sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Um novo olhar sobre a Matemática.
por Paulo Henrique Gadelha.
Alunos participam e encenam espetáculos propostos pela nova metodologia.
Abril 2011 foto Acervo do Pesquisador.
Historicamente, a Matemática foi concebida como uma ciência hermética e desinteressante. É comum escutarmos relatos de experiências traumáticas quando o assunto em questão é o aprendizado da disciplina. Seria possível, então, estudar os conteúdos matemáticos de uma forma alternativa e atraente, tornando-os inteligíveis para os alunos e eficiente para o professor?
Para essa indagação, o professor João Batista do Nascimento, da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), não titubeia em afirmar que sim. A resposta tem respaldo na metodologia criada pelo próprio docente: o uso do teatro na aula de Matemática.
De acordo com o professor, a didática consiste em trabalhar os conceitos dessa área de conhecimento de uma maneira em que os alunos possam assimilar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa. “Com o auxílio do teatro, a criança vai perder o medo da Matemática e passar a ter uma nova visão sobre a disciplina, pois a linguagem teatral tem o poder de despertar os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, após vivenciar no palco o que sempre foi considerado enfadonho, o aluno vai ter mais sensibilidade para aplicar a Matemática no seu cotidiano”, afirma o professor João Nascimento.
Com o primeiro resultado prático de sua metodologia, o professor criou, em 2003, o Projeto de Extensão “Atividades de Matemática para 3ª e 4ª séries”, o qual vigorou durante aquele ano na UFPA e contou com a ajuda de quatro alunos que cursavam Licenciatura em Matemática na Universidade, na época. A iniciativa As atividades da iniciativa aconteciam aos sábados no Clube de Ciências. Nesses encontros, crianças do bairro Guamá entravam em contato com a Matemática não só por meio de peças de teatro, mas também por recebeu, ainda, apoio do Clube de Ciências do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), atualmente Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), e da Faculdade de Matemática.
utilização de jogos e outras brincadeiras. Essas dinâmicas, segundo João Nascimento, são eficientes, pois contribuíam para uma melhor fixação dos conteúdos.
Fonte http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica >
Prof. João Batista do Nascimento.
UFPA/ICEN/ Fac. Matemática.
http://lattes.cnpq.br/5423496151598527,
www.cultura.ufpa.br/matematica/?pagina=jbn,
Email: jbn@ufpa.br, joaobatistanascimento@yahoo.com.br,
Jbnascimento.matematica.ufpa@gmail.com ,
PS: versões atualizadas
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
CURSO: Acessibilidade e Pesquisa da Língua Brasileira de Sinais.
CURSO: Acessibilidade e Pesquisa da Língua Brasileira de Sinais (Módulos I, II e III).
Coordenação: Profª Christiane Maria Costa Carneiro Penha.
Corpo Acadêmico:Profª Layane Cristine de Souza - Especialista em Pedagogia Empresarial. Pedagoga com Formação em Libras. Professora da UERJ/FBEF da disciplina “Entre Letras e Sinais: Libras na educação regular”...Prof. Antonio Ricardo Penha -
Mestre em Teologia. Gestor do CH Penha Projetos Educacionais ( Acadêmico do 6o. período de Pedagogia).
Objetivo do curso: Capacitar o acadêmico para a prática de pesquisa em libras, com vistas a sua formação na área de projetos educacionais, criando recursos didáticos e ferramentas que apoiem os estudos no campo da surdez.
Conteúdo.. Nível Básico (Módulo I):
Análise histórica da pessoa surda. A Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução. Aspectos da Lei 10.436/2002 e o Decreto lei 5626/2005. Perdas Auditivas: Graus e Classificações. Filosofias educacionais voltadas para alunos surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo. Cultura, Comunidade, Povo e Identidade Surda (costumes e hábitos). Como o aluno surdo aprende. Organização do ensino de Matemática a partir da educação bilíngüe Português e Libras. Orientações sobre a prática pedagógica para o aluno surdo.
Nível Intermediário (Módulo II):
Alfabeto Manual de Libras. Datilologia. Os cinco parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Uso do sinal de identificação pessoal.Vocabulário e Gramática de Libras. Sinais relacionados a objetos escolares. Números cardinais e numerais em Libras. Sinais relacionados à família. Tipos de Frases e verbos em Libras. Os classificadores. Cores, pronomes e advérbios de tempo em Libras.
Nível Avançado (Módulo III): Língua Brasileira de Sinais, o alfabeto manual, a datilologia e os sinais avançados para aquisição do vocabulário. Os procedimentos lingüísticos de Libras, a formação técnica do tradutor, do intérprete e metodologia da pesquisa para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O sinal soletrado.Diário de Aprendizagem em Libras: Ferramenta de Instrução. Letramento visual.
Público Alvo: Todos os interessados no tema.
Aulas uma vez por semana às quinta feiras.
Inicio: 08 de março de 2012.
Horário: 17h 30min às 19 horas.
Carga Horária: 40h por módulo, considerando a metodologia de pesquisa e parte prática.
Investimento: 3 parcelas de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por módulo.
Inscrição: Secretaria da Faculdade Flama.
Endereço: Rua Pedro Correia, 370 (Em frente ao 15 BPM) Vila Meriti - Duque de Caxias - RJ, 25020-160.
(0xx)21 2674-1446 e 2782-8278.
http://www.faculdadeflama.edu.br
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Direito Empresarial - 2012
http://emkt.iics.org.br
Ao completar 40 anos, o Centro de Extensão Universitária, Departamento de Direito do Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS, apresenta, em conjunto com AVM Faculdade Integrada, inovador curso de pós graduação lato sensu, com corpo docente altamente qualificado para desenvolver habilidades e competências necessárias ao profissional do Direito que atua ou pretende atuar na área empresarial.
Professional Master In Law.
Pós Graduação em Direito Empresarial que oferece a possibilidade de escolher uma entre as seguintes áreas de concentração:
- Administrativo
- Comércio Internacional
- Contencioso
- Contratos
- Imobiliário
- Mercado de Capitais
- Propriedade Intelectual
- Tributário.
Ocorre 2 vezes por semana, horários diurnos e/ou
noturno, a partir de março de 2012.
432 horas-aula.
Coordenação Geral:
Paulo Fernando Campos Salles de Toledo.
Antonio Jorge Pereira Júnior.
Ana Cláudia Karam Abdallah dos Santos.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
sábado, 7 de janeiro de 2012
REENCANTAMENTOS PARA LIBERTAR HISTÓRIAS - Lançamento: WAK Editora.
AUTORA: ANGELA PHILIPPINI.
:
Formato: 18x18cm - 124 páginas – 310g - Acompanha CD.
ISBN/COD. BARRAS: 978-85-88081-42-0 - CAPA DURA.
Preço: R$ 48,00.
Reencantamentos é um passeio mágico pelo infinito território das Histórias dando vez e voz a alguns dos personagens sempre presentes no imaginário humano, desde os tempos mais antigos. Por meio das Histórias escolhidas reafirma-se um precioso legado de simbolismos transculturais, contido em tradições orais e recontado e colorido pelo prazer de libertar Histórias... Cada um dos contos vai abrindo uma nova trilha para ir se chegando mais perto da fonte original de todas as Histórias: o Inconsciente Coletivo, com seus enigmas, com suas chaves, seus segredos e suas respostas.
Tel(21) 3208-6113.
www.wakeditora.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)