quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
III Fórum de Libras da 6ªCRE-Rio.
Tags: 6ªcre, libras.
No dia 10 de dezembro, no auditório da Escola Municipal Maurice Maeterlinck, realizou-se o III Fórum de Libras organizado pelas professoras Christine Penha e Alessandra Cardoso, da Gerência de Educação da 6ª CRE.
O ideal de inclusão defendido pelas leis atuais prevê que todas as crianças frequentem a escola regular e esta deve se fazer apta a recebê-las. Mas o que acontece quando a primeira língua dos alunos não for o português? Nesse caso, o ensino de Libras se faz necessário.
Contudo, para que haja a inclusão, não é suficiente apenas a comunidade surda aprender Libras. Esta língua não é patrimônio das pessoas surdas e sim de todos os brasileiros.
Nesse contexto, a escola, espaço singular para o desenvolvimento da aprendizagem de forma sistemática, frente ao movimento de inclusão, precisa priorizar o ensino da Libras a surdos e ouvintes como uma das condições para garantir o acesso, permanência e sucesso escolar.
A professora Kátia Barboza, gerente da GED 6ª CRE, faz a abertura do fórum e a professora Christiane Penha traduz para a linguagem de sinais.
Pensando nisso, as professoras Christiane Penha e Alessandra Cardoso, da Gerência de Educação da 6ª CRE, realizaram o Fórum de Libras com os professores dessa Coordenadoria.
A professora Kátia Barbosa, Gerente de Educação da 6ª CRE, iniciou o III Fórum de Libras falando sobre a importância da capacitação e do envolvimento de todos os profissionais no processo de inclusão de alunos surdos.
O evento contou com a presença de responsáveis, alunos, professores, instrutores, intérpretes, representantes das Creches Conveniadas da 6ª CRE, entre outros.
O coral de Libras se apresenta no III Fórum de Libras.
Este ano, o fórum contemplou a importância das ações previstas na Lei 10.4362/2002 e decreto-lei 5626/2005, nos quais recomenda-se a aquisição da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1) e o Português escrito como segunda língua (L2).
Na sessão "Relato de Experiências Bem-Sucedidas", tivemos a apresentação do trabalho realizado pela professora Cláudia Carvalho, pelo instrutor de Libras Rangel e pelas intérpretes Sulamita e Maria Regina, do CIEP Oswald de Andrade.
A professora Christiane Penha, elemento da GED 6ª CRE, palestrou sobre os cuidados que devemos ter quanto a prevenção da surdez, os indicativos da perda auditiva, os sinais que indicam quando o barulho é prejudicial, dentre outros assuntos relevantes para os profissionais da educação.
Professores apresentam experiências exitosas no trabalho com alunos surdos.
No espaço do auditório, também havia uma exposição de trabalhos do CIEP Oswald de Andrade e da Escola Municipal Maurice Maeterlinck adaptados para a língua de sinais.
O evento foi finalizado com os devidos agradecimentos e com a lembrança da importância do Dia do Surdo, comemorado tanto nacionalmente, como internacionalmente em 26 de setembro. Em seguida, um delicioso bolo foi oferecido aos presentes.
Exposição de materiais utilizados com os alunos surdos.
As capacitações feitas pela Educação Especial da 6ª CRE finalizaram, com brilhantismo, o ano de 2014 através do III Fórum de Libras com informação adequada e muito esclarecimento. Segundo as professoras Christiane Penha e Alessandra Cardoso, o trabalho com a Educação Especial começa com o coração e é nisso que acreditamos.
Parabéns às professoras Christiane Penha e Alessandra Cardoso pelo trabalho de excelência que realizam com os professores da 6ª CRE!
As professoras Christiane Penha e Alessandra Cardoso organizaram o III Fórum de Libras da 6ª CRE.
Você quer ver o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com o professor representante da sua CRE! Até a próxima semana!
Rio Educa: http://www.rioeduca.net/
Fonte: Rio Educa - Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre. Acesso em
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=4612
sábado, 13 de dezembro de 2014
5º Congresso SOFELP: Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa.
