políticos.
Com o objetivo de oferecer um espaço que supra tal carência, a Escola Brasileira de Administração Publica e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), se associam para lançar o Fórum de Análise Política. Trata-se de uma arena independente e inclusiva que possibilitará a reunião e o debate entre pessoas com muitos interesses e agendas comuns, mas que raramente interagem, contando com a participação de acadêmicos, pesquisadores, consultores, intelectuais e jornalistas, num esforço coletivo e sustentado de gerar maior sinergia intelectual na cidade em torno da reflexão política.
O Fórum se materializará tanto por meio de debates como também através de um portal eletrônico que terá por escopo oferecer ao grande público análises qualificadas de problemas e fenômenos políticos sobre a conjuntura política do país, a estrutura das instituições políticas bem como a história política, procurando sempre veicular visões distintas a respeito das questões abordadas e promover o contraditório. O portal veiculará artigos e pesquisas, bancos de dados, além de editoriais e comentários sobre a conjuntura política do Brasil. Os textos e demais dados publicados terão linguagem e formato acessível, não estritamente acadêmico e técnico, de modo a possibilitar sua leitura pelo grande público.
O primeiro evento publico do FAP será uma palestra ministrada pelo Dr. Amaury de Souza, um dos grandes politólogos brasileiros, no dia 08 de novembro de 2011, na EBAPE, Praia de Botafogo, 190, Sala 1333, às 17:00 horas. O tema de suma palestra será “Presidencialismo de Coalizão ou Coalizão Presidencialista”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.