sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
domingo, 8 de dezembro de 2013
Notícias do blog da Audiodescrição.
O Observatório da Imprensa da última terça-feira debateu a prevista falta de acessibilidade durante a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 e a falta de espaço dado pela mídia ao assunto. O país está construindo grandes estádios e instalações para esses eventos esportivos, mas não investe em acessos para os portadores de necessidades especiais.
Já foram aprovadas leis para facilitar a mobilidade dos deficientes, mas poucas são cumpridas. Além disso, os estrangeiros, que convivem com outra realidade em seus países, poderão enfrentar aqui dificuldades de acessos, transportes e comunicação.
Para os surdos, a novidade na comunicação foi a TV INES, pertencente ao Instituto Nacional de Educação para Surdos, com programação linear de 8h às 20h na webtv. Com seis meses no ar, eles já atingiram mais de 100 mil acessos. Já existe tecnologia de audiodescrição para TV digital e legislação específica, mas ainda com poucas horas na programação das TVs abertas.
Para debater o assunto, Alberto Dines contou com a participação da diretora geral do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Solange Maria da Rocha; da apresentadora do Programa Especial da TV Brasil, Juliana Oliveira (cadeirante); e do repórter do Estadão Dados, Lucas de Abreu Maia (deficiente visual).
Origem: TV Brasil.
Fonte: Blog da Audiodescrição. Acesso em
http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/12/observatorio-da-iImprensa-falta-acessibilidade-copa-olimpiadas.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
“Seminário sobre o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora ou Como transformá-la em Polícia de Proximidade."
Coordenação: Alba Maria Zaluar e Rodrigo Monteiro.
Mesa 1: O Passado nos condena - 9h – 10h30.
Moderador: Christovam Barcellos (FIOCRUZ).
César Caldeira (UNIRIO), Luiz Fernando A. Pereira (PUC/RJ), Ailton Bitencourt (Morador da Cidade de Deus), Alba Zaluar (IESP/UERJ).
Mesa 2: O que é Polícia de Proximidade? - 10h30 – 12h.
Moderador: Frédéric Vandenberghe (IESP/UERJ).
Elizabete Albernaz (Antropóloga - SESEG/RJ), Eduardo Batitucci (Fundação João Pinheiro/MG), Flávio Mazzaro (Presidente da Associação de Moradores do Fallet), Jacqueline Muniz (IUPERJ).
Mesa 3: Funções do comandante e da UPP na Favela - 13h30 – 15h .
Moderador: Gláucio Soares (IESP/UERJ).
Frederico Caldas (Comandante da CPP), Fátima Cecchetto/ Juliana Correa (FIOCRUZ), Charles Siqueira (Coordenador do Instituto Pólen – Ativista Morro dos Prazeres), Rodrigo Monteiro (IESP/UERJ).
INTERVALO:
Mesa 4: Outras instituições necessárias - 15h15 – 17h15.
Moderador: Adalberto Cardoso (IESP/UERJ).
Eduarda La Rocque (IPP), André Rodrigues (ISER), Lúcia Cabral (Coordenadora do EDUCAP – Complexo do Alemão), Alba Zaluar (IESP/UERJ).
Data: 4 de dezembro de 2013.
Horário: das 9h as 17h15.
Local : IESP – UERJ.
Rua da Matriz, 82 – Botafogo; Rio de Janeiro - RJ.
Assinar:
Postagens (Atom)