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2015 terá lugar na universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Campinas, o V Congresso da SOFELP – Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa cujo tema central será: O papel formativo da Filosofia.
O evento é promovido pela SOFELP, pela Faculdade de Educação da UNICAMP e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE, tendo como objetivo debater a respeito das possibilidades de contribuição da Filosofia na formação de crianças e jovens nos Ensino Fundamental e Médio, dos futuros profissionais no Ensino Superior e, de modo especial, na formação dos Educadores.
Muito se tem falado e escrito a respeito da importância da Filosofia na formação humana e especialmente na formação das novas gerações, ainda que os caminhos atuais da sociedade apontem para direção, se não oposta, ao menos de não valorização da presença da Filosofia (e das Humanidades em geral) nos processos formativos. Os discursos educacionais têm apontado com mais ênfase para a formação direcionada ao mercado de trabalho e têm deixado de lado ou mesmo silenciado a respeito da necessidade de formação para o “mercado” mais importante que é o das trocas ou das interações humanas. Que entendimentos de formação humana têm presidido as propostas educacionais? Que entendimentos relativos às contribuições da Filosofia têm estado presentes nas falas que a propõem como componente necessário nos vários níveis da educação formal e na vida em geral das pessoas?
Há entendimentos diversos presentes nos mais variados discursos educacionais relativos à formação humana e relativos ao papel da Filosofia aí (pois é disso que se trata). Que entendimentos são esses? Como trabalhar com eles e como vê-los na ótica da própria Filosofia?
Trata-se de temática pertinente à área da Filosofia da Educação e o convite é para que os profissionais desta área venham trazer suas contribuições ao debate e também para encaminhamentos produtivos relativos ao papel formativo da Filosofia.
À vista do tema geral e das considerações acima são indicados os seguintes eixos temáticos em torno dos quais palestras, comunicações e apresentação de pôsteres serão realizadas:
Filosofia e Formação Humana: um tema central para a Filosofia da Educação.
Papel formativo da Filosofia tal como visto ou apresentado na tradição filosófica.
Papel formativo da Filosofia na visão de pensadores de países de Língua Portuguesa.
Papel da Filosofia na Formação de Educadores.
Papel formativo da Filosofia no Ensino Superior.
Papel formativo da Filosofia no Ensino Médio.
Papel formativo da Filosofia no Ensino Fundamental.
Local:
Av. Érico Veríssimo, 800.
Cidade Universitária "Zeferino Vaz".
CEP:13083-851.
Campinas-SP.
Outras informações em
http://www.fe.unicamp.br/sofelp/index.html
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Formação de Professores e Política Pública: UNICAMP.
Formação de professores e programas institucionais: políticas públicas em contexto.
O evento “Formação de professores e programas institucionais: políticas públicas em contexto” é uma iniciativa da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) cujo intuito é refletir sobre a formação docente na universidade e os programas institucionais no cenário das políticas educacionais em vigor, bem como partilhar o que se tem produzido nos projetos em andamento.
Tal iniciativa é uma dentre as ações que procuram consolidar uma cultura de valorização da formação de professores na Unicamp.
09h00 às 09h30 – Abertura.
09h30 às 11h30 – Mesa: “Programas institucionais de formação de professores na Unicamp”.
11h30 às 13h15 – Almoço.
13h15 às 15h00 – Palestra: "O PIBID e a formação de professores: um entrelugar".
Profª Dra. Luiza Helena da Silva Christov (IA – Unesp/São Paulo).
15h00 às 15h45 – Café e Lançamento dos Livros do PIBID.
15h45 às 16h15 – Inauguração dos Laboratórios do LIFE (NAE e ED03).
16h15 às 17h15 – Oficina de Criação Sonora (LIFE – ED03).
Profa. Dra. Adriana do Nascimento Araujo Mendes (IA – Unicamp).
Informações em http://www.fe.unicamp.br/eventoCPFP2014/
Assinar:
Postagens (Atom)