quarta-feira, 28 de julho de 2010

Inclusão de Quem? Ressignificando atitudes, cobrando direitos.

Publicado em
http://www.sentidos.com.br/seuespaco/materia.asp?cod=533


Autor(a): Antonio Ricardo Penha




Uma liminar do Tribunal de Justiça atendendo uma petição do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência,suspendeu a entrega de alvarás de funcionamento a estabelecimentos comerciais que não estejam adaptados ao atendimento aos portadores de deficiência física. O que isto significa? Para muitos leigos no assunto, isto apenas quer mostrar que os estabelecimentos não dispõe de rampas para os cadeirantes, e outras coisas importantes aos deficientes.Porém, o tema trata algo muito maior, trata da falta de respeito ao ser humano. Neste sentido tais estabelecimentos não deveriam sequer existir, pois estão agindo as margens da lei. Alguns não tem sequer banheiro, e outros oferecem cubículos imundos aos seus clientes tendo eles ou não definidos em documentos algum tipo de limitação física. A inclusão prevista na lei não chega as portas dos fóruns pelas vias democráticas, ou seja, por ações populares impetradas pelo povo. Só as vitimas quando tem tempo vão até o fim da ação.Portanto o Instituto que perpetrou a ação demonstrou atitude, e a justiça provou que está disponível para todos que a procuram. Dias desses em pleno verão de Janeiro, um cadeirante esperou cerca de meia hora para ter acesso a estação ferroviária de Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro. O acesso se faz por um portão e as chaves do portão fica pendurada em algum lugar que ninguém acha.
Saberemos que a inclusão é uma atitude democrática e de direito, quando finalmente o meio de transporte for acessivel a todos, quando os orelhões,portas,calçadas, terminais rodoviários, de barcas,aeroportos e demais espaços públicos forem projetados prevendo as necessidades dos seres humanos com propósito de oferecer qualidade e conforto.
Como diz o sambista, sonhar não custa nada e quando o respeito for uma atitude recíproca a justiça estará alicerçada e todos seremos iguais perante a lei. Só neste momento seremos definitivamente uma grande nação, com inclusão para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você está livre para postar seus comentários, porém que não se justifiquem ataques de qualquer ordem ou natureza a terceiros. Vamos respeitar as contribuições que geram novos conhecimentos.